Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.04 MB | Adobe PDF | |||
869.53 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Geoengenharia Climática é um tema científico de ponta que, pela sua natureza controversa, requer
um envolvimento dos cidadãos em diálogos mais amplos, orientado por princípios de Investigação e
Inovação Responsáveis. Conscientes dos desafios que se colocam pelos avanços da ciência e da tecnologia
foi proposto a uma turma do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, na unidade curricular de
Ecologia, o planeamento, a conceção e dinamização de uma exposição interativa aberta à comunidade
sobre este tema. A exposição pretendeu informar e alertar a comunidade para o tema investigado,
propondo soluções para os problemas identificados e, simultaneamente, estimular uma tomada de
consciência acerca da necessidade de cooperação entre investigação científica e sociedade. Esta iniciativa
foi orientada pelo modelo de ensino dos 5E: Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate ao qual
foram acrescentados dois E - Exchange e Empower, no âmbito do projeto europeu IRRESISTIBLE.
Através desta abordagem, os alunos foram ativamente envolvidos no tema e estimulados a pesquisarem
informação de forma autónoma. As duas etapas acrescentadas ao modelo dos 5E (Exchange e
Empowerment) implicaram o desenvolvimento da exposição científica interativa objeto de análise neste
póster, sendo assumida como uma estratégia de ativismo em contexto escolar. A turma responsável por
planear e construir a exposição era constituída por 19 estudantes e foi organizada em grupos de trabalho
constituídos entre 3 a 6 elementos. Cada grupo ficou responsável por uma “área” da exposição e pela
conceção do seu objeto para a exposição, tendo como condição sine qua non estabelecer uma relação
entre Geoengenharia Climática e as dimensões da Investigação e Inovação Responsáveis, bem como os
objetos de cada grupo serem diferentes e serem capazes de envolver os visitantes, estimulando-os a
interagir com os objetos construídos. Os objetos construídos foram decididos ao nível da turma e
contaram com a realização de um vídeo, cartazes, jogos com Banda Desenhadas e com pistas, trabalhos
experimentais/laboratoriais, debate, bem como questionário avaliação da exposição (escrito e online –
Kahoot). A exposição final realizada pelos estudantes deu oportunidade, aos estudantes envolvidos na
atividade, de desempenhar um papel ativo em Sociedade – uma cidadania ativa – compartilhando com
outras pessoas (neste caso, essencialmente estudantes do ensino básico e secundário) o conhecimento que
construíram.
Description
Keywords
comunicação científica formação professores exposição científica geoengenharia climática
Citation
Linhares, E., & Reis, P. (2017). Comunicação Científica e Formação de Professores: o caso da Exposição Científica sobre Geoengenharia Climática. Comunicação apresentada no 5.º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPt2017, realizado nos dias 12 e 13 de outubro de 2017 no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra.
Publisher
Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal