Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
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- O desempenho economico-financeiro e o risco financeiro no Serviço Nacional de Saúde. O Caso dos Hospitais e das Unidades Locais de Saúde EPEPublication . Mateus, Filipe; Rosa, SérgioA gestão financeira das Entidades Públicas Empresariais (EPE) da área da saúde têm sido uma temática que tem ganho cada vez mais importância na atualidade. Sucessivamente, nos diversos canais de comunicação, radiofónicos, televisivos e digitais e nos variadíssimos painéis de comentadores ligados à saúde é possível ouvir notícias do subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Com a criação do SNS, Portugal tem introduzido ao longo dos anos algumas reformas no sistema nacional de saúde. A contratualização e o subsequente financiamento são uma das reformas introduzidas durante o processo de empresarialização das entidades hospitalares, possibilitando uma afetação dos recursos mais orientada para o mercado, através da separação dos agentes financiador-prestador e da maior responsabilização das estruturas através do assumir dos compromissos plasmados nos contratos-programa das EPE. Assim esta investigação estuda o desempenho económico – financeiro, o risco financeiro e analisa a execução dos contratos-programa referentes a cada categoria das EPE do SNS e as relações entre estes. Os principais resultados permitem concluir que o grau de execução dos contratosprograma não é influenciado pelas categorias das EPE, e que o desempenho económicofinanceiro é influenciado pelas categorias das EPE. Por outro lado, o risco financeiro é influenciado pelas categorias EPE em 3 anos do período de estudo. O prazo médio de pagamentos não é influenciado pelas categorias das EPE. Existe, contudo, uma associação positiva entre o desempenho-financeiro e o grau de execução dos contrato-programa em alguns anos de estudo e uma associação negativa entre o desempenho económico financeiro e o risco financeiro, bem como uma associação positiva entre o prazo médio de pagamentos e o risco financeiro.
- Satisfação dos utentes, com e sem médico de família, de uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Aces Oeste NortePublication . Sacadura, Cecília Maria Reis Pereira Cabral; Raposo, José Jacinto B. VasconcelosMedir a qualidade dos serviços de saúde, através da avaliação da satisfação dos utentes, é indispensável para uma gestão adequada dos recursos, sobretudo no atual contexto socioeconómico. Esta avaliação também promove a centralidade do cidadão no sistema de saúde e é essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos serviços de saúde. São objetivos principais deste estudo mensurar os níveis de satisfação na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Caldas da Rainha e identificar a influência de diversas variáveis como o sexo, a idade, zona de residência, situação familiar, grau de ensino, situação laboral, ter ou não médico de família, contribuindo assim para uma reflexão sobre a problemática.
- Os acordos idiossincráticos (I-Deals) nos profissionais de saúde de um hospital privadoPublication . Mascarenhas, Ana Tiago; Filipe, NéliaAs organizações estão sujeitas a grandes pressões para garantir a sua sustentabilidade e competitividade. Os Acordos Idiossincráticos (I-Deals), acordos individualizados de trabalho entre a organização e os colaboradores constituem uma forte ferramenta para o alcance desse sucesso. Com este estudo pretendeu-se avaliar o nível de negociação de I-Deals nos profissionais de saúde de um hospital privado, considerando diferenças de idade, habilitações académicas, antiguidade, categoria profissional e situação contratual. Seguiu-se uma metodologia quantitativa correlacional, tendo os dados sido recolhidos em novembro de 2020 através de questionário. Obtiveram-se 66 respostas de assistentes operacionais, enfermeiros e médicos. Os resultados revelam que existe um nível de negociação elevado dos I-Deals “Tarefas e responsabilidades no trabalho” e “Flexibilidade de horário” e um nível de negociação baixo dos I-Deals “Flexibilidade de localização” e “Incentivos financeiros”. A categoria profissional médicos e os que apresentam maior antiguidade na organização conseguem negociar um maior nível de I-Deals, não tendo sido possível estabelecer correlação estatisticamente significativa com as restantes variáveis.
- Standards de mensuração das consultas de enfermagem hospitalares:estudo de caso no Centro Hospitalar Oeste EPEPublication . Penas, Sónia Sofia Jorge; Oliveira, SandraO conceito de valor em saúde tem adquirido uma nova perspetiva, indo além da abordagem financeira, ao englobar a conceção de “cuidados centralizados no utente” e a noção de resultados relevantes para os utentes. Este projeto visa criar um standard de mensuração dos cuidados de enfermagem de quatro consultas hospitalares do Centro Hospitalar Oeste – Caldas da Rainha tendo, numa primeira fase, como estratégia a metodologia Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC)e, numa segunda, a avaliação do utente sobre os resultados auferidos e a mudança daí recorrente. Foram mensurados 93 consultas nas especialidades médico-cirúrgicas/tratamentos, ortopedia/tratamentos, estomaterapia e imuno-alergologia para a concretização do TDABC. Obteve-se uma amostra de 167 utentes. Foi definido o valor do trabalho do enfermeiro para cada consulta. Os cuidados foram considerados individualizados e promotores de mudança real/útil na vida dos utentes. Os resultados pretendem ser um contributo para afirmação do paradigma de gestão hospitalar baseado na criação de valor.
- Coordenação relacional, bem-estar emocional e liderança em equipas multidisciplinares:uma análise exploratória num hospital privadoPublication . Herculano, Raquel Rodrigues; Filipe, NéliaPropósito. Com este trabalho pretende-se explorar o papel moderador da liderança transacional e transformacional na relação entre a coordenação relacional (que ocorre quando as relações e a comunicação são de elevada qualidade e existe respeito mútuo) e o bem-estar emocional dos membros de equipas multidisciplinares. Metodologia. O estudo foi realizado num hospital privado português e os dados recolhidos através de questionário, tendo sido obtidas 75 respostas válidas. Foi feita análise fatorial exploratória antes de se proceder ao teste de hipóteses através de regressão linear. Resultados. Verifica-se uma relação positiva entre a coordenação relacional e o bemestar emocional e, quer a liderança transformacional, quer a liderança transacional modera, reforçando, essa relação, sendo superior quando a liderança é transacional. Implicações. Para que a qualidade da comunicação e das relações entre os membros de equipa contribuam para níveis de bem-estar emocional superiores, o estilo de liderança deverá ser equilibrado, orientado quer para as tarefas e resultados, quer para as pessoas e relações.
- Qualidade de Vida dos doentes submetidos a tratamento de HemodiálisePublication . Póvoa, Ana Sofia Cipriano; Leal, SusanaEste estudo pretende analisar a qualidade de vida dos doentes submetidos a tratamento de hemodiálise. É um estudo de caráter quantitativo, descritivo, transversal e não-experimental. Como instrumento de medida foi utilizado o Kidney Disease and Quality of Life-Short Form (KDQOL-SF). A amostra foi composta por 87 doentes renais crónicos, submetidos a tratamento de hemodiálise, maioritariamente do género masculino, com uma média de idade de 63,27 anos. Mais de metade dos participantes eram casados e a maioria vivia com a sua família. Grande parte completou o 1º ciclo e 78,2% estavam reformados / aposentados. Concluiu-se que há relação entre a qualidade de vida dos doentes em tratamento de hemodiálise e a idade, o género, o nível de escolaridade, a situação profissional do doente, o tempo de tratamento de hemodiálise e a pandemia COVID-19. Não há relação entre a qualidade de vida dos doentes em tratamento de hemodiálise e a situação / apoio familiar do doente.
- O Trabalho por Turnos e Qualidade de Vida no Trabalho do EnfermeiroPublication . Silva, Célia Maria Gomes daIntrodução: A Qualidade de Vida no Trabalho é um conceito que relaciona o equilíbrio do bem-estar do trabalhador e a eficácia da organização. Metodologia: Os principais objetivos são avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho dos enfermeiros e relacionar os fatores para uma maior Qualidade de Vida no Trabalho. A amostra não probabilística de 172 Enfermeiros, respondeu ao WRQoLscale e a um questionário constituído por dados sociodemográficos e profissionais. Resultados: A maioria dos participantes é do sexo feminino, com filhos, com contrato individual de trabalho por tempo indeterminado, em regime rotativo, num serviço covid, sem part-time e apresentam uma boa qualidade de vida no trabalho. Verificamos uma relação entre a Qualidade de Vida no Trabalho dos enfermeiros e o regime rotatividade, tipo de vínculo, serviço COVID e o part-time. Os enfermeiros sugeriram aumentar o rácio enfermeiro-doente e melhoria dos horários. Conclusão: Apesar dos bons níveis de Qualidade de Vida no Trabalho é importante as instituições promovê-la.
- Avaliação da qualidade dos cuidados de assistência na gravidez em contexto de pandemia COVID-19Publication . Gens, Felisbela Maria Penas; Vivas, Carla; Ferreira, QuirinaA pandemia COVID-19 impôs mudanças na prática diária dos serviços de saúde. A resposta à crise sanitária tem sido equilibrada com medidas de proteção e promoção dos direitos dos grupos mais vulneráveis, como grávidas e recém-nascidos. Este estudo pretende determinar o nível de qualidade dos cuidados pré-natais e avaliar a satisfação da grávida com os cudados prestados em contexto de pandemia. Estudo misto, observacional analítico que incluiu 244 grávidas. Os dados foram recolhidos através de inquérito que englobou a escala Quality of Prenatal Care Questionnaire. A perceção global da qualidade dos cuidados pré-natais apresentou um score médio de 3,84 e um nível de satisfação de 3,79, num máximo de 5. As especificidades de acesso e segurança apresentaram um impacto no nível de qualidade de assistência pré-natal. Verificouse que a dificuldade de acesso está relacionada com níveis inferiores de qualidade percebida e o reforço na segurança e comunicação com níveis superiores.
- Tuberculose infantil em Portugal contributo da gestão para o novo paradigma de vacinação BCGPublication . Sobral, Ana Lúcia Trabulo; Ferreira, Quirina; Oliveira, SandraIntrodução: A Tuberculose infantil é um problema de saúde pública que tem vindo a aumentar em Portugal e na europa é o segundo país com a incidência (100 mil/habitantes) mais alta. A vacina BCG reduz as formas graves de tuberculose infantil, todavia em 2016 deu-se a mudança do paradigma vacinal, passando de universal a seletiva. Objetivos: analisar a evolução da tuberculose infantil verificando os efeitos inerentes à mudança de paradigma vacinal e identificar determinantes que estejam a contribuir para o seu aumento. Metodologia: método quantitativo e qualitativo em duas fases do estudo. Conclusão: o aumento da tuberculose dos 0 - 5 anos está relacionado com a não toma da BCG e com a falha na identificação de crianças de risco, embora seja necessário mais tempo para avaliar o real impacto da mudança de paradigma vacinal. Sugere-se melhor interligação e partilha de informação entre as organizações adequando estratégias a cada região.
- O papel da liderança humilde e do stresse ocupacional na satisfação profissional:o caso dos enfermeiros do Hospital Professor Doutor Fernando FonsecaPublication . Santana, Fernando Viñas; Leal, SusanaObjetivo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a influência das perceções de liderança humilde na satisfação profissional nos enfermeiros. Pretende-se também investigar se o stresse ocupacional e o stresse provocado pela pandemia por Covid influenciam a relação entre as perceções de liderança humilde e a satisfação profissional. Métodos: Neste contexto foi realizado um estudo transversal exploratório, correlacional e quantitativo. Os dados relacionados com a liderança, o stresse e a satisfação foram obtidos através de um questionário constituído por cinco partes: escala de humildade expressa, escala de stresse nos profissionais de saúde, escala de stresse provocado por pandemia Covid, escala de satisfação dos enfermeiros com o trabalho e dados sociodemográficos e profissionais. Foi obtida uma amostra de 207 enfermeiros a exercer funções há pelo menos um ano no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. Resultados: A liderança humilde apresentou poder preditivo perante as dimensões de satisfação com as chefias, satisfação com a organização e recursos, satisfação com as dotações e com a satisfação profissional global. Os resultados obtidos demonstram que a variável stresse provocado por Covid têm um efeito moderador na relação entre a liderança humilde com as dimensões satisfação com a valorização profissional e satisfação com as chefias. Conclusão: Pelos resultados obtidos, os enfermeiros que percecionam os seus chefes como líderes humildes, globalmente, tendem a estar mais satisfeitos profissionalmente Adicionalmente: (a) existe um efeito positivo da liderança humilde na satisfação com a chefia, sendo este efeito mais forte para os enfermeiros que sentiram elevados níveis de stresse provocado pela Covid; (b) o efeito da liderança humilde na satisfação com a valorização profissional é mais forte quando o stresse relacionado com a pandemia Covid é alto e o stresse ocupacional global é moderado ou alto.
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