Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comunicação científica e formação de professores: o caso da Exposição Científica sobre Geoengenharia Climática

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A Geoengenharia Climática é um tema científico de ponta que, pela sua natureza controversa, requer um envolvimento dos cidadãos em diálogos mais amplos, orientado por princípios de Investigação e Inovação Responsáveis. Conscientes dos desafios que se colocam pelos avanços da ciência e da tecnologia foi proposto a uma turma do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, na unidade curricular de Ecologia, o planeamento, a conceção e dinamização de uma exposição interativa aberta à comunidade sobre este tema. A exposição pretendeu informar e alertar a comunidade para o tema investigado, propondo soluções para os problemas identificados e, simultaneamente, estimular uma tomada de consciência acerca da necessidade de cooperação entre investigação científica e sociedade. Esta iniciativa foi orientada pelo modelo de ensino dos 5E: Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate ao qual foram acrescentados dois E - Exchange e Empower, no âmbito do projeto europeu IRRESISTIBLE. Através desta abordagem, os alunos foram ativamente envolvidos no tema e estimulados a pesquisarem informação de forma autónoma. As duas etapas acrescentadas ao modelo dos 5E (Exchange e Empowerment) implicaram o desenvolvimento da exposição científica interativa objeto de análise neste póster, sendo assumida como uma estratégia de ativismo em contexto escolar. A turma responsável por planear e construir a exposição era constituída por 19 estudantes e foi organizada em grupos de trabalho constituídos entre 3 a 6 elementos. Cada grupo ficou responsável por uma “área” da exposição e pela conceção do seu objeto para a exposição, tendo como condição sine qua non estabelecer uma relação entre Geoengenharia Climática e as dimensões da Investigação e Inovação Responsáveis, bem como os objetos de cada grupo serem diferentes e serem capazes de envolver os visitantes, estimulando-os a interagir com os objetos construídos. Os objetos construídos foram decididos ao nível da turma e contaram com a realização de um vídeo, cartazes, jogos com Banda Desenhadas e com pistas, trabalhos experimentais/laboratoriais, debate, bem como questionário avaliação da exposição (escrito e online – Kahoot). A exposição final realizada pelos estudantes deu oportunidade, aos estudantes envolvidos na atividade, de desempenhar um papel ativo em Sociedade – uma cidadania ativa – compartilhando com outras pessoas (neste caso, essencialmente estudantes do ensino básico e secundário) o conhecimento que construíram.

Description

Keywords

comunicação científica formação professores exposição científica geoengenharia climática

Citation

Linhares, E., & Reis, P. (2017). Comunicação Científica e Formação de Professores: o caso da Exposição Científica sobre Geoengenharia Climática. Comunicação apresentada no 5.º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPt2017, realizado nos dias 12 e 13 de outubro de 2017 no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal

CC License