Livros e capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros e capítulos de livros by Title
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- 8.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social – Ócio, Jogo e Brincadeira: aprendizagens e mediação interculturalPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José CARLOS; Silva, Pedro; Vieira, Ana; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui
- O Andebol no Desporto EscolarPublication . Tavares, Adriano; Félix, Romero; Rafael, Jorge
- Coordenação Técnica no Futebol de Formação. Do Pensamento à Ação.Publication . Teixeira, Eduardo
- Da Teoria ao Fitness. Evidências científicas para um estilo de vida saudávelPublication . Rodrigues, Filipe; Forte, Pedro
- Desenvolvimento do Desporto e Qualidade de Vida – Ensino, Investigação e IntervençãoPublication . Figueiredo, Abel; Rodrigues, José; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, TeresaO presente livro é fruto das comunicações e conferências realizadas durante o 2º Fórum da REDESPP, realizado no Politécnico de Leiria a 5 e 6 de novembro de 2018. Apresenta diversos sentidos, confirmando a diversidade temática sustentadora do olhar dos investigadores das Escolas com formação na área do Desporto: a investigação sobre a atividade física, o bem-estar e a saúde num cruzamento de interações e influências; os estudos sobre a educação física e o desporto no ambiente escolar; os trabalhos sobre a formação dos profissionais que promovem a qualidade de vida, e a intervenção profissional nos contextos do turismo e do lazer; e a pesquisa no desenvolvimento da performance, no ambiente do treino desportivo.
- Desporto, Inovação e Formação de Treinadores.Publication . Rodrigues, José
- Disentangling the effects of ego and task-involving climate perceptions on cohesion in youth sportPublication . Borrego, Carla Chicau; Monteiro, Diogo; Benson, Alex J.; Miguel, Mauro; Teixeira, Eduardo; Silva, Carlos Manuel MarquesThe present study evaluated how the combination of ego- and task-involving climate perceptions related to youth soccer athletes’ perceptions of team cohesion. We hypothesized that athletes would perceive their group to be less cohesive as ego climate perceptions increased in salience relative to task climate perceptions. In addition, the factor structure and longitudinal measurement invariance of Youth Sport Environment Questionnaire (YSEQ)—Portuguese version was also analyzed. A total of 956 national level youth male soccer athletes’ belonging to 49 different teams participated in the study. Using a prospective design with two time points, the polynomial regression with a response surface analysis indicated that the effect of an ego-involving climate on task cohesion varied as a function of task-involving climate perceptions. Specifically, athletes reported lower levels of task cohesion as ego-involving climate perceptions began to predominate over task-involving climate perceptions. Furthermore, a strong taskinvolving climate buffered against the negative effects of ego-involving climate perceptions on task cohesion. Regarding social cohesion, we only observed a positive linear association between task-involving climate perceptions and social cohesion. Our findings support the validity and reliability of two factors underlying the YSEQ and its longitudinal invariance across time in an elite youth sample. Future studies should strive to replicate these results in other sports and with female athletes. Our results provide insight into how task-involving and ego-involving climate perceptions combine to shape how elite youth athletes view their group environment.
- Ensaios sobre Memória - Volume 1Publication . Oliveira, Maria; Curcino, Alan; Costa, Luciana; Magalhães, Fernando
- Futebol. Do treino à competição. Planeamento e operacionalizaçãoPublication . SANTOS, FERNANDO JORGE LOURENÇO DOS; Batista, Bruno; Teixeira, Eduardo; Clemente, Filipe Manuel; Sarmento, Hugo; Santos, João; Coutinho, Patrícia; Abranja, Pedro; Ruivo, Rodrigo; Calvo, Tomás García; Padinha, Vitor; Pinheiro, ValterO Futebol é, hoje, uma das modalidades mais mediáticas a nível mundial e, por via disso, alvo de uma atenção significativa dos mídia e da população em geral. Esta popularidade do futebol está relacionada, em nosso entender, com a facilidade com que o jogo é entendido por quem o vê, pela imprevisibilidade do resultado final - mesmo quando jogam oponentes com forças diferentes – pelo facto de ser jogado com os pés (superfície que impõe dificuldades acrescidas), entre muitos outros aspetos. Toda esta atenção dada ao jogo de futebol reclama dos treinadores uma elevada competência no planeamento e operacionalização do processo de treino, espaço central e vital para levar a cabo o desenvolvimento dos jogadores e da equipa. Deste modo, Ser Treinador, nos dias de hoje, reivindica o desenvolvimento de um alargado quadro de saberes, conhecimentos e competências que podem ser desenvolvidos formal ou informalmente. Assim, este livro, foi pensado, construído e operacionalizado para dar resposta a muitas das principais interrogações do labor do treinador de futebol, sendo que, por via disso, está escrito num tom iminentemente prático e operativo, sem contudo negar a presença sistemática dos contributos das Ciências do Desporto. Por isso, este livro foi escrito para todos os treinadores de futebol, desde o alto rendimento até ao futebol amador. Aqui os treinadores encontrarão contributos decisivos sobre a organização de uma época desportiva, de uma microciclo, de uma sessão de treino, de um exercício, mas também, sobre a elaboração do modelo de jogo, a construção de uma equipa técnica, a comunicação do treinador, o treino de Guarda Redes, a identificação de talentos, o controlo do treino e o Treino da Força. No fundo, esta obra assume-se como uma manual prático e simples de Metodologia do Treino de Futebol, de fácil entendimento para todos quantos se dedicam ao ensino e treino desta modalidade. Se deseja ser um treinador competente e vencedor, não deverá deixar passar a oportunidade de ler este livro e, no final, verá que os seus saberes foram significativamente aumentados. Boas leituras!
- In-season internal training load quantification of an under-17 European male soccer team: Starters versus Non-startersPublication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Alexandre, MartinsThe aim of this study was to compare internal training load (ITL) of starters versus non-starters from the same under-17 soccer team. Rated of perceived exertion was collected and then multiplied by training or match duration (s-RPE) from twenty-three soccer players. The study analysed a total of 12 matches and 44 training sessions during the in-season with ANOVA with repeated measures. The main results showed that training duration presented significant differences between starters and non-starters for match-day minus 5 (MD-5, 80.6 vs 90.7 min, p=0.000) and match-day (MD, 64.2 vs 52.7 min, p=0.036), respectively. Regarding s-RPE, there were significant differences between starters and non-starters for MD-5 (442.4 vs 581.8 a.u., p=0.000) and MD (515.9 vs 366.1 a.u., p=0.000), respectively. This study present relevant additional ITL data for nonstarters in order to become a “starter player”