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Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico

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  • Estratégias de cálculo mental na resolução de problemas de matemática no 1º e no2º ciclos do Ensino Básico
    Publication . Santos, Joana Vicente dos; Branco, Neusa
    O presente relatório surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, sendo composto por duas partes principais. A primeira parte tem como foco a descrição e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas, quer no 1.º ciclo quer no 2.º ciclo. A segunda parte corresponde à componente investigativa na qual estão contemplados os objetivos da investigação, o devido enquadramento teórico da mesma, a metodologia utilizada no estudo, os participantes, a análise de dados e as devidas conclusões. Esta investigação teve como foco as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos do 1.º e do 2.º CEB, mais precisamente do 3.º ano e do 5.º ano de escolaridade, na resolução de problemas. O estudo tem um caráter qualitativo em que se descreve a utilização das estratégias de cálculo mental na resolução de problemas. Este segue um design de teaching experiment, sendo que parte da observação dos alunos para a criação de uma sequência de aprendizagem, envolvendo a resolução de problemas. Os dados foram recolhidos através da resolução de problemas dos alunos. Neste estudo, as resoluções dos alunos foram analisadas tendo como foco as estratégias mobilizadas, mas também, as suas principais dificuldades e as representações utilizadas. Os resultados evidenciam o uso de estratégias e representações diversas, mas dificuldades na execução dos cálculos. Destaca-se a importância do reforço conceptual e da prática de estratégias de cálculo mental diversificadas em tarefas de diferentes naturezas, em particular, em contexto de resolução de problemas.
  • As conceções dos alunos do 1.º ceb e do 2.º ceb sobre os microrganismos
    Publication . Leonardo, Ana Rita Santos; Cavadas, Bento
    O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira, é apresentada uma análise reflexiva da prática de ensino concretizada em quatro contextos de estágio realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB, na qual se inclui a caracterização da instituição, das turmas e da prática de ensino. A segunda parte foca-se na componente investigativa realizada com duas turmas, uma do 1.º e outra do 2.º CEB, cujo título é “As conceções dos alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB sobre os microrganismos”. Neste contexto, apresentam-se os objetivos e as questões orientadoras, o enquadramento teórico, as opções metodológicas, os participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados, a apresentação e discussão dos resultados obtidos e as considerações finais do estudo. De forma geral, a partir do estudo realizado conclui-se que a intervenção educativa melhorou o conhecimento dos alunos sobre os microrganismos e que as atividades práticas promoveram as suas aprendizagens sobre este tema. No final deste trabalho é ainda apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso académico.
  • Modelo de ensino dos 7E nas aulas de ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: percursos de aprendizagem
    Publication . Laranginha, Rita Catarina Luís; Linhares, Elisabete
    O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, estando organizado em duas partes. Na primeira parte encontra-se uma descrição da prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo, acompanhada por uma reflexão acerca da mesma. A segunda parte contempla a componente investigativa, que teve como objetivo compreender o impacto de uma abordagem didática baseada no modelo de ensino dos 7E, nas aprendizagens dos alunos do 1.º e 2.º Ciclo, nas aulas de ciências. Nesta investigação de natureza qualitativa, os dados foram obtidos através da observação participante, entrevistas e análise documental. Os resultados deste estudo mostraram que este modelo teve um impacto positivo nos alunos, tendo adquirido conhecimentos científicos e desenvolvido competências preconizadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais
    Publication . Pereira, Carla Isabel da Silva; Cavadas, Bento
    Este relatório de estágio divide-se em duas partes, o percurso da prática de ensino supervisionada e a investigação sobre a prática docente. Nesta segunda parte explorou-se o desempenho dos alunos do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino básico em atividades interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais desenvolvidas tendo por base a abordagem Inquiry Based Learning. Este estudo foi realizado no contexto de estágio supervisionado. A metodologia do IBL foi explorada através de Inquiry Learning Spaces (ILS) desenvolvidos na plataforma digital Graasp®. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Recolheram-se dados qualitativos e a dados quantitativos para dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se que os alunos se sentiram motivados com o uso de tecnologias de informação e simuladores. Os temas abordados despertaram o interesse dos alunos e a maioria apreciou a forma como as questões foram organizadas nas duas investigações que lhes foram propostas nos ILS (ILS1 e ILS2). Na primeira investigação a maioria dos alunos demonstrou desenvolvimento das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS1. Contudo, a maioria dos alunos não demonstrou um desenvolvimento significativo das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS2. Conclui-se, assim, que os ILS interdisciplinares são uma boa forma de apresentar tarefas a realizar numa investigação proposta aos alunos, mas o seu efeito na aprendizagem é variável.
  • As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Marques, Nicole Vieira; Correia, Marisa
    O presente relatório encontra-se organizado em duas grandes partes. A primeira parte consiste na descrição e reflexão realizada sobre todas as práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda parte foca-se somente no trabalho investigativo desenvolvido. Este estudo apresenta um carácter qualitativo e teve como objetivo compreender se as práticas pedagógicas empregues na Pedagogia Waldorf potenciam o ensino das Ciências com alunos do 1º e 2º CEB. O estudo envolveu 14 alunos, dos dois ciclos de ensino, bem como os respetivos encarregados de educação e professor titular de turma ou professor de Ciências Naturais, no caso do 2.º CEB. Os dados recolhidos, através de questionários, entrevistas e notas de campo e suportados com análise documental, evidenciam a pertinência da envolvência no meio natural para a aprendizagem e motivação dos alunos na área das Ciências.
  • A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
    Publication . Silva, Cláudia Sofia Cabrita da; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa
    A Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) visa apresentar uma perspetiva inovadora de ensino-aprendizagem, baseada na interdisciplinaridade entre as áreas que a sua sigla integra e o mundo real. Este documento divide-se em duas partes. A primeira incide na descrição e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Enquanto a segunda é alusiva à análise das ideias defendidas pela literatura sobre a abordagem STEM e contempla um estudo intitulado “A abordagem STEM no ensino das Ciências e da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. O estudo segue uma abordagem qualitativa e procura compreender de que forma é que as atividades STEM contribuem para as aprendizagens dos alunos, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Matemática. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos participantes, duas entrevistas de grupo focado, uma a priori e outra após a implementação das atividades STEM e uma análise documental das produções dos alunos.
  • As implicações que a relação familiar pode ter no autoconceito e autoestima dos jovens, com implicações no contexto escolar
    Publication . Rucha, Raquel Maria Tralha Parreira; Dias, Paulo; Seixas, Raquel
    As implicações que a relação familiar pode ter no autoconceito e autoestima dos jovens, com implicações no contexto escolar A presente relatório de estágio decorre da prática efetuada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte consiste numa análise reflexiva de todas as etapas vivenciadas ao longo dos estágios efetuados ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Nesta parte, é possível evidenciar todas as aprendizagens adquiridas nos diferentes contextos de prática profissional. A segunda parte contém a componente investigativa na qual se pretende estudar as implicações que as relações familiares podem ter no autoconceito, autoestima dos jovens. Esta investigação é de natureza quantitativa decorrendo a investigação no contexto de estágio de 2.º Ciclo, numa turma do 6.º ano. Os resultados alcançados evidenciam a grande importância que a relação escola-família tem para o desenvolvimento pessoal dos alunos.
  • Desafios matemáticos e a visão da matemática de alunos do 2º. ciclo do ensino básico
    Publication . Nunes, Joana dos Santos Inácio Chaby; Branco, Neusa
    O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira é uma síntese das etapas percorridas ao longo dos estágios, evidenciando as aprendizagens adquiridas nos contextos de prática profissional, mais especificamente no 2.º, 4.º e 6.º anos de escolaridade do Ensino Básico. A segunda parte constitui uma componente de investigação, que se centra na influência da realização de desafios matemáticos para promover a melhoria do ensino-aprendizagem da disciplina. O estudo desenvolvido decorreu em contexto de estágio e seguiu uma metodologia qualitativa, tendo como participantes alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram obtidos através de questionários, produções e vídeos dos alunos. A implementação deste projeto procurou contribuir para o desenvolvimento do raciocínio-lógico e da comunicação matemática dos alunos, bem como, o entendimento da visão dos alunos sobre a matemática. Os resultados do estudo evidenciam o contributo positivo dos desafios matemáticos no processo de ensino-aprendizagem e a necessidade de integração destes em contexto de sala de aula.
  • Literacia científica e educação para a cidadania: estratégias de ensino e de aprendizagem sobre o bem-estar animal
    Publication . Ferro, Vânia Ribeiro; Linhares, Elisabete
    O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Santarém, estando organizado em duas partes. A primeira parte contempla a reflexão do percurso realizado ao longo das práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte centra-se na componente investigativa, assumindo-se como uma investigação mista sobre a própria prática, cujo objetivo foi compreender de que forma as iniciativas com orientação CTSA e/ou de ativismo sobre o bem-estar animal podem contribuir para a cidadania crítica e participativa em alunos do 1.º e do 2.º CEB. O estudo envolveu 50 alunos (dos dois ciclos de ensino). Os dados obtidos através de questionários, notas de campo e análise documental permitiram verificar o desenvolvimento de competências de atuação em relação à problemática, nomeadamente, analíticas, dialéticas e de cooperação.
  • As potencialidades da abordagem STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciências
    Publication . Botelho, Christina Teves; Brito, Clara; Correia, Marisa
    Com o presente Relatório Final de Estágio, para a obtenção de grau de mestre, pretende-se apresentar as experiências vividas, observadas e analisadas ao longo do Mestrado em Ensino de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.ºCEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básica (2.º CEB), tal como o trabalho desenvolvido e as aprendizagens adquiridas nas diversas práticas educativas supervisionadas realizadas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico de onde destacamos a abordagem às STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciências, nomeadamente o resultado do estudo, investigação na prática pedagógica e respetivas conclusões. No primeiro capítulo é possível encontrar a contextualização de cada prática educativa supervisionada ao nível das caracterizações das instituições, caracterizações dos grupos e das planificações elaboradas e implementadas, apresentando algumas situações vivenciadas na prática, referentes ao processo de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos e à gestão dos diferentes grupos intervenientes. No segundo capítulo, de modo a dar resposta às questões investigativas, estão presentes os resultados de pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que estudam individualmente e/ou relacionam as áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística e refletem sobre a sua importância, uma vez que completam o sucesso de desenvolvimento dos alunos, bem como autores que investigaram as potencialidades das CTEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática). A pesquisa desenvolvida pretende tentar perceber a importância da relação das áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística, as vantagens e dificuldades das aplicações CTEAM e o seu impacto nos alunos de 1.º e 2.º CEB. Os resultados do estudo, foram algo conclusivos para as questões da investigação, verificando-se os aspetos positivos e menos positivos da aplicação de metodologias que articulam os diferentes campos de conhecimentos, levando a uma maior compreensão e interpretação da necessidade da relação das diversas áreas para o desenvolvimento dos alunos. O presente relatório termina com uma reflexão global sobre o meu próprio desenvolvimento profissional ao longo de todo o meu percurso académico, realçando o do curso de Mestrado em ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.