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- Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudançaPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoEsta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.
- Relações entre ciência, tecnologia e religião: conceções de futuros educadoresPublication . Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, SandraEste estudo qualitativo pretendeu diagnosticar as conceções de futuros edu-cadores relativamente às relações entre ciência, tecnologia e religião através da construção e aplicação de um questionário on-line. Algumas conceções identifi-cadas sugerem a necessidade de se trabalharem estas temáticas de forma explíci-ta no curso de Educação Básica.
- The impact of student-curated exhibitions about socio-scientific issues on students’ perceptions regarding their competences and the science classesPublication . Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica; Linhares, ElisabeteThe IRRESISTIBLE Project (FP7, Grant 612367) had the aim of involving teachers, students, and the public in the discussion on Responsible Research and Innovation (RRI), promoting both the construction of knowledge on cutting-edge (and controversial) research topics and the discussion about the criteria that these research/innovation processes should respect in order to be considered as responsible. These criteria also represent a strong contribution to a more sustainable future for all. This quantitative research evaluates the impact of IRRESISTIBLE’s student-curated exhibitions–about the RRI dimensions of cutting-edge research topics (socio-scientific issues)–on students’ perceptions regarding their scientific competences and the science classes. A pre- and post-test questionnaire was developed, validated, and applied to students from 10 countries. The overall results of the statistical analysis indicate that students improved their perceptions regarding their competences in developing exhibitions in science classes as a way of creating awareness on topics relating to science, technology, and society. This activity reinforced students’ perceptions that in science classes they: (a) discuss current issues and how they impact their lives; (b) develop socially relevant projects; and (c) learn how to influence other citizens’ decisions about social issues related to science, technology, and the environment with the aim of assuring a more sustainable future.
- Atividades promotoras de pensamento crítico em aulas de ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Ana; Linhares, Elisabete; Correia, Marisapromoção de capacidades de pensamento crítico é essencial para existir uma verdadeira apropriação dos conhecimentos, pois a sua utilização permite aos alunos contactarem com a informação de um modo mais profundo. Dotar os alunos de pensamento crítico constitui-se como fundamental não só devido à utilização de conhecimento científico, mas também pelo exercício de uma cidadania responsável, por ser a base para o questionamento dos argumentos que nos são apresentados. Assim, o pensamento crítico pode ser considerado essencial, para a aprendizagem nas diferentes áreas curriculares e para o exercício de uma cidadania responsável dos alunos. Esta investigação sobre a própria prática profissional teve como objetivos verificar se a utilização de atividades e estratégias construídas com o intuito de desenvolver o pensamento crítico contribuem efetivamente para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas aulas de Ciências Naturais e conhecer a opinião da docente titular da turma envolvida no estudo e dos seus alunos relativamente a esta experiência de ensino centrada em atividades promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico. Para este efeito, foram implementadas três atividades do tipo prático-experimental e uma atividade prática de resolução de problemas. Constatou-se que os alunos conseguiram atingir algumas das capacidades de pensamento crítico propostas, verificando-se uma evolução no desenvolvimento das suas capacidades de pensamento crítico.
- Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Durão, Conceição; Moreira, Conceição; André, Joaquim; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Santos, Raquel; Cavadas, BentoEste trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro de 2021. As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) e nas aprendizagens essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação do 2.º CEB. As propostas foram implementadas por estudantes da formação inicial de professores do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, nos respetivos contextos de estágio: Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano) e Escola Básica 2,3 D. João II (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira), em Santarém. Os alunos do 2.º CEB realizaram diferentes procedimentos de dobragem de papel com o apoio de guiões e dos recursos educativos digitais respetivos de duas propostas de trabalho - construção de um morcego e construção de uma estrela octogonal.
- SOS BiodiversidadePublication . Linhares, Elisabete; Nobre, Sílvia; Neto, Beatriz; Cunha, Luísa; Mendes, EmaA presente oficina, dinamizada por estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza, procurou abordar a proteção da vida terrestre do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável -15, que visa a conservação, recuperação e gestão sustentável dos ecossistemas terrestres, combatendo desertificação, reduzindo degradação de habitats, integrando valores e biodiversidade no planeamento nacional/local e promovendo a reflorestação. Destaca-se a desflorestação, que resulta na perda de habitat e biodiversidade. A oficina procurou sensibilizar as crianças sobre as consequências dessa realidade, com o objetivo de consciencializar o público sobre estas problemáticas ambientais. O público-alvo foi formado por alunos do 3.º ano de uma escola pública do distrito de Santarém, com idades compreendidas entre os sete e oito anos de idade. A oficina consistiu na simulação de um episódio de desflorestação, através da realização do tradicional jogo das cadeiras adaptado à temática. Destaca-se a personagem do lenhador e a caracterização das espécies de aves e árvores autóctones. Foi possível verificar que as crianças foram bastante participativas, envolvendo-se no jogo realizado sobre a desflorestação e as consequências da mesma. Considera-se que o jogo promoveu uma interação positiva entre as crianças através das questões colocadas e pela partilha de situações do quotidiano vivenciadas com a família. A dinamização da oficina permitiu às estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza aprender a lidar com crianças desta faixa etária e a sair da zona de conforto. Concomitantemente, procurou-se educar o público-alvo em relação à problemática ambiental explorada na oficina. Concluise que esta dinâmica foi bastante importante, não só para quem dinamizou a oficina, mas também para as crianças aprenderem mais, e de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar o ambiente.
- A Problemática da Poluição da Água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do ensino básicoPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Freitas, LuisA sociedade globalizada da qual fazemos parte fomenta um consumo que vai para além das verdadeiras necessidades humanas. Relacionado com este consumo está o aumento da exploração dos recursos naturais e a elevada produção de resíduos que provocam grandes prejuízos ambientais. Neste contexto, a educação ambiental cria oportunidades para o desenvolvimento de competências e capacidades de compreensão crítica do mundo. O uso indiscriminado da água revela uma falta de consciência ambiental expressa pela não consideração das consequências que advêm quanto à quantidade e qualidade disponível de água no nosso planeta. Este é um problema a nível local e global para o qual importa sensibilizar, cabendo à escola, enquanto estrutura de educação formal, a responsabilidade para disseminar o conhecimento e as boas práticas ambientais para o bem de toda a sociedade. Assim, dotar os jovens de conhecimentos sobre a água revela-se essencial para a sobrevivência da espécie humana e da biodiversidade, por ser um bem essencial para a manutenção da vida no planeta, pelo que este estudo centra-se na problemática da poluição da água. Pretendeu-se aferir quais as ideias dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) sobre a poluição da água e verificar se existem algumas conceções alternativas em relação a este tema. Os dados foram recolhidos através do recurso ao desenho por ser um meio eficaz para a criança transmitir o seu pensamento e conhecimento sobre um determinado assunto. Estes registos iconográficos foram elaborados por duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem o 3.º e 4.º ano, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. Os registos iconográficos foram obtidos através de 3 desenhos acompanhados de uma descrição para uma melhor interpretação das ideias ilustradas pelos alunos. Cada representação devia responder aos seguintes itens: a) a causa; b) as consequências; e c) as medidas para minimizar o problema da poluição da água. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos de ambas as turmas evidenciaram possuir alguns conhecimentos relacionados com o tema em estudo, na medida em que focaram diversas dimensões do problema, tais como a alteração da cor da água, o derramamento de combustíveis fósseis, a saúde pública e as necessárias mudanças de comportamento para uma melhor preservação do ambiente. Contudo, uma percentagem considerável de participantes apresentou ainda uma visão antropogénica do problema, considerando que a poluição da água tinha consequências nefastas apenas para a saúde do ser humano e para o seu bem-estar. Sabendo que a poluição ambiental de origem antropogénica é um dos desafios da atualidade e que este problema pode e deve ser enfrentado através de práticas educativas orientadas por princípios de educação ambiental, cabe ao professor contribuir para a formação de alunos, desde o ensino básico, mais conhecedores e capacitados para intervir de forma responsável no ambiente que os rodeia. Assim poderão contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e do ambiente.
- Comunicação científica e formação de professores: o caso da Exposição Científica sobre Geoengenharia ClimáticaPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroA Geoengenharia Climática é um tema científico de ponta que, pela sua natureza controversa, requer um envolvimento dos cidadãos em diálogos mais amplos, orientado por princípios de Investigação e Inovação Responsáveis. Conscientes dos desafios que se colocam pelos avanços da ciência e da tecnologia foi proposto a uma turma do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, na unidade curricular de Ecologia, o planeamento, a conceção e dinamização de uma exposição interativa aberta à comunidade sobre este tema. A exposição pretendeu informar e alertar a comunidade para o tema investigado, propondo soluções para os problemas identificados e, simultaneamente, estimular uma tomada de consciência acerca da necessidade de cooperação entre investigação científica e sociedade. Esta iniciativa foi orientada pelo modelo de ensino dos 5E: Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate ao qual foram acrescentados dois E - Exchange e Empower, no âmbito do projeto europeu IRRESISTIBLE. Através desta abordagem, os alunos foram ativamente envolvidos no tema e estimulados a pesquisarem informação de forma autónoma. As duas etapas acrescentadas ao modelo dos 5E (Exchange e Empowerment) implicaram o desenvolvimento da exposição científica interativa objeto de análise neste póster, sendo assumida como uma estratégia de ativismo em contexto escolar. A turma responsável por planear e construir a exposição era constituída por 19 estudantes e foi organizada em grupos de trabalho constituídos entre 3 a 6 elementos. Cada grupo ficou responsável por uma “área” da exposição e pela conceção do seu objeto para a exposição, tendo como condição sine qua non estabelecer uma relação entre Geoengenharia Climática e as dimensões da Investigação e Inovação Responsáveis, bem como os objetos de cada grupo serem diferentes e serem capazes de envolver os visitantes, estimulando-os a interagir com os objetos construídos. Os objetos construídos foram decididos ao nível da turma e contaram com a realização de um vídeo, cartazes, jogos com Banda Desenhadas e com pistas, trabalhos experimentais/laboratoriais, debate, bem como questionário avaliação da exposição (escrito e online – Kahoot). A exposição final realizada pelos estudantes deu oportunidade, aos estudantes envolvidos na atividade, de desempenhar um papel ativo em Sociedade – uma cidadania ativa – compartilhando com outras pessoas (neste caso, essencialmente estudantes do ensino básico e secundário) o conhecimento que construíram.
- Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativasPublication . Cardona (coord.), Maria João; Linhares (coord.), ElisabeteEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que divulgam alguns dos trabalhos finais realizados pelos/as formandos e formandas no âmbito do Mestrado, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Os textos reunidos nesta publicação refletem uma perspetiva integradora que resulta da parceria criada com o Instituto Federal de Brasília refletindo questões emergentes com as quais os profissionais da educação lidam diariamente. Estas pesquisas podem, assim, constituir-se como uma referência para as instituições educacionais, conforme enuncia o Professor Wilson Conciani no prefácio deste livro. Este é já o segundo livro de uma coleção que a ESE I IPSantarém irá continuar a publicar sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
- A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunosPublication . Reis, Pedro; Tinoca, Luís; Baptista, Mónica; Linhares, ElisabeteO Projeto IRRESISTIBLE teve como objetivo envolver professores, alunos e membros da comunidade na discussão sobre Investigação e Inovação Responsáveis (IIR), promovendo a construção de conhecimento sobre tópicos de investigação de ponta (e controversos) (Controvérsias Sociocientíficas - CSC) e a discussão sobre os critérios que os processos de investigação/inovação devem respeitar para serem considerados responsáveis. Este artigo apresenta resultados sobre o potencial educacional das exposições IRRESISTIBLE construídas pelos alunos sobre CSC e as suas dimensões de IIR. As exposições foram construídas pelos alunos em diferentes contextos - escolas, universidades, museus e locais públicos - e foram assumidas como uma estratégia de ativismo através da qual os alunos informaram a comunidade sobre a CSC que haviam investigado e desencadearam discussão sobre as condições necessárias para garantir práticas de IIR nessas áreas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos participantes de 10 países. Os resultados gerais indicam que os alunos melhoraram as suas perceções sobre as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados com ciência, tecnologia e sociedade. Esta atividade reforçou a perceção dos alunos de que nas aulas de ciências eles desenvolvem projetos socialmente relevantes e aprendem como influenciar as decisões de outros cidadãos sobre questões sociais relacionadas com ciência, tecnologia e ambiente, com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável.