Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
271.51 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste texto é contribuir para uma reflexão sobre o papel que a
escrita, enquanto instrumento de aprendizagem, pode desempenhar no contexto da
escola, independentemente do nível de ensino.
Começa-se por fazer um enquadramento teórico no qual, a partir da descrição
do processo de escrita e da caracterização de algumas dimensões de uso da
linguagem escrita, se evidencia as potencialidades do envolvimento da escrita no nos
processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento.
Posteriormente passa-se à caracterização do contexto português, primeiro
através de uma análise do modo como a questão é perspectivada pelos documentos
reguladores produzidos no âmbito do Ministério da Educação e depois pela referência
a um conjunto de estudos que tomam como objecto o papel da escrita na construção
da aprendizagem.
Apesar de focalizados em diferentes aspectos e níveis de ensino e de
recorrerem a diferentes metodologias de investigação, estes estudos coincidem em
termos de resultados, o que permite de algum modo inferir que, na escola portuguesa,
do ensino básico ao superior, o uso da escrita como ferramenta de aprendizagem é
ainda pouco frequente. - This paper aims at contributing to the discussion about the role of writing as a
learning tool in the context of Portuguese schools at all levels. The first part is focussed on theoretical issues: the writing process, some aspects
of written communication; the characteristics of written language and how its use may
enhance learning.
The second part of this paper analyses the Portuguese context starting by the
analysis of the way the question of writing as a learning tool is presented in official
documents produced at the Ministry of Education. Afterwards, we refer to several
studies developed in Portuguese schools and universities. All these studies aim at
describing writing practices and their role in knowledge acquisition and expression.
Although they refer to different school levels and use different research methods, their
conclusions are coincident in the demonstration that writing is rarely used as a learning
tool in Portuguese education.
Description
Keywords
Escrever Aprender Contexto português
Citation
Carvalho,J. (2011). Escrever para aprender contributo para a caracterização do contexto português. Revista Interacções,19(7),219-237
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação