Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
310.56 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, é revisitado o texto dos Programas de Português do Ensino Básico
(1.º, 2.º e 3.º ciclos), Ministério da Educação, DGIDC, Março de 2009, da perspectiva
dos géneros (discursivos): da sua presença/ausência nos programas, da sua
enunciação programática, das suas implicações e aplicabilidade.
É feito um balanço global do modo como os PPEB propõe o desenvolvimento
ontogénico dos tipos de texto em presença; a progressão e a transversalidade
sugeridas. São identificadas algumas omissões no que diz respeito, designadamente,
à articulação ente os “descritores de desempenho” dos três ciclos e os pontos do
programa que os enquadram. Reconhecendo alguma duplicidade quanto ao
entendimento (filosófico) sobre o conceito de língua em presença, avalia-se a
interferência desta ambiguidade na gestão dos conteúdos disciplinares e extradisciplinares.
Serão fornecidas referências sobre curricula/programas de orientação textual
(genológica) em vigor noutros sistemas educativos, cuja formulação mereça destaque
e que tenham já recebido boa avaliação internacional. - The text of Programas de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos),
Ministério da Educação, DGIDC, march 2009, is examined in this paper, considering
speech genre: its presence/lack in the programs, its programmatic enunciation,
implication and applicability.
A global appreciation how PPEB propose ontogenic development relating the
existing types of text is carried out. Progression and transversality are as well analysed.
I identify some textual omissions concerning, particularly, the articulation between
the descriptors of the three Cycles and programmatic items associated with them. A
certain duplicity regarding the philosophical concept of language is pointed out;
moreover, the interference of this ambiguity in disciplinary subjects is evaluated.
References are being given about genre/text-based programs applied in other
educational systems which received positive international appraisal.
Description
Keywords
Géneros Desenvolvimento genológico Língua Contextos
Citation
Avelar, A. (2011). Géneros discursivos e curricula. Revista Interacções,19(7),200-218.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação