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- A satisfação dos recursos humanos no setor público da saúde:um estudo de casoPublication . Henriques, Olga Cristina Figueiredo Oliveira; Jorge, NunoObjetivo: Os níveis de insatisfação dos trabalhadores do setor público da saúde têm vido a ser evidenciados e tem conduzido à adoção de práticas de luta das diferentes classes profissionais, à fuga dos técnico e à degradação do Serviço Nacional de Saúde. Conhecer a aprofundadamente o problema possibilita a adoção de estratégias de mitigação dos efeitos adversos deste fenómeno. O objetivo deste estudo é conhecer os níveis de satisfação das diferentes categorias profissionais de entidade dos setor hospitalar público do distrito de Santarém e definir estratégias de intervenção. Método: Uma amostra de 102 profissionais do setor da saúde (46,53+/-11,04 anos de idade), distribuídos pela categorias profissionais dos assistentes operacionais (8,8%), assistentes técnicos (18,6%), técnicos superiores (28,4%), enfermeiros (31,4%) e médicos (12,7%) foi recrutada tendo respondido, de forma anónima, ao Job Satisfaction Servey utilizando a metodologia do google forms. O t-test, a ANOVA e a correlação r Pearson foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: Constatámos que pessoas mais novas (p<.01) e com menor anos de antiguidade (p<.05) na entidade estudada parecem ter níveis mais elevados de satisfação com o superior. Maior habilitação parece, também, corresponder a maior proximidade com o superior hierárquico (p<.01). Indivíduos com maiores qualificações surgiram, ainda, como mais satisfeitos no que se refere ao conhecimento das tarefas de trabalho e ao entendimento dos objetivos (p<.01). Os indivíduos do género masculino apresentaram um nível superior de gosto, prazer e orgulho no trabalho, na comparação com as mulheres. Observámos, ainda, que indivíduos com maior nível de escolaridade apresentaram maior perceção de competência, justiça, gosto e de interesse da parte do seu superior hierárquico direto. No domínio do salário todos os grupos etários apresentaram elevada insatisfação, sendo de realçar a faixa dos 33 aos 42 anos, mas também dos 53 aos 66 anos de vida. Considerando os níveis de satisfação da população avaliada, constatámos que os itens associados às regras, procedimentos, burocracia e à quantidade de trabalho (procedimento operacional) surgiram significativamente relacionados com as categorias profissionais. Observámos que, nomeadamente os médicos e os assistentes técnicos apresentaram-se insatisfeitos no que se refere a estes aspetos.
- O impacto da liderança na motivação, satisfação e desempenho de profissionais de saúde:um estudo aplicado ao Hospital Distrital de SantarémPublication . Barroso, Carla Isabel Godinho; Jorge, NunoTendo em conta o envelhecimento da população, o crescimento das doenças crónicas e as crises de saúde pública, como as pandemias que causam impacto económico, político e social, o desenvolvimento das práticas médicas ou das técnicas de atendimento ao paciente forçam os hospitais a mudar sistematicamente a sua organização. Desta forma, as Unidades de Saúde estão em constante mutação e são sujeitas a uma dupla exigência a nível externo para transformar as suas organizações e a nível interno para melhorar o desempenho geral das suas organizações. O baixo desempenho dos profissionais de saúde é uma barreira crítica para a qualidade do atendimento e para a implementação de políticas de saúde em geral. A motivação, a satisfação profissional e a liderança são aspetos essenciais para o sucesso de qualquer organização, mas o seu estudo nas Unidades de Saúde não tem sido muito frequente. Uma boa liderança leva a uma maior motivação e, consequentemente a um melhor desempenho. Um líder é o responsável por coordenar e tomar decisões e tem um papel fundamental nas organizações, tais como, ser um fator motivacional e influenciar comportamentos na sua equipa. Uma equipa motivada é uma equipa produtiva. O presente trabalho pretendeu investigar mecanismos e condições contextuais sob as quais a liderança pode influenciar a motivação e o desempenho de uma equipa, bem como identificar os estilos de liderança mais presentes no Hospital Distrital de Santarém e o impacto que têm na satisfação, motivação e desempenho dos profissionais desta Unidade de Saúde. Este trabalho teve como suporte uma metodologia quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, que foi o instrumento de recolha de dados para este estudo.Toda a elaboração teórica apresentada coincide num ponto: existe uma correlação positiva entre o nível de capacidade de motivação e satisfação do líder e o nível de desempenho e eficácia na realização das tarefas e objetivos da organização. Desta forma, a metodologia aplicada procurou utilizar um instrumento de trabalho que investigasse o perfil de liderança, os comportamentos e ações relacionadas com a motivação, satisfação e desempenho, dos colaboradores do Hospital Distrital de Santarém.
- Contributo para a implementação de um sistema de qualidade - Laboratório de Função Respiratória -Publication . Merciano, Sónia Raquel da Silva; Vivas, CarlaA Qualidade é um conceito difícil de definir, ao qual não se pode associar uma definição absoluta e universal. Em contexto de saúde, a Qualidade assume um papel crucial e todos reconhecem importância e necessidade de estar presente nos cuidados prestados, bem como no desempenho das organizações de saúde, atualmente defrontadas com complexos e incessantes desafios. Este projeto tem como objetivo principal dar um contributo para a implementação de um Sistema da Qualidade no Laboratório de Função Respiratória do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, através da formalização e sistematização das atividades desenvolvidas através da abordagem por processos. Recorreu-se à metodologia investigação-ação, com aplicação de instrumentos de natureza qualitativa e quantitativa na monitorização de três processos: i) “Pedido de substituição da bala mistura de gases”, ii) “Higienização dos equipamentos” e iii) “Análise FMEA do pletismógrafo”. Os resultados evidenciaram a otimização de todos os processos, concluindo-se, quer a importância da abordagem por processos num Sistema da Qualidade no desenvolvimento e monitorização das atividades do ciclo operacional, quer a sua relevância estratégica, reforçando o seu essencial contributo no processo de melhoria contínua e impacto na sustentabilidade.