Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Bullying no ensino superior diálogos com educação social e educação em direitos humanos : reflexões para intervenção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação ANA ALBERNAZ.pdf792.13 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O bullying é forma de violência que está presente em diversos espaços educacionais. A maioria dos estudos sobre o assunto estão centrados no Ensino Fundamental e no Médio. No Ensino Superior, segundo autores estudados, há uma lacuna de estudos, embora alguns pesquisadores afirmem a existência desse tipo de violência também nesse contexto. Diante disso, esta pesquisa adentrou esse campo na tentativa de compreendê-lo nesse nível de ensino. A hipótese da existência de bullying no nível superior foi baseada em autores que a defendem como algo que existe em todos os espaços educacionais, inclusive no Ensino Superior, mas com formatações diferentes das encontradas nos outros níveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, quanti-qualitativa, com aplicação de questionário na primeira parte da pesquisa empírica e entrevista na segunda. A amostra foi constituída de forma aleatória simples por 43% dos estudantes que cursavam Licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina no segundo semestre de 2015 e aceitaram participar da pesquisa. Assim, foi composta de 56 educandos. Para a entrevista, aproximadamente 10% desse total participou. Os resultados obtidos ratificaram a existência de bullying no Ensino Superior, a necessidade de intervenção com a possibilidade de articulação de elementos da Educação Social e da Educação em Direitos Humanos.
Bullying is a way of violence that it is present in many educational spaces. Most studies about this issue are focused on Elementary and High schools. In higher education, based on the authors studied, there is a lack of surveys, although some researchers claim the existence of this kind of violence also in this context. Therefore, this research entered this field in the attempt to understand it in this level of education. The hypothesis of the existence of bullying at the upper level was based on authors who defend it as something that exists in all educational stages, including in higher education, but with different formats from those found in other degrees. The methodology used was the bibliographical research. It is also a quantitative and qualitative study, with questionnaire in the first part of the empirical research and interview in the second part. The sample consisted randomly in 43% of the undergraduate degree students of the Biology course at the Federal Institute of Brasilia - Campus Planaltina – whom attended the course in the second half of 2015 and agreed to participate. Thus, it was composed of 56 students. For the interview participated approximately 10% of this total. The results confirmed the existence of bullying in higher education, the need for intervention with the possibility of linking elements of Social Education and education in Human Rights.

Description

Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

Keywords

bullying educação social direitos humanos e intervenção social education human rights and intervention

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue