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- Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento localPublication . Cruz, Evaldo da Graça da; Dias, Paulo; Silva, Perpétua SantosO presente trabalho, intitulado “Abandono escolar em São Tome e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local”, desenvolvido no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo geral conhecer as causas e as consequências do abandono escolar na região das Praias em São Tomé e Príncipe, conhecer a relação existente entre abandono escolar e subdesenvolvimento local, as políticas locais para promoção de formação extraescolar e diminuição do abandono escolar. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma abordagem mista, combinando técnicas e procedimentos do tipo qualitativo e quantitativo – análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários – tomando como campo de observação os territórios de Praia Gamboa, Cruz, Lochinga e Diogo Nunes. Foi possível concluir que o abandono escolar (interrupção precoce do ciclo de estudos) é uma problemática com múltiplas causas (individuais, familiares, organizacionais e comunitárias), que afeta negativamente os alunos, os seus familiares, a instituição escolar, bem como os seus territórios de inserção. Tem consequências ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ao nível do seu bem-estar individual e social e, também, ao nível do desenvolvimento comunitário, com projeção nacional. Os resultados a que chegamos permitem evidenciar a necessidade de as entidades governamentais locais e nacionais, apoiadas pelos parceiros de desenvolvimento, continuarem a envidar esforços no sentido de erradicar fenómenos de abandono escolar, constituindo equipas de trabalho multidisciplinares, com a participação das comunidades locais e nas quais devem ser incluídos técnicos do trabalho socioeducativo, trabalhando em conjunto na capacitação pedagógica de professores, aumentar e equipar instituições educativas, melhorar o currículo escolar, desenvolver iniciativas formativas formais e informais, empoderar e aumentar a autoestima de alunas e alunos.
- Construção e implementação de um modelo de aprendizagem sustentado pelos recursos do google workspace for education, no âmbito do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Calado, Manuel Vicente Silva Cunha; Messias, InêsO principal objetivo deste projeto foi criar e implementar um Modelo de Aprendizagem suportado pelas ferramentas do Google Workspace for Education (GWfE), no âmbito do 1.º Ciclo. O estudo utilizou a Investigação-Ação como abordagem metodológica e foi desenvolvido tendo em conta os seus objetivos específicos: diagnosticar e analisar a taxa de conhecimento e utilização da plataforma Google Workspace for Education junto dos professores do Agrupamento de Escolas de Cister - Alcobaça, desenvolver ações formativas de capacitação digital de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, baseadas na utilização das ferramentas GWfE, construir e implementar um Modelo de Aprendizagem no 1.º Ciclo, a partir de atividades práticas sustentadas pelas ferramentas GWfE, elaborar manuais de apoio e acompanhamento ao Modelo implementado, avaliar o impacto da implementação do Modelo de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem e refletir sobre os resultados da implementação do Modelo, numa visão de futuro. O desenvolvimento deste projeto visou contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos professores e para a melhoria da prática pedagógica através da utilização eficiente das ferramentas do GWfE.
- Observação e análise de jogo e de treino no futebol formação - construção e validação de um sistema de observação para a identificação de talento na posição de lateral no futebol de formação (SOITLFF)Publication . Vaz, Pedro Manuel Rodrigues; Padinha, VitorEste relatório é realizado no âmbito da unidade curricular de estágio, inserida no 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O estágio foi realizado numa entidade localizada na zona de Lisboa durante a época desportiva 2022/2023, com intervenção direta dentro do Departamento de Análise e Observação (DAO) alocado à equipa de Juvenis A – Sub-17 do clube. Neste documento encontraremos duas partes distintas, uma primeira parte que abordará os objetivos definidos para o estágio, bem como as tarefas executadas na Entidade Acolhedora (EA). Na segunda parte, será realizado um enquadramento sobre um dos estudos aplicados durante o contexto de estágio. O estudo passou pela construção e validação de um Sistema de Observação para Identificação de Talento na posição de Lateral no Futebol Formação. Pretende-se com este estudo, auxiliar treinadores e prospetores em diferentes perspetivas. Do ponto de vista dos treinadores, o objetivo passará por quantificar e avaliar as ações realizadas de jogadores pertencentes ao plantel em competição, com intuito de entender as principais lacunas e necessidades dos atletas em termos técnico-táticos, além disso, através do mesmo será possível auxiliar os treinadores a realizar uma avaliação de rendimento dos atletas em competição. Dentro do prisma dos prospetores, o Sistema Observação enquadrar-se-á no auxílio da diferenciação de qualidade na componente técnico-tática. O Sistema de Observação, serviu para dois momentos distintos: 1. Identificação de lacunas e necessidades dos jogadores e a respetiva avaliação de rendimento em competição; 2. Comparação dos resultados obtidos entre jogadores do plantel com jogadores de outras equipas inseridas no mesmo contexto competitivo.