Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Contributos da educação não-formal em projetos de intervenção socioeducativa juvenis da residência estudantil do IFB : análise da prática lúdica e recreativa da JUMPPublication . Campos, Andréia Pereira; Pappámikail, Lia; Silva, Alessandra Ferreira daEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre os contributos de atividades não-formais nos espaços escolares, em específico do uso de camas elásticas, popularmente denominadas “jump”, em atividades esportivas/artísticas por parte de estudantes de Ensino Médio residentes na escola, enquadradas num projeto de intervenção socioeducativa promovido pela autora, chamado “Jump Interação”. O público a que se refere o estudo é o de jovens que se veem obrigados a residir na instituição de ensino, Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), que oferece cursos que atribuem a certificação do Ensino Médio, em particular o curso técnico em agropecuária. Assim, pelo período mínimo de três anos a escola será seu quase exclusivo ambiente de socialização. O público atendido, em sua maioria, apresenta-se na adolescência, passando pelo desafio da transitoriedade identitária, ao mesmo tempo em que está distante dos seus familiares e quadros de referência afetiva. Acresce que muitos têm uma origem familiar desfavorecida, o que, somado aos restantes desafios, sugere ações interventivas específicas. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com o recurso da entrevista semi-estruturada a participantes do projeto Jump Interação. A análise permitiu perceber os desafios enfrentados pelos jovens residentes e a forma como a atividade proposta, mediada por um interventor social, trouxe contribuições para o bem estar individual e social. Notam-se ganhos no aprender a lidar com novas experimentações; maior motivação na educação formal, decorrente do sentimento de pertença alcançado; desenvolvimento do processo criativo e consequente de valorização pessoal; além dos benefícios da saúde, autoestima, relaxamento e de atendimento de uma demanda almejada pelos próprios estudantes: atividades esportivas e de lazer que façam da estadia na escola uma experiência mais significativa e prazerosa.
- A identificação dos saberes já detidos pelos alunos do meio rural decorrentes da atividade agrícola no campo sobre a perspectiva do conhecimento químico formal no curso técnico integrado em agropecuáriaPublication . Miranda, Deíne Bispo; Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira daNesta Dissertação perspectivamos as pontes possíveis de ligação entre a «química popular» (decorrente dos saberes dos alunos construídos com base na experiência da atividade agrícola das suas famílias) e a química formal (desenvolvida em sala de aula no âmbito do processo de ensino-aprendizagem no Curso Técnico Integrado em Agropecuária). Sabendo-se que existem numerosas dificuldades na aprendizagem da química, pretende-se, numa abordagem integrada no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, procurar valorizar os saberes informais dos alunos sobre química (química informal - conteúdos e linguagem) articulando-os e potencializando-os, onde possível, no âmbito da aprendizagem formal da química, como forma de diminuir o referido insucesso. Metodologicamente, desenvolvemos uma investigação qualitativa na qual optamos pelo uso de entrevistas semi-estruturadas como instrumento de recolha de dados junto de uma amostra de professores e estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, para levantamento de informações sobre o conhecimento químico já utilizado no cotidiano agrícola, os códigos linguísticos utilizados, as metodologias aplicadas, dentre outros. Como resultados mais relevantes salientamos que ensinar a partir dos conhecimentos dos discentes é uma prática desejada tanto pelos alunos como pelos professores. Em termos da problemática central do estudo foi identificado um corpo de conceitos e conhecimentos oriundo do contexto rural (química informal) que facilmente podem ser integrados no processo de ensino-aprendizagem da química formal, potencializando os seus resultados junto dos alunos das comunidades agrícolas. Desta forma, a presente Dissertação encerra com uma proposta de Intervenção Socioeducativa onde se perspectiva específica e detalhadamente a referida forma de integração e estratégias concretas de como fazê-lo na senda da melhoria dos resultados na aprendizagem da química formal no curso que se estudou.
- Bullying no ensino superior diálogos com educação social e educação em direitos humanos : reflexões para intervençãoPublication . Albernaz, Ana Cristina do Nascimento Peres; Seixas, Sónia; Silva, Maria Cristina daO bullying é forma de violência que está presente em diversos espaços educacionais. A maioria dos estudos sobre o assunto estão centrados no Ensino Fundamental e no Médio. No Ensino Superior, segundo autores estudados, há uma lacuna de estudos, embora alguns pesquisadores afirmem a existência desse tipo de violência também nesse contexto. Diante disso, esta pesquisa adentrou esse campo na tentativa de compreendê-lo nesse nível de ensino. A hipótese da existência de bullying no nível superior foi baseada em autores que a defendem como algo que existe em todos os espaços educacionais, inclusive no Ensino Superior, mas com formatações diferentes das encontradas nos outros níveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, quanti-qualitativa, com aplicação de questionário na primeira parte da pesquisa empírica e entrevista na segunda. A amostra foi constituída de forma aleatória simples por 43% dos estudantes que cursavam Licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina no segundo semestre de 2015 e aceitaram participar da pesquisa. Assim, foi composta de 56 educandos. Para a entrevista, aproximadamente 10% desse total participou. Os resultados obtidos ratificaram a existência de bullying no Ensino Superior, a necessidade de intervenção com a possibilidade de articulação de elementos da Educação Social e da Educação em Direitos Humanos.
- Ressocialização e reinserção social de adolescentes : estudo de caso em uma unidade de atendimento socioeducativo do distrito federalPublication . Silva, Nelma Santos; Delgado, Luísa; Silva, Maria Cristina Madeira daEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, que investigou as possibilidades de educação e ressocialização pautadas numa proposta pedagógica que visa a reinserção social, partindo da ressignificação de valores das adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Semiliberdade, na Unidade de Atendimento de Semiliberdade Feminina do Guará - UASFG, no Distrito Federal, a fim de contribuir para as discussões referentes às políticas públicas e às intervenções técnicas no atendimento socioeducativo voltado para adolescentes mulheres. Seu objetivo central foi compreender, por intermédio das experiências vivenciadas no cumprimento às medidas, como é efetivada a reinserção dessas adolescentes, tendo como fio condutor a Pedagogia Social, cujos fundamentos estão alicerçados na emancipação e na transformação social do indivíduo. São apresentadas, em detalhes, as vivências das adolescentes, as relações com a educação, a família, as relações com o mundo do trabalho, do lazer e da cultura. Para alcançar tais objetivos, realizou-se uma contextualização das Medidas Socioeducativas nas políticas públicas, detectando as peculiaridades da Medida de Semiliberdade. Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo, foram realizadas observações diretas do campo, como também indiretas: análise documental, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar processos de mudanças significativas nas adolescentes e em suas relações sociais.