Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Pediatric Teledentistry Consultation in Primary Health Care:Portuguese Parents’ PerceptionPublication . Célia Maria Lima Moreira; Martins, Henrique Manuel Gil; Oliveira, SandraEm Portugal, a prevalência de patologia oral na população infantil e juvenil é ainda preocupante, encontrando-se o acesso a cuidados de saúde oral limitado a algumas idades ou dependente de serviços privados. As tecnologias digitais têm emergido como uma solução promissora na medicina, inclusive na saúde oral, facilitando o acesso e reduzindo custos sem comprometer a qualidade dos serviços. A evidência demonstra inúmeras vantagens da teleconsulta pediátrica de saúde oral, com a aceitação parental sendo um fator crucial para sua adoção mais ampla. Contudo, a literatura sobre a perceção dos pais é escassa, tornando essencial entender e avaliar as suas opiniões para a implementação efetiva de novos serviços. Esta dissertação investiga as perceções dos pais inscritos na Unidade de Saúde Familiar Almada do ACES Almada Seixal, sobre a teleconsulta pediátrica de saúde oral. Disponibilizaram-se dois questionários online sendo o primeiro acedido antes da teleconsulta e o segundo questionário três meses após a intervenção, responderam a ambos 122 pais. Da análise, constata-se que, a totalidade dos inquiridos nunca utilizou a teleconsulta pediátrica de saúde oral e havia um desconhecimento geral sobre facilidade, utilidade e confiabilidade. Após a intervenção, observou-se uma atitude positiva em todas as dimensões avaliadas e um elevado nível de satisfação, realçando-se que na globalidade, os pais adotariam referencialmente a teleconsulta pediátrica de saúde oral. Em Portugal, à semelhança de outros países, torna-se necessário guidelines na área da telessaúde oral, que garantam a qualidade e eficácia dos cuidados, bem como um maior envolvimento dos pais e sociedade civil na promoção e apoio a estas iniciativas.
- Satisfação dos Utentes com a Qualidade do Desempenho do Serviço da Consulta de Higiene Oral no Centro de Saúde de ÉvoraPublication . Sílvia Leandra Zambujo Caeiro; Dionísio, Andreia; Saraiva, MargaridaOs utentes dos serviços de saúde estão, cada vez, mais informados e mais exigentes com os cuidados prestados. A satisfação dos utentes, e os fatores que influenciam essa satisfação, é, atualmente, uma preocupação constante para as instituições de saúde, como forma de proporcionarem serviços de qualidade. A avaliação da satisfação dos utentes nos serviços de saúde constitui parte da ação estratégica dessas instituições e permite uma melhoria contínua. O objetivo principal deste trabalho de investigação é averiguar a satisfação dos utentes com a qualidade do desempenho do serviço da consulta de higiene oral, realizada no Centro de Saúde de Évora. A população-alvo cingiu-se aos alunos, nascidos nos anos de 2010, 2013 e 2016, das instituições de ensino dos Agrupamentos de Escolas Severim de Faria e Gabriel Pereira e do Colégio dos Salesianos, no Concelho de Évora, que foram submetidos ao rastreio dentário, inseridos nos critérios de seleção para a consulta de higiene oral. Foi obtida uma amostra de 169 indivíduos. Para tal, desenvolveu-se um estudo transversal (cross-sectional study), descritivo, com abordagem quantitativa, com recurso a um questionário SERVPERF modificado aplicado aos acompanhantes dos utentes, para a recolha de dados. A análise dos resultados permitiu compreender os fatores que mais contribuem para a satisfação dos utentes. Assim, as dimensões da confiança, da segurança, da empatia e do profissionalismo e competência obtiveram um grau de satisfação superior a 98%. Pelo que, pode-se concluir que o grau de satisfação geral dos utentes em relação ao desempenho da consulta de higiene oral é bastante elevado.
- Análise de Custos do Seguimento de Pacemakers:Comparação entre Modalidade Presencial e à Distância em Beneficiários de Transporte Não Urgente numa Unidade Local de Saúde E.P.EPublication . João Rodrigo Martins Neves Oliveira; Oliveira, Sandra; Martins, VítorA saúde digital contribui para a democratização dos cuidados em contexto ético, seguro e sustentável. A monitorização remota permite o seguimento à distância de dispositivos cardíacos implantáveis. Os utentes com pacemakers anti bradicardia são o maior grupo e, simultaneamente, com menor acesso a esta tecnologia, pela controversa relação custo-benefício, sendo o custo dos equipamentos e adaptação das organizações e recursos, barreiras à implementação alargada. Em oposição, o transporte comparticipado ascendeu, só em 2023 em Portugal, a aproximadamente 81 milhões de euros. Pretendeu-se aferir a viabilidade financeira do seguimento à distância de utentes com pacemaker, numa unidade local de saúde, contrapondo os custos do transporte não urgente comparticipado, com o investimento nos equipamentos da consulta remota, e aferir a satisfação e aceitação deste seguimento. Realizaram-se 41 questionários a utentes/familiares da consulta de pacemaker com transporte comparticipado. Projetaram-se custos entre o protocolo presencial a cada 6 meses, e outro protocolo com consulta presencial a cada 2 anos e à distância a cada 6 meses, durante a longevidade expectável dos dispositivos. Com uma redução de visitas presencias prevista de 74%, o seguimento à distância permitiria poupanças globais de 373 euros/doente (21.2%) com a comparticipação máxima (p=0.01151). As poupanças ascendem até aos 33.3% correspondendo a 764 euros/doente (p=0.0002742) para distâncias > 60km (ida e volta) em utentes com comparticipação máxima que recorrem a ambulância. O seguimento à distância de pacemakers pode assim ser uma alternativa financeiramente viável com elevada aceitação e satisfação (88%).
- Modelo de Gestão Aplicado à Mitigação de Riscos na Desidratação em Idosos Institucionalizados Estudo de caso numa Estrutura Residencial para IdososPublication . Ana Patrícia Lavareda de Carvalho; Rosa, Marta Maria Gonçalves; Pinto, Marco José BarbasIntrodução: Este projeto aborda a desidratação em idosos institucionalizados numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Com o envelhecimento mundial acelerado, é crucial promover um envelhecimento saudável. O estudo foca-se na gestão de risco da desidratação. Objetivos: Analisar o modelo de gestão de risco na prevenção da desidratação, identificar fatores de risco, avaliar estratégias e propor medidas preventivas. Metodologia: Revisão da literatura e estudo de caso observacional com 193 idosos, utilizando dados clínicos e uma grelha de observação. Análise estatística com o software R. Resultados: A idade média dos residentes é 84 anos, predominando as mulheres. A desidratação prevaleceu nos homens. 83 residentes demonstraram consciência da sede, principalmente sem doenças cognitivas. A equipa de ação direta foi crucial na monitorização da ingestão de líquidos. Conclusão: Uma gestão eficaz da hidratação exige uma abordagem multidisciplinar personalizada. A instituição usa eficientemente o software MySenior e oferece formação contínua, enfrentando desafios como a falta de recursos humanos e aproveitando oportunidades.
- A gestão do risco e da qualidade na segurança do doente em ambiente de quebra dos sistemas de informaçãoPublication . Freitas, Nuno Filipe Lé; Ferreira, ReginaNo Serviço Nacional de Saúde, a informatização e a dependência dos sistemas de informação em saúde são uma realidade. Para todas as atividades há um plano B (plano de contingência). Este pode ser implementado subitamente ou ser planeado, porém deverá estar no horizonte dos profissionais o seu cumprimento. Também tem de existir uma clara compreensão das suas causas/consequências. Os principais problemas resultantes da ativação do plano B centram-se no atraso geral no atendimento, na falta de comunicação ou formação para lidar com a situação, nos procedimentos aumentados que atrasam a logística de resultados de exames para a decisão, no rigor requerido na recuperação dos dados do papel para o sistema informático. Em relação à proteção de dados, verifica-se que os recentes ataques informáticos e a tentativa de usurpação de dados são uma problemática que urge desenvolver, sendo essa é uma das causas da implementação dos planos de contingência. Recorreu-se à revisão da literatura e a entrevistas em ambiente de trabalho de modo a poder comprovar in loco se os resultados eram os esperados. Acharam-se algumas diferenças entre o que é o ambiente de trabalho descrito pelos autores e aquele que os profissionais descrevem. A aplicação do método quantitativo através de questionários também foi uma realidade no SU do HDS de modo a realizar um diagnóstico, aos profissionais, aos mais diversos níveis, e mais abrangente do que o método qualitativo. Concluiu-se, assim, que a paragem dos sistemas de informação em saúde pode trazer risco e perda de qualidade assistencial para os doentes e profissionais. Serão aplicados inquéritos de modo a poder aferir o grau de risco e o nível de qualidade da assistência. Ter-se-á como ponto de vista que o estudo possa ser aplicado numa componente prática no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém. A criação de valor através da aplicação em ambiente de trabalho deste trabalho terá como passos principais um diagnóstico assente em métodos qualitativos e quantitativos, a definição de uma estratégia através da revisão do Plano de Contingência e a implementação no terreno das novas orientações. Todas estas etapas remetem para o ciclo PDCA de redesenho de processos relativamente à problemática da quebra dos sistemas de informação em saúde e ainda reforçar a formação dos profissionais.
- Custo direto dos erros pré-analíticos num serviço de patologia clínica hospitalar – estudo de casoPublication . Santos, Liliana Pereira dos; Rosa, Sérgio; Oliveira, SandraOs objetivos deste trabalho foram determinar os indicadores com baixo desempenho referentes aos erros pré-analíticos, que ocorrem no início do processo laboratorial originando desperdício de recursos económicos, e a estimativa dos seus custos diretos. Apresenta-se como estudo qualitativo (estudo de caso), cuja metodologia contemplou na primeira etapa o levantamento retrospetivo dos erros pré-analíticos extra-laboratoriais, entre os anos de 2018 e 2022, e a determinação e análise dos seus indicadores de desempenho. Na segunda etapa, após o apuramento do indicador com baixo desempenho, foi realizado o mapeamento do processo para levantamento dos tempos consumidos pelas atividades e dos materiais diretos utilizados no processo intra-laboratorial através de observações diretas, apurando-se os custos diretos referentes a 2022. Como resultado, o indicador de amostras contaminadas, especificamente a contaminação de hemoculturas, foi o único que apresentou o desempenho fora dos limites de aceitabilidade estipulados. A taxa de contaminação foi 3,74%, valor acima do limite definido internacionalmente. Este erro custou no mínimo à organização 10.104 euros, o triplo do custo direto que o mesmo número de hemoculturas negativas teria, representando ainda uma perda de 248 horas de trabalho para os profissionais do Serviço de Patologia Clínica com atividades extra. Conclui-se que a minimização destes erros tem o potencial de resultar na redução substancial do desperdício laboratorial, com benefício simultâneo na eficiência do Serviço de Patologia Clínica e nos cuidados prestados ao utente. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a consciencialização da existência destes erros, assim como do impacto que representam e que, futuramente, possam servir de base a ações de melhoria a desenvolver na organização.
- Criação de Valor:análise aos modelos de negócio dos Laboratórios de Análises Clínicas de PortugalPublication . Anunciação, Patrícia Alexandra Rogério; Oliveira, Sandra; Vivas, CarlaOs Laboratórios de Análises Clínicas (LAC) desempenham um papel crucial no sistema de saúde português. Prestam serviços de diagnóstico e contribuem para a prevenção, diagnóstico, tratamento e monitorização de doenças. Contudo, nos últimos anos, os LAC têm enfrentado vários desafios: 1) o aumento da concorrência, 2) pressão para reduzir custos e melhorar a eficiência, 3) mudanças regulamentares nos cuidados de saúde baseados em valor. LAC têm vindo a explorar novos modelos de negócio para criar valor e assegurar a sua viabilidade a longo prazo. Este estudo visa analisar os modelos de negócio aplicados pelos LAC em Portugal e avaliar a sua eficácia na criação de valor para as organizações. Para atingir este objetivo, foi realizada uma análise abrangente da literatura para identificar os diferentes modelos de negócio. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa dos modelos de negócio com base na informação pública disponibilizada em quatro laboratórios diferentes em Portugal. Esta análise foi alicerçada com dados retirados dos quatro questionários efetuados a colaboradores com cargos de gestão dos LAC em estudo. Os resultados deste estudo recaem sobre os diferentes modelos de negócio adaptados pelos LAC em Portugal e fornecem uma visão da sua eficácia na criação de valor. Com o decorrer da investigação, tornou-se claro que a informação encontrada se relacionava diretamente com as estratégias de inovação estudadas. Desta forma foi possível apresentar as similaridades evidentes entres os casos e perceber quais as áreas onde os LAC apresentam uma aposta forte. Revelando-se assim duas áreas de maior investimento, que assentam na área de cocriação de necessidades do cliente e também na área da inovação na tecnologia da área laboratorial, com o objetivo principal de criação de valor. Desta forma é possível, através da análise sob ponto de vista de gestão, avaliar a área que permite aumentar os resultados da organização e apostar nas áreas em défice. Esta investigação contribui para a literatura existente sobre modelos de negócio no setor de saúde.
- A satisfação dos recursos humanos no setor público da saúde:um estudo de casoPublication . Henriques, Olga Cristina Figueiredo Oliveira; Jorge, NunoObjetivo: Os níveis de insatisfação dos trabalhadores do setor público da saúde têm vido a ser evidenciados e tem conduzido à adoção de práticas de luta das diferentes classes profissionais, à fuga dos técnico e à degradação do Serviço Nacional de Saúde. Conhecer a aprofundadamente o problema possibilita a adoção de estratégias de mitigação dos efeitos adversos deste fenómeno. O objetivo deste estudo é conhecer os níveis de satisfação das diferentes categorias profissionais de entidade dos setor hospitalar público do distrito de Santarém e definir estratégias de intervenção. Método: Uma amostra de 102 profissionais do setor da saúde (46,53+/-11,04 anos de idade), distribuídos pela categorias profissionais dos assistentes operacionais (8,8%), assistentes técnicos (18,6%), técnicos superiores (28,4%), enfermeiros (31,4%) e médicos (12,7%) foi recrutada tendo respondido, de forma anónima, ao Job Satisfaction Servey utilizando a metodologia do google forms. O t-test, a ANOVA e a correlação r Pearson foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: Constatámos que pessoas mais novas (p<.01) e com menor anos de antiguidade (p<.05) na entidade estudada parecem ter níveis mais elevados de satisfação com o superior. Maior habilitação parece, também, corresponder a maior proximidade com o superior hierárquico (p<.01). Indivíduos com maiores qualificações surgiram, ainda, como mais satisfeitos no que se refere ao conhecimento das tarefas de trabalho e ao entendimento dos objetivos (p<.01). Os indivíduos do género masculino apresentaram um nível superior de gosto, prazer e orgulho no trabalho, na comparação com as mulheres. Observámos, ainda, que indivíduos com maior nível de escolaridade apresentaram maior perceção de competência, justiça, gosto e de interesse da parte do seu superior hierárquico direto. No domínio do salário todos os grupos etários apresentaram elevada insatisfação, sendo de realçar a faixa dos 33 aos 42 anos, mas também dos 53 aos 66 anos de vida. Considerando os níveis de satisfação da população avaliada, constatámos que os itens associados às regras, procedimentos, burocracia e à quantidade de trabalho (procedimento operacional) surgiram significativamente relacionados com as categorias profissionais. Observámos que, nomeadamente os médicos e os assistentes técnicos apresentaram-se insatisfeitos no que se refere a estes aspetos.
- Contributo para a implementação de um sistema de qualidade - Laboratório de Função Respiratória -Publication . Merciano, Sónia Raquel da Silva; Vivas, CarlaA Qualidade é um conceito difícil de definir, ao qual não se pode associar uma definição absoluta e universal. Em contexto de saúde, a Qualidade assume um papel crucial e todos reconhecem importância e necessidade de estar presente nos cuidados prestados, bem como no desempenho das organizações de saúde, atualmente defrontadas com complexos e incessantes desafios. Este projeto tem como objetivo principal dar um contributo para a implementação de um Sistema da Qualidade no Laboratório de Função Respiratória do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, através da formalização e sistematização das atividades desenvolvidas através da abordagem por processos. Recorreu-se à metodologia investigação-ação, com aplicação de instrumentos de natureza qualitativa e quantitativa na monitorização de três processos: i) “Pedido de substituição da bala mistura de gases”, ii) “Higienização dos equipamentos” e iii) “Análise FMEA do pletismógrafo”. Os resultados evidenciaram a otimização de todos os processos, concluindo-se, quer a importância da abordagem por processos num Sistema da Qualidade no desenvolvimento e monitorização das atividades do ciclo operacional, quer a sua relevância estratégica, reforçando o seu essencial contributo no processo de melhoria contínua e impacto na sustentabilidade.
- Impacto económico do doente com DPOC no serviço de urgência do Hospital do Espírito Santo de Évora:a telereabilitação pulmonar no caminho da sustentabilidade económica da instituiçãoPublication . Santos, Ana Margarida Noronha Narra dos; Rosa, SérgioA Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é um problema de saúde pública a nível mundial que representa um elevado custo para os sistemas de saúde e cujo tratamento não farmacológico mais adequado é a reabilitação pulmonar. No sentido de eliminar barreiras de acessibilidade à reabilitação presencial têm surgido programas de telereabilitação que demonstraram benefícios semelhantes à reabilitação convencional sendo ainda necessário estudar a custo-efetividade desta tipologia de programas. Este estudo tem como grandes objetivos apurar o consumo económico dos episódios de urgência dos doentes com DPOC no Hospital de Espírito Santo de Évora (HESE) e demonstrar o potencial de redução do consumo económico associado aos episódios de urgência e internamento por DPOC agudizada através da implementação de um programa de telereabilitação pulmonar. Numa primeira fase, foi analisada uma amostra de 501 pessoas que recorreram 905 vezes ao Serviço de Urgência (SU) por sintomatologia compatível com DPOC Agudizada nos sete anos em estudo. Desses episódios de urgência, 60% terminaram em alta hospitalar e 40% em internamento o que correspondeu a um consumo económico médio total de 862.364,42€. Posteriormente, ao simular a criação de um programa de telereabilitação verificou-se que o investimento inicial com os recursos materiais necessários é de 4.304,80€ e que o custo total anual com recursos humanos e materiais rondará os 31.077,45€. Ao analisar os resultados, foi possível concluir que um programa de telereabilitação pulmonar no Hospital do Espírito Santo de Évora permitiria obter ganhos em saúde para o doente e ganhos económicos para a instituição.