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- A educação do campo no IFB, Campus Planaltina : um estudo de caso do curso técnico em agropecuária em regime de alternânciaPublication . Cruz, Davi Lucas Macedo Neves; Dias, Paulo; Kuhn, EdníziaÉ cada vez mais conhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho advém de um estudo que tem como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo e da Educação Profissional na execução do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância que foi desenvolvido exclusivamente a assentados da Reforma Agrária na Superintendência Regional – 28. Este estudo analisou a implementação e execução do projeto sob o prisma da prática pedagógica do professor, das experiências dos alunos e da gestão. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativo, apresentada com a utilização de questionários semiestruturados aplicados aos professores, gestores e alunos vinculados ao curso. Após analisar os resultados com uma triangulação dos dados, percebemos que a utilização da Pedagogia da Alternância não é unânime entre os professores para sua execução. Dessa maneira, apesar de o Instituto ter planejado uma Pedagogia da Alternância Integrativa ou Formativa acabou executando uma Pedagogia da Alternância Justapositiva, o que não atende, pelo menos por completo, aos anseios do que foi planejado. Desta forma, propomos, sob o ponto de vista da Educação Social e Intervenção Comunitária, algumas sugestões de melhoria na implementação da Pedagogia da Alternância no curso supramencionado.
- O impacto socioeconômico da implementação do programa jovem aprendiz a partir da inclusão laboral dos jovens aprendizes atendidos pelo Instituto Federal de Brasília - Campus EstruturalPublication . Silva, Priscila de Fátima; Dias, Paulo; Pereira, Francisco de Assis PóvoasEsta dissertação trata de pesquisa realizada com jovens egressos do Curso de Jovem Aprendiz Auxiliar de Mecânico de Autos ofertado pelo Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural. O objetivo da investigação foi analisar o impacto da aprendizagem profissional (Programa Jovem Aprendiz), a partir da inclusão socioeconômica e profissional dos jovens aprendizes atendidos no período entre 2013 e 2015. A realização da pesquisa de campo focou a abordagem complementar entre procedimentos quantitativos e qualitativos. A população amostral constituiu-se de dez jovens, sendo duas mulheres e oito homens, e de um professor do IFB. A metodologia utilizada para o levantamento dos dados primários se pautou pelo uso da técnica de inquérito por meio de entrevistas não estruturadas e semiestruturadas. Constatou-se, com base na técnica de análise de conteúdo, que a maioria dos jovens recebeu proposta de emprego ao concluir a aprendizagem. Na visão dos que não receberam (minoria), os fatores que contribuíram estão relacionados à desaceleração econômica, à questão de gênero e à política da empresa. Ambos os grupos reconheceram melhorias socioeconômicas pessoais e familiares pela participação no Programa. Por fim, os resultados obtidos evidenciaram a relevância que a aprendizagem profissional tem, como uma política pública voltada para inserção laboral de jovens, por englobar, pelo menos, duas dimensões fundamentais à inclusão social do público juvenil que são o trabalho e a educação.