Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório final_Diana Pereira.pdf1.93 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final foi efetuado no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e é constituído por duas partes. A primeira descreve o percurso profissionalizante nos diversos estágios realizados, dando destaque a aspetos da prática implementada em cada um deles considerados relevantes para reflexão e análise. Em primeiro lugar, apresenta-se o trabalho desenvolvido no 1.º CEB nas diversas áreas e posteriormente uma análise da intervenção no 2.º CEB. Por sua vez, a segunda parte diz respeito a uma componente investigativa, cujo objetivo principal se centra no modo como a temática da educação sexual foi apresentada em manuais do 1.º CEB. Para isso, foi solicitado à Direção Geral da Educação uma listagem dos manuais das editoras mais selecionados no ano letivo de 2012/2013 do 1.º CEB no âmbito do Estudo do Meio. O objeto de estudo da presente investigação foram os dois manuais mais selecionados. A análise de cada um tem como base um quadro organizado por categorias, subdivididas em subcategorias. No que se refere às categorias, estas foram definidas através das temáticas prescritas na Portaria n.º196-A/2010. Por sua vez, as subcategorias foram definidas a partir do documento Organização Curricular e Programas (2004) e, ainda, a partir da leitura flutuante de alguns manuais escolares do 1.º CEB de Estudo do Meio. Depois foi realizada uma análise de conteúdo comparativa da forma como cada manual escolar explora determinada categoria/subcategoria. Como principais resultados podemos salientar que, no geral, foram cumpridos os objetivos para a Educação Sexual prescritos no documento regulador da prática, Organização Curricular e Programas (ME-DEB, 2004), no entanto, constataram-se diferenças significativas no modo como cada manual escolar do mesmo nível de escolaridade explora essas temáticas.
The present final report was executed in the Master's Degree studies of 1º e 2º Cycles of Basic Education (CBE) and is composed by two parts. The first part describes the professionalizing path on the several completed internships, highlighting aspects of the implemented practice considered relevant to reflection and analysis. First, the work developed in the various areas of the 1º CBE is presented, and later, an analysis of the intervention in the 2º CBE. The second part concerns to a more investigative component, where the main goal is focused in the way sexual education was presented in 1º CEB textbooks. In order to do so, a list of the most selected Study of the Environmental Textbooks in the school year of 2012/2013 was requested to the Direção Geral de Educação. The study object of this investigation was the two most selected textbooks. The analysis on each one has a chart organized by categories, divided in subcategories as a basis. In what refers to the categories, these were defined through the themes prescribed on Portaria n. º 196-A/2010. The subcategories were defined by the basic education standards and through deep reading of some Study of the Environmental Textbooks from 1º CBE. After that, a comparative content analysis was performed upon the way each manual explored the category/subcategory. As main results we can salient that, in general, the objectives for Sexual Education prescribed by the standards, were accomplished. However, major differences were perceived in the way each manual of the same schoollevel explored these themes.

Description

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

análise estágios educação sexual manuais escolares reflexão analysis internship sexual education textbooks reflection

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue