Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
786.11 KB | Adobe PDF | |||
187.29 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho resulta da implementação e análise de tarefas realizadas por alunos do 2.º ciclo do
ensino básico (CEB), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de
novembro de 2021.
As tarefas foram organizadas em duas propostas de trabalho baseadas na construção de
origamis e devidamente enquadradas pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória
(ME/DGE, 2017) e nas aprendizagens essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias
da Informação e Comunicação do 2.º CEB.
As propostas foram implementadas por estudantes da formação inicial de professores do
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola
Superior de Educação de Santarém, nos respetivos contextos de estágio: Escola Básica 2,3
Alexandre Herculano (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano) e Escola Básica 2,3 D.
João II (Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira), em Santarém. Os alunos do 2.º CEB realizaram diferentes procedimentos de dobragem de papel com o apoio de guiões e dos recursos educativos digitais respetivos de duas propostas de trabalho - construção de um morcego e construção de uma estrela octogonal.
Description
Keywords
origami ciências matemática
Citation
Salsa, B.; Pereira, C.: Silva, C.; Marques, N.; Martinho, R.; Durão, C.; Moreira, C.; André, J.; Linhares, E.; Branco, N.; Santos, R. & Cavadas, B. (2022 11-12).Explorar matemática e ciências através de origami no 2.º ciclo do ensino básico.[Poster presentation]. Inovação do Ensino da Matemática e das Ciências 2022, Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação.