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- O clima organizacional e as doenças ocupacionais dos servidores públicosPublication . Fonseca, K.; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreNo cenário atual, as organizações, sejam públicas ou privadas, enfrentam um ambiente globalizado mais exigente e competitivo, no qual são desafiadas a adequarem-se rapidamente às novas tecnologias e demandas da sociedade, de modo a prestar serviços de qualidade que atendam às necessidades dos seus usuários.
- O clima organizacional favorável como variável necessária à gestão democrática e participativaPublication . Tavares, A.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Reis, M.Este capítulo, resultante de uma dissertação, traz considerações acerca da importância do clima organizacional favorável com vistas ao processo de gestão democrática e participativa. A pesquisa orientou-se pela abordagem em caráter qualitativo e quantitativo, caracterizando assim, um estudo de caso misto. Nos resultados foram detetados pontos com oportunidades de melhoria, que podem auxiliar na implementação de avanços no processo de gestão democrática e participativa, reforçando a importância do ambiente organizacional como um dos seus principais contributos. Nesse sentido, as conclusões apontam para a relevância dos estudos organizacionais, com ênfase no clima, como modalidade sujeita às mudanças além da própria cultura.
- Ensaios sobre Memória - Volume 1Publication . Oliveira, Maria; Curcino, Alan; Costa, Luciana; Magalhães, Fernando
- Webinar Empregabilidade de Investigadores: impacto do projeto Transpeer e perspetivas futurasPublication . Pinto, Paula; Trindade, Margarida; Petronilho, AnaEvento organizado no âmbito do projetoTRANSPEER: A transnational skills programme to enhance the employability of researchers. O evento começou com a apresentação do consórcio, objetivos do projeto, delineamento dos quatro workshops e resultados dos questionários de satisfação e de competências, preenchidos pelos 36 participantes. Seguiu-se a apresentação do MOOC Sk4e (Skills for employability), desenvolvido com base nos conteúdos dos diferentes workshops do projeto. De seguida, foram apresentados alguns testemunhos dos participantes portugueses, com foco nos benefícios a nível pessoal e profissional, obtidos com a participação nos workshops. O evento finalizou com uma pequena apresentação sobre a empregabilidade de doutorados em Portugal, seguido de um debate sobre a importância e promoção da integração de cursos ou módulos de competências transferíveis ao longo dos diferentes ciclos de educação superior (licenciatura, mestrado e doutoramento).
- MOOC SK4e - Skills for employabilityPublication . Pinto, Paula; Potes Barbas, Maria; Matos, PedroThis Massive Online Open Course aims to facilitate the development of intrapersonal and interpersonal skills important to meet the needs of today’s professional environment and maintain work-life balance. The course is structured in three modules: Module 1 - Soft skills in professional environment; Module 2 - Self-leadership; Module 3 - Communicate efficiently. Completion of all activities is achieved in seven weeks, after which, the participant earns a certificate. The design of the course was based on project TRANSPEER: A transnational skills programme to enhance the employability of researchers (site: https://transpeerdevelopment.org/)
- Care4Value:medição de valor em saúde em Unidades de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dos; Maximiano, Marisa da Silva; Ferreira, Pedro Henrique Gaspar Cordeiro; Querido, Ana Isabel Fernandes; Sargento, Ana Lúcia Marto; Carvalho, Henrique Amado; Leal, Susana; Bernardes De Oliveira, Sandra MargaridaObjetivo: Desenvolver uma plataforma digital para a otimização do processo de coleta de dados de escalas clínicas e monitoramento desses dados com vista à medição do valor em saúde. Métodos: Por meio de uma metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da plataforma incluiu abordagens qualitativas e quantitativas, em três fases: grupos focais com uma equipe multidisciplinar de investigadores e profi ssionais de saúde da UCCI do estudo-piloto; análise dos dados clínicos em formato de pré-teste de uma amostra de 21 usuários da UCCI para categorizar diferentes graus de complexidade; e, análise de informação fi nanceira, aos custos operacionais da UCCI, relativa ao momento de permanência dos mesmos 21 usuários. O desenvolvimento iterativo e incremental da plataforma permitiu coletar feedback dos usuários como forma de melhoria. Resultados: A plataforma inclui 3 módulos: aplicativo móvel; dashboard; e módulo de importação. A plataforma centraliza os dados coletados e disponibiliza-os por meio de um dashboard. Os dados são coletados por aplicativo móvel e/ou por um módulo de importação que consome dados de sistemas clínicos existentes. Conclusão: O aplicativo móvel está apto a ser utilizado por profi ssionais de saúde e cuidadores, e o dashboard apresenta informações de acompanhamento clínico dos usuários e monitoramento dos seus ganhos em saúde.
- Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativasPublication . Cardona (coord.), Maria João; Linhares (coord.), ElisabeteEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que divulgam alguns dos trabalhos finais realizados pelos/as formandos e formandas no âmbito do Mestrado, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Os textos reunidos nesta publicação refletem uma perspetiva integradora que resulta da parceria criada com o Instituto Federal de Brasília refletindo questões emergentes com as quais os profissionais da educação lidam diariamente. Estas pesquisas podem, assim, constituir-se como uma referência para as instituições educacionais, conforme enuncia o Professor Wilson Conciani no prefácio deste livro. Este é já o segundo livro de uma coleção que a ESE I IPSantarém irá continuar a publicar sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
- Project MediWeB, Assessment of the impact of Mediterranean diet and other lifestyle factors on well-being - Report 2019 and 2020Publication . Pinto, PaulaDuring the first two years of the MeDiWeB research consortium, the following tasks were completed: 1) Design of the validation protocol and the online MeDiWeB questionnaire, and submission to the Ethic Commission of each participating institution. 2) After approval by the Ethic Commission, each institution performed the validation of the Mediterranean diet assessment instrument (MEDAS): recruitment of voluntaries; collection of three-day food diaries and two food frequency questionnaires; standardization of data according to an excel template. 3) Dissemination of the on-line MeDiWeB questionnaire; data collection and standardization according to an excel template. 4) Analysis of data from validation and publication of one paper. 5) Partial analysis of data from MeDiWeB Questionnaire and publication of one paper.
- O papel da comunicação interna na melhoria dos processos de gestão e relações interpessoais:estudo aplicado às instituições de ensino da Rede Federal do BrasilPublication . Silva, Nilza; Leal, SusanaAtualmente, é possível encontrar uma vasta bibliografia que discorre sobre comunicação interna em empresas mercadológicas. No entanto, ainda há poucos estudos envolvendo a comunicação interna nas empresas públicas, sendo mais raras as de ensino. Desta forma, este artigo visa entender os conceitos das teorias de comunicação interna e de que forma estes se relacionam e beneficiam as instituições públicas. Para isso, o centro deste trabalho tenciona verificar como se processa a comunicação interna em uma instituição pública de ensino, mantida pelo governo federal brasileiro, com orçamento da União e de ensino tecnológico. Deste modo, o referencial teórico foi baseado em autores da área de Comunicação e a pesquisa aplicada foi a qualiquantitativa. O propósito da pesquisa é conhecer o fluxo de comunicação do instituto, os meios utilizados e os mais eficazes. Com o resultado, foi possível elaborar um plano de intervenção que consisti num roteiro de um Plano de Comunicação Interna que pode ser usado por qualquer instituição de ensino pública.
- The Soft Skills Inventory: developmental procedures and psychometric analysisPublication . Jardim, Jacinto; Pereira, Anabela; Vagos, Paula; Direito, Inês; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreWhen attending and participating in Higher Education, students face a multitude of personal, social, and work-related challenges, which may increase the risk of developing psychopathological symptomatology. To date, there is no instrument that grasps the non-technical skills that may help prepare students to respond to these challenges. This paper presents the development and psychometric properties of the Soft Skills Inventory (SSI). The inventory was developed based on theoretical and empirical findings on the skills associated with academic and professional success, and on students’ perception. The SSI was tested with 2030 Portuguese students (of which 77.1% were female) using a two-stage approach: item calibration and model generation (n = 1033), followed by model validation (n = 997). Item calibration analyses led to retaining 49 items that were organized into six-factors: self-determination, resilience, empathy, assertiveness, social support, and teamwork. This measurement model was further validated and proved to be an invariant, and thus credible, tool to compare male and female students on those relevant skills. All measures attained good internal consistency, with alphas ranging from .76 to .88. Female students scored significantly higher than males on self-determination, empathy, social support and teamwork. On the other hand, male students scored significantly higher on resilience. No significant differences were found between men and women for assertiveness. Psychometric analysis showed that the SSI is a reliable and valid instrument to evaluate students intra and interpersonal skills. The SSI may help identify gaps in soft skills and guide targeted interventions to support a more positive student experience in Higher Education.
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