Browsing by Issue Date, starting with "2019-06"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento sustentável para um envelhecimento ativo e saudávelPublication . Rosa, Marta; Costa, Andreia; Arriaga, MiguelAs alterações demográficas na União Europeia, ilustradas pelo aumento da longevidade e pela diminuição da natalidade implicam o desenvolvimento de ações integradas, onde o conceito de envelhecimento saudável é central. Refletiremos acerca dos objetivos e metas da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente nos relacionados com a promoção do envelhecimento ativo e saudável enquanto processo continuum. O envelhecimento ativo e saudável é transversal a todos os países da União Europeia. A OMS, refere como necessidade urgente a intervenção com transformação de sistemas de saúde centrados na doença, para aqueles em que a saúde ao longo do ciclo vital e centrada nas necessidades dos idosos, seja uma realidade. São propostos objetivos de desenvolvimento sustentável, onde o assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos, em todas as idades é fundamental. A cooperação e intersetorialidade constituem-se pontos chave para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável, numa perspetiva de envelhecimento da população, onde a monitorização das intervenções com as pessoas ao longo do ciclo vital, poder-se-ão constituir como um investimento futuro para a sociedade em termos de ganhos em saúde atuais e para gerações futuras. Um pensamento integrando orientações decorrentes da Agenda 2030, proporciona o desenvolvimento esforços no sentido de alinhar ações com o proposto e desenvolvido internacionalmente. Entender o envelhecimento ativo e saudável enquanto continuum ao longo do ciclo vital é essencial para o sucesso das ações integradas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentado.
- Proceedings of the International Seminar of Physical Education, Leisure and Health,Publication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Martins, AlexandreThe aim of this study was to compare internal training load (ITL) of starters versus non-starters from the same under-17 soccer team. Rated of perceived exertion was collected and then multiplied by training or match duration (s-RPE) from twenty-three soccer players. The study analysed a total of 2 matches and 8 training sessions during the in-season with ANOVA with repeated measures. The main results showed higher values in pre-season for training duration (103.3 vs 90.0 min, p=0.000) in MD-5 and (103.7 vs 96.7 min, p>0.05) in MD-3 than in-season, but lower values for training duration (103.2 vs 112.0 min, p=0.013) in MD-4 and (84.0 vs 97.2 min, p=0.000) in MD-2 than in-season. s-RPE was higher in pre-season than inseason (725.5 vs 481.3 a.u., p=0.000) in MD-5 and (755.8 vs 655.2 a.u., p=0.031) in MD-3 but lower (705.2 vs 821.3 a.u., p=0.002) in MD-4 and (476.0 vs 559.0 a.u., p=0.020) in MD-2 than in-season. This study present relevant additional ITL data for pre-season and in-season that could be used to adjust periodization in under-17 soccer players.
- In-season internal training load quantification of an under-17 European male soccer team: Starters versus Non-startersPublication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Alexandre, MartinsThe aim of this study was to compare internal training load (ITL) of starters versus non-starters from the same under-17 soccer team. Rated of perceived exertion was collected and then multiplied by training or match duration (s-RPE) from twenty-three soccer players. The study analysed a total of 12 matches and 44 training sessions during the in-season with ANOVA with repeated measures. The main results showed that training duration presented significant differences between starters and non-starters for match-day minus 5 (MD-5, 80.6 vs 90.7 min, p=0.000) and match-day (MD, 64.2 vs 52.7 min, p=0.036), respectively. Regarding s-RPE, there were significant differences between starters and non-starters for MD-5 (442.4 vs 581.8 a.u., p=0.000) and MD (515.9 vs 366.1 a.u., p=0.000), respectively. This study present relevant additional ITL data for nonstarters in order to become a “starter player”
- A importância da formação do gestor na utilização do orçamento público: um estudo de caso em uma instituição federal de ensinoPublication . Junior, Cícero Penteado da Silva; Rosa, SérgioO objetivo principal deste trabalho é avaliar a importância da formação dos gestores na utilização do orçamento público, visando a melhoria da execução dos recursos orçamentários, no Instituto Federal de Brasília – IFB, Distrito Federal. Para o alcance desse objetivo, propõe-se como objetivos específicos: traçar o perfil dos gestores do IFB, quanto à sua formação e experiência profissional e em cargos de gestão; avaliar a prática e conhecimento dos gestores sobre orçamento público; identificar possíveis dificuldades dos gestores para execução orçamentária, tendo em vista a melhoria da qualidade ao atender a atividade-fim da instituição. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas estruturadas e aplicação de questionários, o que possibilitou conhecer a percepção dos dirigentes, a partir das análises e confronto das experiências, permitindo a formatação de uma proposta de projeto de intervenção que tem como finalidade implementar cursos de capacitação, treinamento e formação para gestores. Os resultados da pesquisa demonstram que há variedade de formações acadêmicas na gestão, pouca experiência na área de gestão e orçamento público, um perfil predominantemente democrático e uma necessidade de capacitação para gestores e futuros gestores visando melhorar utilização dos recursos orçamentários.
- A eficácia dos conselhos de classe nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Amorim, Patrícia Rodrigues; Marques, Ramiro; Conciani, WilsonA pesquisa realizada se refere ao Conselho de Classe como espaço eficaz, capaz de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Este importante colegiado está previsto nos regulamentos do Instituto Federal de Brasília (IFB), sendo conceituado como um espaço privilegiado de discussão, reflexão e deliberação sobre questões pedagógicas da turma, com o intuito de reorientar a prática educativa. Baseado nesse conceito, a pesquisa teve como o objetivo principal verificar a eficácia dos Conselhos de Classe nos cursos técnicos subsequentes do IFB. Para isso, a abordagem adotada foi a qualitativa, tendo como instrumentos de pesquisa: observação dos Conselhos de Classe, entrevistas semiestruturada, aplicação de questionários e análise documental. Todos os instrumentos escolhidos foram primordiais para o estudo realizado. Por meio da análise e interpretação de dados obtidos foi possível responder aos objetivos da pesquisa e, assim, propor ações para melhoria da realização dos Conselhos de Classe, de forma que ocorram melhorias na aprendizagem dos alunos e na prática pedagógica do professor. Os principais teóricos que fundamentaram essa pesquisa foram: Carlos Cruz, Carlos Cipriano Luckesi, Heloísa Luck, e José Carlos Libâneo, além das pesquisas à legislações e resoluções internas. Os resultados da pesquisa demonstraram que para o Conselho de Classe atingir sua finalidade é preciso haver organização e planejamento prévio, estímulo e valorização a participação ativa de todos os seus membros, em especial o aluno, com a definição de papéis e instrumentos de coleta de dados adequados, de modo a contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. A melhoria do processo de ensino-aprendizagem, como resultado do Conselho de Classe, será fruto de um trabalho coletivo, de uma ação intencional capaz de identificar as deficiências existentes no processo educativo e, a partir daí, levar a escola a estabelecer ações e atitudes capazes de transformar a realidade existente.
- Effect of Aging on the Lower Limb Kinematics in Karate Practitioners: Comparing Athletes and Their SenseisPublication . Branco, Marco A. C.; Brito, António Vences; Rodrigues-Ferreira, Mário André; Branco, Gonçalo A. C.; Polak, Ewa; Cynarski, Wojciech J.; Jacek, WąsikWith the life expectancy increasing, older adult population has gained the attention of many researchers. Aging is known to lead to a general decline in bodily functions, which affect the quality of life. The aim of this study was to analyze how the aging process affects veteran active karate practitioners, in the kinematic and temporal structure of the frontal kick. Nine black belt karate practitioners over 50 years old and 24 black belt karate practitioners, aged between 20 and 30 years old, all male, performed the frontal kick mae-geri. Results showed that knee is the structure that holds most differences between young and veterans, both for linear and for angular variables during the mae-geri performance. Statistical differences were found in linear velocity for the knee; linear acceleration of the knee, hip, and RASIS; maximum angular velocity for knee and hip; maximum angular acceleration for ankle and hip; and in the range of motion of knee. The temporal variables show differences, between groups, in maximum linear velocity, maximum linear acceleration, and maximum angular acceleration. However, no differences were found between groups for the time before contact in the maximum linear and angular acceleration, which allow us to remark both the effects of the aging process and the effect of training. This study corroborates the ability of older people to achieve benefits from sports practice, achieving higher efficiency than the younger adults in task execution, but using different motor control strategies.
- O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológicaPublication . Reynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima; Barbas, Maria PotesEste estudo está situado no Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém. Refere-se à gestão da formação continuada docente, em um campus do Instituto Federal de Brasília, e objetivou perceber o papel da coordenação pedagógica na formação continuada docente e sua correlação com os saberes docentes na educação profissional e tecnológica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e desenvolvida como estudo de caso, cuja recolha de dados foi por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados demonstrou o reconhecimento de determinados saberes como importantes para atuação na educação profissional e tecnológica; que esses mesmos saberes não estão consolidados e se constituem em lacunas a serem superadas; que a instituição desenvolve uma formação continuada pontual e sem sistematização e planejamento; que, em virtude dessa ausência de planejamento, a formação continuada desenvolvida não contribui para a consolidação dos saberes docentes.
- Perceptions of pre-schoolPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreThis research aims to know the perceptions of pre-school children and 1st CEB on the family tree and their kinship relations through drawing.The design is considered an important way of communicating the child (Lima & Carvalho, 2008, Passarinha, 2012). This importance attributed to the drawing is due to the fact that it represents a form of symbolic communication before reading and writing skills. When drawing, the child reflects and communicates his personality. The design can, in different situations,become the indication, in the "mirror" of the child's state of mind, because it translates what he feels, thinks, desires (Cecconello & Koller, 1999, Galinha, Mendonça, Bernardo & Teixeira, 2015).
- Fundamentos básicos da aprendizagem da Capoeira dos 5 aos 10 anos de Idade: implementação e avaliação de um projeto formativoPublication . Barros, Nelson Andrade Rodrigues; Catela, David; Branco, MarcoA Capoeira requer o desenvolvimento de capacidades coordenativas, como o equilíbrio, a orientação espacial e o ritmo (em sincronização com estruturas rítmicas instrumentais e de canto), e de vários modos de locomoção, expressos em técnicas corporais específicas e comportamentos técnicos e táticos simulando a luta, também específicos desta prática corporal. Com este estudo pretendemos identificar os fundamentos básicos de Capoeira e testar a sua sistematização nas primeiras etapas de Iniciação na Capoeira. Este objetivo afigurase pertinente para a 2.ª infância, pois é este um período crítico de desenvolvimento de habilidades motoras e de capacidades coordenativas, bem como de estruturação de modos de interação social. Pretendemos também criar um primeiro documento orientador, para que agentes de ensino de Capoeira possam estruturar e sustentar a progressão de aprendizagem das técnicas, táticas e regras de prática de interação entre capoeiristas executantes e instrumentistas, de crianças principiantes, no respeito dos valores históricos e culturais identitários da Capoeira. O estudo compõe-se de dois processos sequenciais: 1) definição do programa de formação na Capoeira, sustentado na revisão bibliográfica da história, da cultura e de documentação técnica e empírica; 2) teste do programa numa amostra de principiantes de Capoeira. A amostra compôs-se 15 crianças com idades entre os 5 e os 10 anos, 7 do género feminino, 8 do género masculino, a média das idades é 8 (±1,20), principiantes na Capoeira e oriundas de um clube desportivo e de um bairro social, da área da grande Lisboa. Para a primeira fase do projeto recorreu-se ao método de revisão analítica; para a segunda fase usou-se um desenho experimental longitudinal (quase-experimental) pré e pós teste, em que o/a participante é controlo de si próprio. A avaliação baseou-se em grelhas de observação qualitativa nominal dicotómica e na comparação entre momentos. Os resultados revelaram que não há diferença significativa entre idades, entre origens e entre géneros, pelo que as técnicas escolhidas e programa, como foi implementado, a este intervalo etário e para ambos os géneros. Quando comparada a prestação motora no início e no fim da implementação do programa, há uma melhoria significativa da qualidade de execução em todas as técnicas de Capoeira praticadas. Em crianças deste grupo etário, inexperientes em Capoeira, trinta sessões com especialista, foram suficientes para uma evolução significativa do domínio das técnicas de Capoeira selecionadas. A condição de simulação de duelo levou a uma imediata sincronização entre as crianças de cada par; fenómeno essencial para a evolução do jogo, caraterística do duelo da Capoeira. O Programa como foi concebido e implementado propicia aprendizagem motora qualitativa das técnicas selecionadas, em trinta sessões, com crianças inexperientes em Capoeira. Desconhece-se se o programa pode ser implementado por não especialista em Capoeira, em contexto escolar.
- Physical activity and affect of the elderly: Contribution to the validation of the Positive and Negative Affect Shedule (PANAS) in the Portuguese populationPublication . Antunes, Raul; Couto, Nuno; Vitorino, Anabela; Monteiro, Diogo; Marinho, DanielThe concept of affect corresponds to the emotional dimension of subjective well-being (Diener, Emmons, Larsen, & Griffin, 1985). It is represented by two dimensions (negative affect and positive affect), which were the basis of the development of the Positive and Negative Affect Schedule - PANAS (Watson, Clark, & Tellegen, 1988). It was translated and validated for the Portuguese population by Galinha and Pais-Ribeiro (2005b). Nevertheless, because the Portuguese version was not validated in a sample of Portuguese elderly, the goals of this study consisted in the translation of the scale (PANAS) from the original version of 20 items and the validation of its measurement model (including a shortened version) for a sample of Portuguese elderly (n = 311), aged 60 years or older (M = 68.53; DP = 6.69); it was then tested by a confirmatory factorial analysis. The results demonstrated that the measurement model (two factors and 10 items) of the shortened Portuguese version of the PANAS presented acceptable psychometric qualities, which adjusted to the data in a satisfactory way (factorial weights ranging between .57 and .70 in positive affect and between .52 and .68 in negative affect). We also concluded that older adults who practice more physical activity perceive higher levels of positive affect F(2, 297) = 3,78, p < .05; η2 = .025, and lower levels of negative affect F (2, 297) = 6,24, p < .001; η2 = .040).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »