Repository logo
 

Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 38
  • Adaptação Cultural e Validação do Maastricht Upper Extremity Questionnaire (MUEQ) para o Português Europeu
    Publication . Valente, Ana Filipa de Sousa; Basílio, Andreia Teixeira Marques Dionísio; Silva, Paulo César Lopes
    Este estudo teve como objetivo adaptar culturalmente e validar o Maastricht Upper Extre-mity Questionnaire (MUEQ) para a população portuguesa, tornando-o num instrumento confiável para avaliar riscos físicos e psicossociais em trabalhadores que utilizam Equipa-mentos Dotados de Visor (EDV). Seguiram-se as recomendações de Beaton et al. (2000) e as diretrizes constantes no Consensus-Based Standart for the Selection of Health Mesu-rement Instruments (COSMIN), realizando tradução, retroversão e pré-teste. Este estudo envolveu 450 participantes de uma Unidade Local de Saúde (ULS) do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O MUEQ-Pt demonstrou elevada concordância entre especialistas (AC1 > 0,81), boa consistência interna (ICC = 0,811) e alfa de Cronbach aceitável (0,725). A vali-dade de construto foi confirmada por análise fatorial exploratória (AFE), com variância acu-mulada dos domínios obtidos, entre 10% e 80%. Os resultados indicam que o MUEQ-Pt é uma ferramenta válida e confiável para avaliar riscos ocupacionais na população portuguesa.
  • Diagnosis of Stable Coronary Disease by Computed Tomography Angiography as a first-line test:Cost Analysis in an Integrated Responsibility Center
    Publication . Russo, Cláudia Sofia Mendes Magro; Patrício, Lino; Oliveira, Sandra
    A melhoria da eficiência no setor da saúde é essencial para reduzir falhas nos serviços e assegurar cuidados de qualidade aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), otimizando os recursos limitados. Em Portugal, a incidência de enfarte agudo do miocárdio (EAM) tem aumentado devido à prevalência de fatores de risco cardiovascular, muitos dos quais poderiam ser prevenidos com uma gestão adequada, adoção de hábitos saudáveis e um diagnóstico precoce por imagem. A angiografia por tomografia computorizada cardíaca (Angio TC) tem-se revelado uma ferramenta eficaz no diagnóstico da doença coronária (DC), permitindo calcular o score de cálcio das artérias coronárias e identificar outras patologias importantes. Este exame não invasivo pode substituir métodos convencionais, avaliando o fluxo arterial em tempo real. Este projeto avalia a viabilidade económica de implementar a Angio TC como exame de primeira linha para diagnóstico de DC estável na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), com uma poupança anual estimada de 344 991,16 €/ano.
  • As tecnologias ehealth em cirurgia bariátrica e o seu impacto no processo de gestão do tratamento cirúrgico da obesidade, durante a Pandemia COVID-19
    Publication . Mendes, Cláudia Sofia Orvalho; Zangão, Maria Otília Brites; Carvalho, Manuel Gonçalves
    Nos últimos anos, a saúde digital, ou e-health, tem desempenhado um papel cada vez mais importante na prestação de cuidados de saúde, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Para utentes submetidos a cirurgia bariátrica, cujo acompanhamento póscirúrgico é crucial para o sucesso do procedimento, a utilização de tecnologias de ehealth tornou-se uma ferramenta indispensável. Neste contexto, o acompanhamento por e-health oferece uma solução inovadora e segura para garantir que estes utentes recebam o suporte e os cuidados necessários, mesmo diante das restrições de distanciamento social e das dificuldades de acesso aos serviços de saúde presenciais. A ehealth pode proporcionar uma série de benefícios, incluindo um maior envolvimento dos utentes, um melhor acesso aos cuidados e uma melhor comunicação entre os utentes e os prestadores de cuidados de saúde. Esta dissertação tem como objetivo avaliar de que forma a telemedicina é utilizada em todo o processo de cirurgia bariátrica e de que forma pode influenciar os resultados deste tratamento cirúrgico da obesidade. Esta dissertação destacará a importância das tecnologias e-health na gestão do tratamento cirurgico da obesidade, bem como os seus beneficios no companhamento durante o período da Pandemia COVID-19, explorando as vantagens desta abordagem e os desafios que precisam ser superados para garantir o seu sucesso. Está organizada em dois estudos, sendo um primeiro estudo uma revisão da literatura e o segundo, um estudo observacional de caracter transversal, os quais nos permitiram compreender de que forma a telemedicina poderá ajudar no tratamento destes doentes.
  • Quality in neonatal care:safety checklist validation
    Publication . Malveira, Ana Cristina Raimundo; Oliveira, Sandra; Dias, Ana Maria Guegués
    A implementação da Checklist de Segurança do Doente Neonatal (CSDN) tem como objetivo promover uma avaliação rigorosa dos pontos sensíveis e/ou críticos no continuum de cuidados, contribuindo de forma significativa para o clima organizacional, ao incutir um sentido crítico sobre os cuidados prestados aos doentes neonatais nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), potenciando assim a qualidade e a segurança. Este instrumento de qualidade foi concebido para avaliar a conformidade das intervenções de cuidados, assegurando o cumprimento das directrizes, normas e protocolos estabelecidos. Para além disso, define e operacionaliza um conjunto de indicadores de qualidade e segurança neonatal, promovendo uma prática de cuidados consciente e intencionalmente terapêutica, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e a qualidade de vida do doente neonatal e da sua família. Assim, é fundamental dispor de um instrumento que reflicta a complexidade da prática de cuidados na UCIN em toda a sua abrangência e intervenção. Para tal, é essencial chegar a um consenso sobre o seu conteúdo e objetivo, através da validação por peritos na área. A metodologia adoptada inclui a obtenção de feedback e avaliação de peritos em cuidados neonatais no contexto da UCIN. Procura-se uma construção colectiva através do método Delphi, que envolve um conjunto de questionários respondidos sequencial e individualmente pelos participantes (peritos), os quais são analisados e sistematizados pelos investigadores. Posteriormente, é dado um feedback com informação que sintetiza as respostas do grupo aos questionários anteriores, com o objetivo de construir uma resposta colectiva gradual. A aplicação deste método resulta na consolidação de um instrumento cujo desenho está intrinsecamente relacionado com a qualidade e segurança da saúde, bem como promove o desenvolvimento de indicadores de saúde sensíveis às necessidades dos doentes neonatais e suas famílias.
  • Pediatric Teledentistry Consultation in Primary Health Care:Portuguese Parents’ Perception
    Publication . Moreira, Célia Maria Lima; Martins, Henrique Manuel Gil; Oliveira, Sandra
    Em Portugal, a prevalência de patologia oral na população infantil e juvenil é ainda preocupante, encontrando-se o acesso a cuidados de saúde oral limitado a algumas idades ou dependente de serviços privados. As tecnologias digitais têm emergido como uma solução promissora na medicina, inclusive na saúde oral, facilitando o acesso e reduzindo custos sem comprometer a qualidade dos serviços. A evidência demonstra inúmeras vantagens da teleconsulta pediátrica de saúde oral, com a aceitação parental sendo um fator crucial para sua adoção mais ampla. Contudo, a literatura sobre a perceção dos pais é escassa, tornando essencial entender e avaliar as suas opiniões para a implementação efetiva de novos serviços. Esta dissertação investiga as perceções dos pais inscritos na Unidade de Saúde Familiar Almada do ACES Almada Seixal, sobre a teleconsulta pediátrica de saúde oral. Disponibilizaram-se dois questionários online sendo o primeiro acedido antes da teleconsulta e o segundo questionário três meses após a intervenção, responderam a ambos 122 pais. Da análise, constata-se que, a totalidade dos inquiridos nunca utilizou a teleconsulta pediátrica de saúde oral e havia um desconhecimento geral sobre facilidade, utilidade e confiabilidade. Após a intervenção, observou-se uma atitude positiva em todas as dimensões avaliadas e um elevado nível de satisfação, realçando-se que na globalidade, os pais adotariam referencialmente a teleconsulta pediátrica de saúde oral. Em Portugal, à semelhança de outros países, torna-se necessário guidelines na área da telessaúde oral, que garantam a qualidade e eficácia dos cuidados, bem como um maior envolvimento dos pais e sociedade civil na promoção e apoio a estas iniciativas.
  • Satisfação dos Utentes com a Qualidade do Desempenho do Serviço da Consulta de Higiene Oral no Centro de Saúde de Évora
    Publication . Caeiro, Sílvia Leandra Zambujo; Dionísio, Andreia; Saraiva, Margarida
    Os utentes dos serviços de saúde estão, cada vez, mais informados e mais exigentes com os cuidados prestados. A satisfação dos utentes, e os fatores que influenciam essa satisfação, é, atualmente, uma preocupação constante para as instituições de saúde, como forma de proporcionarem serviços de qualidade. A avaliação da satisfação dos utentes nos serviços de saúde constitui parte da ação estratégica dessas instituições e permite uma melhoria contínua. O objetivo principal deste trabalho de investigação é averiguar a satisfação dos utentes com a qualidade do desempenho do serviço da consulta de higiene oral, realizada no Centro de Saúde de Évora. A população-alvo cingiu-se aos alunos, nascidos nos anos de 2010, 2013 e 2016, das instituições de ensino dos Agrupamentos de Escolas Severim de Faria e Gabriel Pereira e do Colégio dos Salesianos, no Concelho de Évora, que foram submetidos ao rastreio dentário, inseridos nos critérios de seleção para a consulta de higiene oral. Foi obtida uma amostra de 169 indivíduos. Para tal, desenvolveu-se um estudo transversal (cross-sectional study), descritivo, com abordagem quantitativa, com recurso a um questionário SERVPERF modificado aplicado aos acompanhantes dos utentes, para a recolha de dados. A análise dos resultados permitiu compreender os fatores que mais contribuem para a satisfação dos utentes. Assim, as dimensões da confiança, da segurança, da empatia e do profissionalismo e competência obtiveram um grau de satisfação superior a 98%. Pelo que, pode-se concluir que o grau de satisfação geral dos utentes em relação ao desempenho da consulta de higiene oral é bastante elevado.
  • Análise de Custos do Seguimento de Pacemakers:Comparação entre Modalidade Presencial e à Distância em Beneficiários de Transporte Não Urgente numa Unidade Local de Saúde E.P.E
    Publication . Oliveira, João Rodrigo Martins Neves ; Oliveira, Sandra; Martins, Vítor
    A saúde digital contribui para a democratização dos cuidados em contexto ético, seguro e sustentável. A monitorização remota permite o seguimento à distância de dispositivos cardíacos implantáveis. Os utentes com pacemakers anti bradicardia são o maior grupo e, simultaneamente, com menor acesso a esta tecnologia, pela controversa relação custo-benefício, sendo o custo dos equipamentos e adaptação das organizações e recursos, barreiras à implementação alargada. Em oposição, o transporte comparticipado ascendeu, só em 2023 em Portugal, a aproximadamente 81 milhões de euros. Pretendeu-se aferir a viabilidade financeira do seguimento à distância de utentes com pacemaker, numa unidade local de saúde, contrapondo os custos do transporte não urgente comparticipado, com o investimento nos equipamentos da consulta remota, e aferir a satisfação e aceitação deste seguimento. Realizaram-se 41 questionários a utentes/familiares da consulta de pacemaker com transporte comparticipado. Projetaram-se custos entre o protocolo presencial a cada 6 meses, e outro protocolo com consulta presencial a cada 2 anos e à distância a cada 6 meses, durante a longevidade expectável dos dispositivos. Com uma redução de visitas presencias prevista de 74%, o seguimento à distância permitiria poupanças globais de 373 euros/doente (21.2%) com a comparticipação máxima (p=0.01151). As poupanças ascendem até aos 33.3% correspondendo a 764 euros/doente (p=0.0002742) para distâncias > 60km (ida e volta) em utentes com comparticipação máxima que recorrem a ambulância. O seguimento à distância de pacemakers pode assim ser uma alternativa financeiramente viável com elevada aceitação e satisfação (88%).
  • Modelo de Gestão Aplicado à Mitigação de Riscos na Desidratação em Idosos Institucionalizados Estudo de caso numa Estrutura Residencial para Idosos
    Publication . Carvalho, Ana Patrícia Lavareda de ; Rosa, Marta Maria Gonçalves; Pinto, Marco José Barbas
    Introdução: Este projeto aborda a desidratação em idosos institucionalizados numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Com o envelhecimento mundial acelerado, é crucial promover um envelhecimento saudável. O estudo foca-se na gestão de risco da desidratação. Objetivos: Analisar o modelo de gestão de risco na prevenção da desidratação, identificar fatores de risco, avaliar estratégias e propor medidas preventivas. Metodologia: Revisão da literatura e estudo de caso observacional com 193 idosos, utilizando dados clínicos e uma grelha de observação. Análise estatística com o software R. Resultados: A idade média dos residentes é 84 anos, predominando as mulheres. A desidratação prevaleceu nos homens. 83 residentes demonstraram consciência da sede, principalmente sem doenças cognitivas. A equipa de ação direta foi crucial na monitorização da ingestão de líquidos. Conclusão: Uma gestão eficaz da hidratação exige uma abordagem multidisciplinar personalizada. A instituição usa eficientemente o software MySenior e oferece formação contínua, enfrentando desafios como a falta de recursos humanos e aproveitando oportunidades.
  • A gestão do risco e da qualidade na segurança do doente em ambiente de quebra dos sistemas de informação
    Publication . Freitas, Nuno Filipe Lé; Ferreira, Regina
    No Serviço Nacional de Saúde, a informatização e a dependência dos sistemas de informação em saúde são uma realidade. Para todas as atividades há um plano B (plano de contingência). Este pode ser implementado subitamente ou ser planeado, porém deverá estar no horizonte dos profissionais o seu cumprimento. Também tem de existir uma clara compreensão das suas causas/consequências. Os principais problemas resultantes da ativação do plano B centram-se no atraso geral no atendimento, na falta de comunicação ou formação para lidar com a situação, nos procedimentos aumentados que atrasam a logística de resultados de exames para a decisão, no rigor requerido na recuperação dos dados do papel para o sistema informático. Em relação à proteção de dados, verifica-se que os recentes ataques informáticos e a tentativa de usurpação de dados são uma problemática que urge desenvolver, sendo essa é uma das causas da implementação dos planos de contingência. Recorreu-se à revisão da literatura e a entrevistas em ambiente de trabalho de modo a poder comprovar in loco se os resultados eram os esperados. Acharam-se algumas diferenças entre o que é o ambiente de trabalho descrito pelos autores e aquele que os profissionais descrevem. A aplicação do método quantitativo através de questionários também foi uma realidade no SU do HDS de modo a realizar um diagnóstico, aos profissionais, aos mais diversos níveis, e mais abrangente do que o método qualitativo. Concluiu-se, assim, que a paragem dos sistemas de informação em saúde pode trazer risco e perda de qualidade assistencial para os doentes e profissionais. Serão aplicados inquéritos de modo a poder aferir o grau de risco e o nível de qualidade da assistência. Ter-se-á como ponto de vista que o estudo possa ser aplicado numa componente prática no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém. A criação de valor através da aplicação em ambiente de trabalho deste trabalho terá como passos principais um diagnóstico assente em métodos qualitativos e quantitativos, a definição de uma estratégia através da revisão do Plano de Contingência e a implementação no terreno das novas orientações. Todas estas etapas remetem para o ciclo PDCA de redesenho de processos relativamente à problemática da quebra dos sistemas de informação em saúde e ainda reforçar a formação dos profissionais.
  • Custo direto dos erros pré-analíticos num serviço de patologia clínica hospitalar – estudo de caso
    Publication . Santos, Liliana Pereira dos; Rosa, Sérgio; Oliveira, Sandra
    Os objetivos deste trabalho foram determinar os indicadores com baixo desempenho referentes aos erros pré-analíticos, que ocorrem no início do processo laboratorial originando desperdício de recursos económicos, e a estimativa dos seus custos diretos. Apresenta-se como estudo qualitativo (estudo de caso), cuja metodologia contemplou na primeira etapa o levantamento retrospetivo dos erros pré-analíticos extra-laboratoriais, entre os anos de 2018 e 2022, e a determinação e análise dos seus indicadores de desempenho. Na segunda etapa, após o apuramento do indicador com baixo desempenho, foi realizado o mapeamento do processo para levantamento dos tempos consumidos pelas atividades e dos materiais diretos utilizados no processo intra-laboratorial através de observações diretas, apurando-se os custos diretos referentes a 2022. Como resultado, o indicador de amostras contaminadas, especificamente a contaminação de hemoculturas, foi o único que apresentou o desempenho fora dos limites de aceitabilidade estipulados. A taxa de contaminação foi 3,74%, valor acima do limite definido internacionalmente. Este erro custou no mínimo à organização 10.104 euros, o triplo do custo direto que o mesmo número de hemoculturas negativas teria, representando ainda uma perda de 248 horas de trabalho para os profissionais do Serviço de Patologia Clínica com atividades extra. Conclui-se que a minimização destes erros tem o potencial de resultar na redução substancial do desperdício laboratorial, com benefício simultâneo na eficiência do Serviço de Patologia Clínica e nos cuidados prestados ao utente. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a consciencialização da existência destes erros, assim como do impacto que representam e que, futuramente, possam servir de base a ações de melhoria a desenvolver na organização.