Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
206.78 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre a adoção das
expressões gênero textual ou gênero discursivo. Ao assumirmos que há distintas
consequências decorrentes do uso dessas expressões, discutimos diferentes posições
de alguns autores a respeito dessa dicotomia. Para isso, contamos com a contribuição
de Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) e Rojo (2005),
principalmente. Considerando que o conceito de competência discursiva não pode ser
desvinculado de conceitos como os de língua e linguagem e de sociedade, práticas
sociais, instituições sociais, comunidades linguísticas e cidadania, concluímos que,
uma vez conhecedor da diversidade de gêneros discursivos existentes nas diversas
esferas sociais, o falante discursivamente competente pode transitar de uma
instituição a outra, de uma esfera a outra, participar ativamente das práticas sociais específicas de cada instituição e pensar em possibilidades de mudanças nessas
práticas. - This article presents a theoretical discussion about the adoption of the terms
textual genre or discursive genre. When we assume that there are different
consequences arising from the use of these expressions we discuss the different
positions of some authors about this dichotomy. For this, we rely on the contribution of
Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) and Rojo (2005), mainly.
Considering that the concept of discourse competence can not be detached from
concepts such as speaking and the language and concepts such as society, social
practices, social institutions, language communities and citizenship, we conclude that,
since knowing the diversity of existent discursive genres in different social spheres, the
speaker discursively competent can move from one institution to another, from one
sphere to another, actively participate in social practices specific to each institution and
think about possible changes in these practices.
Description
Keywords
Gênero discursivo Gênero textual Competência discursiva Ensino de língua portuguesa
Citation
Dias,E.,Mesquita,E.,Finotti,L.,Otoni,M.,Lima,M. & Rocha, M. (2011). Gêneros textuais e (ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?. Revista Interacções,19(7),142-155.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação