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- Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade CurricularPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Cunha, Fátima; Saragoila, Fátima; Silva, Mário Ribeiro daA formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.
- Desporto, Inovação e Formação de Treinadores.Publication . Rodrigues, José
- Desporto, formação e hipermodernidadePublication . Rodrigues, JoséAbraçamos este desafio de refletir sobre a formação pedagógica em desporto, procurando desenhar os contornos de um futuro que almejamos com qualidade e competência na intervenção dos profissionais do desporto. Confrontamo-nos com a dura realidade de ligeireza na regulação e opacidade nos processos educativos que orientam a formação dos técnicos. Pretendemos refletir sobre o efeito que a era da hipermodernidade, atual na nossa sociedade, tem sobre a formação dos técnicos de desporto, particularmente no ensino superior. A relação potencial existente entre estas temáticas parece, à primeira vista, ligeira, mas num olhar mais profundo verificamos o estado da formação neste momento crucial para a nossa sociedade. Em que a valorização da leveza e do efémero presente influencia as perspetivas e planos de desenvolvimento futuro do desporto, enquanto facto social total, e por conseguinte também a formação de técnicos de desporto. Na exploração de fenómenos como o desporto, importa abrir a perspetiva para uma análise global, sistémica, ou melhor total, na conceptualização de Mauss (2003). Este fenómeno, o desporto é tão relevante para a nossa sociedade, quer na sua mediatização, quer na sua interdependência, ou melhor na sua complexidade, na abordagem que Morin (2000) sustentou.
- O treinador deve ser um profissional de qualidade superiorPublication . Rodrigues, JoséO treinador de desporto deve ser um profissional de qualidade superior. Esta será a ideia pela qual apresentarei os meus argumentos na perspetiva de um desporto mais seguro e competente, mais educado e valorizado, onde a ética e os valores são a verdadeira dimensão humana da atividade (Bento, 2019). É do conhecimento geral, a importância que o Desporto tem, para todas as sociedades modernas, em particular para o nosso país, nos mais diversos domínios do saber e do ser, dos media à política, da economia aos clubes desportivos, da educação aos jovens, do treino aos atletas. Considero que se deve abordar o tema da formação dos treinadores como se tratando de profissionais fundamentais e diferenciadores para a qualidade do desporto. Os objetivos deste estudo são a identificação da necessidade de qualidade no exercício profissional do treinador de desporto, a clarificação da importância que as competências de educação têm no treino desportivo em todos os contextos profissionais, a valorização do modelo sequencial e por etapas na formação dos treinadores de desporto e a definição da intervenção profissional do treinador de desporto como um ator no desenvolvimento social das organizações e dos intervenientes neste fenómeno. Neste sentido, subscrevo as palavras de Lima (2001) quando se preocupa com a importância necessária da função de treinador, uma vez que o treinador tem um grande valor social com impacto no desporto do nosso país. O treinador deverá ser um interveniente responsável na formação dos jovens e simultaneamente um ator público comportando uma ação de educador e responsável pelos resultados desportivos dos atletas e equipas.
- CNaPPES 2019 – 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [Livro de Atas]Publication . Loureiro, Ana (ed.lit); Rocha, Dina (ed.lit); Cardona, Maria João (ed.lit); Lopes, Rui (ed.lit)Os artigos apresentam questões relativamente à organização do ambiente educativo assim como preocupações em promover uma pedagogia diferenciada que dê uma resposta efetiva e eficaz ao público cada vez mais diversificado que frequenta o ensino superior. Uma das grandes questões que emergiu nos debates do congresso e que se evidencia nesta publicação é a necessidade de uma cada vez melhor contextualização e flexibilidade das práticas educativas a nível organizacional e pedagógico que responda às preocupações com a qualidade e a diversidade. Com efeito, a urgência em refletir sobre a pedagogia do ensino superior de forma dialógica, diferenciada e flexível, por vezes entra em contradição com alguns constrangimentos a nível organizacional, ou com a imposição de uma certa uniformidade perante a crescente diversidade no ensino superior - na oferta formativa, na formação do corpo docente e nas características dos estudantes e das estudantes que o procuram. As constantes mudanças que experienciamos, a imprevisibilidade da atualidade, necessitam respostas mais contextualizadas e diferenciadas, o que por sua vez exige um maior investimento na formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Foi esta preocupação que originou a criação da rede CNAPPES e é esta preocupação que continua a fomentar o seu desenvolvimento.
- O treinador de elite no futebol e o seu processo de pensamentoPublication . Carvalho, Gonçalo; Rodrigues, JoséAtualmente é reconhecido que o treinador assume um papel cada vez mais importante na formação dos seus atletas, sendo responsável por um vasto leque de funções, com vista à constante e progressiva evolução do rendimento dos mesmos (Santos, 2015). Este, no exercício da sua função, aplica os conhecimentos que possui da forma que considera mais adequada procurando, como em qualquer área de atividade humana, um diálogo sistemático, consistente e complementar entre a prática e a teoria (Castelo, 2009). No entanto “os caminhos” são bastantes, as “verdades” não são únicas, a metodologia pode ser extremamente diversificada, pelo que são sobejamente conhecidas diferentes formas de atuação para a consecução de um mesmo objetivo: obter sucesso. Nesta perspetiva, planeamento e periodização emergem no mundo do futebol como conceitos-chave na ação e intervenção do treinador, razão pela qual compreender a conceção relativamente a estas temáticas é de elevada pertinência.
- Impacto da alteração da estrutura do órgão de administração e fiscalização na qualidade do conselho de administraçãoPublication . Pereira, Agostinho; São João, RicardoA presente investigação tem como objetivo avaliar a alteração da estrutura do órgão de administração na qualidade dos conselhos de administração em sociedades não financeiras portuguesas cotadas na Euronext Lisbon nos períodos 2005 a 2006 e 2007 a 2011. A metodologia tem por base a análise documental, bem como a análise descritiva e inferencial. Na análise estatística inferencial optou-se pela realização dos testes Qui-Quadrado de Pearson, Cochran-MantelHaenszel e Woolf. Os resultados empíricos indiciam a existência de diferenças no que diz respeito à independência e competência técnica dos diretores externos e os conselhos de administração, após a aplicação do DecretoLei n.º 76-A/2006; diferenças essas estatisticamente significativas corroboradas pela análise inferencial. Conclui-se que a alteração na estrutura da administração tem impacto na independência, formação académica e experiência profissional dos diretores externos (qualidade do órgão de administração) no conselho de administração.
- Desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação da instrução do instrutor de fitness em aulas de grupo de Pilates (SOIIF-PILATES)Publication . Luís, Telma; Simões, Vera; Ramos, Liliana; Franco, SusanaConsiderando as especificidades e princípios do método Pilates, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar um sistema de observação que permita observar os comportamentos de instrução dos técnicos de exercício físico na atividade de Pilates, (SOIIF-PILATES), a partir da adaptação de um instrumento já existente. Após diversos procedimentos metodológicos para testar a funcionalidade do instrumento, o SOIIF-PILATES demonstrou apresentar validade e fiabilidade, sendo constituído por 2 dois critérios/dimensões (momento e conteúdo) e 15 categorias. Foi também realizada uma aplicação piloto do instrumento numa amostra de 15 técnicos de exercício físico na atividade de Pilates que permitiu caracterizar a sua intervenção assim como compará-la relativamente às fases da aula (aquecimento, parte fundamental e relaxamento/alongamento) e do exercício (antes, durante e após o exercício). Os resultados do estudo piloto demonstraram que a maioria das categorias referidas pelos técnicos de exercício físico estão de acordo com os princípios da modalidade de Pilates, o que pode justificar a sua elevada utilização. Foram encontradas diferenças no total da instrução nas diferentes fases da aula e entre as diferentes fases da aula e do exercício.
- Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da matemáticaPublication . Oliveira, Mafalda Ramos de Carvalho Ayres d´; Branco, NeusaO presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte reflete as etapas percorridas ao longo dos estágios, evidenciando as aprendizagens adquiridas nos variados contextos de prática profissional. A segunda parte centra-se na componente investigativa, apresentando um estudo focado na articulação entre a Programação e Robótica (PR) e a Matemática no processo de ensino- aprendizagem que decorre numa proposta de trabalho baseada na utilização de robôs e de um software educativo, o Scratch. O estudo é de natureza qualitativa, decorrendo da investigação na própria prática desenvolvida no contexto de estágio de 1.º Ciclo, numa turma do 4.º ano. Os dados obtidos através de notas de campo, observação participante e análise documental foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam contributos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, quando articulado com a programação e robótica, evidenciando-se, ainda assim, a necessidade de se continuar a desenvolver trabalhos deste cariz. A implementação deste projeto contribuiu para os alunos desenvolverem a sua aprendizagem relativamente à orientação e visualização espacial, cálculo de áreas e perímetros de retângulos, propriedades de figuras no plano, o seu raciocínio lógico na programação de robôs para resolver desafios simples e a sua comunicação matemática.
- Para um contributo da pedagogia diferenciada na aprendizagem da leitura no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Frazão, Nádia Patrícia Carvalho; Teixeira, MadalenaSabe-se que ensinar a ler depende do nível de desenvolvimento de cada um dos alunos e, principalmente, da adaptação que o professor faz das tarefas de acordo com esse nível de desenvolvimento. Ao longo deste relatório pretende-se dar a conhecer o modo de atuação em caso de existirem alunos “acima da média” relativamente à restante turma e como se diferenciam as atividades a desenvolver com os mesmos. A fim de compreender essa adequação recorri à leitura de diferentes trabalhos de diferentes autores e concluí que, apesar de haver alunos que já sabem ler aquando da sua entrada no 1.º CEB, há alguns processos subjacentes à aprendizagem da leitura que podem ainda não estar consolidados. Para tanto, cabe ao professor proceder a uma avaliação diagnóstica de modo a compreender quais são esses processos para, assim, poder ajudar os alunos a desenvolvê-los e a sentirem-se integrados na turma. Ao adequar as tarefas aos diferentes alunos presentes numa dada turma, o professor, permite que estes não se desinteressem pelas atividades realizadas e se mantenham atentos, impedindo-os de se sentirem “diferentes” dos demais. Concluindo assim que o professor tem um papel primordial no processo de ensino e aprendizagem e que o aluno deve ser sempre visto como agente principal nesse processo.