Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
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- A gestão do risco e da qualidade na segurança do doente em ambiente de quebra dos sistemas de informaçãoPublication . Freitas, Nuno Filipe Lé; Ferreira, ReginaNo Serviço Nacional de Saúde, a informatização e a dependência dos sistemas de informação em saúde são uma realidade. Para todas as atividades há um plano B (plano de contingência). Este pode ser implementado subitamente ou ser planeado, porém deverá estar no horizonte dos profissionais o seu cumprimento. Também tem de existir uma clara compreensão das suas causas/consequências. Os principais problemas resultantes da ativação do plano B centram-se no atraso geral no atendimento, na falta de comunicação ou formação para lidar com a situação, nos procedimentos aumentados que atrasam a logística de resultados de exames para a decisão, no rigor requerido na recuperação dos dados do papel para o sistema informático. Em relação à proteção de dados, verifica-se que os recentes ataques informáticos e a tentativa de usurpação de dados são uma problemática que urge desenvolver, sendo essa é uma das causas da implementação dos planos de contingência. Recorreu-se à revisão da literatura e a entrevistas em ambiente de trabalho de modo a poder comprovar in loco se os resultados eram os esperados. Acharam-se algumas diferenças entre o que é o ambiente de trabalho descrito pelos autores e aquele que os profissionais descrevem. A aplicação do método quantitativo através de questionários também foi uma realidade no SU do HDS de modo a realizar um diagnóstico, aos profissionais, aos mais diversos níveis, e mais abrangente do que o método qualitativo. Concluiu-se, assim, que a paragem dos sistemas de informação em saúde pode trazer risco e perda de qualidade assistencial para os doentes e profissionais. Serão aplicados inquéritos de modo a poder aferir o grau de risco e o nível de qualidade da assistência. Ter-se-á como ponto de vista que o estudo possa ser aplicado numa componente prática no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém. A criação de valor através da aplicação em ambiente de trabalho deste trabalho terá como passos principais um diagnóstico assente em métodos qualitativos e quantitativos, a definição de uma estratégia através da revisão do Plano de Contingência e a implementação no terreno das novas orientações. Todas estas etapas remetem para o ciclo PDCA de redesenho de processos relativamente à problemática da quebra dos sistemas de informação em saúde e ainda reforçar a formação dos profissionais.
- Custo direto dos erros pré-analíticos num serviço de patologia clínica hospitalar – estudo de casoPublication . Santos, Liliana Pereira dos; Rosa, Sérgio; Oliveira, SandraOs objetivos deste trabalho foram determinar os indicadores com baixo desempenho referentes aos erros pré-analíticos, que ocorrem no início do processo laboratorial originando desperdício de recursos económicos, e a estimativa dos seus custos diretos. Apresenta-se como estudo qualitativo (estudo de caso), cuja metodologia contemplou na primeira etapa o levantamento retrospetivo dos erros pré-analíticos extra-laboratoriais, entre os anos de 2018 e 2022, e a determinação e análise dos seus indicadores de desempenho. Na segunda etapa, após o apuramento do indicador com baixo desempenho, foi realizado o mapeamento do processo para levantamento dos tempos consumidos pelas atividades e dos materiais diretos utilizados no processo intra-laboratorial através de observações diretas, apurando-se os custos diretos referentes a 2022. Como resultado, o indicador de amostras contaminadas, especificamente a contaminação de hemoculturas, foi o único que apresentou o desempenho fora dos limites de aceitabilidade estipulados. A taxa de contaminação foi 3,74%, valor acima do limite definido internacionalmente. Este erro custou no mínimo à organização 10.104 euros, o triplo do custo direto que o mesmo número de hemoculturas negativas teria, representando ainda uma perda de 248 horas de trabalho para os profissionais do Serviço de Patologia Clínica com atividades extra. Conclui-se que a minimização destes erros tem o potencial de resultar na redução substancial do desperdício laboratorial, com benefício simultâneo na eficiência do Serviço de Patologia Clínica e nos cuidados prestados ao utente. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a consciencialização da existência destes erros, assim como do impacto que representam e que, futuramente, possam servir de base a ações de melhoria a desenvolver na organização.
- Criação de Valor:análise aos modelos de negócio dos Laboratórios de Análises Clínicas de PortugalPublication . Anunciação, Patrícia Alexandra Rogério; Oliveira, Sandra; Vivas, CarlaOs Laboratórios de Análises Clínicas (LAC) desempenham um papel crucial no sistema de saúde português. Prestam serviços de diagnóstico e contribuem para a prevenção, diagnóstico, tratamento e monitorização de doenças. Contudo, nos últimos anos, os LAC têm enfrentado vários desafios: 1) o aumento da concorrência, 2) pressão para reduzir custos e melhorar a eficiência, 3) mudanças regulamentares nos cuidados de saúde baseados em valor. LAC têm vindo a explorar novos modelos de negócio para criar valor e assegurar a sua viabilidade a longo prazo. Este estudo visa analisar os modelos de negócio aplicados pelos LAC em Portugal e avaliar a sua eficácia na criação de valor para as organizações. Para atingir este objetivo, foi realizada uma análise abrangente da literatura para identificar os diferentes modelos de negócio. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa dos modelos de negócio com base na informação pública disponibilizada em quatro laboratórios diferentes em Portugal. Esta análise foi alicerçada com dados retirados dos quatro questionários efetuados a colaboradores com cargos de gestão dos LAC em estudo. Os resultados deste estudo recaem sobre os diferentes modelos de negócio adaptados pelos LAC em Portugal e fornecem uma visão da sua eficácia na criação de valor. Com o decorrer da investigação, tornou-se claro que a informação encontrada se relacionava diretamente com as estratégias de inovação estudadas. Desta forma foi possível apresentar as similaridades evidentes entres os casos e perceber quais as áreas onde os LAC apresentam uma aposta forte. Revelando-se assim duas áreas de maior investimento, que assentam na área de cocriação de necessidades do cliente e também na área da inovação na tecnologia da área laboratorial, com o objetivo principal de criação de valor. Desta forma é possível, através da análise sob ponto de vista de gestão, avaliar a área que permite aumentar os resultados da organização e apostar nas áreas em défice. Esta investigação contribui para a literatura existente sobre modelos de negócio no setor de saúde.
- A satisfação dos recursos humanos no setor público da saúde:um estudo de casoPublication . Henriques, Olga Cristina Figueiredo Oliveira; Jorge, NunoObjetivo: Os níveis de insatisfação dos trabalhadores do setor público da saúde têm vido a ser evidenciados e tem conduzido à adoção de práticas de luta das diferentes classes profissionais, à fuga dos técnico e à degradação do Serviço Nacional de Saúde. Conhecer a aprofundadamente o problema possibilita a adoção de estratégias de mitigação dos efeitos adversos deste fenómeno. O objetivo deste estudo é conhecer os níveis de satisfação das diferentes categorias profissionais de entidade dos setor hospitalar público do distrito de Santarém e definir estratégias de intervenção. Método: Uma amostra de 102 profissionais do setor da saúde (46,53+/-11,04 anos de idade), distribuídos pela categorias profissionais dos assistentes operacionais (8,8%), assistentes técnicos (18,6%), técnicos superiores (28,4%), enfermeiros (31,4%) e médicos (12,7%) foi recrutada tendo respondido, de forma anónima, ao Job Satisfaction Servey utilizando a metodologia do google forms. O t-test, a ANOVA e a correlação r Pearson foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: Constatámos que pessoas mais novas (p<.01) e com menor anos de antiguidade (p<.05) na entidade estudada parecem ter níveis mais elevados de satisfação com o superior. Maior habilitação parece, também, corresponder a maior proximidade com o superior hierárquico (p<.01). Indivíduos com maiores qualificações surgiram, ainda, como mais satisfeitos no que se refere ao conhecimento das tarefas de trabalho e ao entendimento dos objetivos (p<.01). Os indivíduos do género masculino apresentaram um nível superior de gosto, prazer e orgulho no trabalho, na comparação com as mulheres. Observámos, ainda, que indivíduos com maior nível de escolaridade apresentaram maior perceção de competência, justiça, gosto e de interesse da parte do seu superior hierárquico direto. No domínio do salário todos os grupos etários apresentaram elevada insatisfação, sendo de realçar a faixa dos 33 aos 42 anos, mas também dos 53 aos 66 anos de vida. Considerando os níveis de satisfação da população avaliada, constatámos que os itens associados às regras, procedimentos, burocracia e à quantidade de trabalho (procedimento operacional) surgiram significativamente relacionados com as categorias profissionais. Observámos que, nomeadamente os médicos e os assistentes técnicos apresentaram-se insatisfeitos no que se refere a estes aspetos.
- Contributo para a implementação de um sistema de qualidade - Laboratório de Função Respiratória -Publication . Merciano, Sónia Raquel da Silva; Vivas, CarlaA Qualidade é um conceito difícil de definir, ao qual não se pode associar uma definição absoluta e universal. Em contexto de saúde, a Qualidade assume um papel crucial e todos reconhecem importância e necessidade de estar presente nos cuidados prestados, bem como no desempenho das organizações de saúde, atualmente defrontadas com complexos e incessantes desafios. Este projeto tem como objetivo principal dar um contributo para a implementação de um Sistema da Qualidade no Laboratório de Função Respiratória do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, através da formalização e sistematização das atividades desenvolvidas através da abordagem por processos. Recorreu-se à metodologia investigação-ação, com aplicação de instrumentos de natureza qualitativa e quantitativa na monitorização de três processos: i) “Pedido de substituição da bala mistura de gases”, ii) “Higienização dos equipamentos” e iii) “Análise FMEA do pletismógrafo”. Os resultados evidenciaram a otimização de todos os processos, concluindo-se, quer a importância da abordagem por processos num Sistema da Qualidade no desenvolvimento e monitorização das atividades do ciclo operacional, quer a sua relevância estratégica, reforçando o seu essencial contributo no processo de melhoria contínua e impacto na sustentabilidade.
- Impacto económico do doente com DPOC no serviço de urgência do Hospital do Espírito Santo de Évora:a telereabilitação pulmonar no caminho da sustentabilidade económica da instituiçãoPublication . Santos, Ana Margarida Noronha Narra dos; Rosa, SérgioA Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é um problema de saúde pública a nível mundial que representa um elevado custo para os sistemas de saúde e cujo tratamento não farmacológico mais adequado é a reabilitação pulmonar. No sentido de eliminar barreiras de acessibilidade à reabilitação presencial têm surgido programas de telereabilitação que demonstraram benefícios semelhantes à reabilitação convencional sendo ainda necessário estudar a custo-efetividade desta tipologia de programas. Este estudo tem como grandes objetivos apurar o consumo económico dos episódios de urgência dos doentes com DPOC no Hospital de Espírito Santo de Évora (HESE) e demonstrar o potencial de redução do consumo económico associado aos episódios de urgência e internamento por DPOC agudizada através da implementação de um programa de telereabilitação pulmonar. Numa primeira fase, foi analisada uma amostra de 501 pessoas que recorreram 905 vezes ao Serviço de Urgência (SU) por sintomatologia compatível com DPOC Agudizada nos sete anos em estudo. Desses episódios de urgência, 60% terminaram em alta hospitalar e 40% em internamento o que correspondeu a um consumo económico médio total de 862.364,42€. Posteriormente, ao simular a criação de um programa de telereabilitação verificou-se que o investimento inicial com os recursos materiais necessários é de 4.304,80€ e que o custo total anual com recursos humanos e materiais rondará os 31.077,45€. Ao analisar os resultados, foi possível concluir que um programa de telereabilitação pulmonar no Hospital do Espírito Santo de Évora permitiria obter ganhos em saúde para o doente e ganhos económicos para a instituição.
- O impacto da liderança na motivação, satisfação e desempenho de profissionais de saúde:um estudo aplicado ao Hospital Distrital de SantarémPublication . Barroso, Carla Isabel Godinho; Jorge, NunoTendo em conta o envelhecimento da população, o crescimento das doenças crónicas e as crises de saúde pública, como as pandemias que causam impacto económico, político e social, o desenvolvimento das práticas médicas ou das técnicas de atendimento ao paciente forçam os hospitais a mudar sistematicamente a sua organização. Desta forma, as Unidades de Saúde estão em constante mutação e são sujeitas a uma dupla exigência a nível externo para transformar as suas organizações e a nível interno para melhorar o desempenho geral das suas organizações. O baixo desempenho dos profissionais de saúde é uma barreira crítica para a qualidade do atendimento e para a implementação de políticas de saúde em geral. A motivação, a satisfação profissional e a liderança são aspetos essenciais para o sucesso de qualquer organização, mas o seu estudo nas Unidades de Saúde não tem sido muito frequente. Uma boa liderança leva a uma maior motivação e, consequentemente a um melhor desempenho. Um líder é o responsável por coordenar e tomar decisões e tem um papel fundamental nas organizações, tais como, ser um fator motivacional e influenciar comportamentos na sua equipa. Uma equipa motivada é uma equipa produtiva. O presente trabalho pretendeu investigar mecanismos e condições contextuais sob as quais a liderança pode influenciar a motivação e o desempenho de uma equipa, bem como identificar os estilos de liderança mais presentes no Hospital Distrital de Santarém e o impacto que têm na satisfação, motivação e desempenho dos profissionais desta Unidade de Saúde. Este trabalho teve como suporte uma metodologia quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, que foi o instrumento de recolha de dados para este estudo.Toda a elaboração teórica apresentada coincide num ponto: existe uma correlação positiva entre o nível de capacidade de motivação e satisfação do líder e o nível de desempenho e eficácia na realização das tarefas e objetivos da organização. Desta forma, a metodologia aplicada procurou utilizar um instrumento de trabalho que investigasse o perfil de liderança, os comportamentos e ações relacionadas com a motivação, satisfação e desempenho, dos colaboradores do Hospital Distrital de Santarém.
- Notificação de incidentes em contexto de atendimento ao doente-estudo de caso numa unidade de saúde em PortugalPublication . Saraiva, Ana Cláudia de Matos Milheiro; Vivas, Carla; Loureiro, RubenO presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os constrangimentos sentidos pelos profissionais de saúde, que integram a equipa multidisciplinar de uma Unidade de Saúde em Portugal, na notificação de incidentes verificados durante o atendimento ao doente. Tendo sido realizado um estudo de caso, com características exploratórias, os resultados obtidos indicam uma taxa de utilização da plataforma de notificação de incidentes de 57,1%, sendo que 73,3% dos inquiridos entende a notificação de incidentes como uma mais-valia para a melhoria dos cuidados prestados. A identificação das causas da subnotificação permitiu delinear ações de melhoria, com o objetivo de ultrapassar o problema identificado, permitindo a promoção de uma cultura de segurança organizacional centrada na segurança do doente.
- Avaliação do processo de gestão de altas uma contribuição para a melhoria contínua nos Serviços Médicos do Centro Hospitalar do OestePublication . Rosinha, Ana Catarina Marques dos Santos Conceição; Oliveira, SandraCom a crescente necessidade de gerir de forma sustentável os recursos, torna-se imperioso delinear processos de gestão de alta eficazes, padronizados, que sejam capazes de mitigar os fatores que interferem no planeamento de alta, como a comunicação ineficaz, a colaboração ineficiente e a indefinição de papéis. Este trabalho tem como objetivo avaliar e compreender os processos de gestão de altas que ocorrem nos Serviços Médicos do Centro Hospitalar do Oeste e efetuar uma proposta de modelo de planeamento de alta. Para tal, desenhou-se e implementou-se um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, descritivo, exploratório e transversal, que levou à aplicação de um questionário aos utentes e cuidadores, assim como aos profissionais de saúde e a realização de focus group envolvendo três grupos distintos de profissionais. Do ponto de vista do cuidador, a escassez de informação e a sua diminuta intervenção no planeamento de alta são as suas principais preocupações. Relativamente aos profissionais, a escassez de tempo para a realização de ensinos, a comunicação deficitária, a insuficiência do trabalho em equipa e a indefinição dos papéis são os principais fatores de insucesso do planeamento de alta. No final foi elaborado um modelo de planeamento de alta, ajustado às características do Centro Hospitalar do Oeste, que resulta da pesquisa bibliográfica e da análise aos resultados obtidos. O modelo proposto prevê uma definição clara de papéis, assente numa comunicação e colaboração multidisciplinar efetiva, tendo em vista uma transição segura de cuidados para a evitar readmissões futuras.
- O Impacto da Comunicação Interna na Satisfação e Produtividade dos Colaboradores de uma Unidade Privada de SaúdePublication . Ferreira, Ana Maria Padrão Anes; Jorge, NunoEste estudo surge na sequência de uma reflexão sobre comunicação organizacional na área da saúde. Atualmente, é consensual que o sucesso de uma organização depende da efetividade do seu sistema de comunicação e da interação entre os seus colaboradores. A comunicação estratégica, no contexto da sociedade contemporânea, constitui um tema de interesse, tanto no âmbito académico, como para a gestão de organizações. Com este estudo, pretendeu-se explorar o impacto das estratégias de comunicação nas expectativas dos colaboradores de uma instituição privada de saúde em Portugal e entender se as mesmas influenciam a sua produtividade e satisfação. Para realizar a recolha de dados, foi utilizada uma metodologia mista: quantitativa, através de dados recolhidos por questionários entregues presencialmente e via online aos colaboradores, e qualitativa, utilizando questões de resposta aberta integradas nesse mesmo questionário. O universo da instituição em estudo era constituído por cerca de 300 colaboradores, tendo sido obtida uma amostra de 93 pessoas. No final deste trabalho, foi verificado que apesar de os inquiridos se apresentarem relativamente satisfeitos com o seu trabalho e produtividade, existem elementos a melhorar no que diz respeito ao sistema de comunicação interna, na sua quantidade e qualidade dentro da instituição. Este estudo permitiu demonstrar que a eficácia da comunicação organizacional tem impacto na satisfação dos colaboradores e na sua produtividade.
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