Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A promoção dos bons hábitos alimentares nos alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Martínez, Ana; Cavadas, BentoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Neste documento apresenta-se uma reflexão sobre o meu desempenho na Prática de Ensino Supervisionada e um trabalho investigativo desenvolvido no âmbito dessa prática. O Relatório está organizado em duas partes distintas: Parte I – Apresenta uma análise das experiências de ensino-aprendizagem realizadas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas e uma reflexão sobre os diferentes momentos experienciados, tanto em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, como do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Parte II – Inclui uma investigação sobre a promoção dos bons hábitos alimentares nos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizada numa turma do 4.º ano e numa turma do 6.º ano. A metodologia utilizada teve por base uma investigação mista, centrada num estudo de caso. Para cumprir os objetivos propostos foi realizado um inquérito por questionário, a uma turma de 4.º ano para verificar os hábitos alimentares dos alunos. Os alunos do 6.º ano realizaram três atividades pedagógicas sobre a promoção dos bons hábitos alimentares. Os resultados por questionário mostram que, apenas 19% (3) dos participantes realizam cinco refeições diárias. A maioria dos inqueridos (56%; 9 alunos) fazem diariamente quatro refeições. Em relação ao equilíbrio nutricional das refeições, os alunos mencionam os alimentos recomendados como sendo os mais consumidos, nas diferentes refeições diárias. Contudo, destacam-se alguns erros alimentares não recomendados como, por exemplo, refrigerantes com e sem gás, bolos, doces e pizza. Referente às atividades A, B e C, pelos dados obtidos através da aplicação das ementas verifiquei que os alunos possuíram conhecimentos alusivos a uma alimentação saudável, completa e variada. O workshop (atividade B) permitiu uma melhoria dos conhecimentos dos alunos sobre a alimentação saudável e a promoção de uma alimentação saudável e equilibrada.
- A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemáticaPublication . Bento, Ana; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclos do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º ciclo e 2.º ciclo do ensino básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa que, através de um estudo caso, visa identificar o contributo da avaliação formativa, com enfoque no feedback dado pelo professor, para o processo de ensino-aprendizagem de alunos de 5.º ano em Matemática. Os participantes são 45 alunos que realizaram tarefas matemáticas em três momentos. Primeiro realizaram uma ficha com quatro questões que foram avaliadas e comentadas com feedback escrito, encaminhando os alunos para a sua posterior reformulação e melhoria. Por fim resolveram uma nova ficha com questões de natureza idêntica. Os resultados revelam a pertinência e eficácia do feedback escrito para a melhoria das aprendizagens relativamente a procedimentos e à resolução de problemas. Contudo, alguns alunos ainda não revelam ser autónomos na análise do feedback dado, destacando-se a importância de este se tornar um prática regular na sala de aula.