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- Evasão escolar: análise das causas da evasão escolar no curso Técnico em Administração do PROEJA no Campus Gama do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Araujo, L.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandreo presente estudo tem como objetivo analisar a problemática da evasão escolar no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no um Campus Gama do Instituto Federal de Brasília. Considera-se como evasão escolar a desistência/abandono do aluno durante o curso, cuja duração é de dois anos e meio. A evasão escolar faz parte de uma realidade da história da educação brasileira, principalmente, no que se refere ao Programa Nacional de Integração Profissional com a educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
- O clima organizacional e as doenças ocupacionais dos servidores públicosPublication . Fonseca, K.; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreNo cenário atual, as organizações, sejam públicas ou privadas, enfrentam um ambiente globalizado mais exigente e competitivo, no qual são desafiadas a adequarem-se rapidamente às novas tecnologias e demandas da sociedade, de modo a prestar serviços de qualidade que atendam às necessidades dos seus usuários.
- Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativasPublication . Cardona (coord.), Maria João; Linhares (coord.), ElisabeteEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que divulgam alguns dos trabalhos finais realizados pelos/as formandos e formandas no âmbito do Mestrado, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Os textos reunidos nesta publicação refletem uma perspetiva integradora que resulta da parceria criada com o Instituto Federal de Brasília refletindo questões emergentes com as quais os profissionais da educação lidam diariamente. Estas pesquisas podem, assim, constituir-se como uma referência para as instituições educacionais, conforme enuncia o Professor Wilson Conciani no prefácio deste livro. Este é já o segundo livro de uma coleção que a ESE I IPSantarém irá continuar a publicar sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
- The Soft Skills Inventory: developmental procedures and psychometric analysisPublication . Jardim, Jacinto; Pereira, Anabela; Vagos, Paula; Direito, Inês; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreWhen attending and participating in Higher Education, students face a multitude of personal, social, and work-related challenges, which may increase the risk of developing psychopathological symptomatology. To date, there is no instrument that grasps the non-technical skills that may help prepare students to respond to these challenges. This paper presents the development and psychometric properties of the Soft Skills Inventory (SSI). The inventory was developed based on theoretical and empirical findings on the skills associated with academic and professional success, and on students’ perception. The SSI was tested with 2030 Portuguese students (of which 77.1% were female) using a two-stage approach: item calibration and model generation (n = 1033), followed by model validation (n = 997). Item calibration analyses led to retaining 49 items that were organized into six-factors: self-determination, resilience, empathy, assertiveness, social support, and teamwork. This measurement model was further validated and proved to be an invariant, and thus credible, tool to compare male and female students on those relevant skills. All measures attained good internal consistency, with alphas ranging from .76 to .88. Female students scored significantly higher than males on self-determination, empathy, social support and teamwork. On the other hand, male students scored significantly higher on resilience. No significant differences were found between men and women for assertiveness. Psychometric analysis showed that the SSI is a reliable and valid instrument to evaluate students intra and interpersonal skills. The SSI may help identify gaps in soft skills and guide targeted interventions to support a more positive student experience in Higher Education.
- Ações para a inclusão de pessoas idosas no Instituto Federal de Brasília: políticas públicas para a qualidade de vidaPublication . Valdineia, C.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Costa, C.No mundo atual, as constantes mudanças exigem uma sociedade, cada dia mais conectada, globalizada e envolvida em um contexto que demanda por atualizações, novos conhecimentos e capacidades, independente da faixa etária dos indivíduos. Desta forma, é preciso o desenvolvimento de ações educacionais conscientes e que aconteçam de maneira permanente, possibilitando a evolução do homem durante toda a sua vida, considerando o seu espaço histórico, cultural, político e social, que permita sua a evolução junto com a sociedade. Os instrumentos legais no Brasil asseguram a educação como direito fundamental para todos, tendo como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, a sua preparação para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho, conforme previsto no Art. 205 da Constituição Federal (Brasil, 1988). Considerando a população idosa como parte desse todo com direito à educação, reforçado em outros documentos legais como o Estatuto do Idoso (Brasil, 2003), percebe-se que ainda não existe nenhuma política que trate especificamente da educação para a terceira idade.
- Care4Value:medição de valor em saúde em Unidades de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dos; Maximiano, Marisa da Silva; Ferreira, Pedro Henrique Gaspar Cordeiro; Querido, Ana Isabel Fernandes; Sargento, Ana Lúcia Marto; Carvalho, Henrique Amado; Leal, Susana; Bernardes De Oliveira, Sandra MargaridaObjetivo: Desenvolver uma plataforma digital para a otimização do processo de coleta de dados de escalas clínicas e monitoramento desses dados com vista à medição do valor em saúde. Métodos: Por meio de uma metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da plataforma incluiu abordagens qualitativas e quantitativas, em três fases: grupos focais com uma equipe multidisciplinar de investigadores e profi ssionais de saúde da UCCI do estudo-piloto; análise dos dados clínicos em formato de pré-teste de uma amostra de 21 usuários da UCCI para categorizar diferentes graus de complexidade; e, análise de informação fi nanceira, aos custos operacionais da UCCI, relativa ao momento de permanência dos mesmos 21 usuários. O desenvolvimento iterativo e incremental da plataforma permitiu coletar feedback dos usuários como forma de melhoria. Resultados: A plataforma inclui 3 módulos: aplicativo móvel; dashboard; e módulo de importação. A plataforma centraliza os dados coletados e disponibiliza-os por meio de um dashboard. Os dados são coletados por aplicativo móvel e/ou por um módulo de importação que consome dados de sistemas clínicos existentes. Conclusão: O aplicativo móvel está apto a ser utilizado por profi ssionais de saúde e cuidadores, e o dashboard apresenta informações de acompanhamento clínico dos usuários e monitoramento dos seus ganhos em saúde.
- Mediterranean diet adherence and subjective well-being in a sample of portuguese adultsPublication . Andrade, Vanda; Jorge, Rui; García-Conesa, María-Teresa; Philippou, Elena; Massaro, Marika; Chervenkov, Mihail; Ivanova, Teodora; Maksimova, Viktorija; Smilkov, Katarina; Ackova, Darinka Gjorgieva; Miloseva, Lence; Ruskovska, Tatjana; Deligiannidou, Georgia Eirini; Kontogiorgis, Christos A.; Pinto, PaulaThe Mediterranean diet (MD) and other lifestyle characteristics have been associated with well-being, a broad multiparameter concept that includes individual’s subjective assessment of their own well-being (SWB). Some studies have suggested that diet influences SWB, thus, this work aimed to add novel information on the association of MD and SWB in a sample of Portuguese adults. Data on sociodemographic, economic, lifestyle, diet, and SWB were collected through a self-filled online questionnaire. MD adherence was assessed by the Mediterranean Diet Adherence Screener (MEDAS) score. Results showed a moderate adherence to the MD in 490 Portuguese adults (mean MEDAS of 7.4 ± 2.1). A higher MD adherence was found to be significantly positively associated with women, employed individuals, a higher number of meals per day, and those with frequent contact with nature (p-value < 0.0025, using Bonferroni adjustment). As a novelty, this study divided the participants into low SWB, medium SWB, and medium to high SWB profiles (3.9 ± 1.0; 6.2 ± 1.0; 8.2 ± 1.3, respectively; p-value < 0.05), which reported significantly increasing MEDAS scores (6.5 ± 2.1; 7.3 ± 2.1; 7.8 ± 1.9; respectively, p-value < 0.05)
- Da prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básicoPublication . Cardona, Maria João; Linhares, ElisabeteEsta publicação é a primeira de uma coleção sobre Formação & Educação nas primeiras idades que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a organizar no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência com a finalidade de divulgar trabalhos de pesquisa de docentes e formandos/as. Enquadrada pelo processo de Bolonha, a componente investigativa dos planos de estudo destes mestrados tem permitido uma maior articulação entre os processos formativos e investigativos, capacitando o/as futuro/as profissionais a refletir de forma mais sistematizada procurando produzir conhecimento nas suas áreas de atuação, com o objetivo de resolver problemas, melhorar e compreender os contextos em que desenvolvem a sua intervenção. Os trabalhos apresentados refletem, deste modo, processos investigativos realizados em contextos de intervenção decorrentes da prática de ensino supervisionada, e constituem-se, como refere a Professora Lurdes Serrazina no prefácio, como relevantes no processo de desenvolvimento profissional deste/as futuro/as profissionais podendo ainda trazer importantes contributos na definição de trabalhos futuros. Nesta primeira publicação são apresentados alguns trabalhos de pesquisa realizados por formandas e devidamente enquadrados pelos/as docentes orientadores.
- O clima organizacional favorável como variável necessária à gestão democrática e participativaPublication . Tavares, A.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Reis, M.Este capítulo, resultante de uma dissertação, traz considerações acerca da importância do clima organizacional favorável com vistas ao processo de gestão democrática e participativa. A pesquisa orientou-se pela abordagem em caráter qualitativo e quantitativo, caracterizando assim, um estudo de caso misto. Nos resultados foram detetados pontos com oportunidades de melhoria, que podem auxiliar na implementação de avanços no processo de gestão democrática e participativa, reforçando a importância do ambiente organizacional como um dos seus principais contributos. Nesse sentido, as conclusões apontam para a relevância dos estudos organizacionais, com ênfase no clima, como modalidade sujeita às mudanças além da própria cultura.
- Ensaios sobre Memória - Volume 1Publication . Oliveira, Maria; Curcino, Alan; Costa, Luciana; Magalhães, Fernando
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