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Teses de Doutoramento_ESDRM

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  • Análise do Feedback Pedagógico em Instrutores Estagiários e Experientes na Atividade de Localizada - Comportamento observado, auto-perceção dos instrutores e preferências dos praticantes
    Publication . Simões, Vera
    A presente investigação centra-se no estudo do comportamento de feedback de instrutores de localizada, com diferentes níveis de experiência profissional, sob diferentes perspetivas: comportamento observado dos instrutores, auto-perceção dos instrutores e preferências dos praticantes. Para o efeito, inicialmente foi realizada uma introdução geral sobre a problemática subjacente a esta investigação e definidos os objetivos do trabalho. Seguidamente foram efetuados 5 estudos, designadamente: estudo 1 – desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo (SOFIF – AG); estudo 2 – desenvolvimento e validação do questionário de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo (QUEFIF-AG), versões auto-perceção do instrutor e preferências dos praticantes; estudo 3 – o feedback dos instrutores de localizada com diferentes níveis de experiência profissional, caracterização e comparação entre grupos; estudo 4 – o feedback dos instrutores de localizada com diferentes níveis de experiência profissional, relação entre comportamento observado e auto-perceção; estudo 5 – o feedback dos instrutores de localizada com diferentes níveis de experiência profissional e preferências dos praticantes, relação entre comportamento observado e preferências. Os resultados obtidos nos diferentes estudos indicaram a validade e fiabilidade dos instrumentos SOFIF-AG e QUEFIF-AG. Foram identificadas, em algumas categorias de feedback, diferenças significativas entre os instrutores estagiários e experientes. Verificou-se a existência de algumas relações significativas entre o comportamento de feedback observado e auto-perceção dos instrutores, em cada um dos grupos, bem como a existência de algumas relações entre o comportamento observado, em ambos os grupos de instrutores, e as preferências dos praticantes. Com o desenvolvimento deste trabalho, espera-se dar um contributo no conhecimento sobre o comportamento de feedback no contexto do fitness, convidando à reflexão desta temática.
  • Incorporação perceptiva e motora de um instrumento preênsil em crianças e adultos
    Publication . Catela, David
    Fomos verificar se crianças (5-6 anos) e adultos incorporavam pinças escaladas e acopladas aos dedos polegar e indicador. Nos estudos preliminares detectaram visualmente a funcionalidade das pinças e determinaram não visualmente o seu comprimento. Através de uma distância ao objecto-alvo escalada conseguimos reduzir a influência de constrangimentos intrínsecos. No estudo principal, impusemos pouco espaço para agarrar uma esfera, em cinco condições experimentais: (i) no espaço pessoal, com os dedos; (ii) no espaço peripessoal, com os dedos e com a esfera flanqueada ou não; e, (iii) no espaço peripessoal, com pinças e com a esfera flanqueada ou não. Crianças e adultos incorporaram o comprimento do instrumento, alcançando o espaço peripessoal como se pessoal fosse. Os adultos conseguiram parcialmente uma incorporação temporal e espacial do uso efectivo do instrumento, com uma duração do tempo para o contacto e uma gestão bidimensional do afastamento das pinças similar à preensão natural. O uso inicial do instrumento quebrou as estruturas coordenativas da preensão natural, com gestão alternada das componentes de transporte e de agarrar e maior mobilização do tronco.-
  • Os Técnicos e as Actividades de Desporto de Natureza - Análise da formação, funções e Competências Profissionais
    Publication . Carvalhinho, Luís
    O desporto, sendo um reflexo da sociedade, acompanha as mudanças que nela se verificam sofrendo, consequentemente, um processo semelhante, dando-lhe especial visibilidade. Conceitos como a autoridade, o conflito, a repressão e o esforço, já se encontram em percurso descendente dando lugar a valores diferenciados como sejam o prazer, a realização pessoal e a liberdade de escolhas. Dessa forma, o desporto “rendimento/competição” passa a ter dificuldade em responder satisfatoriamente às novas necessidades, aos novos imperativos e urge cada vez mais a criação, o aparecimento de novas actividades e uma nova maneira de estar na vida. No presente, o mundo do desporto é caracterizado por um processo de diferenciação crescente, o que não está alheio a nova cultura do lazer, onde a valorização do indivíduo em si constitui um aspecto central. As novas práticas desportivas têm sido difundidas com um carácter pessoal, desinteressado e hedonístico. Neste sentido, a prática desportiva não se resume à busca de um objectivo exterior ao indivíduo, bem pelo contrário, tende a dar muita importância aos objectivos inerentes ao próprio indivíduo como o prazer, a satisfação, o bem-estar e a saúde. O contacto com a natureza surge então, como necessidade de compensação de um sistema de vida sedentário e centrado na vida urbana. Confirmando esta nova tendência podemos observar actualmente, uma crescente procura de novos desafios, exaltação e aventura, que podem constar nas actividades físicas e desportivas realizadas em meio natural, designadas também por desporto de natureza.
  • Narrativa, Mudança e Processo Terapêutico - Contributos para a Clínica e para a Investigação Sistémicas
    Publication . Sequeira, Joana
    As terapias sistémicas contemporâneas adotaram a metáfora das histórias e das narrativas na explicação e compreensão dos sujeitos e dos sistemas com quem intervêm e, consequentemente, na conceptualização da terapia e das estratégias terapêuticas que preconizam. Este enfoque pontuou a exigência de pensar, estudar e descrever a narrativa através dos pressupostos pós- modernos, em particular das terapias narrativas, exigindo, naturalmente, o desenvolvimento de estudos sobre como ocorre a mudança narrativa nas terapias sistémicas (terapia familiar e terapia de casal). O objetivo deste trabalho é descrever e explicar a mudança narrativa nas terapias sistémicas de enfoque narrativo. A investigação aqui descrita inclui: a) a apresentação de um sistema de avaliação da narrativa (Sistema de Avaliação da Mudança Narrativa - SAMN) desenvolvido para estudar as histórias e narrativas que ocorrem, nomeadamente em sessões de terapia familiar e de casal sistémicas (capítulo I); b) os estudos de avaliação da sua validade e fidelidade (capítulo II); c) um estudo geral de enfoque quantitativo sobre as dimensões e preditores da mudança narrativa em terapias familiares e de casal (capítulo III); d) uma proposta de modelo compreensivo da mudança - níveis lógicos da mudança narrativ a – nas terapias sistémicas; e f ) um estudo de enfoque qualitativo, centrado na anál ise dos fatores da (não)mudança narrativa em três casos de terapias familiares consideradas de insucesso. Os resultados permitem concluir que o SAMN descreve e caracteriza as histórias e narrativas que os clientes e terapeutas veiculam na terapia em dois aspetos cruciais: na dimensão forma/estrutura e no conteúdo das histórias. O SANM pontua as micro e macro mudanças que ocorrem ao longo das sessões e permite identificar pontos de viragem específicos nas histórias conversadas na terapia, em cada família ou casal e em cada sessão. O sistema foi aplicado em vários contextos, com participantes e juízes distintos, e apresenta valores de fidelidade nas cotações considerados genericamente bons, o que valida a sua utilização e reforça a validade dos dados recolhidos sobre as narrativas em foco. Os resultados desta investigação corroboram o pressuposto fundamental no qual assentam as terapias narrativas: as experiências e significados sobre a vida e sobre os problemas que trazem as pessoas às terapias mudam através das mudanças que ocorrem nas suas narrativas (identitárias, ou de 1ª ordem) (Carr, 1997). À medida que as narrativas se alteram o que pensamos e fazemos muda também. Este pressuposto verifica- se nas famílias e casais estudados e também no investigador. Os resultados permitem concluir que processo pelo qual as pessoas mudam acontece pela elaboração de histórias conjuntas (narrativas terapêuticas de 2ª ordem) cuja função é gerar um espaço de reflexão, questionamento, desconstrução e elaboração de outras hi stórias para os eventos considerados problema. A construção de narrativas terapêuticas de 2ª ordem parece ser um requisito relevante na ocorrência da mudança. Conclui- se também que, na terapia, podem ocorrer perturbações nas histórias e nas narrativas mesmo que estas não gerem as mudanças desejadas. Para que a mudança seja efetiva é necessário que ocorra não só uma perturbação e um questionamento das histórias problema mas que se amplifique tal perturbação/mudança na família/casal e nos sistemas socais relevantes. A mudança deve ainda ocorrer em várias dimensões das histórias: no conteúdo, no significado e na estrutura. Verificou- se que a introdução de versões subdominantes, de singularidades e momentos de reflexividade narrativa nos casos bem sucedidos, por oposição ao observado nos insucessos, permitem a emergência de novas histórias e significados e a introdução de novos focos ou temas nas sessões, descentrados do sintoma. Na estrutura da narrativa, nos casos bem sucedidos, ocorre um desbloqueio dos elementos/pressupostos reguladores das histórias – níveis superiores de organização narrativa –, em particular, no tempo e na causalidade. Observou- se a introdução do tempo futuro e da causalidade circular apenas nas narrativas das sessões dos casos bem sucedi dos, contrastando com a sua total ausência nos insucessos. Das várias implicações apontadas para a prática clínica sublinha- se a importância: a) da avaliação do funcionamento narrativo dos sistemas sobre as histórias problema e os pontos de bloqueio e enquadramento familiar, social, cultural e político em que estas histórias se desenvolveram e subsistem; b) da introdução de perturbação nos níveis superiores da narrativa (tempo, espaço e causalidade) e a inclusão de temas não problema na sessão desde as fases iniciais do processo terapêutico. Esta investigação permitiu apresentar o SAMN, apontar as suas potencialidades e limitações no estudo da mudança, pontuar novas descobertas sobre a compreensão e a promoção da mudança narrativa nas terapias sistémicas e, finalmente, delinear possibilidades de investigação futuras que reforcem as descobertas aqui apresentadas sobre a mudança no processo terapêutico.ABSTRACT Contemporary systemic therapies have adopted the metaphor of stories and narratives to explain and understand subjects and systems, to conceptualize therapy and intervention strategies. This focus pointed out the need to think, study and describe narratives through the links between postmodern assumptions, specifically narrative therapies, and systemic epistemology. It also demanded the development of studies about how narrative changes occur in systemic therapies (family therapy and couple therapy). The aim of this work is to describe and explain the occurrence of narrative changes in systemic therapy (based on narrative approaches). The research here described includes: a) the presentation of a narrative assessment system (Assessment System of Narrative Change - ASNC) developed to evaluate histories and narratives, namely, from sessions of family and couples systemic therapy (Chapter I); b) ASNC application and development studies to assess its validity and reliability (Chapter II); c) a general quantitative study about the dimensions and predictors of narrative change in family and couples therapy (Chapter III); d) a proposal of an comprehensive model about narrative change - logic levels of narrative change - for systemic therapies; and f) a qualitative study about three family therapy failures, focused on the analysis of the dimensions and factors responsible for narrative (non)change. Results indicate that the ASNC describes and characterizes the stories and narratives produced by clients and therapists, in therapy, in two crucial aspects: shape/structure and content of the stories. ASNC punctuates the micro and macro changes that occur during the sessions and identifies turning points in the specific stories talked in therapy, in each family or couple and in each session. ASNC was applied in several contexts, with different participants and judges. Reliability scores were, generally, considered to be good which validates ASNC applications and supports the validity of the data collected about narratives. Results of this investigation corroborate the fundamental assumption of therapies that are narrative based: the experiences and meanings about life in general and about problems that bring people to therapy change through the changes that occur in their narratives (identity, or 1st order) (Carr, 1997). As narratives change,what we think and do changes as well. This assumption applies to the studied families, couples and also to the investigator. The results indicate that the process by which people change happens through elaboration of conjoint stories (2nd order therapeutic narratives) whose function is to generate a space for reflection, questioning, deconstruction and development of alternative stories about problems. The construction of 2nd order therapeutic narratives seems to be a relevant requirement in the event of change. It was also concluded that in every therapy can occur perturbations in stories and narratives, even if they do not generate the desired changes. For the change to be effective it must not only occur a perturbation and questioning of “problem stories”, but perturbations must also be amplified by the family/couple and social relevant systems. The change should also occur in several dimensions of the stories: content, meaning and structure. The introduction, in successful cases, as opposed to failures, of subdominant versions of stories, singularities and narrative reflexivity moments allowed the emergence of new stories and meanings and also allowed the introduction of new themes in the sessions, away from symptoms. In the narrative structure, in successful cases, the assumptions/elements that regulate stories, in the higher levels of narrative organization - time and causality -, were unlocked. Inclusion of future time and circular causality were observed in the narratives from successful cases. Important implications for clinical practice were underlined: a) the requirement of a careful evaluation of the narrative functioning of systems about problem stories, locking points and about family, social, cultural and political frameworks and environments in which these stories were developed and exist; b) therapy must introduce perturbation in the upper levels of the narrative (time, space and causality) and include positive themes in therapy sessions, since early stages of the therapeutic process. This investigation allowed us to present the SAMN, to point out its strengths and limitations in the study of change, punctuate new findings about change comprehension and promotion in narrative systemic therapy and, finally, to outline possibilities for future research, that enhance the here presented findings about the change in the therapeutic process.
  • Physical Activity in adults and elderly adults measured by accelerometry - The influences of age group, gender, time of year, and weather
    Publication . Bento, Teresa
    Physical activity in adults and elderly adults measured by accelerometry: the influences of age group, gender, time of year, and weather. Abstract The main purpose of this thesis was to study objectively measured physical activity (PA) in an adult Portuguese population. Specifically, we aimed to a) address methodological concerns related to the assessment of PA by means of accelerometry; b) provide descriptive data on PA, including the analysis of gender/age differences with regard to PA and investigation of the fulfilment of PA recommendations; c) examine if there are changes in PA when assessed at different times of the year; and d) explore the effects of weather on PA. Data indicate that intervention strategies should focus on ensuring the maintenance of a consistent PA level throughout the year by encouraging the accomplishment of daily goals based on the number of steps taken per day, which should be adjusted according to the gender/age characteristics of the targeted population. Intervention strategies should also emphasise the importance of compliance with PA recommendations to the general population, but especially to the elderly. Moreover, surveillance data based on accurate criteria should be considered to measure the achievement of the intervention objectives. The results of this study contribute to the knowledge of the PA of the Portuguese population and will facilitate the improvement of PA promotion strategies and intervention programmes. This study also provides recommendations that could help to potentiate interventions that are aimed at increasing daily PA levels and inverting sedentary behaviours throughout the year and across age groups. Key words: accelerometry, elderly, physical activity, recommendations, steps, surveillance, weather Actividade física em adultos e idosos avaliados por acelerometria – influência do grupo etário, género, período do ano e do clima Abstract O principal objectivo desta tese foi estudar a actividade física (AF) de adultos e idosos portugueses quando avaliada por acelerometria. Mais especificamente pretendemos a) estudar questões metodológicas relacionadas com a avaliação da AF através de acelerometria; b) fornecer dados descritivos da AF avaliada objectivamente, incluindo as análise das diferenças entre géneros e níveis etários, e do cumprimento das recomendações da AF; c) examinar as alterações na AF, quando avaliada em várias alturas do ano; e d) explorar os efeitos do clima no envolvimento na AF. Os resultados obtidos indicam que as campanhas de promoção da AF devem focar-se no aumento dos níveis de participação na AF, assim como garantir a sua manutenção ao longo do ano. As estratégias de intervenção devem passar pelo cumprimento de objectivos diários baseados no número de passos, e ser enfatizado o cumprimento de períodos de pelo menos 10 minutos de intensidade moderada a vigorosa no cumprimento dos 30 minutos diários acumulados de AF na população em geral, mas em especial nos idosos. Finalmente, deve promover-se a padronização de procedimentos e a recolha de dados sistemáticos que permitam reportar as alterações verificadas nas características da população no cumprimento destes objectivos. Os resultados deste estudo contribuem para o conhecimento dos níveis de AF da população portuguesa, do seu desempenho no cumprimento das recomendações de AF, das alterações que verificam ao longo do ano, e dos factores que podem afectar o seu envolvimento na AF. Estes dados são também contributos para a melhor adequação das estratégias de promoção e dos programas de intervenção de AF já que constituem pistas acerca de como potenciar intervenções que tenham como objectivo aumentar os níveis diários de AF e inverter os hábitos sedentários, quer ao longo do ano, quer da idade. Key words: acelerometria, idosos, actividade física, recomendações, passos, vigilância, clima
  • Comportamento pedagógico dos instrutores de Fitness em aulas de grupo de Localizada. Comportamento observado, percepção, preferência e satisfação dos praticantes.
    Publication . Franco, Susana
    O presente trabalho centrou-se no estudo do comportamento pedagógico dos instrutores da actividade de grupo de Fitness Localizada. Foi construído e validado um novo sistema de observação do comportamento dos instrutores de aulas de grupo de Fitness (SOCIF), o qual foi utilizado para codificar os comportamentos observados nos vídeos das aulas de Localizada de 62 instrutores, caracterizando a sua intervenção. Foi também construído e validado um questionário acerca da percepção e da preferência do comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de grupo de Fitness, com o qual foi possível aceder à percepção e à preferência dos praticantes de Localizada (n = 447) acerca do comportamento do instrutor. Foi ainda colocada uma questão acerca da satisfação global dos praticantes com o instrutor. A preferência, a satisfação específica (preferência - percepção) dos praticantes com cada um dos comportamentos e a satisfação global foram também caracterizadas. Foram colocadas 7 hipóteses de estudo, tendo-se concluído o seguinte. H1: Verificou-se existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos: Correcção Com Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Alunos Sem Exercício. No comportamento de Gestão Com Exercício verificou-se existir uma associação linear significativa, mas negativa, em vez de positiva. Não se verificou existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos de Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e de Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Constatou-se existirem também outras relações lineares significativas entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes: Informação Com Exercício, Informação Sem Exercício, Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Positiva Com Exercício; Afectividade Positiva Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Afectividade Negativa Sem Exercício; Pressão Com Exercício; Pressão Sem Exercício; Conversas Com Outros Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H2: Apenas se verificou existir associação linear significativa positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes em 7 dos 33 comportamentos, nomeadamente: Informação Com Exercício; Questionamento Com Exercício; Afectividade Positiva (Com e Sem Exercício); Afectividade Negativa Sem Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Outros Com Exercício. Constatou-se também existir uma relação linear significativa entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes, mas negativa, em vez de positiva, na Avaliação Positiva Sem Exercício. H3: Verificou-se existir associação linear significativa positiva entre a percepção e a preferência dos praticantes em todos os 33 comportamentos. H4: Não se verificou existir associação linear significativa entre a satisfação global e o comportamento observado, como era suposto, no caso da Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício) e Informação (Com e Sem Exercício), Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Correcção (Com e Sem Exercício), tendo-se encontrado uma associação linear significativa positiva na Pressão Com Exercício. Foram também encontradas outras associações lineares significativas, nomeadamente: Demonstração Sem Informação; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H5: Apesar de se ter constatado existir associação linear significativa negativa entre a satisfação global e a satisfação específica nos comportamentos de Informação (Com e Sem Exercício), Correcção Sem Exercício, Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Pressão (Com e Sem Exercício), foi também encontrada relação significativa negativa, em vez de positiva, na Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Foram também encontradas outras associações lineares significativas entre a satisfação global e a satisfação específica, designadamente nos comportamentos: Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Exercício Independente; Observação Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Outros Comportamentos. H6: No que concerne à influência dos comportamentos observados na satisfação global, dado que não foram verificados os pressupostos da regressão linear múltipla na testagem inicial, não se chegou a testar nenhum modelo. H7: Relativamente à influência das variáveis de satisfação específica na satisfação global, apesar de se ter chegado a um mesmo modelo de regressão linear múltipla com os diferentes métodos de procura (Stepwise, Forward e Backward), onde as variáveis Pressão Com Exercício, Outros Comportamentos, Observação Sem Exercício, Avaliação Positiva Sem Exercício e Afectividade Negativa Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor negativo e a Afectividade Negativa Com Exercício e a Gestão Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor positivo, este modelo não é válido pelo facto de não se verificarem alguns dos pressupostos do mesmo.
  • Comportamento pedagógico dos instrutores de Fitness em aulas de grupo de localizada - Comportamento observado, percepção, preferência e satisfação dos praticantes
    Publication . Franco, Susana
    O presente trabalho centrou-se no estudo do comportamento pedagógico dos instrutores da actividade de grupo de Fitness Localizada. Foi construído e validado um novo sistema de observação do comportamento dos instrutores de aulas de grupo de Fitness (SOCIF), o qual foi utilizado para codificar os comportamentos observados nos vídeos das aulas de Localizada de 62 instrutores, caracterizando a sua intervenção. Foi também construído e validado um questionário acerca da percepção e da preferência do comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de grupo de Fitness, com o qual foi possível aceder à percepção e à preferência dos praticantes de Localizada (n = 447) acerca do comportamento do instrutor. Foi ainda colocada uma questão acerca da satisfação global dos praticantes com o instrutor. A preferência, a satisfação específica (preferência - percepção) dos praticantes com cada um dos comportamentos e a satisfação global foram também caracterizadas. Foram colocadas 7 hipóteses de estudo, tendo-se concluído o seguinte. H1: Verificou-se existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos: Correcção Com Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Alunos Sem Exercício. No comportamento de Gestão Com Exercício verificou-se existir uma associação linear significativa, mas negativa, em vez de positiva. Não se verificou existir associação linear positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes nos comportamentos de Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e de Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Constatou-se existirem também outras relações lineares significativas entre o comportamento observado nos instrutores e a percepção dos praticantes: Informação Com Exercício, Informação Sem Exercício, Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Positiva Com Exercício; Afectividade Positiva Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Afectividade Negativa Sem Exercício; Pressão Com Exercício; Pressão Sem Exercício; Conversas Com Outros Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H2: Apenas se verificou existir associação linear significativa positiva entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes em 7 dos 33 comportamentos, nomeadamente: Informação Com Exercício; Questionamento Com Exercício; Afectividade Positiva (Com e Sem Exercício); Afectividade Negativa Sem Exercício; Conversas com Alunos Com Exercício; Conversas com Outros Com Exercício. Constatou-se também existir uma relação linear significativa entre o comportamento observado nos instrutores e a preferência dos praticantes, mas negativa, em vez de positiva, na Avaliação Positiva Sem Exercício. H3: Verificou-se existir associação linear significativa positiva entre a percepção e a preferência dos praticantes em todos os 33 comportamentos. H4: Não se verificou existir associação linear significativa entre a satisfação global e o comportamento observado, como era suposto, no caso da Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício) e Informação (Com e Sem Exercício), Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Correcção (Com e Sem Exercício), tendo-se encontrado uma associação linear significativa positiva na Pressão Com Exercício. Foram também encontradas outras associações lineares significativas, nomeadamente: Demonstração Sem Informação; Questionamento Sem Exercício; Afectividade Negativa Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais de Outros Com Exercício. H5: Apesar de se ter constatado existir associação linear significativa negativa entre a satisfação global e a satisfação específica nos comportamentos de Informação (Com e Sem Exercício), Correcção Sem Exercício, Avaliação Positiva (Com e Sem Exercício) e Pressão (Com e Sem Exercício), foi também encontrada relação significativa negativa, em vez de positiva, na Avaliação Negativa (Com e Sem Exercício). Foram também encontradas outras associações lineares significativas entre a satisfação global e a satisfação específica, designadamente nos comportamentos: Questionamento Com Exercício; Questionamento Sem Exercício; Exercício Independente; Observação Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Com Exercício; Atenção às Intervenções Verbais dos Alunos Sem Exercício; Outros Comportamentos. H6: No que concerne à influência dos comportamentos observados na satisfação global, dado que não foram verificados os pressupostos da regressão linear múltipla na testagem inicial, não se chegou a testar nenhum modelo. H7: Relativamente à influência das variáveis de satisfação específica na satisfação global, apesar de se ter chegado a um mesmo modelo de regressão linear múltipla com os diferentes métodos de procura (Stepwise, Forward e Backward), onde as variáveis Pressão Com Exercício, Outros Comportamentos, Observação Sem Exercício, Avaliação Positiva Sem Exercício e Afectividade Negativa Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor negativo e a Afectividade Negativa Com Exercício e a Gestão Sem Exercício apresentaram um coeficiente de valor positivo, este modelo não é válido pelo facto de não se verificarem alguns dos pressupostos do mesmo.
  • Aplicação de Modelos Teóricos Motivacionais ao Contexto do Exercício - Explorar a Integração das Teorias dos Objectivos de Realização e do Comportamento Autodeterminado e a sua Relação com a Adesão ao Exercício Físico em Ginásios
    Publication . Cid, Luis
    Estudo 1 Tradução e Validação da Versão Portuguesa da Goal Orientation in Exercise Measure (GOEMp). Análise Factorial Exploratória e Confirmatória ao Modelo de Medida dos Objectivos de Realização no Contexto do Exercício O objectivo principal do estudo é a apresentação dos resultados da tradução e validação da versão Portuguesa da Goal Orientation in Exercise Measure (GOEM), com recurso à análise factorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC), realizadas com dois grupos independentes de praticantes de exercício em ginásios, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 15 e os 55 anos (AFE: n=120; AFC: n=318). Os resultados obtidos na AFE revelam uma estrutura factorial igual à versão original (modelo de 10 itens), que explica 62.1% da variância dos resultados, com pesos factoriais entre 0.54 e 0.88, e uma boa consistência interna (αEgo=0.88; αTarefa=0.80). Os resultados obtidos na AFC indicam que o modelo se ajustou aos dados de forma bastante aceitável: S-Bχ²=65.9; df=34; p=0.001; S-Bχ²/df=1.94; SRMR=0.05; NNFI=0.96; CFI=0.97; RMSEA=0.05; 90% IC RMSEA=0.03-0.07, observando-se ainda uma consistência interna razoável (αEgo=0.84; αTarefa=0.77), e pesos factoriais estandardizados entre 0.45 e 0.86, o que nos leva a concluir que a versão Portuguesa da GOEM pode ser utilizada, com elevada confiança, na avaliação dos objectivos de realização no domínio do exercício. Estudo 2 Tradução e Validação da Versão Portuguesa da Adaptação para o Exercício do Perceived Motivational Climate Sport Questionnaire (PMCSQp). Análise Factorial Exploratória e Confirmatória ao Modelo de Medida da Percepção do Clima Motivacional no Contexto do Exercício O objectivo principal do estudo é a apresentação dos resultados da tradução e validação da versão Portuguesa da adaptação ao exercício do Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire (PMCSQ), com recurso à análise factorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC), realizadas com dois grupos independentes de praticantes de exercício em ginásios, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 14 e os 64 anos (AFE: n=122; AFC: n=358). Os resultados obtidos na AFE revelam uma estrutura factorial que explica 52% da variância dos resultados, com pesos factoriais entre 0.63 e 0.80, e uma boa consistência interna (αMestria=0.78; αPerformance=0.74). Os resultados obtidos na AFC indicam que o modelo se ajustou aos dados de forma excelente: S-Bχ²=40.6; df=34; p=0.20; S-Bχ²/df=1.19; SRMR=0.03; NNFI=0.98; CFI=0.99; RMSEA=0.02; 90% IC RMSEA=0.00-0.05, observando-se ainda uma consistência interna razoável (αMestria=0.74; αPerformance=0.75), e pesos factoriais estandardizados entre 0.50 e 0.79, o que nos leva a concluir que a versão Portuguesa da adaptação do PMCSQ ao exercício pode ser utilizada, com elevada confiança, na avaliação do clima motivacional no domínio do exercício. Estudo 3 Avaliação das Necessidades Psicológicas Básicas no Contexto do Exercício. Exploração de um Índice Global de Satisfação da Autonomia, Competência e Relação, a partir da Versão Portuguesa da Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp) O objectivo deste estudo é examinar as qualidades psicométicas da versão Portuguesa da Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp), bem como, a exploração de um modelo hierárquico que permita avaliar as necessidades psicológicas básicas na sua globalidade. Participaram no estudo 550 praticantes de exercício físico em ginásios, com idades compreendidas entre os 14 e 69 anos. Os resultados suportam a adequação do modelo de três factores e doze itens (S-Bχ²=134.7; df=51; p=0.000; χ²/df=2.64; SRMR=0.05; NNFI=0.93; CFI=0.94; RMSEA=0.06; 90% IC RMSEA=0.04-0.07), bem como, do modelo hierárquico com um factor de 2ª-ordem subjacente aos três factores de 1ª-ordem (SBχ ²=134.9; df=52; p=0.000; χ²/df=2.59; SRMR=0.05; NNFI=0.93; CFI=0.94; RMSEA=0.05; 90% IC RMSEA=0.04-0.07). Os resultados indicam ainda uma consistência interna razoável (Autonomia=0.68; Competência=0.68; Relação=0.81; Índice Global=0.82), o que nos leva a concluir que a versão Portuguesa do BPNES poderá ser utilizada com um elevado grau de confiança, na avaliação das necessidades psicológicas básicas no contexto do exercício.- Study 1 Translation and Validation of the Portuguese version of Goal Orientation in Exercise Measure (GOEMp). Exploratory and Confirmatory Factor Analysis Measurement Model of Achievement Goals in Exercise Domain The main purpose of this study is to present the results of translation and validation of the Portuguese version of Goal Orientation in Exercise Measure (GOEM) through exploratory (EFA) and confirmatory (CFA) factor analysis, performed with two independent groups of participants, all exercisers in private fitness clubs, of both sexes, and aged between 15 and 55 years old (EFA: n=120; CFA: n=318). The EFA results reveal a factorial structure equal to original version (10-item model), explaining 62.1% of total variance, with item factor loadings ranged from 0.54 to 0.88, and reasonable reliability (αEgo=0.88; αTask=0.80). The AFC results are generally good and showed an adequate model fit to data: S-Bχ²=65.9; df=34; p=0.001; S-Bχ²/df=1.94; SRMR=0.05; NNFI=0.96; CFI=0.97; RMSEA=0.05; 90% CI RMSEA=0.03-0.07. The results also indicated an acceptable reliability (αEgo=0.84; αTask=0.77), and item factor loadings ranged from 0.45 to 0.86, which leads us to conclude that Portuguese version of GOEM can be used with high confidence to measure achievement goals in exercise domain.Study 2 Translation and Validation of the Portuguese version of Perceived Motivational Climate Sport Questionnaire (PMCSQp) adaptation to Exercise. Exploratory and Confirmatory Factor Analysis Measurement Model of Perceived Motivational Climate in Exercise Domain The main purpose of this study is to present the results of translation and validation of the Portuguese version of Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire (PMCSQ) adaptation to exercise, through exploratory (EFA) and confirmatory (CFA) factor analysis, performed with two independent groups of participants, all exercisers in private fitness clubs, of both sexes, and aged between 14 and 64 years old (EFA: n=122; CFA: n=358). The EFA results reveal a factorial structure explaining 52% of total variance, with item factor loadings ranged from 0.63 to 0.80, and reasonable reliability (αMastery=0.78; αPerformance=0.74). The AFC results are generally good and showed an excellent model fit to data: S-Bχ²=40.6; df=34; p=0.20; S-Bχ²/df=1.19; SRMR=0.03; NNFI=0.98; CFI=0.99; RMSEA=0.02; 90% IC RMSEA=0.00-0.05. The results also indicated an acceptable reliability (αMastery=0.74; αPerformance=0.75), and item factor loadings ranged from 0.50 to 0.79, which leads us to conclude that Portuguese version of PMCSQ adaptation to exercise can be used with high confidence to measure motivational climate in exercise domain.Study 3 Basic Psychological Needs Assessment in Exercise Domain. Exploring an Global Satisfaction Index of Autonomy, Competence and Relatedness, from the Portuguese version of Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp) The main propose of this study is the psychometric properties examination of the Portuguese version of Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp). Besides that, an overall need satisfaction factor was postulated underpinned by the three psychological needs. These proposes were accomplished with a sample of 550 exercisers from private fitness centers, aged from 14 to 69 years. The results support the suitability of the three-factor and twelveitems model (S-Bχ²=134.7; df=51; p=0.000; χ²/df=2.64; SRMR=0.05; NNFI=0.93; CFI=0.94; RMSEA=0.06; 90% IC RMSEA=0.04-0.07), and also of the three first-order factors underpinning a second-order factor (S-Bχ²=134.9; df=52; p=0.000; χ²/df=2.59; SRMR=0.05; NNFI=0.93; CFI=0.94; RMSEA=0.05; 90% IC RMSEA=0.04-0.07). The results also indicated a reasonable reliability (Autonomy=0.68; Competence=0.68; Relatedness=0.81; Global Index=0.82). Those findings allow us to conclude, that Portuguese version of BPNES can be used to, with great confidence, to measure the basic psychological needs in exercise domain.Study 4 Behavioural Regulation Assessment in Exercise Domain: Exploring an Autonomous versus Controlled Motivation Index from the Portuguese version of Behavioural Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-2) The main propose of this study is the psychometric properties examination of the Portuguese version of Behavioural Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-2). Besides that, an overall factor to measure autonomous and controlled motivation was postulated underpinned by the different types of behavioral regulation. These proposes were accomplished with a sample of 550 exercisers from private fitness centers, aged from 14 to 69 years. The results support the suitability of the five-factor and eighteen-items model, that lead us to one item exclusion (S-Bχ²=221.7; df=125; p=0.000; χ²/df=1.77; SRMR=0.06; NNFI=0.90; CFI=0.92; RMSEA=0.04; 90% IC RMSEA=0.03-0.05). However, factor reliability showed some problems of internal consistency. In other hand, results of the hierarchical model underpinning two second-order factors, that comprise controlled motivation (external and introjected regulation) and autonomous motivation (identified and intrinsic regulation), showed acceptable fit to data (S-Bχ²=172.6; df=74; p=0.000; χ²/df=2.33; SRMR=0.07; NNFI=0.90; CFI=0.92; RMSEA=0.05; 90% IC RMSEA=0.04-0.06), and reasonable reliability (controlled motivation=0.75; autonomous motivation=0.76). Those findings allow us to conclude, that Portuguese version of BREQ-2 (excluded item 17) can be used to measure the controlled and autonomous motivation (by an composite of factors), in exercise domain.Study 5 Motivation and Adherence to Exercise in Fitness Centers. Test of Motivational Hierarchical Models that Integrates the Achievement Goal Theory and Self-Determination Theory The main propose of this study is to test two hierarchical motivational models of exercise adherence that integrates the Achievement Goal Theory and Self-Determination Theory. These proposes were accomplished with 218 exercisers from private fitness centers of both genders (102 female, 116 male), and aged between 15 and 60 years, that completed the Portuguese version of Goal Orientation Exercise Measure (GOEM), Perceived Motivational. Climate in Exercise Questionnaire (PMCEQ), Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES), Behavioural Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-2), and adherence to exercise was measure by the number of their visits to the fitness center over 6-month period before and after the psychological assessment. The structural equation modeling results showed: 1) task orientation positively predicted autonomous motivation, while ego orientation positively predicted amotivation. In turn, only the positive association between selfdetermined motivation and adherence to exercise was significant; 2) mastery-involving motivacional climate positively predicted the basic psychological needs. In turn, the satisfaction of these needs predicted autonomous motivation, which also positively predicted adherence to exercise. There were no significant associations between performance-involving motivacional climate, basic psychological needs, and less self-determined motivation; 3) only few amount of variation of adherence to exercise was explained by both motivacional models. However both models significant improve their predictive power over adherence to exercise when past behaviour was taken into account.