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- Agir e sensibilizar: práticas de educação ambiental na formação inicial de professoresPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroAs iniciativas de ativismo orientadas para a resolução de problemas na sociedade oferecem oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e permitem aos alunos aprender sobre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente. No contexto atual marcado por mudanças constantes e complexas, a formação de cidadãos mais responsáveis e cientificamente informados constitui-se como fundamental. Assim, esta investigação-ação pretendeu: a) dotar os futuros professores de competências na conceção, implementação e avaliação de atividades orientadas para a ação sociopolítica sobre temas CTSA; b) identificar as dificuldades e potencialidades deste tipo de iniciativas; e c) promover valores de cidadania e de consciência ambiental. Os participantes foram futuros professores, alunos de um curso de Licenciatura, a frequentar uma disciplina de Ambiente. As narrativas elaboradas pelos futuros professores permitiram verificar que desenvolveram competências de planeamento e de intervenção na comunidade recorrendo a diferentes tipos de iniciativas.
- An app for personal searches:more-private, non-volatile searches with stigmergic inspirationPublication . Marques, ArturWeb searching has long become a ubiquitous behavior amongst Internet users. Much has been changing: odds are that the thousands of results of yesterday have become millions of results today, but did that significant jump in quantity translate to an increase in the perceived results' quality and their applications? Some users might feel personalization efforts as stereotypification or even as inaccurate biases; they may also beware that every click on every search result may reinforce and contribute to (in)accurate representation of them - and would prefer searching without tracking. "Personal Searcher" is a work-in-progress app that makes it possible to search more anonymously. It also makes it possible to keep a private local-only history of one's searches and build personal ranking systems based on that history and other data. The goal is to benefit from local offline personalization, but search online as anonymously as possible.
- Anamnese Cultural de enfermagem nas famílias migrantes: Uma scoping reviewPublication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda; Dias, Hélia; Pinto, Rosário; Amendoeira, JoséAnamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review Resumo Desenvolve-se uma scoping review que procura identificar as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes. Define-se a seguinte questão: quais as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes? Construindo-se o presente background: A prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos. Material e métodos: As famílias migrantes constituem-se a População da Scoping Review; Conceitos: Anamnese cultural; famílias; migrantes; competência cultural; enfermagem; Contexto: a anamnese cultural por enfermeiros. Os estudos a incluir são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A pesquisa foi realizada com os descritores Mesh interligados pelo booleano AND e conjuga os seguintes descritores: Emigration and immigration AND Family nursing AND Cultural competency. Procede-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado entre 13/6/2013 a 13/6/2018, humanos e qualquer autor é enfermeira. Tratamento e análise dos resultados: O processo de seleção dos estudos está em curso e desenvolve-se de acordo com o PRISMA; procede-se deste modo à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Nos resultados destaca-se a importância da relação de confiança estabelecida com as famílias migrantes. Conclusão: Nas evidências obtidas identifica-se a valorização pelos enfermeiros das experiências de saúde e de doença das famílias migrantes no país de acolhimento, quando é desenvolvida uma adequada anamnese cultural. Palavras-chave: Anamnese cultural; famílias migrantes; enfermagem
- ARTec - Aventura com rochas e tecnologiaPublication . Custódio, Elisabete; Nunes, Paulo; Antunes, Rafael; Cavadas, Bento; Correia, MarisaA proposta de atividade foi concebida no âmbito da unidade curricular Ambien-tes Educativos Inovadores, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém. Da adoção de metodologias ativas que favoreçam a mudança educativa e pos-sibilitem o desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI apresenta-se uma atividade que articula diferentes ambientes de aprendiza-gem, recursos tecnológicos e várias áreas do conhecimento do currículo do 7º ano de escolaridade. Destacam-se para este efeito os domínios Terra em Transformação: Dinâmica externa, Estrutura e dinâmica interna e Consequências da dinâmica interna (Ciências Naturais), Materiais, Números e Operações, Funções (Matemática), Áreas das Atividades Físicas e A Informação, o Conhecimento e o Mundo das Tecnologias. O objetivo geral consiste em promover aprendizagens significativas alicerçadas na utilização de dispositivos tecnológicos, mobilizando as áreas de competên-cias “Saber Científico, Técnico e Tecnológico” e “Relacionamento Interpesso-al” do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se que os alunos identifiquem e classifiquem diferentes tipos de rochas, assim como reconheçam as suas utilizações. A metodologia é baseada no modelo Inquiry-Based Learning e os ambientes têm por base as zonas de aprendizagem da Future Classroom Lab (European Schoolnet), tendo-se operacionalizado em três momentos distintos: Pré-Saída, em sala de aula (Apresentar e Partilhar); Saída, exterior (Investigar, Desenvol-ver e Interagir) e Pós-Saída, em sala de aula (Apresentar, Criar, Partilhar).
- Articulação teórico-prática. Da concepção à operacionalizaçãoPublication . Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro daNa orientação de estudantes de 1º Ciclo, 1º Ano, no âmbito do Programa de articulação teórico-prático, da Unidade Curricular Enfermagem I, procuramos mobilizar os conhecimentos da disciplina, tendo por base as dimensões que a constituem de forma integrada. Este programa de articulação teórico – prático, nesta unidade curricular Enfermagem I, no 1º ano ocorre nos dois blocos teóricos, aquando das temáticas: «A relação interpessoal no cuidar em enfermagem» «Avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida» É importante referenciar que enquanto Escola de Saúde, preconizamos um modelo teórico de enfermagem que permite aos estudantes um quadro conceptual de referência, que os ajuda a estruturar o seu pensamento tendo em conta a avaliação da pessoa – Modelo de Vida Roper, Logan e Thierney, que está conceptualizado para a avaliação das capacidades da pessoa no desenvolvimento das suas actividades de vida. O que faz com que possamos mobilizar todas as dimensões de acordo com este modelo, assim como caminhar com o estudante para uma integração dos conhecimentos de forma responsável e congruente com a situação de cada pessoa, estimulando à pesquisa do conhecimento relacionado com aquilo que o estudante identifica enquanto foco de atenção de enfermagem, aquando da realização da avaliação inicial e de todo o processo de cuidados a implementar. Este processo permite desenvolver capacidades e habilidades no âmbito da avaliação inicial, planeamento, intervenção e avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida, seguindo a metodologia do estudo de caso-análise, concretizando-se pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo subordinado ao tema «Desenvolvimento do processo de enfermagem numa situação real considerando o Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney
- Atividades terapêuticas em contexto de saúde mental e psiquiatria: Uma reflexão sobre a açãoPublication . Lourenço, J.; Pólvora, P.; Policarpo, I.; Carmo, I.; Marques, L.; André, Clara; Gonçalves, S.; Santos, S.; Chavernata, M.; Gonçalves, C.No âmbito do Estágio V - Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, no processo de cuidados à pessoa com doença mental, em fase aguda, em contexto de internamento, foi possível experienciar o desenvolvimento de Atividades terapêuticas. Segundo Zimerman e Osório (1997, p.35), as atividades terapêuticas tem como objetivo “proporcionar ao indivíduo o máximo desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais”. Após a realização da ação, a “reflexão sobre ela só tem sentido para compreender, aprender e integrar o que acontece” (Perrenoud, 2011, p.31). O processo reflexivo facilita a compreensão da relação existente, entre os conceitos teóricos e situações clínicas experienciadas (Potter e Perry, 2003). Objetivo Partilhar a reflexão sobre o processo de planeamento, implementação e avaliação de atividades terapêuticas em contexto de saúde mental e psiquiatria. Materiais e métodos Relativamente à metodologia optou-se pela reflexão sobre a ação (Santos & Fernandes, 2004). Nessa perspetiva, as etapas orientadoras para uma reflexão estruturada são: Descrição da ação tal e qual é percebida; Reflexão; Síntese/Avaliação da reflexão utilizada (Santos & Fernandes, 2004, p.61). Resultados A apresentação dos resultados segue as etapas previstas na metodologia. As atividades terapêuticas desenvolvidas foram: “Expressão pessoal” e “Recreação/Lazer” (Melo-Dias, 2014). No planeamento adotaram-se critérios específicos de inclusão e exclusão bem como a intenção de livre participação. A implementação das atividades respeitou a Norma nº011/2020 (DGS, 2020). No términus das atividades foram auscultadas as opiniões de cada participante sobre os contributos das mesmas. Conclusões As atividades terapêuticas desempenham um forte contributo para a reinserção social da pessoa com doença mental. A implementação destas atividades integradas na prestação de cuidados global à pessoa com doença mental traduziu-se na integração de aprendizagens necessárias ao desenvolvimento pessoal e profissional. Referências Bibliográficas Direção Geral da Saúde. (2020). Covid-19: FASE DE MITIGAÇÃO Saúde Mental. Norma nº 011/2020 de 18/04/2020; Lisboa:Direção Geral da Saúde. Madeira, A. C. S. C. M. (2014). O estudante de enfermagem no processo de cuidados em contexto de ensino clínico (Doctoral dissertation, Tese de Doutoramento, Universidade do Porto, Porto). Disponível em: https://repositorioaberto. up. pt/bitstream/10216/78973/2/35058. pdf). Melo-Dias, C., Rosa, A., & Pinto, A. (2014). ATIVIDADES DE OCUPAÇÃO TERAPÊUTICA--INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM ESTRUTURADAS EM REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL. Portuguese Journal of Mental Health Nursing/Revista Portuguesa de Enfermagem de Saude Mental, (11). Perrenoud, P. (2011). A Prática Reflexiva do Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. São Paulo: Artmed Editores, SA. Potter e Perry (2003). Fundamentos de Enfermagem: Conceitos e Procedimentos. Santos,E.;Fernandes,A.(2004)–Prática Reflexiva: guia para a reflexão estruturada. In: Revista de Enfermagem Referência Coimbra – ISSN0874-0283-Nº11(Mar.2004), p.59-62. Disponível em: https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2064&id_revista=5&id_edicao= 10 Zimerman, D. O., & Osorio, E. (1997). LC Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre.
- Avaliação de hábitos alimentares de praticantes de karaté e futebol no concelho de AlcanenaPublication . Duarte, André; Jorge, RuiOs estilos de vida e hábitos alimentares afetam no crescimento e desenvolvimento ao longo da vida. O objetivo deste estudo foi a identificação de comportamentos alimentares nesta população e as principais diferenças face às recomendações da Nova Roda dos Alimentos Portuguesa. Metodologia Foi medida a altura e o peso às 89 praticantes (entre os 6 e os 15 anos) que aceitaram participar no estudo e solicitado aos pais o preenchimento de um questionário de avaliação de hábitos alimentares, 20 dos quais foram respondidos. O questionário avaliou a ingestão alimentar dos participantes e os resultados expressos em porções de equivalentes, organizadas por grupos alimentares com base na Nova Roda dos Alimentos Portuguesa. Resultados Os praticantes tinham 9 ± 3 anos, peso 33,4 ± 14kg, altura 1,35 ± 0,17m, IMC 17,5 ± 3m/kg2, percentil IMC para idade 56± 28. Dos participantes, 45% faz refeição pré-treino entre 30min a 1h antes do treino e 95% tem a refeição pós-treino até 1h após findado o treino; Durante o treino, 70% dos participantes bebem água. Todos os grupos alimentares encontravam-se dentro dos intervalos recomendados, com exceção do grupo de carnes, pescado e ovos, que estavam acima das referências (≈9 porções/dia). O aporte hídrico foi inferior às recomendações (≈600mL/dia). Discussão Menos de 25% dos pais responderam ao questionário, o que comprometeu os resultados quanto à avaliação dos hábitos alimentares. O consumo de carne, pescado e ovos superou o dobro do limite máximo recomendado (4,5porções/ dia), o que desproporcionou a roda dos alimentos criada. As recomendações hídricas são de 8 copos de 200mL/ dia e a média total contabilizada não ultrapassou o equivalente aos 3 copos. Com este estudo verificaram-se hábitos alimentares desajustados, com excesso proteico e baixo aporte hídrico.
- BAD Plastics | Relato de uma atividade IBL sobre a problemática dos plásticosPublication . Nunes, Joana; D´Oliveira, Mafalda; Rucha, Raquel; Ferro, Vânia; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Branco, NeusaA manutenção do equilíbrio dos oceanos é um desafio comum a várias nações do mundo, encarando-se como uma prioridade de ação por estes constituírem uma chave para o futuro (Parlamento Europeu, 2018). As escolas podem contribuir para esse desafio devido ao seu papel no desenvolvimento de competências dos alunos, levando-os a serem capazes de tomar decisões conhecedoras e prudentes em relação aos oceanos e aos seus recursos (Sea Change, 2015). No âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018), com o objetivo de contribuir para a formação das futuras professores sobre as causas, consequências e medidas de remediação da poluição por plástico e microplástico no meio ambiente.
- BAD Plastics | Representação da poluição por plásticos através de infográficosPublication . Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Martinho, Rita; Ferreira, Rita; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, BentoAs estudantes em formação inicial de professores devem vivenciar práticas interdisciplinares entre a matemática e as ciências nos seus cursos (Koirala & Bowman, 2003). Por essa razão, no âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018). Este póster apresenta a sequência didática vivenciada pelas futuras professoras, os resultados do seu trabalho e alguns contributos para a sua formação.
- Um breve olhar… dos enfermeiros na interacção Mãe-BebéPublication . Carreira, Teresa