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Competência digital dos profissionais de saúde na formação contínua obrigatória em ambiente e-learning

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Abstract(s)

Na adaptação ao contexto formativo atual, o Centro Hospitalar de Setúbal procurou responder às necessidades formativas dos colaboradores, combinando métodos assentes nas tecnologias da informação e comunicação, exigindo dos profissionais um nível adequado de competência digital, fator determinante para o sucesso da formação O presente estudo tem como objetivo analisar a perceção dos profissionais de saúde sobre a sua competência digital na formação contínua em ambiente e-learning de acordo com variáveis sociodemográficas e conhecer se existem diferenças entre grupos profissionais. Além disso, pretende-se avaliar o impacto da competência digital no sucesso formativo. Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado entre abril e junho de 2024 no Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. Foi aplicado o questionário de autoavaliação de competência digital, baseado no modelo DigComp (Lucas et al., 2022b), a uma amostra de 191 profissionais de saúde e realizada entrevista com focus group, que contou com a participação de 7 profissionais de saúde. A maioria dos profissionais apresenta um nível intermédio de competência digital. No entanto, 35% dos inquiridos classificam-se abaixo do nível esperado, enquanto menos de 2% alcançam níveis avançados. A formação académica demonstrou ser um fator determinante na proficiência digital, ao contrário do tempo de serviço. Médicos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e Enfermeiros apresentam pontuações mais elevadas de competência digital em comparação com outros grupos profissionais. Os resultados sugerem que a idade e o nível de escolaridade influenciam significativamente a competência digital. Profissionais mais jovens e com formação académica mais avançada apresentam melhores níveis de proficiência digital, evidenciando a necessidade de estratégias formativas específicas para diferentes perfis profissionais. A implementação de programas de capacitação digital adaptados às diversas realidades profissionais poderá contribuir para uma melhoria substancial da competência digital no setor da saúde.
In adapting to the current educational context, the Centro Hospitalar de Setúbal has sought to address the training needs of its staff by integrating methods based on information and communication technologies, which require healthcare professionals to possess an adequate level of digital competence, a critical factor for the success of training initiatives. This study aims to analyse healthcare professionals’ self-perceived digital competence in the context of continuous education delivered through e-learning, according to sociodemographic variables, and to identify potential differences among professional groups. Additionally, it seeks to evaluate the impact of digital competence on training outcomes. This is an analytical cross-sectional study was undertaken between April and June 2024 at the Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. A digital competence self-assessment questionnaire, based on the DigComp framework (Lucas et al., 2022b), was applied to a sample of 191 healthcare professionals. Additionally, a focus group interview was conducted, involving seven healthcare professionals. Most participants exhibited an intermediate level of digital competence. However, 35% did not meet the expected competence level, and Less than 2% demonstrated advanced digital competence. Academic qualifications proved to be a determining factor in digital proficiency, unlike years of professional experience. Physicians, Diagnostic and Therapeutic Technicians, and Nurses reported higher levels of digital competence compared to other professional groups. Results suggest that digital competence is significantly influenced by age and level of academic qualification.Younger professionals and those with higher academic qualifications exhibited greater digital proficiency, highlighting the need for targeted training strategies tailored to different professional profiles. The implementation of digital literacy programmes adapted to the diverse realities of healthcare professions may contribute to a substantial improvement in digital competence within the sector.

Description

Dissertação, Mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2025

Keywords

Competência digital E-learning Formação contínua Profissionais de saúde Digital competence Continuous training Health professionals

Citation

Leitão, A. (2025). Competência digital dos profissionais de saúde na formação contínua obrigatória em ambiente e-learning (Mestrado). Escoal Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/5845>

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