Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Gestão das emoções na Educação Pré-EscolarPublication . Coelho, Ana Rita Nunes; Tagarro, MartaO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vivenciadas nas Práticas de Ensino Supervisionada, em contextos de Creche e Jardim de Infância e apresentando os projetos desenvolvidos nestes contextos. Seguidamente apresenta-se o exercício investigativo que pretende trazer um aprofundamento no tema das emoções em crianças de pré-escolar partindo da seguinte pergunta de investigação: Qual a importância de trabalhar as emoções nas crianças do pré-escolar? Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com uma amostra de 5 crianças de pré-escolar, 3 educadoras e 1 psicóloga. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas semidiretivas e desenhos comentados. Os resultados da investigação apontam para a importância do trabalho das emoções na educação pré-escolar. No que se refere às conceções sobre as emoções, constatou-se que as emoções são entendidas como elementos naturais do desenvolvimento das crianças. A gestão das emoções dev
- Custo direto dos erros pré-analíticos num serviço de patologia clínica hospitalar – estudo de casoPublication . Santos, Liliana Pereira dos; Rosa, Sérgio; Oliveira, SandraOs objetivos deste trabalho foram determinar os indicadores com baixo desempenho referentes aos erros pré-analíticos, que ocorrem no início do processo laboratorial originando desperdício de recursos económicos, e a estimativa dos seus custos diretos. Apresenta-se como estudo qualitativo (estudo de caso), cuja metodologia contemplou na primeira etapa o levantamento retrospetivo dos erros pré-analíticos extra-laboratoriais, entre os anos de 2018 e 2022, e a determinação e análise dos seus indicadores de desempenho. Na segunda etapa, após o apuramento do indicador com baixo desempenho, foi realizado o mapeamento do processo para levantamento dos tempos consumidos pelas atividades e dos materiais diretos utilizados no processo intra-laboratorial através de observações diretas, apurando-se os custos diretos referentes a 2022. Como resultado, o indicador de amostras contaminadas, especificamente a contaminação de hemoculturas, foi o único que apresentou o desempenho fora dos limites de aceitabilidade estipulados. A taxa de contaminação foi 3,74%, valor acima do limite definido internacionalmente. Este erro custou no mínimo à organização 10.104 euros, o triplo do custo direto que o mesmo número de hemoculturas negativas teria, representando ainda uma perda de 248 horas de trabalho para os profissionais do Serviço de Patologia Clínica com atividades extra. Conclui-se que a minimização destes erros tem o potencial de resultar na redução substancial do desperdício laboratorial, com benefício simultâneo na eficiência do Serviço de Patologia Clínica e nos cuidados prestados ao utente. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a consciencialização da existência destes erros, assim como do impacto que representam e que, futuramente, possam servir de base a ações de melhoria a desenvolver na organização.
- Criação de Valor:análise aos modelos de negócio dos Laboratórios de Análises Clínicas de PortugalPublication . Anunciação, Patrícia Alexandra Rogério; Oliveira, Sandra; Vivas, CarlaOs Laboratórios de Análises Clínicas (LAC) desempenham um papel crucial no sistema de saúde português. Prestam serviços de diagnóstico e contribuem para a prevenção, diagnóstico, tratamento e monitorização de doenças. Contudo, nos últimos anos, os LAC têm enfrentado vários desafios: 1) o aumento da concorrência, 2) pressão para reduzir custos e melhorar a eficiência, 3) mudanças regulamentares nos cuidados de saúde baseados em valor. LAC têm vindo a explorar novos modelos de negócio para criar valor e assegurar a sua viabilidade a longo prazo. Este estudo visa analisar os modelos de negócio aplicados pelos LAC em Portugal e avaliar a sua eficácia na criação de valor para as organizações. Para atingir este objetivo, foi realizada uma análise abrangente da literatura para identificar os diferentes modelos de negócio. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa dos modelos de negócio com base na informação pública disponibilizada em quatro laboratórios diferentes em Portugal. Esta análise foi alicerçada com dados retirados dos quatro questionários efetuados a colaboradores com cargos de gestão dos LAC em estudo. Os resultados deste estudo recaem sobre os diferentes modelos de negócio adaptados pelos LAC em Portugal e fornecem uma visão da sua eficácia na criação de valor. Com o decorrer da investigação, tornou-se claro que a informação encontrada se relacionava diretamente com as estratégias de inovação estudadas. Desta forma foi possível apresentar as similaridades evidentes entres os casos e perceber quais as áreas onde os LAC apresentam uma aposta forte. Revelando-se assim duas áreas de maior investimento, que assentam na área de cocriação de necessidades do cliente e também na área da inovação na tecnologia da área laboratorial, com o objetivo principal de criação de valor. Desta forma é possível, através da análise sob ponto de vista de gestão, avaliar a área que permite aumentar os resultados da organização e apostar nas áreas em défice. Esta investigação contribui para a literatura existente sobre modelos de negócio no setor de saúde.