Browsing by Issue Date, starting with "2021-01"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de Percursos Pedestres e de Btt. Adaptação do Método de Información De Excursiones (MIDE)Publication . Mata, Carlos; Carvalhinho, Luís; Ferreira, JoséO objetivo deste estudo foi, numa primeira fase, traduzir e adaptar o método de informação de percursos (MIDE), e numa segunda fase, verificar a fiabilidade e consistência dos instrumentos para as vertentes de Pedestrianismo e BTT. Efetuou-se a tradução e análise semântica do “MIDE” para a língua portuguesa, tendo ajustado também o constructo das questões e a necessária adaptação à realidade portuguesa (Validade Prática e Validade de Construção). Em seguida realizou-se uma reunião de peritagem (expertise), com o objetivo de validar a adequação e a clareza do conteúdo específico das modalidades (Validade de Conteúdo e Validade Aparente). Depois desta fase, testaram-se os instrumentos em condições reais, por Especialistas em BTT (n=3) masculinos, com idade média de 50,33±11,24 anos e nível de experiência de 4,33±0,57, numa e Especialistas em Pedestrianismo (n=5) masculinos, com idade média de 36,20±12,07 anos e com nível de experiência de 4,60±0,54 numa escala de Likert (1 a 5), efetuando um pequeno estudo exploratório, no “terreno”. O campo de aplicação foi na “Grande Rota do Carso (Oeste)”, composta por oito (8) etapas Pedestres e duas (2) de BTT. Os dados foram recolhidos e analisados de forma a obter a versão final do instrumento, para os PP e para o BTT. Assim, parece-nos razoável afirmar que este instrumento poderá ser utilizado, com confiança, na caracterização de percursos pedestres e de BTT, constituindo-se como uma importante ferramenta para apoiar os técnicos e os praticantes de Pedestrianismo e de BTT.
- O envolvimento do pai no trabalho de parto: uma intervenção do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétricaPublication . Cotafo, Ana; Cruz, OlimpiaRESUMO O envolvimento do pai durante o trabalho de parto contribui positivamente para a sua auto-estima, para a saúde e bem-estar da mãe e da criança e para o desenvolvimento da nova tríade. No entanto, é, também, um momento gerador de medos, inquietações, dúvidas e sentimentos de exclusão, sobretudo porque os profissionais de saúde focam a sua atenção e cuidados na mulher e no recém-nascido. Contudo, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, com base nos princípios éticos e deontológicos que o regem, tem o dever de trabalhar em parceria com as mulheres/casais grávidos, legitimando a informação que detêm face à gravidez, trabalho de parto e parto, de forma a promover a sua capacitação/empowerment (Ordem dos Enfermeiros, 2015). Assim, atendendo à importância do envolvimento do pai no trabalho de parto, procurou-se compreender quais as intervenções que o promovem, pelo que foi definida a questão “Quais as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica que promovem o envolvimento do pai no trabalho de parto?” e realizada uma Scoping Review que permitiu encontrar a melhor e mais atual evidência cientifica. Verificou-se que uma integração, que atenda às especificidades e caraterísticas individuais, desde o período pré-natal, contribui eficazmente para o envolvimento paterno. The father's involvement during labor contributes positively to his self-esteem, to the health and well-being of the mother and child and to the development of the new triad. However, it is also a moment that generates fears, concerns, doubts and feelings of exclusion, especially because health professionals focus their attention and care on women and newborns. However, the Specialist Nurse in Maternal and Obstetric Health Nursing, based on the ethical and deontological principles that govern it, has the duty to work in partnership with pregnant women / couples, legitimizing the information they have regarding pregnancy, labor and childbirth, in order to promote their training/empowerment (Ordem dos Enfermeiros, 2015). Thus, taking into account the importance of the father's involvement in labor, we tried to understand which interventions promote him, so the question “Which interventions of the Specialist Nurse in Maternal and Obstetric Health Nursing promote the involvement of the father in labor? ” and a Scoping Review was carried out to find the best and most current scientific evidence. It was found that an integration, which meets the specificities and individual characteristics, since the prenatal period, contributes effectively to the paternal involvement.
- Desenvolvimento do Desporto e Qualidade de Vida – Ensino, Investigação e IntervençãoPublication . Figueiredo, Abel; Rodrigues, José; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, TeresaO presente livro é fruto das comunicações e conferências realizadas durante o 2º Fórum da REDESPP, realizado no Politécnico de Leiria a 5 e 6 de novembro de 2018. Apresenta diversos sentidos, confirmando a diversidade temática sustentadora do olhar dos investigadores das Escolas com formação na área do Desporto: a investigação sobre a atividade física, o bem-estar e a saúde num cruzamento de interações e influências; os estudos sobre a educação física e o desporto no ambiente escolar; os trabalhos sobre a formação dos profissionais que promovem a qualidade de vida, e a intervenção profissional nos contextos do turismo e do lazer; e a pesquisa no desenvolvimento da performance, no ambiente do treino desportivo.
- Effect of slow diaphragmatic breathing technique on heart rate, blood pressure and peripheral oxygen saturation in hypertensive elderlyPublication . Catela, David; Mercê, CristianaSlow breathing can be used as a complement for hypertension treatment. The aim of the study was to verify the effect of a breathing technique on cardiac autonomic function in elderly (N = 22, 76.36 ± 7.93 years old, 13 women); thirteen had optimal to Normal High Blood Pressure (ONH group) and nine had Mild to Moderate Isolated Systolic Pressure (MMS group). In both groups, vital signs were collected in two breathing conditions: i) Baseline (B)- participants breath at their normal pace; ii) Diaphragmatic (D)- participants breath at a slow pace, predominantly abdominal. Considering all participants, results revealed that during D condition Respiratory Frequency (RF) and Heart Rate Frequency (HR) were significantly reduced, and Peripheral Oxygen Saturation (SpO2), High Frequency (HF) and Heart Rate Variability Index (HRVi) significantly augmented, a significant reduction of. In D condition, both groups significantly augmented SpO2. Additionally, in B condition, MMS group had significantly less SpO2 than ONH group; but, in D condition no significant difference was found between groups. Similarly, in B condition, MMS group had significantly higher Diastolic Pressure (DP), but in D condition no significant difference was found between groups. Also, compared to B condition, in D condition MMS group significantly reduced Systolic Pressure (SP), DP and Pulse (P- the difference between SP and DP). Consequently, during the D breathing, MMS subjects benefited of better blood pressure and peripheral oxygenation conditions, with probable enhancement of Heart Rate Variability (HRV). Results of this study support the hypothesis that an easily learned diaphragmatic breathing technique, inexpensive and non-intrusive, can help elderly with isolated systolic hypertension, to remediate its effects on vital signs, as a non-clinical complementary treatment.
- COACHING 4 YOUPublication . Pinto, PaulaNeste Webinar inicia-se com a introdução do conceito de Coaching e os seus princípios fundamentais. De seguida, é apresentada a metodologia base do Coaching e uma das ferramentas mais utilizadas na autoavaliuação e definição de objetivos.
- Empowerment: uma estratégia de desenvolvimento comunitário em meio rural - o caso de S. Sebastião da GiesteiraPublication . Lima, Márcia Alexandra dos Santos; Dias, PauloOs espaços rurais são, por norma, territórios deprimidos, com uma baixa densidade populacional e com a existência reduzida, ou ausência, de serviços e equipamentos essenciais. Não obstante, são também realidades marcadas pela diversidade. Assim, para cada realidade concreta impõem-se processos e dinâmicas igualmente concretas, que respeitem as especificidades locais e partam de soluções produzidas pela própria comunidade. Neste sentido, afigura-se o conceito de desenvolvimento comunitário em estreita relação com os processos de empowerment incrementados por organizações locais. O objetivo central deste estudo é perspetivar em que medida as ações dinamizadas por organismos locais podem assumir-se enquanto instrumento potenciador de desenvolvimento comunitário em meio rural, pela geração de processos de empowerment nos seus públicos. Para isso, escolheram-se três associações locais de S. Sebastião da Giesteira, analisando-se as mesmas sobre duas perspetivas: as de quem idealiza/executa os projetos/ações e a dos(as) sócios(as) que usufruem das atividades. Este é um estudo qualitativo de caráter exploratório que não pretende comparar a eficácia da intervenção comunitária de cada uma das associações, mas sim apurar de que forma essas práticas se verificam. Para o efeito realizou-se junto de interlocutores privilegiados o levantamento de dados em duas óticas distintas: por um lado, a perspetiva institucional obtida mediante a utilização de entrevista semiestruturada aos técnicos e dirigentes das associações, e por outro, a perspetiva da comunidade (sócios das associações) através de dados recolhidos em questionários. Esta investigação permitiu verificar que as associações locais em S. Sebastião da Giesteira têm um papel imprescindível ao atuar enquanto ponte que aproxima o indivíduo e a comunidade, impulsionando e facilitando a participação dos intervenientes locais na sua comunidade, na construção de soluções viáveis para problemas coletivos.
- Can an Incremental Step Test Be Used for Maximal Lactate Steady State Determination in Swimming? Clues for PracticePublication . Espada, Mário C.; Alves, Francisco B.; Curto, Dália; Ferreira, Cátia C.; SANTOS, FERNANDO JORGE LOURENÇO DOS; Pessôa Filho, Dalton; Reis, Joana F.We aimed to compare the velocity, physiological responses, and stroke mechanics between the lactate parameters determined in an incremental step test (IST) and maximal lactate steady state (MLSS). Fourteen well-trained male swimmers (16.8 ± 2.8 years) were timed for 400 m and 200 m (T200). Afterwards, a 7 × 200-m front-crawl IST was performed. Swimming velocity, heart rate (HR), blood lactate concentration (BLC), stroke mechanics, and rate of perceived exertion (RPE) were measured throughout the IST and in the 30-min continuous test (CT) bouts for MLSS determination. Swimming velocities at lactate threshold determined with log-log methodology (1.34 ± 0.06 m·s −1 ) and Dmax methodology (1.40 ± 0.06 m·s −1 ); and also, the velocity at BLC of 4 mmol·L −1 (1.36 ± 0.07) were not significantly different from MLSSv, however, Bland–Altman analysis showed wide limits of agreement and the concordance correlation coefficient showed poor strength of agreement between the aforementioned parameters which precludes their interchangeable use. Stroke mechanics, HR, RPE, and BLC in MLSSv were not significantly different from the fourth repetition of IST (85% of T200), which by itself can provide useful support to daily practice of well-trained swimmers. Nevertheless, the determination of MLSSv, based on a CT, remains more accurate for exercise evaluation and prescription.
- Planeamento, intervenção e controlo do processo de treino e competição em triatlo. Identificação dos parâmetros biomecânicos, através do sistema MotionMetrix, determinantes na corrida de atletas adultos de triatlo, meio fundo e fundo, em contexto de teste de passadeiraPublication . Coelho, Rui Pedro Letras; Santos, SérgioO presente Relatório de Estágio encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte do estágio, teve como finalidade cumprir com requisitos do Regulamento dos segundos Ciclos de Estudo do Instituto Politécnico de Santarém (RSCEIPS), Nº618/2010, em que para obtenção do Grau de Mestre através da opção de estágio devem de ser cumpridas 1500 horas de trabalho por parte do estagiário, das quais 150 horas são de contacto sendo estas divididas em 50 horas de Orientação Tutorial e 100 horas de Estágio. Todo o estágio decorreu na empresa Ontrisports Solutions, Lda, sob a orientação do Professor Sérgio Santos possuidor do grau de Especialista e Treinador de Nível III de Triatlo. A primeira parte do relatório cujo título é “Planeamento, Intervenção e controlo do processo de Treino e Competição em Triatlo”, teve como finalidade o acompanhamento mais próximo de 2 atletas de Triatlo no que diz respeito ao seu enquadramento e planeamento do treino desportivo. Além destes dois, também foi feito o acompanhamento de outros atletas, mas apenas de forma superficial. Além da planificação de treino, foram realizadas outras tarefas nomeadamente na avaliação física e biomecânica em contexto laboratorial de vários atletas, organização de provas ou treinos em contexto de competição. Uma das tarefas que estava programada e não se conseguiu concretizar derivado á pandemia Covid-19, foi a realização de um Estágio de Alto Rendimento desportivo. Relativamente ao enquadramento e planeamento de treino desportivo a metodologia adotada após avaliação física, levantamento de dados e definição de objetivos foi a de planificação e acompanhamento de treino via On-Line através de uma plataforma especifica para esse fim. A partir desta plataforma conseguíamos colocar os treinos e analisar os mesmos que são realizados pelos atletas. Esta plataforma permite ao mesmo tempo verificar o estado ou tendência de evolução do atleta face ao seu trabalho. Através deste sistema de planificação e controlo do treino permitiu verificar a evolução do atleta e melhor controlar a carga de treino a aplicar. Os resultados foram favoráveis e dentro do expectável e programado, até ao momento em que tivemos de retirar da planificação todas as competições agendadas pelo facto de entrarmos em período de confinamento e estado de pandemia Covid-19. Para a avaliação física foram utilizados os correspondentes protocolos de Identificação de Limiar de Lactatos, seja em corrida ou ciclismo e na avaliação Biomecânica foi utilizado a metodologia proposta pelo fabricante do sistema MotionMetrix. Os resultados foram os esperados, pois conseguiu-se elevada aprendizagem e pratica na realização dos mesmos. Todos os testes foram conclusivos e realizados com sucesso. Em todos estes testes eram feitos relatórios e feita a apresentação e explicação dos mesmos aos atletas, por forma a que os mesmos ficassem cientes dos resultados obtidos. A segunda parte do relatório com o título “Identificação dos parâmetros Biomecânicos, através do sistema MotionMetrix, determinantes na corrida de Atletas adultos de Triatlo, meio fundo e fundo, em contexto de teste de passadeira” , esteve sempre apoiada pela primeira parte, pois durante a fase prática do estágio, foram realizadas mais de 100 avaliações de biomecânica de corrida em passadeira de interior com o sistema MotionMétrix. Estes dados foram devidamente tratados e analisados. A metodologia aplicada foi a criação de 2 Grupos de Atletas, o Grupo A dos Atletas mais lentos (<12Km/h) e o Grupo B dos atletas mais rápidos (≥12 Km/h) em ambos os Grupos foi aplicado o mesmo teste ou avaliação de Biomecânica aconselhada pelo próprio fabricante do sistema de avaliação MotionMetrix. De seguida era feita a recolha de dados, analise dos resultados do teste e feita a exposição dos mesmos ao atleta. Posteriormente todos os dados foram tratados estatisticamente, onde foi realizada uma análise descritiva e uma análise de correlação de vários Parâmetros de Biomecânica. O grupo que cujo valores se aproximaram, ou estavam dentro dos valores de referência de outros autores para uma boa economia de corrida foi o “B” (Grupo mais Rápido). Desta forma, pode-se concluir do presente trabalho que se podem tomar certos valores médios correspondentes a este mesmo grupo como referencia e que poderão ser uteis e utilizados como ferramenta de verificação de economia de corrida, e desta forma identificar carências ou aspetos fortes na biomecânica de Atletas que se submetem a estes tipo de análise. As correlações identificadas em ambos os grupos poderão ser de grande interesse, pois ajudarão a entender os aspetos a melhorar na biomecânica. Ou seja, se tivermos de melhorar determinado parâmetro, podemos ver qual a sua influência em outro parâmetro da Biomecânica de Corrida. Ainda assim ficam aqui algumas dúvidas relativas a determinadas correlações, que poderiam ser alvo de estudo para futuros trabalhos mais específicos.
- Potential Herb–Drug Interactions in the Management of Age-Related Cognitive DysfunctionPublication . Auxtero, Maria D.; Chalante, Susana; Abade, Mário R.; Jorge, Rui; Fernandes, Ana I.Late-life mild cognitive impairment and dementia represent a significant burden on healthcare systems and a unique challenge to medicine due to the currently limited treatment options. Plant phytochemicals have been considered in alternative, or complementary, prevention and treatment strategies. Herbals are consumed as such, or as food supplements, whose consumption has recently increased. However, these products are not exempt from adverse effects and pharmacological interactions, presenting a special risk in aged, polymedicated individuals. Understanding pharmacokinetic and pharmacodynamic interactions is warranted to avoid undesirable adverse drug reactions, which may result in unwanted side-effects or therapeutic failure. The present study reviews the potential interactions between selected bioactive compounds (170) used by seniors for cognitive enhancement and representative drugs of 10 pharmacotherapeutic classes commonly prescribed to the middle-aged adults, often multimorbid and polymedicated, to anticipate and prevent risks arising from their co-administration. A literature review was conducted to identify mutual targets affected (inhibition/induction/substrate), the frequency of which was taken as a measure of potential interaction. Although a limited number of drugs were studied, from this work, interaction with other drugs affecting the same targets may be anticipated and prevented, constituting a valuable tool for healthcare professionals in clinical practice.
- Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursivaPublication . Chambel, Ana Filipa dos Santos; Catela, DavidO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. No que concerne à primeira parte, é apresentado uma análise e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa. Esta investigação teve como objetivo identificar no 1.º e 4.º ano de escolaridade dificuldades na escrita cursiva, detetáveis por megalografia, inconstância espacial, substituições ou imprecisão de traço, inversões, trocas ou ausências. Pretendemos aplicar e avaliar o efeito de um programa de estimulação motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. Os dados foram recolhidos, tendo por base um pré-teste e um pós-teste a um total de 120 crianças do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao grupo experimental pertenceram 9 crianças do 1.º e 4.º ano, emparelhado a um grupo de controlo, por idade, género e sala. As sessões de intervenção, demonstraram que o grupo experimental beneficiou da intervenção a nível de redução de espaço, altura das letras e tempo, aproximando-se do grupo de controlo, e ultrapassando-o em determinados parâmetros.