Browsing by Issue Date, starting with "2015"
Now showing 1 - 10 of 258
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação nutricional de estudantes do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Neto, Mara; Pinto, PaulaO estudo apresentado avaliou a adequabilidade da ingesta de nutrientes e energia de estudantes do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), através do preenchimento de um relatório alimentar de 24 horas, preenchido on line. Foram obtidas 103 respostas válidas para avaliação, maioritariamente do género feminino (77%), com uma idade média de 21 anos e valores de IMC normoponderais (78%). Cerca de metade dos participantes apresentou um estilo de vida sedentário. No geral, a alimentação caracterizou-se por elevados consumos de arroz, massa, batatas ou cereais de pequeno-almoço, de carne ou ovos, e consumos reduzidos de peixe, leguminosas e hortícolas crus ou cozinhados. O consumo de frutos e vegetais foi maioritariamente inferior ao recomendado, assim como a ingesta de energia e fibra. Ao contrário, a ingesta de lípidos totais e lípidos saturados foi superior ao recomendado na maioria dos participantes. A prevalência de inadequação de micronutrientes como cálcio, vitamina A, vitamina C e folatos foi próxima dos 50% ou superior. Perante os dados obtidos sugere-se uma melhoria dos hábitos alimentares e de estilo de vida, nomeadamente, o aumento do número de refeições realizadas, o aumento do consumo de frutos, hortícolas e leguminosas e o aumento da prática de atividade física.
- Influência do tratamento de material vegetativo de videira, por imersão em água quente, no seu desenvolvimento em viveiro e na eliminação da flavescência douradaPublication . Baltazar, Carla Maria da LuzNo âmbito de medidas de controlo da flavescência dourada e do seu vetor Scaphoideos titanus Ball. subsequentes à legislação respeitante a esta doença e á sua erradicação, medidas especiais foram pedidas ao setor viveirista, produtor de material de propagação vegetativa de videira. Algumas dessas medidas levantam questões relativas aos efeitos que podem vir a causar na variabilidade de castas autóctones e na sua continuidade. Alterações profundas na viticultura portuguesa podem estar a ser desenvolvidas, pelo que este trabalho pretende ser uma reflexão sobre a propagação vegetativa de videira, a flavescência dourada, o enquadramento legal, o impacto no setor e a influência do tratamento por água quente (TAQ) no desenvolvimento das plantas em viveiro. Foi realizado um ensaio num operador económico produtor de material de propagação vegetativa de videira, na zona Oeste e cujas plantas foram sujeitas à medida prevista na portaria 165/2013 que prevê um tratamento por água quente de acordo com a norma da OEPP «PM10/18(1) – Hot water treatment of grapevine to control Flavescence dorée)». O desenvolvimento das plantas foi acompanhado em viveiro com vista á obtenção de resultados relativos aos critérios previstos na legislação 194/2006 no que refere á escolha comercial, nomeadamente calibres a respeitar pelos materiais. Foi ainda realizado um inquérito aos operadores económicos produtores de material de propagação vegetativa de videira no sentido de avaliar a sua preocupação para com a flavescência dourada e as medidas atuais previstas na portaria. Os resultados obtidos relativos ao ensaio em viveiro, revelaram poucas alterações no material sujeito a tratamento, com exceção para o abrolhamento que se revela irregular comparativamente a outras castas não sujeitas a TAQ. Contudo, os resultados obtidos demonstram a necessidade de continuidade do estudo em mais castas (especialmente portuguesas), acompanhando várias campanhas e várias condições de produção. Lamentavelmente, o inquérito realizado registou fraca adesão, pelo que os resultados aqui veiculados resultam numa análise meramente indicativa face a um número restrito de respostas. Não obstante, estas contribuíram positivamente papara a elaboração da dissertação, constituindo uma parte fundamental.
- Do focus group à construção de um questionário: um percurso metodológicoPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Martins, Maria ManuelaRefletir o estatuto do focus groups no âmbito do estudo das intervenções de enfermagem, em resposta às necessidades da pessoa idosa em contextos da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; valorizar o contributo do focus para uma análise reflexiva/ crítica das intervenções de enfermagem, identificadas pelos enfermeiros coordenadores das unidades em estudo, para a formulação de dimensões para a construção do questionário a aplicar numa fase subsequente da investigação. Método: alocação do conteúdo do focus no software (NVivo10), explorando o material por meio de estatística de frequência das palavras e classificação sintática. Resultados: enquadram-se numa lógica organizadora de estrutura, processo e resultado, permitindo compreender que, apesar da conceção cartesiana subjacente aos cuidados continuados, os enfermeiros têm uma perspetiva transformativa, emergindo da sua ação quotidiana, não uma ação rotineira, mas sim algo que tem sempre um ponto de partida (avaliação), mediada por uma metodologia científica na sua organização. Conclusão: Este movimento permitiu organizar o questionário em dimensões e categorias, sendo a metodologia do raciocínio científico (avaliação, planeamento, execução e avaliação final) o fio condutor transversal.
- Obesidade e alterações na função pulmonar em crianças de 1.º CicloPublication . Rodrigues, Ricardo; Oliveira, Rafael; Ramos, Liliana; Brito, JoãoA prevalência do sobrepeso e obesidade na infância tem crescido ao longo das últimas duas décadas em países desenvolvidos e, em certa medida, noutras partes do mundo (Padez et al., 2004; Rolland-Cachera et al., 2002; Magarey et al., 2001; Martorell et al., 2000; Reilly et al., 1999). Em Portugal a obesidade infantil está a aumentar exponencialmente, afetando cada vez mais crianças e adolescentes. Os dados recentes (Rito et al., 2009) de uma amostra representativa nacional com crianças com idades entre os 7 e os 9 anos indicaram uma prevalência de pré-obesidade de 18,1 % e de obesidade de 13,9%, somando uma prevalência de 32,0% de excesso de peso. Segundo os investigadores Rito e Breda (2010), o excesso de peso foi maior nos rapazes (32,9%) do que nas raparigas (31,0%). Em relação às crianças em idade pré-escolar, 24% apresentam pré-obesidade e 7% são obesas (Rito, 2004). Num estudo realizado por Padez et al. (2005), os resultados apresentados colocam Portugal como o segundo país da Europa com a maior taxa de obesidade na infância, mostrando uma alta prevalência de sobrepeso e obesidade em comparação com outros países europeus. Nas crianças dos 7 aos 9 anos de idade, a prevalência da pré-obesidade e da obesidade, em Portugal, é cerca de 31,56%, sendo que as crianças do sexo feminino apresentam valores superiores às do sexo masculino. No entanto, existem disparidades a nível regional quanto à prevalência da pré-obesidade e da obesidade. É no interior norte e centro do País onde se verifica a maior prevalência de pré-obesidade. Em Setúbal e Alentejo a prevalência de obesidade é maior. Vários mecanismos têm sido sugeridos como possíveis efeitos da obesidade na função pulmonar. As anomalias mais comuns relatadas são a redução do volume de reserva expiratória (VRE) e a capacidade residual funcional (CRF) devido à redução da parede torácica, complacência pulmonar e aumento da resistência respiratória (Zerah et al., 1993).A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 2,3 mil milhões de adultos terão excesso de peso e que mais de 700 milhões serão obesos em 2015 (OMS, 2006). A etiologia da obesidade é multifatorial, sendo a genética e as condições ambientais as principais responsáveis pelo aumento da obesidade. Os fatores ambientais mais importantes para o desenvolvimento da obesidade são a diminuição das atividades físicas e os hábitos alimentares inadequados (Martinez et al., 2002). Um fator determinante para o desenvolvimento da obesidade é o sedentarismo, pois, a obesidade é o resultado de um desequilíbrio do gasto energético, ou seja, maior ingestão com menor gasto, resultando num saldo energético positivo (Abrantes et al., 2002).
- How companies use the information about quality-related costsPublication . Ramos Pires, António; Novas, Jorge; Saraiva, Margarida; Coelho, AidaThis work focuses on the broad topic of quality-related costs (QRC), which has been largely discussed in the literature. Nevertheless, one of the least studied issues relates to the way companies use QRC information. In this research the profile of use of QRC information is analysed considering the model proposed by Simons [(1991). Strategic orientation and top management attention to control systems. Strategic Management Journal, 12(1), 49–62], from which it is possible to distinguish between a diagnostic and an interactive profile of use. The analysis of the data collected through a questionnaire survey to a sample of Portuguese certified companies (PCCs) involved the application of principal component analysis, cluster analysis, one-way analysis of variance and discriminant analysis. The results showed that a substantial part of PCCs use the QRC information according to a diagnostic and interactive profile. Managers of these companies use QRC information to set goals, monitor their implementation and motivate participants (according to a diagnostic profile), but also to foster organisational learning, the emergence of new ideas and strategies (according to an interactive profile). About 30% of companies favour a diagnostic profile. However, about 32% of companies report negative values for both profiles, indicating that these companies undertake initiatives to prepare QRC information but their leaders do not use it in the management process.
- A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébricoPublication . Correia, Filipa; Branco, Neusa Cristina VicenteO presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
- Como os empregados respondem às perceções de responsabilidade social das empresasPublication . Leal, Susana; Rego, Arménio; Coelho, ArnaldoInvestigação recente na área das perceções da responsabilidade social das empresas (RSE) sugere que as mesmas explicam diversas respostas atitudinais e comportamentais dos membros organizacionais. Porém, desconhecem-se trabalhos que apresentem uma análise sistemática dessas respostas. É esse o objetivo desta revisão de literatura (56 trabalhos empíricos, publicados desde 1975). Mostramos que as consequências mais estudadas são o empenhamento organizacional, a satisfação com o trabalho, a atratividade da organização enquanto empregadora, os comportamentos de cidadania organizacional, a confiança organizacional e a identificação organizacional. Também exploramos, concetualmente, o papel de variáveis mediadoras e moderadoras na relação entre as perceções de RSE e as variáveis dependentes. O estudo das consequências das perceções de RSE é importante porque (a) estas influenciam e estimulam (outras) respostas emocionais, atitudinais e comportamentais dos colaboradores, as quais, por sua vez, influenciam o desempenho individual e o coletivo; (b) pode ajudar os gestores a planear as intervenções estratégicas ao nível da RSE, de modo a obter melhores respostas dos colaboradores.
- ESCOLA ATIVA – Implementação de Um Programa de Exercício Físico em Meninos dos 6 aos 10 Anos no Concelho de Torres Vedras. Efeitos no Padrão de Atividade Física, Composição Corporal e Condição Física.Publication . Santos, Carina Joana Nunes dos; Rocha, Rita SantosRESUMO: Título: ESCOLA ATIVA – Implementação de um programa de exercício físico em meninos dos 6 aos 10 anos do concelho de Torres Vedras. Efeitos no padrão de atividade física, composição corporal e condição física. Autores: Carina Nunes dos Santos, Jil Janine Ferreira e Rita Santos Rocha Em Portugal, a prevalência de obesidade é estimada em 13% para o sexo masculino e 15% para o sexo feminino. Cerca de 32% de crianças portuguesas entre os 7 e os 9 anos têm excesso de peso, ou sofrem mesmo de obesidade. Dados recentes confirmam que 1/3 das crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos de idade apresentam excesso de peso, sendo 14,6% obesas. O presente estudo refere-se à implementação de um programa de exercício físico (fitness), que visa complementar os programas escolares existentes nas áreas da atividade física e educação física, na população infantil. O estudo teve como objetivos: implementar o programa no Agrupamento de Escolas de Campelos, concelho de Torres Vedras; analisar os efeitos do programa de exercício físico no padrão da atividade física, na condição física e na composição corporal. A amostra foi constituída por crianças do género masculino, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, alunos do Agrupamento de Escolas de Campelos, concelho de Torres Vedras, que entregaram o consentimento informado devidamente assinado pelos encarregados de educação. Foi caracterizado o padrão de atividade física através do questionário Quantification de l’Activite Physique en Altitude Chez le Enfants (QAPACE). Os parâmetros de condição física foram avaliados através da bateria de testes Fitnessgram (testes de aptidão aeróbia, aptidão muscular, força e resistência e flexibilidade). Os parâmetros de composição corporal, foram avaliados através das medições antropométricas segundo a Internacional Society for the Advancement of Kinanthropometry, através da percentagem de massa gorda, segundo Slaughter e seus colaboradores (1988), e através dos percentis segundo o Centers for Disease and Prevention (2000). Foi utilizada a análise estatística descritiva para apresentar os dados recolhidos. Para caracterizar a amostra recorreu-se às técnicas estatísticas t-Pares e Wilcoxon para comparar os efeitos do programa, após 6 meses de intervenção. Os principais resultados evidenciaram diferenças significativas na condição física das crianças. Os resultados sugerem que o programa contribuirá para melhorar a aptidão física dos meninos nas escolas.
- Competências e Formação dos Técnicos de Exercício Físico: Opinião dos Diretores Técnicos de GinásioPublication . Ramos, Liliana; Franco, Susana; Oliveira, Rafael; Carvalhinho, LuísO objetivo deste estudo foi conhecer a opinião dos Diretores Técnicos de ginásios relativamente às competências e formação dos Técnicos de Exercício Físico. Responderam a uma entrevista 15 Diretores Técnicos de ginásios. Foram identificadas quais as competências valorizadas pelos Diretores Técnicos aquando do recrutamento dos Técnicos de Exercício Físico, realçando-se as características pessoais e a formação. Foi também identificada a importância dos Técnicos de Exercício Físico possuírem licenciatura na área do Desporto, apesar de nem todos os Técnicos de Exercício Físico que trabalhavam nos ginásios desses Diretores Técnicos serem licenciados, tendo as razões para tal sido referidas. Verificou-se que a maioria dos Diretores Técnicos valoriza a formação contínua dos Técnicos de Exercício Físico. Foi ainda verificado que a maioria dos Diretores Técnicos não concorda com a alteração do número de créditos, introduzida pela legislação, para renovação do título de Técnico de Exercício Físico, tendo sido identificadas as razões da concordância e discordância relativamente a este aspeto.
- Análise sequencial de criação de situações de finalização no basquetebolPublication . Talaia, Filipe Alexandre da Costa; Romero, Félix; Curado, JoséO presente relatório de estágio (Rodrigues, 2009), elaborado no âmbito do Mestrado em Desporto da Escola Superior de Desporto de Rio Maior pretende descrever a intervenção do treinador estagiário ao longo da temporada 2014/2015, nas entidades acolhedoras Rio Maior Basket e Club Estudiantes de Madrid. Este expõe as decisões de planeamento, operacionalização e condução, quer do processo de treino, quer de competição enquanto treinador principal da equipa de júniores masculinos (sub-18) no Rio Maior Basket e treinador adjunto na equipa de cadetes masculinos no Club Estudiantes de Madrid (sub-15). Decorrente da intervenção na entidade acolhedora Rio Maior Basket foi realizada a análise sequencial de comportamentos técnico-táticos em jogo, mediante a aplicação de um instrumento de observação ad-hoc. Este seguiu os conceitos básicos da metodologia observacional (Anguera, Villaseñor, López, & Mendo, 2000) e teve em consideração os 8 jogos disputados, referentes à fase regular do campeonato distrital de sub-18 masculinos da Associação de Basquetebol de Santarém, na época 2014/2015. Os resultados evidenciaram a tendência para que as situações de finalização resultem de situações em cinco contra cinco em meio campo ofensivo, tal como sugerido pela revisão de literatura. Adicionalmente, o contra-ataque não surge de forma consistente como método de jogo ofensivo preferencial. Os dados recolhidos evidenciaram também um desequilíbrio no local de lançamento entre zonas próximas (dentro da área restritiva) e afastadas do cesto (além da linha de 3 pontos). Por fim, verificou-se a tendência para a utilização da zona central do campo e lateral direita do meio campo ofensivo tanto para ações de início, mas também bem como no final de situações de finalização.