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Authors
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Abstract(s)
O artigo discute a concepção do curso “Literatura Universal dos Últimos
Trezentos Anos”, ministrado entre 2005 e 2009 para alunos do ensino médio do então
CEFET-SP, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
(IFSP). Serviram como concepções metodológicas, inicialmente, certos postulados
teóricos de Satre e Merleau-Ponty, que foram articulados à experiência prática e à
fundamentação teórica dos autores deste artigo, bem como às ideias e concepções de
ensaísticas de diversas matrizes, em alguns pontos até aparentemente antagônicas,
mas que produziram práticas dialógicas inesperadamente novas, fundadoras e
relevantes, como as dos diálogos que se estabeleceram entre as obras de Mikhail
Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio
Cândido, Ricardo Piglia e Ítalo Calvino. O curso, em razão de sua abertura,
possibilitou na prática a ampliação de repertório e de bagagem cultural, a incorporação
estilística e de procedimentos redacionais criativos de alunos com produção textual
e/ou analítica promissora, a produção de intertextualidades e a discussão do cânone
sob várias perspectivas. - This article discusses the course “Universal Literature of the Last Three Hundred
Years” concept, ministered between 2005 and 2009 to students of High School, the
then CEFET–SP currently Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São
Paulo (IFSP). Serving initially as methodological concepts, certain theoretical
postulates of Satre and Merleau-Ponty that were articulated to practical experience and
theoretical reasons by the authors of this article as well as the ideas and essayistic
concepts from various patterns, in some points even apparently antagonistic but
unexpectedly produced new founding and relevant dialogical practices such as the
dialogues that were established amongst the works of Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach,
Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia
and Ítalo Calvino. The course due to its opening made it possible in practice, to expand
repertoire, cultural knowledge, stylistic incorporation and creative writing procedures of
students with textual production and/or promising analytical production of
intertextualities and the discussion of canon under several perspectives.
Description
Keywords
Ensino de Literatura Ampliação de Repertório Incorporação Estilística
Citation
Püschel,R., Corvacho,S. & Souto,C. (2011). A experiência de um curso de literatura universal no ensino médio. Revista Interacções,19(7),187-199
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação