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- Competência digital dos profissionais de saúde na formação contínua obrigatória em ambiente e-learningPublication . Leitão, Ângela Márcia Cardoso; Oliveira, Sandra; Loureiro, AnaNa adaptação ao contexto formativo atual, o Centro Hospitalar de Setúbal procurou responder às necessidades formativas dos colaboradores, combinando métodos assentes nas tecnologias da informação e comunicação, exigindo dos profissionais um nível adequado de competência digital, fator determinante para o sucesso da formação O presente estudo tem como objetivo analisar a perceção dos profissionais de saúde sobre a sua competência digital na formação contínua em ambiente e-learning de acordo com variáveis sociodemográficas e conhecer se existem diferenças entre grupos profissionais. Além disso, pretende-se avaliar o impacto da competência digital no sucesso formativo. Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado entre abril e junho de 2024 no Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. Foi aplicado o questionário de autoavaliação de competência digital, baseado no modelo DigComp (Lucas et al., 2022b), a uma amostra de 191 profissionais de saúde e realizada entrevista com focus group, que contou com a participação de 7 profissionais de saúde. A maioria dos profissionais apresenta um nível intermédio de competência digital. No entanto, 35% dos inquiridos classificam-se abaixo do nível esperado, enquanto menos de 2% alcançam níveis avançados. A formação académica demonstrou ser um fator determinante na proficiência digital, ao contrário do tempo de serviço. Médicos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e Enfermeiros apresentam pontuações mais elevadas de competência digital em comparação com outros grupos profissionais. Os resultados sugerem que a idade e o nível de escolaridade influenciam significativamente a competência digital. Profissionais mais jovens e com formação académica mais avançada apresentam melhores níveis de proficiência digital, evidenciando a necessidade de estratégias formativas específicas para diferentes perfis profissionais. A implementação de programas de capacitação digital adaptados às diversas realidades profissionais poderá contribuir para uma melhoria substancial da competência digital no setor da saúde.