Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Standards de mensuração das consultas de enfermagem hospitalares:estudo de caso no Centro Hospitalar Oeste EPEPublication . Penas, Sónia Sofia Jorge; Oliveira, SandraO conceito de valor em saúde tem adquirido uma nova perspetiva, indo além da abordagem financeira, ao englobar a conceção de “cuidados centralizados no utente” e a noção de resultados relevantes para os utentes. Este projeto visa criar um standard de mensuração dos cuidados de enfermagem de quatro consultas hospitalares do Centro Hospitalar Oeste – Caldas da Rainha tendo, numa primeira fase, como estratégia a metodologia Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC)e, numa segunda, a avaliação do utente sobre os resultados auferidos e a mudança daí recorrente. Foram mensurados 93 consultas nas especialidades médico-cirúrgicas/tratamentos, ortopedia/tratamentos, estomaterapia e imuno-alergologia para a concretização do TDABC. Obteve-se uma amostra de 167 utentes. Foi definido o valor do trabalho do enfermeiro para cada consulta. Os cuidados foram considerados individualizados e promotores de mudança real/útil na vida dos utentes. Os resultados pretendem ser um contributo para afirmação do paradigma de gestão hospitalar baseado na criação de valor.
- Escola Inclusiva: representações de pais, professores e direçãoPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Silva, Maria Helena; Paulo, Estrela; Pascoinho, JoãoO presente estudo incide na realidade das práticas inclusivas na escola atual, considerando o Decreto-lei Nº 54/2018 de 6 de julho. Será que a prática é coerente com a filosofia pretendida pelo Dec. Lei? Confrontados com estudos que apontam para a existência de evoluções concetuais no âmbito da Escola Inclusiva e visando responder a esta questão, foi aplicado um questionário à direção da escola, a professores de diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino e a pais de um Agrupamento de Escolas.
- Importância da inclusão e da flexibilidade em contexto escolarPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Teixeira, Ana; Paulo, EstrelaO objetivo deste estudo é investigar, conhecer, analisar e compreender a importância da inclusão e da flexibilidade curricular em contexto escolar, tendo por base as dificuldades e os desafios existentes no processo de inclusão e na utilização de estratégias que desenvolvam as necessidades que cada aluno demonstra.
- Inclusão, perspetivas e contextos. O caso do movimento da Escola ModernaPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Barbosa, Susana; Martins, Rosa; Pascoinho, JoãoO atual conceito e a legislação sobre a inclusão no sistema educativo português sugerem que todas as crianças e jovens dispõem de medidas de suporte à inclusão. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assume-se como um modelo pedagógico democrático, que pressupõe práticas pedagógicas inclusivas. Neste estudo, procurou-se compreender de que modo as educadoras de infância refletem e perspetivam a inclusão e comparar a perspetiva de inclusão de profissionais que exercem atualmente funções na educação pré-escolar, em jardins de infância públicos. Tratou-se de um estudo exploratório com oito participantes, em que metade refere adotar aquele modelo pedagógico.
- Coordenação relacional, bem-estar emocional e liderança em equipas multidisciplinares:uma análise exploratória num hospital privadoPublication . Herculano, Raquel Rodrigues; Filipe, NéliaPropósito. Com este trabalho pretende-se explorar o papel moderador da liderança transacional e transformacional na relação entre a coordenação relacional (que ocorre quando as relações e a comunicação são de elevada qualidade e existe respeito mútuo) e o bem-estar emocional dos membros de equipas multidisciplinares. Metodologia. O estudo foi realizado num hospital privado português e os dados recolhidos através de questionário, tendo sido obtidas 75 respostas válidas. Foi feita análise fatorial exploratória antes de se proceder ao teste de hipóteses através de regressão linear. Resultados. Verifica-se uma relação positiva entre a coordenação relacional e o bemestar emocional e, quer a liderança transformacional, quer a liderança transacional modera, reforçando, essa relação, sendo superior quando a liderança é transacional. Implicações. Para que a qualidade da comunicação e das relações entre os membros de equipa contribuam para níveis de bem-estar emocional superiores, o estilo de liderança deverá ser equilibrado, orientado quer para as tarefas e resultados, quer para as pessoas e relações.