Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- The effect of entrepreneurial ecosystems on entrepreneurship in Portugal:the difference between dreaming a startup and actually starting itPublication . Gaspar, FernandoEntrepreneurship’s importance has been frequently highlighted in the literature and five reasons have been mostly pointed out: it contributes to the creation of job, it contributes to innovation, it increases the creation of wealth, it contributes to the development of the economy and of the society and, finally, it constitutes a more and more important career option for a good part of the workforce (F.C. Gaspar, 2009). This work analyses the variation in start-up creation across the Portuguese NUT3 regions, using data available from two different sources. In the period 2014-2017, the birth of startups is measured through notary acts of new company creation and activity start is measured through the first submission of salaries lists to ministério do trabalho e solidariedade social (MTSS). This data is analyzed with other social and economic variables trying to determine environmental factors that help explain the large differences between the regions. Particular attention is focused on measuring the birth and the activity of the so called “entrepreneurial ecosystems”, as defined in the literature (Alvedalen & Boschma, 2017; Boutillier, Carré, & Levratto, 2016; Kuckertz, 2019). In face of the low levels of entrepreneurship that most Portuguese NUT3 regions show, recommendations are made for economic policies that may increase entrepreneurial activity. The results also show that the demand derived factors assume an enormous weight in the explanation of the differences between the districts, which must inspire eventual actions of the local entities. New policies are needed to further entrepreneurial activity in the interior regions and the islands.
- E-Business: área considerável de oportunidades de empreendedorismoPublication . Gaspar, FernandoNunca na história das escolas de negócios tivemos uma demanda tão grande de estudantes por uma educação empreendedora fato que tem obrigado aos seus gestores a uma guinada para atender vontade dos jovens em busca de capacitação para serem aptos a criarem seus próprios negócios. Uma educação na área dos negócios sem uma componente voltada ao empreendedorismo deixa uma enorme lacuna que com certeza será responsável pelo fracasso de muito negócios gerados. Sem a concepção, nascimento, e o crescimento de novos empreendimentos, é a morte dos negócios. Hoje se constata que uma força poderosa atualmente impele o mundo a um único ponto convergente, e essa força é a tecnologia. Ela proletarizou as telecomunicações, a Internet, transportes e viagens, tornando-os baratos e acessíveis, nos lugares mais isolados do mundo e às multidões. Subitamente, em nenhum lugar ninguém se acha isolado das fascinantes atrações da modernidade. Um dos objetivos desta pesquisa é estudar que ainda existem importantes áreas de oportunidade a serem abordadas no setor de comércio eletrônico, que o empreendedorismo pode ajudar a resolver.
- Aprendizagem entre pares como estratégia de permanência e êxito nos Cursos Técnicos no Campus BrasíliaPublication . Sousa, Diana Angélica Carvalho de; Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira daEssa dissertação trata da pesquisa que tem por objetivo principal identificar as estratégias utilizadas entre os estudantes para contribuir com o processo de ensino aprendizagem entre os pares nos cursos técnicos do campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB. Para isso contou com a participação dos estudantes selecionados no programa denominado monitoria nos anos de 2017 e 2018, monitores, e os estudantes por eles assistidos. Dentro desse recorte 15 estudantes monitores e 10 estudantes assistidos foram submetidos a procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada utilizando a metodologia qualitativa. Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo de forma a conhecer as estratégias e as contribuições da atividade entre os pares para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Constatou-se que as principais contribuições relacionam-se ao aprimoramento das habilidades sociais, promoção da autonomia, autorregulação da aprendizagem, motivação para persistir no curso e cooperação. A partir disso foi construída uma proposta de intervenção socioeducacional voltada para a melhoria contínua e pleno aproveitamento desse programa como importante recurso para valorização dos processos de ensino aprendizagem.