Browsing by Issue Date, starting with "2020-06"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Cavadas, BentoEste artigo apresenta um estudo de aula (EA) interdisciplinar, no qual participam cinco futuras professoras de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O seu objetivo é compreender o contributo de dois ciclos do EA para a formação de futuros professores sobre o trabalho interdisciplinar. Os futuros professores planificam, lecionam e discutem uma proposta didática interdisciplinar estruturada em tarefas de Ciências Naturais sobre biodiversidade e tarefas de Matemática relativas a geometria e medida e organização e tratamento de dados. A recolha de dados tem por base documentos de planificação das aulas, guiões da proposta de trabalho, produções dos alunos, registos áudio e fotográficos e reflexões das futuras professoras. A análise interpretativa dos dados incidiu sobre a planificação das aulas e a reflexão das futuras professoras sobre a aprendizagem dos alunos do 2.º CEB. Os resultados evidenciam que o envolvimento das futuras professoras nos dois ciclos do EA contribui para o seu conhecimento quanto ao trabalho interdisciplinar com enfoque no conhecimento sobre o currículo, estratégias de ensino, elaboração de propostas de trabalho e a aprendizagem dos alunos em Matemática e Ciências Naturais.
- A construção do modelo de jogoPublication . Teixeira, EduardoO Modelo de Jogo, como guia primordial de todo o processo de preparação de uma equipa de futebol, acarreta grandes vantagens nomeadamente: na facilidade em conseguir-se passar as ideias aos jogadores através da programação da conceção de jogo; na otimização diária do treino ao nível do entrosamento coletivo dos jogadores; no passar grande parte do tempo de treino a exercitar os comportamentos técnico-táticos pretendidos para o jogo; Na observação de uma identidade coletiva no “jogar” da equipa nos momentos de competição (assumir o desenvolvimento de comportamentos em detrimento de outros potenciando e adequando a qualidade técnico-tática e estratégica da equipa).Não obstante, e corroborando com Santos (2015), o conceito de “modelo de jogo” apesar de ser amplamente abordado e discutido pelos treinadores, e consequentemente pela comunicação social desportiva, está longe de ter um entendimento correto relativamente à sua conceptualização. Assim, e considerando que é indispensável liderar uma equipa com um quadro referencial composto por diretrizes que coordenem os jogadores de forma assertiva e entendível, elaborou-se uma proposta conceptual que ajude e oriente os treinadores de futebol a sistematizarem o seu modelo de jogo.
- Conceptual framework for the research on quality of lifePublication . Rodrigues, José; Borrego, Carla Chicau; Lúcia da Mata Silvério Ruivo, Paula; Sobreiro, Pedro; Catela, David; Amendoeira, José; Matos, RuiThe article presents the reference framework for multidisciplinary research at the Life Quality Research Centre (LQRC). The research paradigm about the citizens’ quality of life in society imposes a multifaceted and complex analysis. At the LQRC we address this as thematically divided into six scientific areas: education and training; physical activity and healthy lifestyles; food production and technology on food behaviors; organizational dynamics; motor behavior; and individual and community health. These areas are clearly related to the concept of quality of life. They fit the goals and dynamics of the research center. In each section, the authors develop the themes of research projects and the challenges that characterize research in the area of quality of life. It is clear that there is an agreement and understanding that ensures that quality of life research is on the agenda of the world organizations related to scientific research and human development. This is a real challenge for scientific research centers, since multidisciplinary paradigms are the foundation of our collective organization, and the evolution of research on quality of life could fulfil current needs and lead to the improvement of citizen lives.
- Futebol. Do treino à competição. Planeamento e operacionalizaçãoPublication . SANTOS, FERNANDO JORGE LOURENÇO DOS; Batista, Bruno; Teixeira, Eduardo; Clemente, Filipe Manuel; Sarmento, Hugo; Santos, João; Coutinho, Patrícia; Abranja, Pedro; Ruivo, Rodrigo; Calvo, Tomás García; Padinha, Vitor; Pinheiro, ValterO Futebol é, hoje, uma das modalidades mais mediáticas a nível mundial e, por via disso, alvo de uma atenção significativa dos mídia e da população em geral. Esta popularidade do futebol está relacionada, em nosso entender, com a facilidade com que o jogo é entendido por quem o vê, pela imprevisibilidade do resultado final - mesmo quando jogam oponentes com forças diferentes – pelo facto de ser jogado com os pés (superfície que impõe dificuldades acrescidas), entre muitos outros aspetos. Toda esta atenção dada ao jogo de futebol reclama dos treinadores uma elevada competência no planeamento e operacionalização do processo de treino, espaço central e vital para levar a cabo o desenvolvimento dos jogadores e da equipa. Deste modo, Ser Treinador, nos dias de hoje, reivindica o desenvolvimento de um alargado quadro de saberes, conhecimentos e competências que podem ser desenvolvidos formal ou informalmente. Assim, este livro, foi pensado, construído e operacionalizado para dar resposta a muitas das principais interrogações do labor do treinador de futebol, sendo que, por via disso, está escrito num tom iminentemente prático e operativo, sem contudo negar a presença sistemática dos contributos das Ciências do Desporto. Por isso, este livro foi escrito para todos os treinadores de futebol, desde o alto rendimento até ao futebol amador. Aqui os treinadores encontrarão contributos decisivos sobre a organização de uma época desportiva, de uma microciclo, de uma sessão de treino, de um exercício, mas também, sobre a elaboração do modelo de jogo, a construção de uma equipa técnica, a comunicação do treinador, o treino de Guarda Redes, a identificação de talentos, o controlo do treino e o Treino da Força. No fundo, esta obra assume-se como uma manual prático e simples de Metodologia do Treino de Futebol, de fácil entendimento para todos quantos se dedicam ao ensino e treino desta modalidade. Se deseja ser um treinador competente e vencedor, não deverá deixar passar a oportunidade de ler este livro e, no final, verá que os seus saberes foram significativamente aumentados. Boas leituras!
- Assessing the relationship between autonomy support and student group cohesion across Ibero-American countriesPublication . Moreno-Murcia, Juan Antonio; Huéscar Hernández, Elisa; Cid, Luis; Monteiro, Diogo; Rodrigues, Filipe; Teixeira, Diogo; M. López-Walle, Jeanette; Vergara-Torres, Argenis; Tristan, José; Gastélum-Cuadras, Gabriel; Guedea Delgado, Julio Cesar; Soto Peña, Juan Luis; Rentería, Iván; Vargas Vitoria, Rodrigo; Almonacid Fierro, Aquiles Alejandro; Valero-Valenzuela, Alfonso; Flandez, Jorge; Nodari Júnior, Rudy José; Fin, Gracielle; Calomeni, Mauricio Rocha; Martins de Souza, Divaldo; de Souza Santos, César AugustoTeacher-endorsed supporting behaviors present themselves as key influencers of student adaptive academic and social functions. The objective of this paper was twofold. First, this study sought to test a model in which student-perceived autonomy support was associated with group cohesion, considering the mediating role of basic psychological needs satisfaction and intrinsic motivation. Second, the current study examined the dimensionality of the model across five Western countries, namely Spain, Portugal, Brazil, Chile, and Mexico. A convenience sample of 3033 college students (Mage = 21.51 ± SD = 3.71) were recruited for the analysis. The results revealed that perceived autonomy support was positively associated with needs satisfaction, being consequently associated with intrinsic motivation and, ultimately, with group cohesion. Additionally, a multigroup analysis revealed that the model was invariant across college students from the different countries. The current results are discussed around the promotion of teacher uses of autonomy-supportive behaviors fostering adaptive outcomes in students regarding positive social relations and that the cultures of Ibero-American countries are equivalent in this process.
- A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoPublication . Fialho, Inês Inácio; Uva, Martapresente relatório final de estágio surge no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este divide-se em duas partes, sendo que na primeira parte é feita uma breve análise reflexiva acerca de todo o meu percurso de estágio e na segunda parte consta uma componente investigativa, sendo que projeto de investigação se centra na aquisição de aprendizagens através da implementação de atividades lúdicas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, realizadas a três educadoras, três professoras de 1.º CEB e oito alunos do 1.º CEB, sendo que 4 dos alunos frequentam o 2.º ano de escolaridade e os restantes 4 alunos frequentam o 4.º ano de escolaridade. Após organizar e analisar os resultados, foi realizada uma comparação entres os mesmos e o que a literatura defende. Assim sendo, chegámos a várias conclusões pertinentes para o estudo. Importa ainda destacar a importância reconhecida, tanto pela literatura como para os sujeitos entrevistados, da implementação das atividades lúdicas para a aprendizagem. No entanto, existem várias estratégias e materiais que podem ser utilizados, de forma a enriquecer as atividades e que, posteriormente captam com mais facilidade a atenção da criança.
- Understanding needs satisfaction and frustration in young athletes: factor structure and invariance analysisPublication . Monteiro, Diogo; Cid, Luis; Teixeira, Diogo S.; Fonseca, Teresa; Duarte-Mendes, Pedro; Silva, Luís M.; Rodrigues, FilipeSports research has been focused on the assessment of basic needs satisfaction, considering its absence as a representation of needs frustration. However, recent findings have suggested needs satisfaction and frustration as asymmetrical factors leading to differentiated outcomes. An accurate measurement of needs poses itself as a crucial aspect, facilitating coaches’ understanding of athlete’s motivational processes. This study aimed to examine the psychometric proprieties of the Basic Psychological Needs Satisfaction and Frustration Scale (BPNSFS) in a sample of Portuguese athletes. A multigroup analysis was conducted of gender, sport type, age, and years of sports practice. Additionally, needs satisfaction and needs frustration were tested as predictors of behavioral regulations examining the nomological validity of the BPNSFS. Data from 594 Portuguese athletes (38.6% female; Mage = 15.21; SD = 0.97) that represent two different sports (football and swimming) were analyzed. Confirmatory factor analysis and structural equation modeling procedures were followed to test the factor structure and nomological validity of the scale, respectively. Analyses indicated that the six-factor model provided an adequate fit (Comparative Fit Index = 0.947, Tucker–Lewis Index = 0.936, Standardized Root Mean Square = 0.039, Root Mean Square Error of Approximation = 0.048 (CI 90% = 0.043, 0.054)). Moreover, the multigroup analysis suggested invariance in the observed structure across groups. In addition, findings indicated a strong prediction between needs satisfaction and autonomous forms of motivation, whereas needs frustration predicted significantly controlled forms of motivation. The sport-adapted BPNSFS in a sample of Portuguese athletes seemed to be an adequate measure for the assessment of basic psychological needs satisfaction and frustration. Our findings suggested that this scale may be worth testing in future research in the sport context.
- Influence of the covid-19 period on competences in higher educationPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; São João, RicardoWithin this pandemic associated with Covid-19, psychological health occupies a prominent place as a result of a situation of forced isolation. Impacts can lead to an increase in mental health disorders as well as a set of adaptive reactions inherent to the recovery. Cooperation is conceived as the ability to jointly operationalize knowledge, attitudes and skills with a view to achieving a common purpose; and assertiveness is conceived as a bilateral behavior that emphasizes the importance of considering the desires, thoughts and feelings of both the sender and the recipient of the assertive message, predictive of academic success. In this line, the main objective of this communication is to present the results of the application of the Global Cooperation Assessment Scale (EAGC) and the findings levels of the Global Assertiveness Assessment Scale (EAGA). The study used a non-probabilistic sample for convenience of 101 Portuguese higher education students. EAGC and EAGA are a self-registration closed-ended Likert type 5 points, closed-response scales that allows assessing the degree of competence in respondents' cooperation and assertiveness. Both Scales were administered online in spring semester 2019/2020, with the link to the questionnaire being made available to students the computer platform ensuring the response of a single survey per respondent whose participation in the study was voluntary. The treatment of the information, as well as its statistical analysis, was supported by the R software (R Core Team, 2019), having been assured the confidentiality and anonymity of the respondents. Sociodemographic variables were also used, which seemed promising in contextualizing, interpreting, and discussing the results. The value of the sample mean obtained at EAGC=35 (± 6.5), thus revealing a high capacity for cooperation and in the EAGA=31 (± 5.53), thus revealing a high assertive competence who attend higher education.
- A (in)adequação da rotina às necessidades individuais de crianças em crechePublication . Mafra, Carolina Protásio Bernardino Bento; Pappámikail, LiaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, sendo esta parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Santarém. A investigação decorreu em contexto de creche, com um grupo de 15 crianças de idades compreendidas entre os 11 meses e os 2 anos de idade. Com base nas dinâmicas observadas nos contextos de creche onde decorreram os estágios de intervenção, mais precisamente com base na organização temporal levada a cabo pelas duas educadoras, surgiu a necessidade de desenvolver um estudo em que se analisassem a relação das rotinas instituídas e o bem-estar das crianças em idades de creche. Assim, foram definidas as seguintes questões de investigação i) Como surgiu a rotina atual da sala?; ii) A rotina pedagógica da sala é adequada às necessidades das crianças?; iii) Existe relação entre a inadequação da rotina e o bem-estar das crianças?; iv) De que modo a gestão da rotina da sala influencia as práticas educativas das adultas?; v) Quais as conceções de outros educadores acerca das rotinas em creche?. No processo de recolha de dados, foram utilizadas várias técnicas, nomeadamente: análise documental; observação direta participante e não-participante e entrevistas semi-diretivas. Os dados recolhidos foram tratados e analisados qualitativa e quantitativamente. As conclusões do estudo apontam para uma relação entre a inadequação de determinados momentos da rotina pedagógica do contexto estudado e o bem-estar das crianças do grupo. Da mesma forma, os resultados do estudo revelam que o facto da rotina da sala não ser, em determinados momentos do dia, flexível, condicionou as práticas pedagógicas das adultas responsáveis.
- Assessing the management of excessive daytime sleepiness by napping benefitsPublication . Murillo-Rodríguez, Eric; Yamamoto, Tetsuya; Monteiro, Diogo; Budde, Henning; Rocha, Nuno Barbosa; Cid, Luis; Teixeira, Diogo S.; Telles-Correia, Diogo; Veras, André Barciela; Machado, Sérgio; Imperatori, Claudio; Torterolo, PabloPurpose Demanding lifestyle characterized by extended working hours, shift work schedules as well as excessive use of mobile gadgets leads to the disruption of the circadian and homeostatic factors affecting the sleep quality of individuals. As consequence, subjects complain of suffering several sleep disorders some of them characterized by inducing excessive daytime sleepiness (EDS). Currently, the therapeutic approaches for managing EDS include medication, promotion of sleep hygiene, cognitive and behavioral therapy or using of continuous positive airway pressure machine. In this review, we propose the posology of the personalized sleep medicine by the prescription of naps for treating EDS. Methods This review included the online search in PubMed and manual review of articles (basic and clinical trials) of a range of personalized medicine potentially associated to factors of dosage in areas such as nutrition, sports and sleep. Articles in English were identified and subsequently analyzed for consideration for this review. Results Current evidence has demonstrated that naps exert positive outcomes for individuals complaining with EDS. The dosage of naps might follow similar procedures as reported for personalized interventions in diets or exercise programs (by taking the right dose, at the proper time, with a recommended frequency) which have demonstrated successfully results. Conclusions The management of EDS may include the personalized sleep medicine considering the prescription of dosage of naps.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »