Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências da Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- A integração da Expressão Plástica e da Geometria e Medida no Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Isabel Maria Pereira deO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e é composto por duas partes. Na primeira parte encontra-se uma síntese e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas, tanto no 1º como no 2º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte integra o estudo investigativo sobre a integração da Expressão Plástica e da Geometria no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação centrou-se num estudo de caso que segue uma natureza qualitativa de caráter interpretativo e permitiu concluir que a interdisciplinaridade promove interesse e motivação na aprendizagem integral da Geometria no 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemasPublication . Carreira, Liliana Pessegueiro; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra duas partescentrais. A primeira foca o percurso realizado na prática de ensino supervisionada baseado nas experiências nos estágios em 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte comtempla a componente investigativa que, através de uma investigação-ação, visa conhecer o contributo da coavaliação entre pares na resolução de problemas matemáticos. Os participantes do estudo principal foram 22 alunos do 5.º ano e os participantes do estudo piloto foram 23 alunos do 3.º ano. Foi realizado um estudo piloto de modo a permitir melhorar e refletir sobreo processo de intervenção e de recolha de dados a aplicar no estudo principal. Foram propostastrês tarefas, tendo os alunos de resolver umproblema,apropriar-se dos critérios de avaliação e avaliar a resolução de colegas. Os resultados salientam contributos da coavaliação na resolução de problemas, tais como a aquisição de novas estratégias, melhoria da análisedos dados do problema, entre outros.
- Educação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo em contexto escolarPublication . Silva, Carolina Jorge Amaral Ribeiro da; Linhares, ElisabeteA educação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo em contexto escolar. O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. A primeira parte contempla uma análise/reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa. A investigação sobre a própria prática profissional teve como objetivo compreender de que forma as iniciativas de ativismo (ambiental) podem contribuir para a cidadania ativa e a promoção de valores ambientais de alunos do 1.º e do 2.º CEB. O estudo envolveu 56 alunos (dos dois níveis de escolaridade). Os dados obtidos através de questionários, notas de campo e análise documental permitiram verificar o desenvolvimento de competências nos alunos e a sua capacitação para assumir um papel ativo e interventivo na comunidade escolar.
- A presença da matemática e o uso do cálculo mental em situações do quotidiano no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rosa, Rogério de Jesus Amaral de Oliveira da; Santos, RaquelO presente relatório serve como uma reflexão do trabalho desenvolvido durante os estágios em 1º e 2º Ciclos segundo as Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação foi apoiada numa metodologia de natureza qualitativa e incidiu no estudo da relação entre a Matemática e o cálculo mental no quotidiano dos alunos do 2º Ciclo. No estudo participaram os 30 alunos de uma turma. Os dados apresentados resultam da análise de um questionário aplicado aos 30 participantes e de três entrevistas individuais de entre os participantes no questionário. Os resultados demonstram que os participantes têm a perceção da presença da Matemática no seu quotidiano e que, por vezes, inconscientemente, utilizam o cálculo mental em algumas situações.
- As atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Telma Cristina Carvalho; Cavadas, BentoO trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na Parte I apresenta-se a reflexão sobre as experiências pedagógicas mais importantes realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na Parte II é apresentado um estudo sobre as atividades Outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma de 5.º ano. O objetivo foi planificar e implementar uma atividade outdoor no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e avaliar os seus contributos para as aprendizagens dos alunos. O guião da atividade foi o principal instrumento de recolha de dados utilizado. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Através dos resultados constatou-se que conseguiram atingir a maioria dos objetivos de aprendizagem, verificando-se uma elevada taxa de sucesso, evidenciando que esta atividade outdoor contribuiu para a construção do seu conhecimento. O feedback dos alunos mostrou a sua motivação e interesse em aprender em contacto com a natureza.
- A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º CicloPublication . Fidalgo, João Filipe Lopes; Correia, MarisaO presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Está organizado em duas partes. A Parte I refere-se aos quatro estágios realizados durante o Mestrado, focando as Práticas de Ensino Supervisionado. A Parte II apresenta a investigação relativa ao estudo desenvolvido. O estudo fez-se para identificar a utilização das TIC no contexto de ensino e aprendizagem em Matemática e Ciências Naturais numa turma do 5.º ano em casa e na sala de aula. Realizou-se pelo preenchimento de um questionário, no Google Forms. Verificou-se que não existe o uso das TIC para além da sua utilização básica: ver vídeos, imagens e usar documentos. As TIC não são usadas nas atividades didáticas, nem se usam na sala de aula para promover a motivação e interesse nos alunos pelos temas estudados.
- As potencialidades de recurso a diferentes materiais didáticos e a tarefas matemáticas de diferente natureza no ensino da matemáticaPublication . Vaz, Ana Raquel Rosa; Colaço, SusanaO presente relatório descreve o percurso de desenvolvimento profissional, ao longo dos dois anos, e apresenta o percurso investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências do 2.ºCEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Deste modo, está dividido em duas partes. A primeira parte é focada nas PES, tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se encontra uma síntese e reflexão acerca das mesmas. A segunda parte integra o percurso investigativo, que se foca nas potencialidades da utilização de diferentes recursos didáticos e de tarefas matemáticas de diferente natureza no Ensino/Aprendizagem da Matemática no 2.º CEB. Esta investigação centrou-se numa experiência de ensino e seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. Embora com limitações, inerentes a este tipo de estudo, concluiu-se que os recursos didáticos, não só são geradores de motivação, como facilitam o processo de aprendizagem e que as tarefas de natureza exploratória envolvem os alunos, propiciando uma aprendizagem significativa.
- Promoção da aprendizagem em matemática e ciências através de propostas de trabalho interdisciplinares sobre a águaPublication . Sousa, Maria Catarina Canelas de; Cavadas, BentoEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciência Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O presente relatório organiza-se em duas partes, sendo a primeira a apresentação da componente de estágio, onde de forma sintetizada são integradas as intervenções realizadas no decorrer das Práticas e Ensino Supervisionadas, em contexto de 1.º e 2.º CEB. A segunda parte deste trabalho é a componente investigativa, centrada na temática da promoção da aprendizagem em Matemática e Ciências através de propostas de trabalho interdisciplinares sobre a água. A investigação tem um carácter misto e foram usados três tipos de instrumentos para recolher dados, as produções dos alunos, as planificações e reflexões da professora estagiária. Os instrumentos de recolha de dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo, as questões abertas foram sujeitas a categorização a posteriori e as de carácter fechado foram quantificadas. Os resultados desta investigação evidenciam que os alunos, a partir de propostas de trabalho interdisciplinar em conformidade com o modelo dos 7Es, relacionaram conhecimentos em matemática e ciências, atribuindo-lhes significado. Contudo, os resultados da atividade dos alunos nas propostas de trabalho mostram que na Matemática consolidaram principalmente aprendizagens anteriores, enquanto nas ciências Naturais evidenciaram ter alcançado as aprendizagens essenciais exploradas nessas propostas.
- Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da matemáticaPublication . Oliveira, Mafalda Ramos de Carvalho Ayres d´; Branco, NeusaO presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte reflete as etapas percorridas ao longo dos estágios, evidenciando as aprendizagens adquiridas nos variados contextos de prática profissional. A segunda parte centra-se na componente investigativa, apresentando um estudo focado na articulação entre a Programação e Robótica (PR) e a Matemática no processo de ensino- aprendizagem que decorre numa proposta de trabalho baseada na utilização de robôs e de um software educativo, o Scratch. O estudo é de natureza qualitativa, decorrendo da investigação na própria prática desenvolvida no contexto de estágio de 1.º Ciclo, numa turma do 4.º ano. Os dados obtidos através de notas de campo, observação participante e análise documental foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam contributos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, quando articulado com a programação e robótica, evidenciando-se, ainda assim, a necessidade de se continuar a desenvolver trabalhos deste cariz. A implementação deste projeto contribuiu para os alunos desenvolverem a sua aprendizagem relativamente à orientação e visualização espacial, cálculo de áreas e perímetros de retângulos, propriedades de figuras no plano, o seu raciocínio lógico na programação de robôs para resolver desafios simples e a sua comunicação matemática.
- As potencialidades da abordagem STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciênciasPublication . Botelho, Christina Teves; Brito, Clara; Correia, MarisaCom o presente Relatório Final de Estágio, para a obtenção de grau de mestre, pretende-se apresentar as experiências vividas, observadas e analisadas ao longo do Mestrado em Ensino de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.ºCEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básica (2.º CEB), tal como o trabalho desenvolvido e as aprendizagens adquiridas nas diversas práticas educativas supervisionadas realizadas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico de onde destacamos a abordagem às STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciências, nomeadamente o resultado do estudo, investigação na prática pedagógica e respetivas conclusões. No primeiro capítulo é possível encontrar a contextualização de cada prática educativa supervisionada ao nível das caracterizações das instituições, caracterizações dos grupos e das planificações elaboradas e implementadas, apresentando algumas situações vivenciadas na prática, referentes ao processo de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos e à gestão dos diferentes grupos intervenientes. No segundo capítulo, de modo a dar resposta às questões investigativas, estão presentes os resultados de pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que estudam individualmente e/ou relacionam as áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística e refletem sobre a sua importância, uma vez que completam o sucesso de desenvolvimento dos alunos, bem como autores que investigaram as potencialidades das CTEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática). A pesquisa desenvolvida pretende tentar perceber a importância da relação das áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística, as vantagens e dificuldades das aplicações CTEAM e o seu impacto nos alunos de 1.º e 2.º CEB. Os resultados do estudo, foram algo conclusivos para as questões da investigação, verificando-se os aspetos positivos e menos positivos da aplicação de metodologias que articulam os diferentes campos de conhecimentos, levando a uma maior compreensão e interpretação da necessidade da relação das diversas áreas para o desenvolvimento dos alunos. O presente relatório termina com uma reflexão global sobre o meu próprio desenvolvimento profissional ao longo de todo o meu percurso académico, realçando o do curso de Mestrado em ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.