Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
202.21 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O artigo analisa as bases teórico-metodológicas que antecedem e que
sustentam os Parâmetros Curriculares Nacionais — Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias — (PCNs) especificamente o ensino de Literatura para o Curso Médio.
Para analisar a situação brasileira, o artigo toma como referência o exame realizado
por Todorov sobre a prática teórico-metodológica adotada nos liceus franceses. As
conclusões são bastante próximas, pois a tendência é explorar os fatores intrínsecos
da obra literária tanto no Brasil quanto na França. No entanto, a partir de 1999, os
PCNs mudaram e, ao escolher a proposta de M. Bakhtin, se distanciaram da
experiência francesa. - The article analyzes the theoretical and methodological approaches that precede
and support the National Curriculum — Languages, Codes and their Application —
(PCNs), specifically the teaching of Literature in High School. To analyze the situation
in Brazil, this article takes as reference the exam made by Todorov on the theoretical
and methodological praxis adopted in French colleges. The conclusions are similar,
since the tendency is to exploit the intrinsic factors of the literary work in Brazil and
France. However, since 1999, the PCNs change and choosed the proposal of M.Bakhtin, and took distance from the french experience.
Description
Keywords
Ensino de Literatura Parâmetros Curriculares Nacionais Bases teórico-metodológicas
Citation
Corvacho,S.,Püschel,R. & Souto,C. (2011). A literatura no ensino médio: o caso brasileiro. Revista Interacções,19(7),174-186.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação