Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Neuromuscular assessment of a stand-up paddle strokePublication . Freitas, João; Conceição, Ana; Šťastný, Jan; Louro, Hugo; Leitão, Luís; Torres, Diana; Marinho, Daniel A.; Neiva, Henrique P.his study analyzed muscle activity during the stand-up paddle stroke, considering the paddling side and the adjacent and opposing muscles relative to the position of the arms during paddling. Methods: Fourteen male paddleboarders performed three trials covering 195 m in which surface electromyography of the upper trapezius, biceps brachii, triceps brachii, tibialis anterior, and gastrocnemius medialis were recorded (four-cycle strokes on each side). The data were processed according to percentage of maximum voluntary contraction (% MVC). The MVC activation values (µV) for each muscle were then calculated and presented as percentage MVC (% MVC). Results: The recovery phase accounted for 60% of the paddle cycle, while the pull phase represented 39%. During right-side paddling, higher % MVC was found in the opposite-side upper trapezius (24.35%, p < 0.01) during the pulling phase and in the adjacent biceps brachii (8.36%, p < 0.03) during the recovery phase. In left-side paddling, greater % MVC was found in the opposite-side upper trapezius (27.60%, p < 0.01) during the pulling phase and in the opposite-side triceps brachii (42.25%, p < 0.04) during the recovery phase. Furthermore, the pulling phase exhibited higher MVC in the opposite-side upper trapezius compared to the recovery phase, both in the right-side (24.35%, p < 0.03) and left-side (27.60%, p < 0.01) paddling. Conclusions: these findings help establish the muscular activity of both sides of the paddling technique and the differences between the upper and lower limbs.
- O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências NaturaisPublication . Pereira, Carla Isabel da Silva; Cavadas, BentoEste relatório de estágio divide-se em duas partes, o percurso da prática de ensino supervisionada e a investigação sobre a prática docente. Nesta segunda parte explorou-se o desempenho dos alunos do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino básico em atividades interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais desenvolvidas tendo por base a abordagem Inquiry Based Learning. Este estudo foi realizado no contexto de estágio supervisionado. A metodologia do IBL foi explorada através de Inquiry Learning Spaces (ILS) desenvolvidos na plataforma digital Graasp®. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Recolheram-se dados qualitativos e a dados quantitativos para dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se que os alunos se sentiram motivados com o uso de tecnologias de informação e simuladores. Os temas abordados despertaram o interesse dos alunos e a maioria apreciou a forma como as questões foram organizadas nas duas investigações que lhes foram propostas nos ILS (ILS1 e ILS2). Na primeira investigação a maioria dos alunos demonstrou desenvolvimento das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS1. Contudo, a maioria dos alunos não demonstrou um desenvolvimento significativo das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS2. Conclui-se, assim, que os ILS interdisciplinares são uma boa forma de apresentar tarefas a realizar numa investigação proposta aos alunos, mas o seu efeito na aprendizagem é variável.
- Fatores condicionantes do insucesso e abandono escolar no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico - estudo numa Região da Guiné-BissauPublication . N´Cuga, Augusto Cudon; Dias, Paulo; Silva, PerpétuaA presente dissertação visa a conclusão do curso de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Intitulado “Fatores condicionantes do Insucesso e Abandono escolar no 1º e no 2º ciclo do Ensino Básico – estudo numa Região da Guiné-Bissau”, este trabalho pretende identificar os principais fatores que condicionam e provocam insucesso e abandono escolar na Guiné-Bissau, baseado em um estudo de caso na região de Biombo, especificamente no setor de Safim, tendo como objetivos específicos: conhecer a estrutura do sistema educativo guineense; caraterizar o insucesso e abandono escolar no estabelecimento escolar do 1º e 2º ciclo Safim-Sede e identificar os fatores que condicionam estes fenómenos sociais e educativos. Para colheita de dados ou informações, seguimos uma metodologia do tipo qualitativo, com análise documental e realização de entrevistas. Foi possível concluir que os fatores que provocam o insucesso e o abandono escolar na Região de Biombo, são numerosos, dos quais, se destacaram os seguintes: condição de pobreza e dificuldades socioeconómicas; gravidez e casamento precoce; instabilidade política com reflexos no setor educativo; assimetrias regionais e de género no acesso à educação; infraestruturas escolares inadequadas; condições de trabalho e formação pedagógica dos professores, a para de questões culturais e de fraca relação entre as escolas e as famílias associada a baixos níveis de escolaridade dos pais.