Repository logo
 

Volume 7 - 2011 - nº19

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 16
  • Uma análise preliminar de competências e habilidades linguísticas relevantes para o egresso do nível médio
    Publication . Silva, Silvone; Galvão, Vânia
    O presente trabalho visa verificar como e quais competências e habilidades linguísticas são mais requeridas nas provas de Língua Portuguesa dos Processos Seletivos da Universidade Federal de Goiás e da FUVEST – Fundação para o vestibular. O propósito é mapear os conhecimentos/conteúdos linguísticos mais abordados nesses processos seletivos e, que, portanto, podem ser ditos relevantes para o ensino de Língua portuguesa no Ensino Médio preparatório para o vestibular. Esta pesquisa é o embrião de um projeto que pretende distinguir conteúdos e métodos de avaliação que favoreçam a constituição de um perfil adequado ao ingressante no ensino superior brasileiro. - The current project aims to verify how and which linguistic competences and abilities are often required in the Portuguese language exams of the selective processes of Universidade Federal de Goiás and of the Fundação para o “Vestibular” (FUVEST). The objective is to point out the most approached linguistic knowledge/subjects in those selective processes and that, this way, may be relevant to the Portuguese language teaching in preparatory high school. This research is the embry of a project that intends to distinguish contents and methods of evaluation that favor the constitution of an adequate profile to students who are being admitted in the Brazilian higher education.
  • Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
    Publication . Barros, Claúdia; Padilha, Simone
    Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. - This article aims at discussing the teaching and learning of writing and the formation of authors in the school context based on the theory of language of Bakhtin and the theory of learning of Vygotsky. First, we make some reflections regarding authorship and the necessity of a kind of teaching that takes into consideration its importance in the teaching of text production in schools. Second, we trace one of the routes that has guided our experiences of application using genres of discourse as the starting point to the teaching of writing. Results showed that encouraging interaction among students in the classroom – allowing them to position themselves critically by reading, reflecting and writing – could provide deep improvements in the writing of students and strongly contribute to the constitution of students as authors.
  • Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digital
    Publication . Teixeira, Madalena; Novo, Cristina; Neves, Elisabete
    Em nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitando as três fases de um processo de escrita: planificação, redacção e revisão. Neste contexto consideramos essencial incluir o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como forma de evidenciar o ensino e aprendizagem da escrita, tendo por base o pressuposto de que as mesmas são parte integrante das sociedades actuais e são essenciais para elevar o nível de literacia dos seus cidadãos. Deste modo, revisitamos o contexto teórico e teórico-prático do uso dos recursos digitais através de autores nacionais e internacionais e da apresentação de uma proposta de actividade de escrita colaborativa com recurso às TIC e em que procuramos salientar a importância deste processo: i) da relação dos alunos com a divulgação do produto / processo do escrito, (ii) da ligação que se estabelece com os referenciais do aluno (aquilo que o aluno já sabe) e (iii) a ligação com a restante comunidade. - In the introductory note we present the evolution of writing pedagogy in three different approaches: the traditional approach or the transcript, which favors the dominance of orality or transcoding pedagogy and finally, an approach based on rewriting. To support our perspective, we use the contributions referenced from the National Program for Teaching Portuguese (PNEP), explaining the three phases of the writing process: planning, writing and revision. In this context we considered essential to include the use of Information and Communication Technology (ICT) as a way of highlighting the teaching and learning of writing, based on the assumption that they are an integral part of contemporary societies and are essential to raise the level of literacy of its citizens. Thus, revisited the theoretical context and theoretical and practical use of digital resources through national and international authors and the submission of a proposal for collaborative writing activities using ICT, we’d like to emphasize the importance of this process: i) ratio of students to the dissemination of product / process of writing, (ii) the link established with the references of the student (what the learner already knows) and (iii) the link with the rest of the community.
  • Escrever para aprender contributo para a caracterização do contexto português
    Publication . Carvalho, José
    O objectivo deste texto é contribuir para uma reflexão sobre o papel que a escrita, enquanto instrumento de aprendizagem, pode desempenhar no contexto da escola, independentemente do nível de ensino. Começa-se por fazer um enquadramento teórico no qual, a partir da descrição do processo de escrita e da caracterização de algumas dimensões de uso da linguagem escrita, se evidencia as potencialidades do envolvimento da escrita no nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Posteriormente passa-se à caracterização do contexto português, primeiro através de uma análise do modo como a questão é perspectivada pelos documentos reguladores produzidos no âmbito do Ministério da Educação e depois pela referência a um conjunto de estudos que tomam como objecto o papel da escrita na construção da aprendizagem. Apesar de focalizados em diferentes aspectos e níveis de ensino e de recorrerem a diferentes metodologias de investigação, estes estudos coincidem em termos de resultados, o que permite de algum modo inferir que, na escola portuguesa, do ensino básico ao superior, o uso da escrita como ferramenta de aprendizagem é ainda pouco frequente. - This paper aims at contributing to the discussion about the role of writing as a learning tool in the context of Portuguese schools at all levels. The first part is focussed on theoretical issues: the writing process, some aspects of written communication; the characteristics of written language and how its use may enhance learning. The second part of this paper analyses the Portuguese context starting by the analysis of the way the question of writing as a learning tool is presented in official documents produced at the Ministry of Education. Afterwards, we refer to several studies developed in Portuguese schools and universities. All these studies aim at describing writing practices and their role in knowledge acquisition and expression. Although they refer to different school levels and use different research methods, their conclusions are coincident in the demonstration that writing is rarely used as a learning tool in Portuguese education.
  • Géneros discursivos e curricula
    Publication . Avelar, António
    Neste artigo, é revisitado o texto dos Programas de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), Ministério da Educação, DGIDC, Março de 2009, da perspectiva dos géneros (discursivos): da sua presença/ausência nos programas, da sua enunciação programática, das suas implicações e aplicabilidade. É feito um balanço global do modo como os PPEB propõe o desenvolvimento ontogénico dos tipos de texto em presença; a progressão e a transversalidade sugeridas. São identificadas algumas omissões no que diz respeito, designadamente, à articulação ente os “descritores de desempenho” dos três ciclos e os pontos do programa que os enquadram. Reconhecendo alguma duplicidade quanto ao entendimento (filosófico) sobre o conceito de língua em presença, avalia-se a interferência desta ambiguidade na gestão dos conteúdos disciplinares e extradisciplinares. Serão fornecidas referências sobre curricula/programas de orientação textual (genológica) em vigor noutros sistemas educativos, cuja formulação mereça destaque e que tenham já recebido boa avaliação internacional. - The text of Programas de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), Ministério da Educação, DGIDC, march 2009, is examined in this paper, considering speech genre: its presence/lack in the programs, its programmatic enunciation, implication and applicability. A global appreciation how PPEB propose ontogenic development relating the existing types of text is carried out. Progression and transversality are as well analysed. I identify some textual omissions concerning, particularly, the articulation between the descriptors of the three Cycles and programmatic items associated with them. A certain duplicity regarding the philosophical concept of language is pointed out; moreover, the interference of this ambiguity in disciplinary subjects is evaluated. References are being given about genre/text-based programs applied in other educational systems which received positive international appraisal.
  • A experiência de um curso de literatura universal no ensino médio
    Publication . Püschel, Raul; Corvacho, Suely; Souto, Carla
    O artigo discute a concepção do curso “Literatura Universal dos Últimos Trezentos Anos”, ministrado entre 2005 e 2009 para alunos do ensino médio do então CEFET-SP, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Serviram como concepções metodológicas, inicialmente, certos postulados teóricos de Satre e Merleau-Ponty, que foram articulados à experiência prática e à fundamentação teórica dos autores deste artigo, bem como às ideias e concepções de ensaísticas de diversas matrizes, em alguns pontos até aparentemente antagônicas, mas que produziram práticas dialógicas inesperadamente novas, fundadoras e relevantes, como as dos diálogos que se estabeleceram entre as obras de Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia e Ítalo Calvino. O curso, em razão de sua abertura, possibilitou na prática a ampliação de repertório e de bagagem cultural, a incorporação estilística e de procedimentos redacionais criativos de alunos com produção textual e/ou analítica promissora, a produção de intertextualidades e a discussão do cânone sob várias perspectivas. - This article discusses the course “Universal Literature of the Last Three Hundred Years” concept, ministered between 2005 and 2009 to students of High School, the then CEFET–SP currently Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Serving initially as methodological concepts, certain theoretical postulates of Satre and Merleau-Ponty that were articulated to practical experience and theoretical reasons by the authors of this article as well as the ideas and essayistic concepts from various patterns, in some points even apparently antagonistic but unexpectedly produced new founding and relevant dialogical practices such as the dialogues that were established amongst the works of Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia and Ítalo Calvino. The course due to its opening made it possible in practice, to expand repertoire, cultural knowledge, stylistic incorporation and creative writing procedures of students with textual production and/or promising analytical production of intertextualities and the discussion of canon under several perspectives.
  • A literatura no ensino médio: o caso brasileiro
    Publication . Corvacho, Suely; Püschel, Raul; Souto, Carla
    O artigo analisa as bases teórico-metodológicas que antecedem e que sustentam os Parâmetros Curriculares Nacionais — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — (PCNs) especificamente o ensino de Literatura para o Curso Médio. Para analisar a situação brasileira, o artigo toma como referência o exame realizado por Todorov sobre a prática teórico-metodológica adotada nos liceus franceses. As conclusões são bastante próximas, pois a tendência é explorar os fatores intrínsecos da obra literária tanto no Brasil quanto na França. No entanto, a partir de 1999, os PCNs mudaram e, ao escolher a proposta de M. Bakhtin, se distanciaram da experiência francesa. - The article analyzes the theoretical and methodological approaches that precede and support the National Curriculum — Languages, Codes and their Application — (PCNs), specifically the teaching of Literature in High School. To analyze the situation in Brazil, this article takes as reference the exam made by Todorov on the theoretical and methodological praxis adopted in French colleges. The conclusions are similar, since the tendency is to exploit the intrinsic factors of the literary work in Brazil and France. However, since 1999, the PCNs change and choosed the proposal of M.Bakhtin, and took distance from the french experience.
  • Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
    Publication . Galvão, Vânia
    Apresento um exemplo de avaliação em língua portuguesa para candidatos ao ensino superior concebida segundo a noção de ensino via gêneros discursivos. O objetivo é mostrar a aplicação, a operacionalização de uma perspectiva teórica para o ensino de língua materna sugerida pelos documentos oficiais que fixam os parâmetros educacionais no Brasil, e cuja implementação ainda é restrita. Os dados provêm de provas do processo vestibular da Universidade Federal de Goiás, as quais avaliam conhecimento lingüístico, leitura e produção de texto. - This paper presents an example of evaluation in Portuguese language for candidate in higher education designed according to the notion of teaching via genres. The goal is to show the application of a theoretical approach to the teaching of language suggested by official documents that set out the educational parameters in Brazil and whose implementation is still restricted. The data comes from evidence in the proceeding vestibular in Federal University of Goias, which evaluates linguistic knowledge, reading and text production.
  • Gêneros textuais e (ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?
    Publication . Dias, Eliana; Mesquita, Elisete; Finotti, Luísa; Otoni, Maria; Lima, Maria; Rocha, Maura
    Este artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre a adoção das expressões gênero textual ou gênero discursivo. Ao assumirmos que há distintas consequências decorrentes do uso dessas expressões, discutimos diferentes posições de alguns autores a respeito dessa dicotomia. Para isso, contamos com a contribuição de Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) e Rojo (2005), principalmente. Considerando que o conceito de competência discursiva não pode ser desvinculado de conceitos como os de língua e linguagem e de sociedade, práticas sociais, instituições sociais, comunidades linguísticas e cidadania, concluímos que, uma vez conhecedor da diversidade de gêneros discursivos existentes nas diversas esferas sociais, o falante discursivamente competente pode transitar de uma instituição a outra, de uma esfera a outra, participar ativamente das práticas sociais específicas de cada instituição e pensar em possibilidades de mudanças nessas práticas. - This article presents a theoretical discussion about the adoption of the terms textual genre or discursive genre. When we assume that there are different consequences arising from the use of these expressions we discuss the different positions of some authors about this dichotomy. For this, we rely on the contribution of Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) and Rojo (2005), mainly. Considering that the concept of discourse competence can not be detached from concepts such as speaking and the language and concepts such as society, social practices, social institutions, language communities and citizenship, we conclude that, since knowing the diversity of existent discursive genres in different social spheres, the speaker discursively competent can move from one institution to another, from one sphere to another, actively participate in social practices specific to each institution and think about possible changes in these practices.
  • A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras
    Publication . Defendi, Cristina; Oliveira, Anna; Rauber, André; Santos, Elaine; Sartin, Elisangela; Ciocchi, Karina; Spaziani, Lídia; Ribeiro, Marcello; Kuhlmann, Mariana; Vicente, Renata; Lima-Hernandes, Maria
    Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da comparação de conteúdos gramaticais em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e indicados pelo governo brasileiro como adequados para a utilização didática pelo professor de língua portuguesa na escola pública. Recorremos a elementos, como definição, exemplificação, ilustração, exercícios, que nos permitiram concluir em que medida esses materiais se afastam do ensino mais tradicional e em que medida se aproximam do novo Plano Curricular Nacional (PCN), que prevê como ponto de partida para o estudo o texto e os gêneros discursivos. - This text aims to present the results of the grammatical contents comparisons in textbooks approved by the National Program of Textbook for the Secondary / High School Education (PNLEM) and indicated by the Brazilian government as suitable for the Portuguese teacher’s didactic use in public schools. We appeal to elements such as definition, exemplification, illustration, and exercises that allowed us to conclude the extent to which these materials deviate from the more traditional teaching and to what extent they approach the new National Curriculum Plan (PCN), which sets as a starting point for the study of text and genres.