Livros e capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros e capítulos de livros by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- In-season internal training load quantification of an under-17 European male soccer team: Starters versus Non-startersPublication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Alexandre, MartinsThe aim of this study was to compare internal training load (ITL) of starters versus non-starters from the same under-17 soccer team. Rated of perceived exertion was collected and then multiplied by training or match duration (s-RPE) from twenty-three soccer players. The study analysed a total of 12 matches and 44 training sessions during the in-season with ANOVA with repeated measures. The main results showed that training duration presented significant differences between starters and non-starters for match-day minus 5 (MD-5, 80.6 vs 90.7 min, p=0.000) and match-day (MD, 64.2 vs 52.7 min, p=0.036), respectively. Regarding s-RPE, there were significant differences between starters and non-starters for MD-5 (442.4 vs 581.8 a.u., p=0.000) and MD (515.9 vs 366.1 a.u., p=0.000), respectively. This study present relevant additional ITL data for nonstarters in order to become a “starter player”
- Processo de Pensamento dos Treinadores de Elite no Futebol: Fatores de Treino e Forma Desportiva.Publication . Carvalho, Gonçalo; Rodrigues, JoséO presente artigo é resultado de um estudo qualitativo, realizado com foco na problemática “Fatores de Treino no Futebol – Psicológicos, Físicos, Táticos e Técnicos e respetiva Forma Desportiva”. Na sua realização foram entrevistados dez treinadores, com experiência recente na Primeira e Segunda Ligas Portuguesas de Futebol Profissional. Os dados recolhidos foram tratados com recurso ao software MAXQDA 2018®. Da análise efetuada destaca-se que todos os participantes indicam trabalhar os fatores de treino de forma integrada, assumem a importância dos fatores psicológicos e objetivam uma forma desportiva constante. Somos levados a concluir que a abordagem aos fatores de treino relaciona-se com o processo de pensamento do treinador, traduzindo-se na planificação definida, nos pensamentos e decisões interativas, assim como nas suas crenças e reflexões.
- Temas Emergentes em Atividade Física, Saúde e Bem-Estar: Realidades de Brasil e PortugalPublication . Rocha, Saulo Vasconcelos; Furtado, Guilherme Eustáquio; Amaro, Nuno; Matos, Rui
- A relação instrutor-praticante nas necessidades psicológicas básicas do praticantePublication . Rodrigues, Filipe; Neiva, H.; Teixeira, D.; Cid, Luis; Silva, L.; Monteiro, D.
- Futebol. Do treino à competição. Planeamento e operacionalizaçãoPublication . SANTOS, FERNANDO JORGE LOURENÇO DOS; Batista, Bruno; Teixeira, Eduardo; Clemente, Filipe Manuel; Sarmento, Hugo; Santos, João; Coutinho, Patrícia; Abranja, Pedro; Ruivo, Rodrigo; Calvo, Tomás García; Padinha, Vitor; Pinheiro, ValterO Futebol é, hoje, uma das modalidades mais mediáticas a nível mundial e, por via disso, alvo de uma atenção significativa dos mídia e da população em geral. Esta popularidade do futebol está relacionada, em nosso entender, com a facilidade com que o jogo é entendido por quem o vê, pela imprevisibilidade do resultado final - mesmo quando jogam oponentes com forças diferentes – pelo facto de ser jogado com os pés (superfície que impõe dificuldades acrescidas), entre muitos outros aspetos. Toda esta atenção dada ao jogo de futebol reclama dos treinadores uma elevada competência no planeamento e operacionalização do processo de treino, espaço central e vital para levar a cabo o desenvolvimento dos jogadores e da equipa. Deste modo, Ser Treinador, nos dias de hoje, reivindica o desenvolvimento de um alargado quadro de saberes, conhecimentos e competências que podem ser desenvolvidos formal ou informalmente. Assim, este livro, foi pensado, construído e operacionalizado para dar resposta a muitas das principais interrogações do labor do treinador de futebol, sendo que, por via disso, está escrito num tom iminentemente prático e operativo, sem contudo negar a presença sistemática dos contributos das Ciências do Desporto. Por isso, este livro foi escrito para todos os treinadores de futebol, desde o alto rendimento até ao futebol amador. Aqui os treinadores encontrarão contributos decisivos sobre a organização de uma época desportiva, de uma microciclo, de uma sessão de treino, de um exercício, mas também, sobre a elaboração do modelo de jogo, a construção de uma equipa técnica, a comunicação do treinador, o treino de Guarda Redes, a identificação de talentos, o controlo do treino e o Treino da Força. No fundo, esta obra assume-se como uma manual prático e simples de Metodologia do Treino de Futebol, de fácil entendimento para todos quantos se dedicam ao ensino e treino desta modalidade. Se deseja ser um treinador competente e vencedor, não deverá deixar passar a oportunidade de ler este livro e, no final, verá que os seus saberes foram significativamente aumentados. Boas leituras!
- Desporto, Inovação e Formação de Treinadores.Publication . Rodrigues, José
- Da Teoria ao Fitness. Evidências científicas para um estilo de vida saudávelPublication . Rodrigues, Filipe; Forte, Pedro
- Museologia e Património Volume 3Publication . Magalhães, Fernando; Curcino, Alan; Costa, Luciana; Hernández, Francisca
- Ensaios sobre Memória - Volume 1Publication . Oliveira, Maria; Curcino, Alan; Costa, Luciana; Magalhães, Fernando
- Desenvolvimento do Desporto e Qualidade de Vida – Ensino, Investigação e IntervençãoPublication . Figueiredo, Abel; Rodrigues, José; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, TeresaO presente livro é fruto das comunicações e conferências realizadas durante o 2º Fórum da REDESPP, realizado no Politécnico de Leiria a 5 e 6 de novembro de 2018. Apresenta diversos sentidos, confirmando a diversidade temática sustentadora do olhar dos investigadores das Escolas com formação na área do Desporto: a investigação sobre a atividade física, o bem-estar e a saúde num cruzamento de interações e influências; os estudos sobre a educação física e o desporto no ambiente escolar; os trabalhos sobre a formação dos profissionais que promovem a qualidade de vida, e a intervenção profissional nos contextos do turismo e do lazer; e a pesquisa no desenvolvimento da performance, no ambiente do treino desportivo.