Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by advisor "Dias, Paulo"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento localPublication . Cruz, Evaldo da Graça da; Dias, Paulo; Silva, Perpétua SantosO presente trabalho, intitulado “Abandono escolar em São Tome e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local”, desenvolvido no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo geral conhecer as causas e as consequências do abandono escolar na região das Praias em São Tomé e Príncipe, conhecer a relação existente entre abandono escolar e subdesenvolvimento local, as políticas locais para promoção de formação extraescolar e diminuição do abandono escolar. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma abordagem mista, combinando técnicas e procedimentos do tipo qualitativo e quantitativo – análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários – tomando como campo de observação os territórios de Praia Gamboa, Cruz, Lochinga e Diogo Nunes. Foi possível concluir que o abandono escolar (interrupção precoce do ciclo de estudos) é uma problemática com múltiplas causas (individuais, familiares, organizacionais e comunitárias), que afeta negativamente os alunos, os seus familiares, a instituição escolar, bem como os seus territórios de inserção. Tem consequências ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ao nível do seu bem-estar individual e social e, também, ao nível do desenvolvimento comunitário, com projeção nacional. Os resultados a que chegamos permitem evidenciar a necessidade de as entidades governamentais locais e nacionais, apoiadas pelos parceiros de desenvolvimento, continuarem a envidar esforços no sentido de erradicar fenómenos de abandono escolar, constituindo equipas de trabalho multidisciplinares, com a participação das comunidades locais e nas quais devem ser incluídos técnicos do trabalho socioeducativo, trabalhando em conjunto na capacitação pedagógica de professores, aumentar e equipar instituições educativas, melhorar o currículo escolar, desenvolver iniciativas formativas formais e informais, empoderar e aumentar a autoestima de alunas e alunos.
- Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafiosPublication . Branco, Marina Lima Carvalho; Dias, PauloEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as visões de variados atores da comunidade escolar sobre as causas e os desafios do alto índice de retenção do Ensino Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília - IFB - campus Gama, a fim de contribuir para as discussões referentes ao problema na busca de soluções e assim sair do discurso do fracasso escolar de forma a transformá-lo em um discurso de sucesso. Seu objetivo central foi compreender os fatores psicossociais relacionados com a retenção escolar atribuídos pelos atores da instituição de ensino. Para tanto, partiu-se da concepção de sujeito como um ser sócio histórico cultural, ou seja, o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito histórico situado com o ambiente sociocultural onde vive. São apresentadas as visões da gestão do campus, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos que compõem a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil do campus. Para alcançar tais objetivos, realizou-se a contextualização da concepção de sujeito a qual essa pesquisa parte do pressuposto, a contextualização do histórico do fracasso/sucesso escolar e do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Integrado em Alimentos.Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo sendo escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. Foi realizada análise documental dos dados do Registro Acadêmico, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar as convergências e divergências dos pontos de vista dos atores da comunidade escolar, percebeu-se que ainda as causalidades apontadas pelos entrevistados do fracasso estão centradas no estudante e que não são percebidos os problemas sociais enquanto relacionados ao desempenho estudantil.
- Aprendizagem entre pares como estratégia de permanência e êxito nos Cursos Técnicos no Campus BrasíliaPublication . Sousa, Diana Angélica Carvalho de; Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira daEssa dissertação trata da pesquisa que tem por objetivo principal identificar as estratégias utilizadas entre os estudantes para contribuir com o processo de ensino aprendizagem entre os pares nos cursos técnicos do campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB. Para isso contou com a participação dos estudantes selecionados no programa denominado monitoria nos anos de 2017 e 2018, monitores, e os estudantes por eles assistidos. Dentro desse recorte 15 estudantes monitores e 10 estudantes assistidos foram submetidos a procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada utilizando a metodologia qualitativa. Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo de forma a conhecer as estratégias e as contribuições da atividade entre os pares para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Constatou-se que as principais contribuições relacionam-se ao aprimoramento das habilidades sociais, promoção da autonomia, autorregulação da aprendizagem, motivação para persistir no curso e cooperação. A partir disso foi construída uma proposta de intervenção socioeducacional voltada para a melhoria contínua e pleno aproveitamento desse programa como importante recurso para valorização dos processos de ensino aprendizagem.
- A dança como um instrumento de intervenção social: estudo de caso com estudantes do curso de Licenciatura em Letras Espanhol do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Queiroz, kamilla Fernanda da Costa; Dias, PauloA presente dissertação integra reflexões sobre a experimentação da dança no ambiente escolar e o seu uso como uma ferramenta de intervenção educativa. Este estudo procurou verificar como a dança pode auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento integral de alunos do curso de Letras-Espanhol do Instituto Federal de Brasília.. Procurou-se suscitar a reflexão para os alunos de qual da importância do corpo e seus sentidos na sua formação como professor e de que maneira pode fazer o uso dessas vivências no preparo de suas aulas ao considerar o lugar do corpo no processo de aprendizagem. Este estudo procura um amparo teórico em estudos realizados por arte-educadores e pesquisadores de temáticas vinculadas à dança e educação e é considerado vanguardista quando propõe esta intervenção ao público citado.
- A educação do campo no IFB, Campus Planaltina : um estudo de caso do curso técnico em agropecuária em regime de alternânciaPublication . Cruz, Davi Lucas Macedo Neves; Dias, Paulo; Kuhn, EdníziaÉ cada vez mais conhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho advém de um estudo que tem como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo e da Educação Profissional na execução do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância que foi desenvolvido exclusivamente a assentados da Reforma Agrária na Superintendência Regional – 28. Este estudo analisou a implementação e execução do projeto sob o prisma da prática pedagógica do professor, das experiências dos alunos e da gestão. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativo, apresentada com a utilização de questionários semiestruturados aplicados aos professores, gestores e alunos vinculados ao curso. Após analisar os resultados com uma triangulação dos dados, percebemos que a utilização da Pedagogia da Alternância não é unânime entre os professores para sua execução. Dessa maneira, apesar de o Instituto ter planejado uma Pedagogia da Alternância Integrativa ou Formativa acabou executando uma Pedagogia da Alternância Justapositiva, o que não atende, pelo menos por completo, aos anseios do que foi planejado. Desta forma, propomos, sob o ponto de vista da Educação Social e Intervenção Comunitária, algumas sugestões de melhoria na implementação da Pedagogia da Alternância no curso supramencionado.
- Empowerment: uma estratégia de desenvolvimento comunitário em meio rural - o caso de S. Sebastião da GiesteiraPublication . Lima, Márcia Alexandra dos Santos; Dias, PauloOs espaços rurais são, por norma, territórios deprimidos, com uma baixa densidade populacional e com a existência reduzida, ou ausência, de serviços e equipamentos essenciais. Não obstante, são também realidades marcadas pela diversidade. Assim, para cada realidade concreta impõem-se processos e dinâmicas igualmente concretas, que respeitem as especificidades locais e partam de soluções produzidas pela própria comunidade. Neste sentido, afigura-se o conceito de desenvolvimento comunitário em estreita relação com os processos de empowerment incrementados por organizações locais. O objetivo central deste estudo é perspetivar em que medida as ações dinamizadas por organismos locais podem assumir-se enquanto instrumento potenciador de desenvolvimento comunitário em meio rural, pela geração de processos de empowerment nos seus públicos. Para isso, escolheram-se três associações locais de S. Sebastião da Giesteira, analisando-se as mesmas sobre duas perspetivas: as de quem idealiza/executa os projetos/ações e a dos(as) sócios(as) que usufruem das atividades. Este é um estudo qualitativo de caráter exploratório que não pretende comparar a eficácia da intervenção comunitária de cada uma das associações, mas sim apurar de que forma essas práticas se verificam. Para o efeito realizou-se junto de interlocutores privilegiados o levantamento de dados em duas óticas distintas: por um lado, a perspetiva institucional obtida mediante a utilização de entrevista semiestruturada aos técnicos e dirigentes das associações, e por outro, a perspetiva da comunidade (sócios das associações) através de dados recolhidos em questionários. Esta investigação permitiu verificar que as associações locais em S. Sebastião da Giesteira têm um papel imprescindível ao atuar enquanto ponte que aproxima o indivíduo e a comunidade, impulsionando e facilitando a participação dos intervenientes locais na sua comunidade, na construção de soluções viáveis para problemas coletivos.
- Envelhecimento ativo, trajetórias de vida e ocupações na reformaPublication . Rodrigues, Ana Maria Miranda; Dias, PauloO envelhecimento da população tem vindo a aumentar nas últimas décadas a nível mundial. Em Portugal, de acordo com o Censo de 2011, é possível observar-se um aumento do envelhecimento da população entre 2011 e 2016, sendo que o Índice de Envelhecimento no nosso país era, em 2011 de 127,8 e em 2016 de 148,7. É neste contexto de envelhecimento que a Organização Mundial de Saúde reconhece, na Segunda Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento (2002), a urgência de implementar estratégias para fazer face a este fenómeno, em prol de uma sociedade integrada, destacando a importância do conceito de envelhecimento ativo. Este trabalho pretende debruçar-se sobre uma crescente realidade, a da população envelhecida e o impacto desse processo em etapas abruptas como o afastamento da vida laboral ativa. Assim, o objetivo do trabalho foi conhecer, caracterizar e analisar a perceção da população idosa do Concelho de Santarém face ao envelhecimento local. Para esse efeito, selecionou-se uma amostra de 50 idosos do Concelho de Santarém, com um intervalo entre 65 a 87 anos, aos quais se aplicou um inquérito por questionário com questões referentes a valores culturais e tradições da sua localidade, determinantes pessoais, comportamentais e económicos, o papel das redes de apoio sociais, solidão, e ocupações na reforma. Do estudo desenvolvido verificou-se que, embora os inquiridos não revelarem qualquer tipo de envolvência em eventos\tradições locais, indicam que gostariam de participar mais em atividades culturais e recreativas. Relativamente à solidão, verifica-se que mais de metade dos idosos se sentem sós, sendo que 44% considera passar às vezes ou muitas vezes tempo sozinho. No entanto, verifica-se também que a maioria dos idosos (80%) se relaciona com um ou dois familiares por semana, e 70% referem que se relacionam com um ou dois vizinhos por semana. Apenas metade dos idosos estão razoavelmente satisfeitos como os apoios da Segurança Social. Estes resultados vão, de certa forma, ao encontro às conclusões apresentadas pelo Diagnóstico Social do Concelho de Santarém 2014/2017, que referem alguns problemas relativos à população mais idosa do Concelho de Santarém, como o isolamento geográfico, a solidão e insuficiente flexibilidade das respostas sociais.
- Fatores condicionantes do insucesso e abandono escolar no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico - estudo numa Região da Guiné-BissauPublication . N´Cuga, Augusto Cudon; Dias, Paulo; Silva, PerpétuaA presente dissertação visa a conclusão do curso de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Intitulado “Fatores condicionantes do Insucesso e Abandono escolar no 1º e no 2º ciclo do Ensino Básico – estudo numa Região da Guiné-Bissau”, este trabalho pretende identificar os principais fatores que condicionam e provocam insucesso e abandono escolar na Guiné-Bissau, baseado em um estudo de caso na região de Biombo, especificamente no setor de Safim, tendo como objetivos específicos: conhecer a estrutura do sistema educativo guineense; caraterizar o insucesso e abandono escolar no estabelecimento escolar do 1º e 2º ciclo Safim-Sede e identificar os fatores que condicionam estes fenómenos sociais e educativos. Para colheita de dados ou informações, seguimos uma metodologia do tipo qualitativo, com análise documental e realização de entrevistas. Foi possível concluir que os fatores que provocam o insucesso e o abandono escolar na Região de Biombo, são numerosos, dos quais, se destacaram os seguintes: condição de pobreza e dificuldades socioeconómicas; gravidez e casamento precoce; instabilidade política com reflexos no setor educativo; assimetrias regionais e de género no acesso à educação; infraestruturas escolares inadequadas; condições de trabalho e formação pedagógica dos professores, a para de questões culturais e de fraca relação entre as escolas e as famílias associada a baixos níveis de escolaridade dos pais.
- Fatores de influência na evasão escolar : um estudo de caso em três cursos técnicos subsequentes do Campus Brasília do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Silva, Juana; Dias, Paulo; Silva, Maria CristinaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre evasão escolar, que objetivou identificar e problematizar os principais fatores de influência nos processos de abandono e de permanência escolar de estudantes em cursos Técnicos Subsequentes de Nível Médio (Técnicos de Eventos, de Informática e de Serviços Públicos) do Campus Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. A pesquisa é essencialmente qualitativa e apresenta metodologia mista, com a utilização de questionários semiestruturados e entrevistas semidiretivas aplicados a estudantes concluintes e evadidos dos cursos estudados. Nos resultados percebeu-se que fatores internos e externos ao estudante o influenciam mutuamente no processo de evadir e de permanecer, sendo o que determina a saída do estudante é a forma com que ele reage às circunstâncias adversas, sua capacidade de persistência e de adaptação a elas.
- A identificação dos saberes já detidos pelos alunos do meio rural decorrentes da atividade agrícola no campo sobre a perspectiva do conhecimento químico formal no curso técnico integrado em agropecuáriaPublication . Miranda, Deíne Bispo; Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira daNesta Dissertação perspectivamos as pontes possíveis de ligação entre a «química popular» (decorrente dos saberes dos alunos construídos com base na experiência da atividade agrícola das suas famílias) e a química formal (desenvolvida em sala de aula no âmbito do processo de ensino-aprendizagem no Curso Técnico Integrado em Agropecuária). Sabendo-se que existem numerosas dificuldades na aprendizagem da química, pretende-se, numa abordagem integrada no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, procurar valorizar os saberes informais dos alunos sobre química (química informal - conteúdos e linguagem) articulando-os e potencializando-os, onde possível, no âmbito da aprendizagem formal da química, como forma de diminuir o referido insucesso. Metodologicamente, desenvolvemos uma investigação qualitativa na qual optamos pelo uso de entrevistas semi-estruturadas como instrumento de recolha de dados junto de uma amostra de professores e estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, para levantamento de informações sobre o conhecimento químico já utilizado no cotidiano agrícola, os códigos linguísticos utilizados, as metodologias aplicadas, dentre outros. Como resultados mais relevantes salientamos que ensinar a partir dos conhecimentos dos discentes é uma prática desejada tanto pelos alunos como pelos professores. Em termos da problemática central do estudo foi identificado um corpo de conceitos e conhecimentos oriundo do contexto rural (química informal) que facilmente podem ser integrados no processo de ensino-aprendizagem da química formal, potencializando os seus resultados junto dos alunos das comunidades agrícolas. Desta forma, a presente Dissertação encerra com uma proposta de Intervenção Socioeducativa onde se perspectiva específica e detalhadamente a referida forma de integração e estratégias concretas de como fazê-lo na senda da melhoria dos resultados na aprendizagem da química formal no curso que se estudou.