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- Math4All : atreve-te na matemáticaPublication . Barbas, Maria Potes; Búzio, Ana; Durão, Conceição; Boryslav, JoãoAprender matemática é um direito básico de todas as pessoas, em especial de todas as crianças e jovens, e uma resposta a necessidades individuais e sociais. Segundo o Departamento de Educação Básica, a matemática “constitui um património cultural da humanidade e um modo de pensar, sendo a sua apropriação, um direito de todos”1. Todas as crianças e jovens devem desenvolver a sua capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, bem como a auto-confiança necessária para o fazer. O Math4All – Atreve-te na Matemática é um site desenvolvido com o principal objetivo de ajudar todas as pessoas, em especial crianças e jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos, a aprender matemática de um modo significativo, através de actividades lúdicas e dinâmicas. A literacia matemática das/os alunas/os é determinada pelo modo como usam os conhecimentos, as capacidades e as atitudes na resolução de problemas. Assim, é necessário propor-lhes experiências diversificadas que permitam desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas, de modo a poderem tirar partido da Matemática ao longo da vida. Este projeto aborda o tema Números e operações e respeita os objetivos gerais de aprendizagem, bem como as indicações metodológicas previstas no novo Programa de Matemática do Ensino Básico. O site Math4All – Atreve-te na Matemática pretende ser um desafio, e contribuir para a construção de uma Matemática com sentido. ATREVE-TE.
- Met@lenguages e identidades de los jòvenes contemporáneos: repercusiones psicosociales y educativasPublication . Jiménez, MaríaEn las sociedades massmediáticas y digitalizadas contemporáneas se van instalando nuevas prácticas de interacción comunicativa interpersonal asociadas al auge de herramientas de contacto y a otros dispositivos y redes telemáticas que amplían el espectro comunicativo. De tales instrumentos de acción relacional, así como de los metalenguajes concretos empleados por el colectivo juvenil, de los espacios de encuentro y de seducción tecnocrática se derivan consecuencias psicosociales con un emergente simbolismo en esta ágora electrónica. Buena parte de los procesos comunicativos entre el colectivo juvenil están mediatizados por las singularidades de las relaciones virtuales en el sentido laxo del término, lo cual afecta a procesos psicosociales básicos, tales como el proceso de construcción y redefinición de la identidad, el liderazgo, la popularidad grupal y al ámbito socioafectivo, entre otros. Nuestro objetivo es analizar de un modo comprehensivo, y desde una perspectiva de análisis psicosociológica, los efectos derivados de tales usos/abusos y sus implicaciones educativas. Desde un posicionamiento crítico se propone que los poderes de construcción de discursos, significados, valores y realidades de los medios y de las nuevas tecnologías se encubren bajo una apariencia engañosa (asepsia del discurso, singularidad del contacto mediático, supuesto acceso no restringido, etc.), de los que se derivan ventajas e inconvenientes a nivel identitario y relacional que conviene analizar. Asimismo, se ofrece un análisis de los efectos perversos (en terminología foucaultiana) de la introducción de las nuevas tecnologías en el ámbito académico ante la emergencia de unas nuevas condiciones del hic et nunc de esta subcultura juvenil integrada en una comunidad digitalizada.- Contemporary youths’ met@languages and identities: psycho-social and educational repercussions. In contemporary times of mass media and digitalized societies, new practices of communicative, interpersonal interaction are emerging associated to the surge of contacting instruments, telematic networks and other devices that vastly extend the communication spectrum. Those instruments of relational activities; the concrete meta-languages used by youth at large; and the spaces for meeting and technocratic seduction are now giving rise to psychosocial consequences imbued with an emergent symbolism in this electronic hic et nunc. A considerable part of the communicative processes occurring among young people at large are mediatised by the individualness of virtual relations in the broad sense of the term, and that has an effect on basic psychosocial processes, such as identity construction and redefinition, leadership, group popularity and the socio-affective sphere in general. Our aim is to conduct a comprehensive analysis, in a psycho-sociological perspective, of the effects stemming from such uses and abuses, and their educational implications. From a critical angle it is suggested that the real power of construction of discourse, meanings, values and realities of the new media and new technologies are hidden behind a false front (asepsis of the speech, individualness of the media contact, supposedly unrestricted access, etc.), that gives rise to advantages and disadvantages in the sphere of identity and relations that need to be analysed. An analysis is also made of the perverse effects (to use Foucaultian terminology) of the introduction of new technologies in the academic sphere before the emergence of new conditions in the hic et nunc of this youthful subculture integrated to a digitalized community.- Met@linguagens e identidades dos jovens contemporâneos: repercussões psicossociais e educativas. Nas sociedades de massa, mediáticas e digitais contemporâneas estabelecem-se novas práticas de interação comunicacional entre pessoas, associadas ao crescimento de meios de contato , além de outros dispositivos e redes telemáticas que ampliam o espectro comunicacional. Com base em tais instrumentos de ação relacional, assim como nas metalinguagens concretas utilizadas pelos grupos juvenis e nos espaços de encontro e de sedução tecnocrática, surgem nesta ágora eletrônica consequências psicossociais, com um emergente simbolismo. Grande parte dos processos de comunicação entre os jovens é mediatizada pelas singularidades das relações virtuai,s em sentido lato, afetando processos psicossociais básicos, como os processos de construção e redefinição da identidade, a liderança, a popularidade dos indivíduos nos grupos e o âmbito sócio-afetivo, entre outros. Nosso objetivo é analisar, de modo compreensivo e sob uma perspectiva de análise psicossociológica, os efeitos de tais usos e abusos e as suas implicações educacionais. Com um posicionamento crítico, propomos que os poderes de construção de discursos, significados, valores e realidades dos meios e das novas tecnologias são encobertos por uma aparência enganosa (assepsia do discurso, singularidade do contato mediático, suposto acesso sem restrições etc.), da qual derivam vantagens e inconvenientes ao nível identitário e de relacionamento, que convém analisar. Desse modo, apresentamos uma análise dos efeitos perversos (na terminologia foucaulteana) da introdução das novas tecnologias no âmbito acadêmico, ante a emergência de novas condições do hic et nunc desta subcultura juvenil integrada numa comunidade digitalizada.
- The gravity model and United States' tradePublication . Leitão, Nuno CarlosThis study examines the determinants of bilateral trade between United States and NAFTA, European Union, and ASEAN countries in the period 1995-2008, using a panel data. In this paper we revisited the recent contribution as in Egger (2000, 2002, Baltagi et al. (2003)and Serlenga and Shin (2007), Faustino and Leitão (2008,and Kabir and Salim (2010). The findings indicate that United States' trade flows follow the Linder hypothesis, while the bilateral trade is associated with Heckscher-Ohlin-Samuelson theorem. Results show that geographical distance is negative and significant; i.e., trade increases if the transportation costs decrease. We also introduce the economic dimension, productivity and common border; these proxies confirm the positiv effects in bilateral trade. Our results also confirm the hypothesis that foreign direct investment is positively correlated with trade.
- A influência da humidade na conservação do produto acabadoPublication . Silva, Cláudia Cristina; Ribeiro, João RamalhoA qualidade higiénico-sanitária dos alimentos compostos para animais (ACA) é uma medida de controlo da veiculação de patogénicos. urna vez que esta constitui parte integrante da cadeia alimentar, estendendo-se desde a produção animal até ao consumidor. Desta forma torna-se necessário um controlo mais ajustado nesta indústria de forma a garantir a segurança alirnentar diretamente dos animais e indiretarnente dos futuros consumidores humanos. Um dos grandes objetivos problemático nesta indústria é garantir a redução de desenvolvimento microbiano proveniente de algumas etapas a montante do processo de fabrico, durante o mesmo. O desenvolvimento microbiológico decorrente da humidade existente, pela adição da mesma, durante o fabrico de ACA é um dos problemas mais frequentes e controversos nas fábricas de ACA. levando a elevadíssimas perdas económicas e má qualidade do produto final. Sendo de suma importância o controlo microbiológico e as adulterações dos ACA e matérias-primas o presente estudo objetivou avaliar a qualidade dos mesmos através do controlo de parâmetros microbiológicos inerentes a vários tratamentos realizados durante o fabrico de urn lote de determinado ACA. Tendo em conta que os principais factores indutores do desenvolvirnento microbiológico são os elevados valores de água livre (aw) C útil determinar os potenciais benefícios de um surfactante integrado num programa de optimização de hurnidade, de forma a reduzir os valores de água livre disponíveis do alimento. Neste sentido foram medidas as perdas de hurnidade, através de amostragens feitas ao longo do processo de fabrico, em determinados pontos do mesmo. Após o respetivo período de armazenagem o produto foi submetido a análises microbiológicas e foram registados os respetivos valores de atividade de água, de forma a avaliar a qualidade e segurança alimentar do produto final. Os resultados das análises efetuadas as amostras dos ACA em estudo, evidenciaram níveis rnicrobiológicos mais baixos nas amostras produzidas no ensaio lies, onde se recorreu ao uso do surfactante do que nos restantes ensaios, também os valores de aw obtidos foram significativamente mais baixos comparativamente corn os restantes, demonstrando assim a eficácia na redução dos níveis de água livre no alimento e consequentemente no controlo do desenvolvimento microbiológico, independentemente da humidade total.
- As tecnologias da informação e da comunicação como facilitadoras da aprendizagem no 1º CEB : estudo de caso utilizando a plataforma Moodle na aprendizagem da matemáticaPublication . Samartinho, Ana Catarina Oliveira Galrinho Fernandes; Pacheco, Nuno; Barbas, MariaEste relatório apresenta o estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia. Teve como objectivo verificar e perceber de que forma a plataforma Moodle pode ser um meio para a aprendizagem colaborativa e ao mesmo tempo um complemento aos modelos de aprendizagem da Matemática no 1º CEB, em particular na Escola EB1 de Asseiceira do Agrupamento de Marinhas do Sal. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo (anexo 3). Assim propusemo-nos avaliar a usabilidade e entender as potencialidades educativas da plataforma Moodle, tentar compreender a motivação dos alunos para um modelo de aprendizagem colaborativa a partir desta plataforma e, ainda, efectuar uma análise comparativa entre o trabalho das aulas tradicionais e as aulas recorrendo à plataforma Moodle procurando enquadrar os resultados num modelo de tratamento estatístico que nos ajude a extrair resultados que permitam interpretações ao estudo efectuado no âmbito da Investigação-Acção (action research) realizada. Antes de entrar no primeiro capítulo iremos apresentar a justificação do estudo de forma a melhor compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das plataformas de e-Learning em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa. A partir deste enquadramento abordaremos os objectivos a que nos propomos e a forma como este relatório é apresentado.
- A Comunicação do treinador de futebol em competição análise comparativa do comportamento de instrução em treinadores de jovens e treinadores de senioresPublication . Santos, FernandoA comunicação, em futebol, durante a competição é a forma que o treinador utiliza para transmitir informação com o objectivo de optimizar o rendimento dos jogadores. A eficácia desta actividade pedagógica está dependente dos comportamentos de instrução do treinador. Desta forma, e tendo em conta o modelo de análise da relação pedagógica em competição, este estudo pretende caracterizar e comparar os comportamentos de instrução dos treinadores de seniores e jovens, bem como verificar a atenção dos jogadores ao jogo, informação emitida e correspondente comportamento motor reactivo. Para isso foram filmados 10 treinadores (5 de jovens e 5 de seniores) em 19 jogos. As equipas pertencem a campeonato nacional de iniciados e juvenis e campeonato nacional da III e II divisão nacional de seniores. O sistema de observação para a recolha de dados relativos ao comportamento de instrução é o SAIC, tendo sido validado o instrumento para a Atenção e o Comportamento Motor Reactivo. Globalmente os resultados obtidos demonstram que existe diferenças entre os treinadores de jovens e seniores no que respeita ao comportamento de instrução. Também encontramos diferenças relativamente às categorias das dimensões atenção e comportamento motor reactivo.
- Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infânciaPublication . Ferreira, Belinda; Borges, Patrícia; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO presente artigo apresenta os resultados no âmbito de uma investigação realizada sobre as Concepções e Práticas do Educador de Infância perante os medos na 2ª Infância. Pretende-se, a partir deste estudo, conhecer os medos mais frequentemente identificados nas crianças de Jardim de Infância e, consequentemente, de que forma os educadores abordam estas questões com as mesmas. Este estudo, de carácter descritivo, baseou-se numa amostra de 50 crianças e de 6 educadores, provenientes de vários Jardins de Infância da cidade de Santarém e periferia. O estudo foi desenvolvido em duas fases: numa primeira fase, foram entrevistadas as crianças, tendo-se procurado identificar os seus medos mais frequentes. Numa segunda fase, foram entrevistados os educadores, sendo aplicada uma entrevista semi-directiva, com o objectivo de conhecer e identificar as suas concepções e estratégias desenvolvidas pelos mesmos face a situações em que as crianças revelam alguma forma de medo.
- Densidades de plantação em pimentoPublication . Amaral, A.; Simões, João
- Projeto temático ensino da língua portuguesa no Brasil e em Portugal: bases epistemológicas,objetivos e conteúdosPublication . Teixeira, Madalena; Casseb-Galvão, VâniaRESUMO: Este texto apresenta a contextualização, a justificativa e os objetivos do Projeto Temático “Ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal: Bases Epistemológicas, Objetivos e Conteúdos”, que integra o projeto maior “O Ensino de Língua Portuguesa no Mundo”, desenvolvido no âmbito do I e do II Simpósios Mundiais de Estudos de Língua Portuguesa – SIMELP, realizados em 2008, em São Paulo (Brasil), e em 2009, em Évora (Portugal). O projeto pretende desenvolver investigações que discutam os objetivos efetivos do ensino da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, resultados que serão confrontados, especialmente quanto aos conhecimentos linguísticos, leitura e produção de texto, gênero, interdisciplinaridade e novas tecnologias, numa tentativa de recrutar conhecimentos e orientações metodológicas que servirão de suporte para a atividade didático-pedagógica do português como língua materna e de conhecer quais são de fato os conteúdos relevantes a serem compartilhados com os alunos na sala de aula de língua portuguesa.
- A Formação do Treinador de Guarda-RedesPublication . Spínola, JoãoO presente Estágio centrou-se na formação do Treinador em contexto laboral, através da estratégia de formação Tutoria/Mentoring. A profissão visada foi a de Treinador de Guarda-Redes no contexto do Futebol de formação. Sendo eu Treinador de Guarda-Redes há nove anos, a opção para o meu Estágio foi formar Treinadores de Guarda-Redes numa fase inicial de aprendizagem. Assumi o papel de Tutor de três Treinadores em formação específica na área do Treino de Guarda-Redes, durante a época desportiva 2009-2010, num clube de futebol orientado para o futebol de formação. Com este Estágio pretendi aumentar as minhas competências como Treinador explorando uma área pouco familiar como era a formação de outros Treinadores através da Tutoria, desenvolver as competências específicas dos Treinadores em formação acerca do Treino de Guarda-Redes para jovens, e dar o primeiro passo para a elaboração de um perfil de competências do Treinador de Guarda-Redes de futebol de formação. A estratégia de formação utilizada foi a Tutoria. Foram criadas Etapas de Aprendizagem para o Treinador de Guarda-Redes jovens, bem como definidas estratégias dentro dos Modelos de Intervenção de Tutoria, com o objectivo de ir de encontro as necessidades de formação dos Treinadores. Estas etapas foram calendarizadas e aplicadas durante toda a época desportiva, num total de 20 sessões semanais, 12 sessões individuais, 6 mesociclos, 23 microciclos e 90 sessões de treino. A observação directa e indirecta foi o método privilegiado de avaliação dos Treinadores. As conclusões apontaram para a que este processo de formação em contexto laboral seja extremamente proveitoso para quem recebe a formação como também para quem a fornece, como resultado dois Treinadores formados ficaram vinculados ao clube. A produção e divulgação de conhecimentos por parte do Treinador mais experiente é muito proveitosa para fortalecer e ampliar esses conhecimentos. A Tutoria deve ser orientada de forma metódica aplicando Modelos de Intervenção distintos conforme a fase de desenvolvimento dos Treinadores. A análise e o diagnóstico constante das capacidades dos Treinadores são fundamentais para a escolha dos Modelos de Intervenção a serem utilizados. A criação de Etapas de Aprendizagem relacionada com, o aumento progressivo de complexidade, é essencial para o ganho de maturidade e competências por parte dos Treinadores. A. As acções técnico-tácticas do Guarda-Redes são o conteúdo mais importante a ser dominado pelo Treinador de Guarda-Redes. A capacidade de construção do exercício de treino para Guarda-Redes do futebol de formação está muito dependente da criatividade. A selecção de um Guarda-Redes foi o conteúdo mais difícil de ser assimilado, sendo caracterizado como muito complexo para quem se está a iniciar como Treinador de Guarda-Redes no contexto do futebol de formação.