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Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da comparação de
conteĂșdos gramaticais em livros didĂĄticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro
Didåtico para o Ensino Médio (PNLEM) e indicados pelo governo brasileiro como
adequados para a utilização didĂĄtica pelo professor de lĂngua portuguesa na escola
pĂșblica. Recorremos a elementos, como definição, exemplificação, ilustração,
exercĂcios, que nos permitiram concluir em que medida esses materiais se afastam do
ensino mais tradicional e em que medida se aproximam do novo Plano Curricular
Nacional (PCN), que prevĂȘ como ponto de partida para o estudo o texto e os gĂȘneros
discursivos. - This text aims to present the results of the grammatical contents comparisons in textbooks approved by the National Program of Textbook for the Secondary / High
School Education (PNLEM) and indicated by the Brazilian government as suitable for
the Portuguese teacherâs didactic use in public schools. We appeal to elements such
as definition, exemplification, illustration, and exercises that allowed us to conclude the
extent to which these materials deviate from the more traditional teaching and to what
extent they approach the new National Curriculum Plan (PCN), which sets as a starting
point for the study of text and genres.
Description
Keywords
Citation
Defendi, C., Oliveira, A., Rauber, A., Santos, E., Sartin, E. & Ciocchi, K. et al. (2011). A incongruĂȘncia entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras. Revista InteracçÔes,19(7),84-108
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação