Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
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- Os acordos idiossincráticos (I-Deals) nos profissionais de saúde de um hospital privadoPublication . Mascarenhas, Ana Tiago; Filipe, NéliaAs organizações estão sujeitas a grandes pressões para garantir a sua sustentabilidade e competitividade. Os Acordos Idiossincráticos (I-Deals), acordos individualizados de trabalho entre a organização e os colaboradores constituem uma forte ferramenta para o alcance desse sucesso. Com este estudo pretendeu-se avaliar o nível de negociação de I-Deals nos profissionais de saúde de um hospital privado, considerando diferenças de idade, habilitações académicas, antiguidade, categoria profissional e situação contratual. Seguiu-se uma metodologia quantitativa correlacional, tendo os dados sido recolhidos em novembro de 2020 através de questionário. Obtiveram-se 66 respostas de assistentes operacionais, enfermeiros e médicos. Os resultados revelam que existe um nível de negociação elevado dos I-Deals “Tarefas e responsabilidades no trabalho” e “Flexibilidade de horário” e um nível de negociação baixo dos I-Deals “Flexibilidade de localização” e “Incentivos financeiros”. A categoria profissional médicos e os que apresentam maior antiguidade na organização conseguem negociar um maior nível de I-Deals, não tendo sido possível estabelecer correlação estatisticamente significativa com as restantes variáveis.
- Avaliação da qualidade dos cuidados de assistência na gravidez em contexto de pandemia COVID-19Publication . Gens, Felisbela Maria Penas; Vivas, Carla; Ferreira, QuirinaA pandemia COVID-19 impôs mudanças na prática diária dos serviços de saúde. A resposta à crise sanitária tem sido equilibrada com medidas de proteção e promoção dos direitos dos grupos mais vulneráveis, como grávidas e recém-nascidos. Este estudo pretende determinar o nível de qualidade dos cuidados pré-natais e avaliar a satisfação da grávida com os cudados prestados em contexto de pandemia. Estudo misto, observacional analítico que incluiu 244 grávidas. Os dados foram recolhidos através de inquérito que englobou a escala Quality of Prenatal Care Questionnaire. A perceção global da qualidade dos cuidados pré-natais apresentou um score médio de 3,84 e um nível de satisfação de 3,79, num máximo de 5. As especificidades de acesso e segurança apresentaram um impacto no nível de qualidade de assistência pré-natal. Verificouse que a dificuldade de acesso está relacionada com níveis inferiores de qualidade percebida e o reforço na segurança e comunicação com níveis superiores.
- Avaliação do processo de gestão de altas uma contribuição para a melhoria contínua nos Serviços Médicos do Centro Hospitalar do OestePublication . Rosinha, Ana Catarina Marques dos Santos Conceição; Oliveira, SandraCom a crescente necessidade de gerir de forma sustentável os recursos, torna-se imperioso delinear processos de gestão de alta eficazes, padronizados, que sejam capazes de mitigar os fatores que interferem no planeamento de alta, como a comunicação ineficaz, a colaboração ineficiente e a indefinição de papéis. Este trabalho tem como objetivo avaliar e compreender os processos de gestão de altas que ocorrem nos Serviços Médicos do Centro Hospitalar do Oeste e efetuar uma proposta de modelo de planeamento de alta. Para tal, desenhou-se e implementou-se um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, descritivo, exploratório e transversal, que levou à aplicação de um questionário aos utentes e cuidadores, assim como aos profissionais de saúde e a realização de focus group envolvendo três grupos distintos de profissionais. Do ponto de vista do cuidador, a escassez de informação e a sua diminuta intervenção no planeamento de alta são as suas principais preocupações. Relativamente aos profissionais, a escassez de tempo para a realização de ensinos, a comunicação deficitária, a insuficiência do trabalho em equipa e a indefinição dos papéis são os principais fatores de insucesso do planeamento de alta. No final foi elaborado um modelo de planeamento de alta, ajustado às características do Centro Hospitalar do Oeste, que resulta da pesquisa bibliográfica e da análise aos resultados obtidos. O modelo proposto prevê uma definição clara de papéis, assente numa comunicação e colaboração multidisciplinar efetiva, tendo em vista uma transição segura de cuidados para a evitar readmissões futuras.
- Comportamento de cidadania organizacional dos enfermeiros do hospital Raoul Follereau da Guiné-BissauPublication . Saho, Mamadu; Ferreira, ReginaO cenário contemporâneo na vida das organizações sanitárias, obriga aos líderes zelarem pelo bem-estar e desenvolvimento dos profissionais de saúde para obterem melhores resultados organizacionais. Resultados estes, que são obtidos pelas ações que compreendem e elevam o nível de bem-estar, motivação e satisfação dos colaboradores nos serviços de saúde. A elaboração deste trabalho de investigação, tem como objetivo compreender e descrever Comportamento de Cidadania Organizacional dos Enfermeiros do Hospital Raoul Follereau da Guiné-Bissau. Com vista a poder obter resultados válidos, é empregue o método do tipo quantitativo pela sua forma de abordagem descritiva analítico e utilizado um questionário como ferramenta de recolha de dados. Foi utilizada uma amostra de conveniência de 29 respondentes numa população de 41 Enfermeiros incluindo os Técnicos de Enfermagem. Os resultados foram satisfatórios, visto que a maioria das respostas dos participantes apontam pelos factos positivos dos casos estudados. Por fim, os achados sugerem a importância do relacionamento dos líderes e a equipa de Enfermagem, bem como flexibilidade, satisfação e motivação no trabalho destes profissionais de saúde na adoção dos Comportamentos de Cidadania Organizacional.
- Contributo para a implementação de um sistema de qualidade - Laboratório de Função Respiratória -Publication . Merciano, Sónia Raquel da Silva; Vivas, CarlaA Qualidade é um conceito difícil de definir, ao qual não se pode associar uma definição absoluta e universal. Em contexto de saúde, a Qualidade assume um papel crucial e todos reconhecem importância e necessidade de estar presente nos cuidados prestados, bem como no desempenho das organizações de saúde, atualmente defrontadas com complexos e incessantes desafios. Este projeto tem como objetivo principal dar um contributo para a implementação de um Sistema da Qualidade no Laboratório de Função Respiratória do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, através da formalização e sistematização das atividades desenvolvidas através da abordagem por processos. Recorreu-se à metodologia investigação-ação, com aplicação de instrumentos de natureza qualitativa e quantitativa na monitorização de três processos: i) “Pedido de substituição da bala mistura de gases”, ii) “Higienização dos equipamentos” e iii) “Análise FMEA do pletismógrafo”. Os resultados evidenciaram a otimização de todos os processos, concluindo-se, quer a importância da abordagem por processos num Sistema da Qualidade no desenvolvimento e monitorização das atividades do ciclo operacional, quer a sua relevância estratégica, reforçando o seu essencial contributo no processo de melhoria contínua e impacto na sustentabilidade.
- Coordenação relacional, bem-estar emocional e liderança em equipas multidisciplinares:uma análise exploratória num hospital privadoPublication . Herculano, Raquel Rodrigues; Filipe, NéliaPropósito. Com este trabalho pretende-se explorar o papel moderador da liderança transacional e transformacional na relação entre a coordenação relacional (que ocorre quando as relações e a comunicação são de elevada qualidade e existe respeito mútuo) e o bem-estar emocional dos membros de equipas multidisciplinares. Metodologia. O estudo foi realizado num hospital privado português e os dados recolhidos através de questionário, tendo sido obtidas 75 respostas válidas. Foi feita análise fatorial exploratória antes de se proceder ao teste de hipóteses através de regressão linear. Resultados. Verifica-se uma relação positiva entre a coordenação relacional e o bemestar emocional e, quer a liderança transformacional, quer a liderança transacional modera, reforçando, essa relação, sendo superior quando a liderança é transacional. Implicações. Para que a qualidade da comunicação e das relações entre os membros de equipa contribuam para níveis de bem-estar emocional superiores, o estilo de liderança deverá ser equilibrado, orientado quer para as tarefas e resultados, quer para as pessoas e relações.
- Criação de Valor:análise aos modelos de negócio dos Laboratórios de Análises Clínicas de PortugalPublication . Anunciação, Patrícia Alexandra Rogério; Oliveira, Sandra; Vivas, CarlaOs Laboratórios de Análises Clínicas (LAC) desempenham um papel crucial no sistema de saúde português. Prestam serviços de diagnóstico e contribuem para a prevenção, diagnóstico, tratamento e monitorização de doenças. Contudo, nos últimos anos, os LAC têm enfrentado vários desafios: 1) o aumento da concorrência, 2) pressão para reduzir custos e melhorar a eficiência, 3) mudanças regulamentares nos cuidados de saúde baseados em valor. LAC têm vindo a explorar novos modelos de negócio para criar valor e assegurar a sua viabilidade a longo prazo. Este estudo visa analisar os modelos de negócio aplicados pelos LAC em Portugal e avaliar a sua eficácia na criação de valor para as organizações. Para atingir este objetivo, foi realizada uma análise abrangente da literatura para identificar os diferentes modelos de negócio. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa dos modelos de negócio com base na informação pública disponibilizada em quatro laboratórios diferentes em Portugal. Esta análise foi alicerçada com dados retirados dos quatro questionários efetuados a colaboradores com cargos de gestão dos LAC em estudo. Os resultados deste estudo recaem sobre os diferentes modelos de negócio adaptados pelos LAC em Portugal e fornecem uma visão da sua eficácia na criação de valor. Com o decorrer da investigação, tornou-se claro que a informação encontrada se relacionava diretamente com as estratégias de inovação estudadas. Desta forma foi possível apresentar as similaridades evidentes entres os casos e perceber quais as áreas onde os LAC apresentam uma aposta forte. Revelando-se assim duas áreas de maior investimento, que assentam na área de cocriação de necessidades do cliente e também na área da inovação na tecnologia da área laboratorial, com o objetivo principal de criação de valor. Desta forma é possível, através da análise sob ponto de vista de gestão, avaliar a área que permite aumentar os resultados da organização e apostar nas áreas em défice. Esta investigação contribui para a literatura existente sobre modelos de negócio no setor de saúde.
- Custo direto dos erros pré-analíticos num serviço de patologia clínica hospitalar – estudo de casoPublication . Santos, Liliana Pereira dos; Rosa, Sérgio; Oliveira, SandraOs objetivos deste trabalho foram determinar os indicadores com baixo desempenho referentes aos erros pré-analíticos, que ocorrem no início do processo laboratorial originando desperdício de recursos económicos, e a estimativa dos seus custos diretos. Apresenta-se como estudo qualitativo (estudo de caso), cuja metodologia contemplou na primeira etapa o levantamento retrospetivo dos erros pré-analíticos extra-laboratoriais, entre os anos de 2018 e 2022, e a determinação e análise dos seus indicadores de desempenho. Na segunda etapa, após o apuramento do indicador com baixo desempenho, foi realizado o mapeamento do processo para levantamento dos tempos consumidos pelas atividades e dos materiais diretos utilizados no processo intra-laboratorial através de observações diretas, apurando-se os custos diretos referentes a 2022. Como resultado, o indicador de amostras contaminadas, especificamente a contaminação de hemoculturas, foi o único que apresentou o desempenho fora dos limites de aceitabilidade estipulados. A taxa de contaminação foi 3,74%, valor acima do limite definido internacionalmente. Este erro custou no mínimo à organização 10.104 euros, o triplo do custo direto que o mesmo número de hemoculturas negativas teria, representando ainda uma perda de 248 horas de trabalho para os profissionais do Serviço de Patologia Clínica com atividades extra. Conclui-se que a minimização destes erros tem o potencial de resultar na redução substancial do desperdício laboratorial, com benefício simultâneo na eficiência do Serviço de Patologia Clínica e nos cuidados prestados ao utente. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a consciencialização da existência destes erros, assim como do impacto que representam e que, futuramente, possam servir de base a ações de melhoria a desenvolver na organização.
- O desempenho economico-financeiro e o risco financeiro no Serviço Nacional de Saúde. O Caso dos Hospitais e das Unidades Locais de Saúde EPEPublication . Mateus, Filipe; Rosa, SérgioA gestão financeira das Entidades Públicas Empresariais (EPE) da área da saúde têm sido uma temática que tem ganho cada vez mais importância na atualidade. Sucessivamente, nos diversos canais de comunicação, radiofónicos, televisivos e digitais e nos variadíssimos painéis de comentadores ligados à saúde é possível ouvir notícias do subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Com a criação do SNS, Portugal tem introduzido ao longo dos anos algumas reformas no sistema nacional de saúde. A contratualização e o subsequente financiamento são uma das reformas introduzidas durante o processo de empresarialização das entidades hospitalares, possibilitando uma afetação dos recursos mais orientada para o mercado, através da separação dos agentes financiador-prestador e da maior responsabilização das estruturas através do assumir dos compromissos plasmados nos contratos-programa das EPE. Assim esta investigação estuda o desempenho económico – financeiro, o risco financeiro e analisa a execução dos contratos-programa referentes a cada categoria das EPE do SNS e as relações entre estes. Os principais resultados permitem concluir que o grau de execução dos contratosprograma não é influenciado pelas categorias das EPE, e que o desempenho económicofinanceiro é influenciado pelas categorias das EPE. Por outro lado, o risco financeiro é influenciado pelas categorias EPE em 3 anos do período de estudo. O prazo médio de pagamentos não é influenciado pelas categorias das EPE. Existe, contudo, uma associação positiva entre o desempenho-financeiro e o grau de execução dos contrato-programa em alguns anos de estudo e uma associação negativa entre o desempenho económico financeiro e o risco financeiro, bem como uma associação positiva entre o prazo médio de pagamentos e o risco financeiro.
- Diferenças geracionais nos fatores de motivação de trabalhadores na área da saúdePublication . Curado, Rúben Sousa; Jorge, NunoA motivação é o resultado da interação entre um indivíduo e uma situação específica, sendo um processo que tem sido explicado através de diversas teorias. A motivação dos profissionais de saúde está diretamente relacionada com a qualidade da prestação de cuidados e, por consequência, com a fidelização dos utentes. Os objetivos deste estudo são a identificação dos fatores motivacionais e sua associação à geração de cada indivíduo. Para análise dos fatores motivacionais dos diferentes trabalhadores da área da saúde foi utilizada uma escala tetrafatorial constituída por 28 itens que avaliam as dimensões da motivação tendo em vista a organização do trabalho, a motivação para o desempenho, motivação para a realização e poder e motivação para o envolvimento. A análise dos fatores motivacionais indica que o fator motivacional realização e poder não demonstra diferenças estatisticamente significativas entre as gerações. Por outro lado,os restantes fatores demonstram uma diferença estatisticamente significativa. Em comparação pairwise das diferentes gerações, foi revelado que para a variável organização no trabalho existia diferenças estatisticamente significativas entre as gerações Millennials e X. Para a variável desempenho as diferenças são encontradas entre as gerações Millennials e X, à semelhança da variável anterior, assim como entre as gerações X e Z. Por fim, a variável envolvimento revela diferenças estatisticamente significativas entre a geração X e a geração Z. Apesar dos dados obtidos, é clara a existência de diferenças entre as gerações, sendo necessária uma investigação mais extensa para obter conclusões mais específicas.
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