Mestrado em Ensino do 1º ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino do 1º ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico by Title
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Silva, Cláudia Sofia Cabrita da; Martins, Maria Clara; Correia, MarisaA Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) visa apresentar uma perspetiva inovadora de ensino-aprendizagem, baseada na interdisciplinaridade entre as áreas que a sua sigla integra e o mundo real. Este documento divide-se em duas partes. A primeira incide na descrição e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Enquanto a segunda é alusiva à análise das ideias defendidas pela literatura sobre a abordagem STEM e contempla um estudo intitulado “A abordagem STEM no ensino das Ciências e da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. O estudo segue uma abordagem qualitativa e procura compreender de que forma é que as atividades STEM contribuem para as aprendizagens dos alunos, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Matemática. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos participantes, duas entrevistas de grupo focado, uma a priori e outra após a implementação das atividades STEM e uma análise documental das produções dos alunos.
- As atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Telma Cristina Carvalho; Cavadas, BentoO trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na Parte I apresenta-se a reflexão sobre as experiências pedagógicas mais importantes realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na Parte II é apresentado um estudo sobre as atividades Outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma de 5.º ano. O objetivo foi planificar e implementar uma atividade outdoor no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e avaliar os seus contributos para as aprendizagens dos alunos. O guião da atividade foi o principal instrumento de recolha de dados utilizado. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Através dos resultados constatou-se que conseguiram atingir a maioria dos objetivos de aprendizagem, verificando-se uma elevada taxa de sucesso, evidenciando que esta atividade outdoor contribuiu para a construção do seu conhecimento. O feedback dos alunos mostrou a sua motivação e interesse em aprender em contacto com a natureza.
- As conceções dos alunos do 1.º ceb e do 2.º ceb sobre os microrganismosPublication . Leonardo, Ana Rita Santos; Cavadas, BentoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira, é apresentada uma análise reflexiva da prática de ensino concretizada em quatro contextos de estágio realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB, na qual se inclui a caracterização da instituição, das turmas e da prática de ensino. A segunda parte foca-se na componente investigativa realizada com duas turmas, uma do 1.º e outra do 2.º CEB, cujo título é “As conceções dos alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB sobre os microrganismos”. Neste contexto, apresentam-se os objetivos e as questões orientadoras, o enquadramento teórico, as opções metodológicas, os participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados, a apresentação e discussão dos resultados obtidos e as considerações finais do estudo. De forma geral, a partir do estudo realizado conclui-se que a intervenção educativa melhorou o conhecimento dos alunos sobre os microrganismos e que as atividades práticas promoveram as suas aprendizagens sobre este tema. No final deste trabalho é ainda apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso académico.
- Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemasPublication . Carreira, Liliana Pessegueiro; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra duas partescentrais. A primeira foca o percurso realizado na prática de ensino supervisionada baseado nas experiências nos estágios em 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte comtempla a componente investigativa que, através de uma investigação-ação, visa conhecer o contributo da coavaliação entre pares na resolução de problemas matemáticos. Os participantes do estudo principal foram 22 alunos do 5.º ano e os participantes do estudo piloto foram 23 alunos do 3.º ano. Foi realizado um estudo piloto de modo a permitir melhorar e refletir sobreo processo de intervenção e de recolha de dados a aplicar no estudo principal. Foram propostastrês tarefas, tendo os alunos de resolver umproblema,apropriar-se dos critérios de avaliação e avaliar a resolução de colegas. Os resultados salientam contributos da coavaliação na resolução de problemas, tais como a aquisição de novas estratégias, melhoria da análisedos dados do problema, entre outros.
- Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da matemáticaPublication . Oliveira, Mafalda Ramos de Carvalho Ayres d´; Branco, NeusaO presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte reflete as etapas percorridas ao longo dos estágios, evidenciando as aprendizagens adquiridas nos variados contextos de prática profissional. A segunda parte centra-se na componente investigativa, apresentando um estudo focado na articulação entre a Programação e Robótica (PR) e a Matemática no processo de ensino- aprendizagem que decorre numa proposta de trabalho baseada na utilização de robôs e de um software educativo, o Scratch. O estudo é de natureza qualitativa, decorrendo da investigação na própria prática desenvolvida no contexto de estágio de 1.º Ciclo, numa turma do 4.º ano. Os dados obtidos através de notas de campo, observação participante e análise documental foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam contributos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, quando articulado com a programação e robótica, evidenciando-se, ainda assim, a necessidade de se continuar a desenvolver trabalhos deste cariz. A implementação deste projeto contribuiu para os alunos desenvolverem a sua aprendizagem relativamente à orientação e visualização espacial, cálculo de áreas e perímetros de retângulos, propriedades de figuras no plano, o seu raciocínio lógico na programação de robôs para resolver desafios simples e a sua comunicação matemática.
- Desafios matemáticos e a visão da matemática de alunos do 2º. ciclo do ensino básicoPublication . Nunes, Joana dos Santos Inácio Chaby; Branco, NeusaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira é uma síntese das etapas percorridas ao longo dos estágios, evidenciando as aprendizagens adquiridas nos contextos de prática profissional, mais especificamente no 2.º, 4.º e 6.º anos de escolaridade do Ensino Básico. A segunda parte constitui uma componente de investigação, que se centra na influência da realização de desafios matemáticos para promover a melhoria do ensino-aprendizagem da disciplina. O estudo desenvolvido decorreu em contexto de estágio e seguiu uma metodologia qualitativa, tendo como participantes alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram obtidos através de questionários, produções e vídeos dos alunos. A implementação deste projeto procurou contribuir para o desenvolvimento do raciocínio-lógico e da comunicação matemática dos alunos, bem como, o entendimento da visão dos alunos sobre a matemática. Os resultados do estudo evidenciam o contributo positivo dos desafios matemáticos no processo de ensino-aprendizagem e a necessidade de integração destes em contexto de sala de aula.
- O desempenho dos alunos do 2º ciclo em Inquiry Learning Spaces interdisciplinares de Matemática e Ciências NaturaisPublication . Pereira, Carla Isabel da Silva; Cavadas, BentoEste relatório de estágio divide-se em duas partes, o percurso da prática de ensino supervisionada e a investigação sobre a prática docente. Nesta segunda parte explorou-se o desempenho dos alunos do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino básico em atividades interdisciplinares de Matemática e Ciências Naturais desenvolvidas tendo por base a abordagem Inquiry Based Learning. Este estudo foi realizado no contexto de estágio supervisionado. A metodologia do IBL foi explorada através de Inquiry Learning Spaces (ILS) desenvolvidos na plataforma digital Graasp®. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Recolheram-se dados qualitativos e a dados quantitativos para dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se que os alunos se sentiram motivados com o uso de tecnologias de informação e simuladores. Os temas abordados despertaram o interesse dos alunos e a maioria apreciou a forma como as questões foram organizadas nas duas investigações que lhes foram propostas nos ILS (ILS1 e ILS2). Na primeira investigação a maioria dos alunos demonstrou desenvolvimento das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS1. Contudo, a maioria dos alunos não demonstrou um desenvolvimento significativo das suas conceções iniciais, após a realização das atividades propostas no ILS2. Conclui-se, assim, que os ILS interdisciplinares são uma boa forma de apresentar tarefas a realizar numa investigação proposta aos alunos, mas o seu efeito na aprendizagem é variável.
- O desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a teoria de Van HielePublication . Fernandes, Mariana Abreu; Mestrinho, NelsonEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O presente relatório está organizado em duas partes. A primeira refere-se à apresentação e reflexão acerca das Práticas de Ensino Supervisionadas em 1.º e 2.º ciclos. A segunda parte contempla a componente investigativa, que se centra no desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a teoria de van Hiele. Neste estudo, que seguiu um paradigma interpretativo, decorreu em contexto de estágio e teve como participante alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Báscio e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram obtidos através da observação participante e análise documental. Os resultados mostraram que os alunos do 4.º e 6.º ano apresentam, nas suas produções, elementos explícitos e implícitos do nível 1 e explícitos de nível 2 do pensamento de van Hiele. Além disso, a generalidade dos alunos mostraram evidências de se encontrarem numa fase de desenvolvimento entre os níveis 1 e 2. Os resultados revelam ainda a importância dos professores terem em conta o nível de van Hiele em que os alunos se encontram para poder adequar o vocabulário e organizar as suas aulas.
- Educação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo em contexto escolarPublication . Silva, Carolina Jorge Amaral Ribeiro da; Linhares, ElisabeteA educação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo em contexto escolar. O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. A primeira parte contempla uma análise/reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa. A investigação sobre a própria prática profissional teve como objetivo compreender de que forma as iniciativas de ativismo (ambiental) podem contribuir para a cidadania ativa e a promoção de valores ambientais de alunos do 1.º e do 2.º CEB. O estudo envolveu 56 alunos (dos dois níveis de escolaridade). Os dados obtidos através de questionários, notas de campo e análise documental permitiram verificar o desenvolvimento de competências nos alunos e a sua capacitação para assumir um papel ativo e interventivo na comunidade escolar.
- Estratégias de cálculo mental na resolução de problemas de matemática no 1º e no2º ciclos do Ensino BásicoPublication . Santos, Joana Vicente dos; Branco, NeusaO presente relatório surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, sendo composto por duas partes principais. A primeira parte tem como foco a descrição e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas, quer no 1.º ciclo quer no 2.º ciclo. A segunda parte corresponde à componente investigativa na qual estão contemplados os objetivos da investigação, o devido enquadramento teórico da mesma, a metodologia utilizada no estudo, os participantes, a análise de dados e as devidas conclusões. Esta investigação teve como foco as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos do 1.º e do 2.º CEB, mais precisamente do 3.º ano e do 5.º ano de escolaridade, na resolução de problemas. O estudo tem um caráter qualitativo em que se descreve a utilização das estratégias de cálculo mental na resolução de problemas. Este segue um design de teaching experiment, sendo que parte da observação dos alunos para a criação de uma sequência de aprendizagem, envolvendo a resolução de problemas. Os dados foram recolhidos através da resolução de problemas dos alunos. Neste estudo, as resoluções dos alunos foram analisadas tendo como foco as estratégias mobilizadas, mas também, as suas principais dificuldades e as representações utilizadas. Os resultados evidenciam o uso de estratégias e representações diversas, mas dificuldades na execução dos cálculos. Destaca-se a importância do reforço conceptual e da prática de estratégias de cálculo mental diversificadas em tarefas de diferentes naturezas, em particular, em contexto de resolução de problemas.