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- Atividades promotoras de pensamento crítico em aulas de ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Ana; Linhares, Elisabete; Correia, Marisapromoção de capacidades de pensamento crítico é essencial para existir uma verdadeira apropriação dos conhecimentos, pois a sua utilização permite aos alunos contactarem com a informação de um modo mais profundo. Dotar os alunos de pensamento crítico constitui-se como fundamental não só devido à utilização de conhecimento científico, mas também pelo exercício de uma cidadania responsável, por ser a base para o questionamento dos argumentos que nos são apresentados. Assim, o pensamento crítico pode ser considerado essencial, para a aprendizagem nas diferentes áreas curriculares e para o exercício de uma cidadania responsável dos alunos. Esta investigação sobre a própria prática profissional teve como objetivos verificar se a utilização de atividades e estratégias construídas com o intuito de desenvolver o pensamento crítico contribuem efetivamente para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas aulas de Ciências Naturais e conhecer a opinião da docente titular da turma envolvida no estudo e dos seus alunos relativamente a esta experiência de ensino centrada em atividades promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico. Para este efeito, foram implementadas três atividades do tipo prático-experimental e uma atividade prática de resolução de problemas. Constatou-se que os alunos conseguiram atingir algumas das capacidades de pensamento crítico propostas, verificando-se uma evolução no desenvolvimento das suas capacidades de pensamento crítico.
- A question of segregation: ‘ GM - free’ maize bread in PortugalPublication . Quedas, Maria de Fátima; Ponte, João; Trindade, Carlos; Punt, Maarten; Wesseler, JustusWe describe the maize supply chain in Portugal for maize bread, a traditional bread type. As this bread is not labelled as ‘contains genetically modified organisms’ it should not contain more than 0.9 per cent genetically modified ingredients. On the basis of interviews we identify a general lack of documentation of the presence or absence of genetically modified ingredients along the complete supply chain (farmers, traders, mills and bakeries). Part of this deficiency is probably driven by a lack of awareness of the labelling rules at the end of the supply chain.
- As conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de crechePublication . Oliveira, Inês; Correia, MarisaA educação em Ciências desde os primeiros anos é hoje consensualmente defendida por especialistas da área, como forma de estimular e promover não só conhecimento nas crianças mas também o interesse por tudo o que as rodeia. Todavia, a exploração de temas científicos não tem tido o merecido destaque na creche. O presente estudo procurou assim identificar e caracterizar as conceções dos educadores de infância acerca da educação em ciências, em contexto de creche, e dar a conhecer os principais obstáculos com que estes profissionais de ensino se deparam quando implementam atividades de ciências. Para o efeito, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa recorrendo a um estudo de casos múltiplos. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista estruturada, realizada a cinco educadoras que exerciam funções em três instituições particulares do distrito de Santarém. Foi evidente a importância que as educadoras atribuem à realização de atividades de ciências nos primeiros anos. Contudo, os resultados desta pesquisa indicam que as educadoras realizam atividades pouco variadas, por não se sentirem confiantes na promoção de tarefas relacionadas com as ciências, o que remete para a falta de formação.
- Contribuição do enfermeiro especialistas de saúde Materna e Obstetrícia e Ginecológica, para o bem estar materno fetalPublication . Ascensão, AnaPara garantir o bem-estar materno-fetal, ao longo do parto, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica deve adequar as suas intervenções a cada mulher/família, promovendo a individualização e a continuidade dos cuidados. Ao desenvolver práticas específicas, apoiadas pela evidência científica, o Enfermeiro Especialista favorece a promoção do processo fisiológico do parto. Foi utilizada a metodologia PI[C]O, de forma a dar resposta à pergunta “Quais as intervenções especializadas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, junto das parturientes, que são promotoras do bem-estar materno-fetal?”. Através desta Revisão Sistemática de Literatura, conclui-se que a deambulação, a presença/participação ativa do acompanhante, o uso de técnicas não farmacológicas para controlo da dor, a ingestão de líquidos/refeições ligeiras durante o trabalho de parto são intervenções promotoras do bem-estar materno-fetal. To ensure maternal-fetal welfare during birth, the nurse-midwife must adapt the interventions according to each women/family, by promoting care individualization and continuity. While developing specific practices supported by scientific evidence, the nurse-midwife encourages the promotion of childbirth physiological process. the PI[C]O methodology was used to reply to the question "What Maternal Health Nursing and Obstetrics specialized interventions on the mothers are promoters of maternal and fetal well-being?" Through the present comprehensive review of literature, it could be concluded that ambulation, the presence/active participation of the companion, usage of non-pharmacological techniques for pain control, fluid intake/refreshments during labor are interventions that promote maternal-fetal wellfare.
- Ageism toward older workers in Africa:an empirical studyPublication . Rego, Armenio; Vitoria, Andreia; Ribeiro, Tania; Ribeiro, Leonor; Lourenço, Rui; Leal, Susana; Cunha, Miguel Pina e
- The influence of an in-service programme on primary teachers conceptions about practical workPublication . Correia, Marisa; Freire, AnaThe purpose of this study was to investigate how an in-service programme influenced primary teachers’ conceptions about practical work. Ten elementary teachers participated in a Portuguese city in an one-year professional development programme, which aimed to promote the use of practical activities in classroom. Semi-structured interviews and classroom observations were both used to examine changes in teachers’ conceptions about science teaching and in their classroom pratices. Data also included written artefacts, such as teachers’ written reflections, lesson plans, activity sheets, assessment items and student work samples. Based on the analysis of the data, the changes in teachers’ conceptions were organized into four categories: student and learning, teacher and teaching, science teaching, and teaching context. Throughout their participation in the programme, teachers pointed out several constraints related to planning and implementing practical activities. Results indicate that most teachers were able to overcome their initial difficulties and progressively gained more confidence in using student-centered pratices. However, one year after the end of the programme, teachers reported that their actual practices did not changed significantly, particularly with regard to inquiry-based practical and collaborative activities, which remained absent or rare. Implications for professional development and further research are discussed.
- Marketing cultural e paisagístico:o caso da cidade de SantarémPublication . Conceição, Ana Catarina Silva da; Pinho, Luis Fé deCom o desenvolvimento e modernização dos territórios, o Marketing Territorial tornou-se uma ferramenta fundamental para a afirmação dos mesmos em termos turísticos, contribuindo de igual forma para a competitividade destes destinos. Embora seja um tema bastante documentado, entendemos que diversos autores se referem isoladamente ao Marketing Territorial, descurando a ligação existente entre o turismo, cultura, património e território. Assim, sob o nosso ponto de vista, existe uma lacuna na investigação à qual nos propomos dar resposta. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo estudar o Marketing Cultural e Paisagístico e de que forma o património e a cultura são fatores determinantes para o desenvolvimento turístico, neste caso, o centro histórico de Santarém. A metodologia usada consistiu na revisão de literatura, métodos de observação, entrevistas e inquérito online. Assim, foi possível estudar Santarém e criar possíveis produtos turísticos capazes de atrair mais visitantes a este lugar tão importante ao longo da história, e que continua a ser um ponto de referência a nível nacional. O enfoque foi o centro histórico de Santarém, pela sua dimensão e problemas sentidos na atualidade. Contudo, não esquecemos a zona ribeirinha tão rica em história e importância no desenvolvimento desta cidade.
- Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolarPublication . Gil, Maria Carolina; Santos, Maria LeonorO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais concretamente, na unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância. Primeiramente, são apresentados os estágios curriculares em creche e jardim de infância, onde se patenteia um resumo do trabalho desenvolvido no decorrer dos dois semestres. Concomitantemente, são destacadas algumas aprendizagens concretizadas ao longo deste percurso. Também, neste capítulo, é apresentada uma breve reflexão em torno da construção do processo investigativo. A prática pedagógica aqui apresentada dá especial destaque ao domínio da linguagem oral, por ter sido neste que se desenvolveu o nosso trabalho de investigação. A pesquisa efetuada desenvolveu-se em torno do tema “Desenvolvimento da linguagem oral e interação educador-criança na Educação Pré-Escolar”. Contudo, no desenvolvimento da prática pedagógica e educativa houve uma articulação com as diversas áreas de conteúdo definidas para a educação pré-escolar. Relativamente ao enquadramento teórico este encontra-se organizado em três temáticas fundamentais: (i) Desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolar; (ii) Interação educador – criança na educação pré-escolar e desenvolvimento da linguagem oral; e (iii) Interação escola – família no desenvolvimento da linguagem oral. Dada a natureza do objeto de estudo, a metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso, assente na análise de interações orais da rotina diária no jardim de infância. Foram proporcionados diversos momentos de comunicação oral com o grupo de crianças, com vista a um desenvolvimento da linguagem oral significativo, através da escuta e do diálogo.
- Estimulação do lado criativo nas crianças em educação pré-escolar nos domínios das expressões plástica e dramáticaPublication . Delgado, Ângela; Santos, Leonor; Barroca, CéliaO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e tem como objetivos, em primeiro lugar, apresentar o trabalho desenvolvido nos estágios em contexto de Creche e Jardim de Infância e, em segundo lugar, apresentar uma investigação que teve como finalidade dar resposta a uma questão que surgiu no decorrer da prática em contexto educativo: como estimular o lado criativo das crianças em Educação Pré-escolar nos domínios da expressão plástica e expressão dramática? No que diz respeito aos contextos de estágio, é apresentado o trabalho realizado ao longo da prática pedagógica assim como as aprendizagens adquiridas na mesma, inquietudes sentidas, dificuldades ultrapassadas e o modo como surgiu a problemática que deu lugar à investigação desenvolvida. Relativamente à investigação realizada, esta apoiou-se numa metodologia do tipo investigação-ação, através da qual pretendi desenvolver as minhas competências profissionais e de intervenção educativa, tendo desempenhado um conjunto de intervenções que implementei com o grupo de Jardim de Infância onde estagiei. Estas intervenções visaram a promoção de experiências de expressão plástica e expressão dramática que pudessem revelar-se significativas do ponto de vista da construção de aprendizagens várias pelas crianças e que permitissem encontrar respostas para as questões que dirigirem a presente investigação Ao nível da ação educativa, pretendi explorar experiências educativas diversificadas, valorizando os espaços e recursos disponíveis. Em síntese, esta investigação reforça a importância do contributo da abordagem das expressões artísticas em contexto de pré-escolar para o desenvolvimento das crianças, assim como o papel importante que o educador pode assumir para conseguir que as crianças se expressem através da sua criatividade e imaginação.
- Aprendizagem cooperativa na infânciaPublication . Silva, Joana; Santos, Maria LeonorO presente relatório resume a experiência e aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo está dividido em três partes: a primeira remete-se aos estágios realizados, nomeadamente em creche e jardim de infância, onde apresento todo o trabalho elaborado. Neste capítulo falo ainda do meu percurso de aprendizagens profissionais, assim como do meu percurso investigativo. Na segunda parte apresento o trabalho investigativo que diz respeito à aprendizagem cooperativa na infância. Este estudo é baseado numa abordagem qualitativa, onde analiso dois episódios observados em contexto de estágio. Por último, faço as minhas considerações finais e uma reflexão global sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar.