Browsing by Issue Date, starting with "2021-02"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Coordenação Técnica no Futebol de Formação. Do Pensamento à Ação.Publication . Teixeira, Eduardo
- Foods rich in bioactive compounds: how to increase its choice by consumersPublication . Torgal Santos, Isabel; Mendes, Rita; Pinto, PaulaIntroductionFunctional food is defined as a food that has a beneficial effect in health, beyond its nutritional value, mainly due to the content in bioactive contents. Scientific evidence has been accumulating during the last decade on the beneficial health effects of bioactive compounds, when consumed regularly as part of a healthy diet [1]. This study aimed to increase knowledge on how to potentiate the choice of foods rich in bioactive compounds. Methodology Data was collected anonymously with an online questionnaire designed in Google Forms, and distributed during a period of six months. A total of 1193 answers were obtained, from which 18 were rejected (ages younger than 8 years old), leaving 1185 responses from Portuguese adults for statistical analysis. Results Results have shown that 51% of the respondents have heard about bioactive compounds, but only 23% considers the existence of bioactive compounds when chooses a food product. Nevertheless, 92% believes that a better knowledge of bioactive compounds could promote the development of new functional foods, namely by optimization of traditional foods (25,4%), adding bioactive ingredients to regularly consumed foods (24,7%), and developing specialized foods for target populations (21,6%). Furthermore, respondents believed that new functional food products should be targeted preferentially to specific population groups such as age groups (25,6%), and disease groups (30,1%). Conclusion In order to promote the development of functional foods and its choice by the consumers, it is essential to enhance the access to nutritional information, as well as information on the beneficial effects of bioactive compounds. [1] Morand, C., & Tomás-Barberán, F. A. (2019). Eur J Nutr, 58(Suppl 2), 13-19. Acknowledgments The study was adapted from a questionnaire elaborated by POSITIVe (Interindividual variation in response to consumption of plant food bioactives and determinants involved, COST Action FA1403).
- Aprender matemática através do brincar: situações da prática no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Caetano, Diana Polido; Branco, NeusaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes principais. A primeira parte contempla a descrição e a reflexão sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas na Educação Pré-Escolar, nas valências de creche e jardim-de-infância e no 1.º CEB, em dois anos de escolaridade. A segunda parte respeita a componente investigativa em que é realizada uma investigação sobre a própria prática profissional que teve como objetivo compreender de que forma a utilização de jogos e materiais matemáticos podem ajudar e contribuir para potenciar o desenvolvimento de ideias matemáticas nas crianças no Jardim-de-infância e no 1.º CEB. Ao nível empírico procedeu-se a um estudo de natureza qualitativa, na modalidade de investigação-ação, sustentado na intervenção educativa concebida e realizada pela autora num Jardim de Infância, numa sala com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e no 1.º CEB, com uma turma de 1.º e 2.º anos e uma turma do 4.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos permitem constatar que a atividade lúdica, assente na realização de jogos e uso de materiais manipuláveis, motiva os alunos para a aprendizagem Matemática, promove a participação ativa das crianças no seu processo de aprendizagem matemática, o que por consequência, contribui para o desenvolvimento integral da criança. Os resultados indicam que a maioria das crianças que realizaram o estudo revelou uma maior facilidade na aquisição de novos conhecimentos no que diz respeito à formação de padrões de identificação, à comparação de massas, à decomposição de números, à multiplicação através da soma de parcelas iguais, em relação à identificação dos conceitos de volume e de massa e ainda à conversão das diversas unidades de medida. É de salientar, a necessidade de continuar a desenvolver trabalhos deste cariz.
- Líderes dirigentes nas organizações da Economia Social:um desafio para voluntários ou para executivos? O paradoxo entre o amadorismo e o profissionalismoPublication . Machado, Mário Miguel Manso; Jorge, NunoA conceção e desenvolvimento deste trabalho visava problematizar um conjunto de questões ligadas à necessidade, ou não, de profissionalização dos dirigentes do Setor Social (SS) ou da Economia Social (ES). Neste âmbito, após uma abordagem à gestão das Organizações da Economia Social (OES), em especial à gestão das pessoas, elencaram-se um conjunto de questões e desafios para os dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), especificamente, para as entidades que detêm valências / respostas sociais e a respetiva subvenção estatal. O objetivo central foi o de analisar o entendimento que os dirigentes das OES têm sobre a necessidade da sua profissionalização e as vantagens ou inconvenientes que associam ao voluntariado e amadorismo no desempenho dessas funções. A vertente empírica deste trabalho foi concretizada através de entrevistas e de um inquérito por questionário aplicado a 36 dirigentes de OES do distrito de Santarém. Os resultados apurados parecem indicar a necessidade de reforço do empoderamento e capacitação dos dirigentes, que promova a eficiência e eficácia no desempenho dessa função e, por conseguinte, a capacitação das OES.
- The Co-Occurrence of Satisfaction and Frustration of Basic Psychological Needs and Its Relationship with Exercisers’ MotivationPublication . Rodrigues, Filipe; Macedo, Rita; Teixeira, Diogo; Cid, Luis; Travassos, Bruno; Neiva, Henrique; Monteiro, DiogoAlthough the relationship between both need frustration and, particularly, need satisfaction and different motivational regulations for exercise has been widely examined in the literature, little is known about the co-occurrence of both need satisfaction and need frustration in the exercise context. Grounded in self determination theory, the present study aimed to examine the effects of both need satisfaction and frustration on motivational regulations for exercise, by applying a response surface analysis approach. In total, 477 regular exercisers aged 18–54 years participated in this study. The interaction between needs (high on both need satisfaction and frustration) displayed a positive and significant association with amotivation, integrated regulation, and intrinsic motivation. Considering the direction of the discrepancy (high vs. low levels of need satisfaction and frustration) related to the behavioral regulations, results showed that higher need satisfaction relative to need frustration was associated with more self-determined regulations of motivation. Contrarily, higher need satisfaction relative to need frustration was associated with lower scores on amotivation, external, introjected, and identified regulation. Overall, these findings extend previous literature, suggesting that need satisfaction and frustration are distinct factors that can be experienced simultaneously in individuals during exercise and that different degrees of both needs have different associations with behavioral regulations.
- Using PhET™ interactive simulation plate tectonics for initial teacher educationPublication . Cavadas, Bento; Aboim, SaraUsing digital educational resources (DERs) in science education is an effective way of promoting students’ content knowledge of complex natural processes. This work presents the usage of the digital educational resource CreativeLab_Sci&Math j Plate Tectonics, designed for exploring the PhET™ Plate Tectonics simulator, in the context of the education of pre-service teachers (PSTs) in Portugal. The performance of the PSTs was analysed based on the five tasks into which the DER was organized. Results show that the DER contributed to the successful achievement of the following learning outcomes for PSTs: describing the differences between the oceanic crust and continental crust regarding temperature, density, composition and thickness, associating the plate tectonic movements with their geological consequences, and identifying the plate tectonic movements that cause the formation of some geological structures. Results also show that PSTs considered the PhET™ Plate Tectonics simulator a contributor to their learning about plate tectonics.
- Estudo da educação física na instrução complementar do Centro de Formação Militar e Técnica da Força AéreaPublication . Silva, Daniela Filipa de Jesus; Rodrigues, JoséEsta investigação pretende efetuar uma análise detalhada aos feedbacks positivo e negativo sobre a Educação Física (EF), de um conjunto de alunos militares que tenham concretizado a sua formação da Instrução Complementar (IC) no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA). Considera-se a EF não só um meio para obter a manutenção física, mas também vital para garantir a aptidão física necessária para o cumprimento das missões atribuídas. Tal reflete os conceitos de Processo de Treino, Frequência, Modelo de Treino e Condição Física, que ilustram a importância fulcral do desenvolvimento da EF neste contexto. Constituem objetivos gerais deste estudo: conhecer as componentes de Treino Físico Militar (TFM), de Atividade Física de Aplicação Militar (AFAM) e de EF, inseridas nos programas de instrução (PDINST) dos vários cursos de formação na IC, na formação no CFMTFA; caracterizar a perceção e identificar os impactos das atividades desenvolvidas na EF; explorar as modalidades com contributo significativo para aplicação militar; e, por fim, sistematizar dados relacionados com esta problemática, que possam contribuir para a construção de um instrumento representativo da EF no contexto de referência. Para a realização deste estudo foi estruturado um modelo de entrevista a aplicar a doze alunos militares do CFMTFA. Após a sua aplicação, prosseguiu-se para concretização de uma análise de conteúdos, tratando-se as respostas de forma qualitativa, através do software ATLAS.ti. A análise da informação demonstrou que a população-alvo, constituída por três grupos de alunos do CFMTFA, considera que: (i) é unânime referirem o processo de treino como fundamental para a aptidão física geral e caracterizarem o processo como heterogéneo e infrequente; (ii) há uma preocupação sobre a frequência, que traduz um planeamento insuficiente; (iii) quanto à condição física, revelam sentir necessidade de treinar fora das aulas por insatisfação com a sua condição física; (iv) traduzem a condição física como aptidão física; (v) o modelo atual de EF é visto como incompleto e sugerem a introdução de Defesa Pessoal no atual modelo de EF, por considerarem que nunca praticaram e entenderem ser útil e de domínio obrigatório; (vi) a Orientação é praticada de forma irregular, e consideram-na benéfica por estar interligada à missão que confere a qualquer militar da Força Aérea. Por fim, entende-se que a uniformização das componentes da EF permitirá uma formação análoga a todos os militares e possibilitará “Cumprir além do dever”.
- Literacia científica e educação para a cidadania: estratégias de ensino e de aprendizagem sobre o bem-estar animalPublication . Ferro, Vânia Ribeiro; Linhares, ElisabeteO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Santarém, estando organizado em duas partes. A primeira parte contempla a reflexão do percurso realizado ao longo das práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte centra-se na componente investigativa, assumindo-se como uma investigação mista sobre a própria prática, cujo objetivo foi compreender de que forma as iniciativas com orientação CTSA e/ou de ativismo sobre o bem-estar animal podem contribuir para a cidadania crítica e participativa em alunos do 1.º e do 2.º CEB. O estudo envolveu 50 alunos (dos dois ciclos de ensino). Os dados obtidos através de questionários, notas de campo e análise documental permitiram verificar o desenvolvimento de competências de atuação em relação à problemática, nomeadamente, analíticas, dialéticas e de cooperação.
- Aplicação de um programa de treino de força para os membros inferiores -escalão juniores sub-19Publication . Santos, Carlos Miguel Caixeirinho dos; Teixeira, EduardoO relatório de estágio foi divido em três partes. A primeira parte centrou-se no processo de estágio, a segunda no desenvolvimento de um estudo técnico-científico e a última sobre o balanço final de todo o percurso efetuado. A primeira parte do relatório refere-se ao processo de intervenção técnico-pedagógica no Vitória Futebol Clube, no escalão de Juniores Sub-19 como treinador adjunto. Realça-se o papel desempenhado enquanto preparador físico onde a principal tarefa se centrou na área física, nomeadamente na responsabilidade técnica pelo trabalho de reforço muscular e de prevenção de lesões. A segunda parte do relatório esteve centrada no desenvolvimento de um estudo relacionado sobre um programa de treino de força dos membros inferiores, aplicado em cinco semanas. A amostra do estudo foi composta por doze elementos, seis num grupo de controlo e seis num grupo experimental. A opção pela escolha deste escalão deveu-se ao facto de ser um contexto de campeonato nacional e desejar desenvolver ainda mais as competências já adquiridas. Por sua vez, o resultado obtido na 1ª fase, sem a aplicação do programa de treino, para o grupo experimental foi de 44,87 cm (DP=5,53) e para o grupo de controlo foi de 43,93 cm (DP=3,19). Já na 2ª fase, com a aplicação do programa de treino, a média do grupo experimental foi de 47,77 cm (DP=5,94) e o valor médio do grupo de controlo foi de 43,42 cm (DP=2,27). Os resultados apresentaram efeitos positivos quando comparado o grupo experimental com o grupo de controlo.
- Portuguese adults’ concerns on the return to indoor sports practice after confinement due to COVID-19 pandemic -mitigation strategies proposalsPublication . Matos, Rui; Amaro, Nuno; Antunes, Raul; Rosa, MarleneObjective: This study aimed to get an insight of Portuguese adult people concerns about returning to physical activity and sports practice at indoor sports facilities, after confinement due to COVID-19’ pandemic. Subsequently, an additional approach to the traditional mitigation strategies was to be proposed. Methods: A total of 173 Portuguese practitioners on indoor physical activity or sports before pandemic participated in this study. A questionnaire asking how much concerned (1 – nothing, to 5 – completely) would they be on different contexts and aspects related to this return was applied. Results: respondents were considerably concerned about this theme, especially with touching on common surfaces and proximity to others. Although considerable concerned if having to travel by public transport to the training facility, using locker rooms and with features of the sports’ practice itself, the former received the highest concerns. Additionally, we have suggested modifying some objects (or creating others) that may allow their use with body parts other than hands - an important contagion source - and exploiting the possibility of using intermediate instruments on objects and sports equipment manipulation, preventing users from touching their surfaces directly. Conclusion: touching on common surfaces and proximity to others revealed high degrees of concern on the return to indoor sports practice after confinement due to COVID-19 pandemic. Alongside the rules of personal distancing, respiratory etiquette and surfaces hygiene, it is suggested that sports practitioners, whenever possible, use alternative body parts and intermediate instruments that avoid direct contact of hands with surfaces and sport objects.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »