Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
222.42 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a
formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de
linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse
recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que
leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de
textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem
guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto
de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que
promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se
criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na
produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. - This article aims at discussing the teaching and learning of writing and the
formation of authors in the school context based on the theory of language of Bakhtin
and the theory of learning of Vygotsky. First, we make some reflections regarding
authorship and the necessity of a kind of teaching that takes into consideration its
importance in the teaching of text production in schools. Second, we trace one of the routes that has guided our experiences of application using genres of discourse as the
starting point to the teaching of writing. Results showed that encouraging interaction
among students in the classroom – allowing them to position themselves critically by
reading, reflecting and writing – could provide deep improvements in the writing of
students and strongly contribute to the constitution of students as authors.
Description
Keywords
Escrita Ensino-Aprendizagem Autoria
Citation
Barros,C. & Padilha,S. (2011). Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores. Revista Interacções,19(7),259-273
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação