Browsing by resource type "master thesis"
Now showing 1 - 10 of 1386
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento localPublication . Cruz, Evaldo da Graça da; Dias, Paulo; Silva, Perpétua SantosO presente trabalho, intitulado “Abandono escolar em São Tome e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local”, desenvolvido no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo geral conhecer as causas e as consequências do abandono escolar na região das Praias em São Tomé e Príncipe, conhecer a relação existente entre abandono escolar e subdesenvolvimento local, as políticas locais para promoção de formação extraescolar e diminuição do abandono escolar. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma abordagem mista, combinando técnicas e procedimentos do tipo qualitativo e quantitativo – análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários – tomando como campo de observação os territórios de Praia Gamboa, Cruz, Lochinga e Diogo Nunes. Foi possível concluir que o abandono escolar (interrupção precoce do ciclo de estudos) é uma problemática com múltiplas causas (individuais, familiares, organizacionais e comunitárias), que afeta negativamente os alunos, os seus familiares, a instituição escolar, bem como os seus territórios de inserção. Tem consequências ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ao nível do seu bem-estar individual e social e, também, ao nível do desenvolvimento comunitário, com projeção nacional. Os resultados a que chegamos permitem evidenciar a necessidade de as entidades governamentais locais e nacionais, apoiadas pelos parceiros de desenvolvimento, continuarem a envidar esforços no sentido de erradicar fenómenos de abandono escolar, constituindo equipas de trabalho multidisciplinares, com a participação das comunidades locais e nas quais devem ser incluídos técnicos do trabalho socioeducativo, trabalhando em conjunto na capacitação pedagógica de professores, aumentar e equipar instituições educativas, melhorar o currículo escolar, desenvolver iniciativas formativas formais e informais, empoderar e aumentar a autoestima de alunas e alunos.
- A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEBPublication . Pereira, Diana Raquel Barroso; Cavadas, BentoO presente relatório final foi efetuado no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e é constituído por duas partes. A primeira descreve o percurso profissionalizante nos diversos estágios realizados, dando destaque a aspetos da prática implementada em cada um deles considerados relevantes para reflexão e análise. Em primeiro lugar, apresenta-se o trabalho desenvolvido no 1.º CEB nas diversas áreas e posteriormente uma análise da intervenção no 2.º CEB. Por sua vez, a segunda parte diz respeito a uma componente investigativa, cujo objetivo principal se centra no modo como a temática da educação sexual foi apresentada em manuais do 1.º CEB. Para isso, foi solicitado à Direção Geral da Educação uma listagem dos manuais das editoras mais selecionados no ano letivo de 2012/2013 do 1.º CEB no âmbito do Estudo do Meio. O objeto de estudo da presente investigação foram os dois manuais mais selecionados. A análise de cada um tem como base um quadro organizado por categorias, subdivididas em subcategorias. No que se refere às categorias, estas foram definidas através das temáticas prescritas na Portaria n.º196-A/2010. Por sua vez, as subcategorias foram definidas a partir do documento Organização Curricular e Programas (2004) e, ainda, a partir da leitura flutuante de alguns manuais escolares do 1.º CEB de Estudo do Meio. Depois foi realizada uma análise de conteúdo comparativa da forma como cada manual escolar explora determinada categoria/subcategoria. Como principais resultados podemos salientar que, no geral, foram cumpridos os objetivos para a Educação Sexual prescritos no documento regulador da prática, Organização Curricular e Programas (ME-DEB, 2004), no entanto, constataram-se diferenças significativas no modo como cada manual escolar do mesmo nível de escolaridade explora essas temáticas.
- Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunosPublication . Lourenço, Ana Rita Flora; Uva, MartaO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a Prática Supervisionada e com as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos estágios, quer no contexto pré-escolar, quer no contexto de 1º Ciclo. A segunda parte, apresenta um trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo e com características de estudo de caso. O estudo teve como principal objetivo conhecer a influência que as estratégias de diálogo e reflexão em torno de situações problemáticas e dilemáticas desempenham no desenvolvimento do pensamento ético dos alunos, nomeadamente no que diz respeito às situações de conflito e indisciplina. A escola, além de ajudar a tornar as crianças mais inteligentes, deve ajudá-las a tornarem-se melhores. Para isso, os professores, como todos os agentes educativos, devem procurar desenvolver estratégias que possibilitem a resolução de conflitos, e, sobretudo, estratégias que procurem evitá-los. Desta forma, podemos considerar que o diálogo e a reflexão apresentam-se como estratégias eficazes para orientar os alunos para a resolução de conflitos.
- A abordagem STEM na aprendizagem da solubilidade: uma experiência com alunos do 11º anoPublication . Gomes, Carla Alexandra Quintão; Correia, MarisaEste projeto analisa a influência da abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no desenvolvimento cognitivo dos alunos, na aprendizagem sobre solubilidade e no interesse nas áreas STEM. Para tal, os alunos realizaram uma atividade laboratorial usando placas de Arduino® ligadas a sensores, para estudar a influência da temperatura na solubilidade de um soluto sólido em água. O projeto envolveu 35 alunos do 11º ano de escolaridade, de uma escola de Almeirim. Para analisar o impacto do projeto recorreu-se a uma metodologia mista, que incluiu a aplicação de um teste de associação de palavras (WAT - Word Association Test) e de um inquérito por questionário, antes e depois da intervenção pedagógica. Os resultados evidenciam uma melhoria no desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas uma diminuição do seu interesse pelas áreas STEM. Contudo, foram identificadas dificuldades de aprendizagem que requerem aperfeiçoamento das atividades, além do estudo mais aprofundado das suas causas.
- A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Silva, Cláudia Sofia Cabrita da; Martins, Maria Clara; Correia, MarisaA Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) visa apresentar uma perspetiva inovadora de ensino-aprendizagem, baseada na interdisciplinaridade entre as áreas que a sua sigla integra e o mundo real. Este documento divide-se em duas partes. A primeira incide na descrição e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Enquanto a segunda é alusiva à análise das ideias defendidas pela literatura sobre a abordagem STEM e contempla um estudo intitulado “A abordagem STEM no ensino das Ciências e da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. O estudo segue uma abordagem qualitativa e procura compreender de que forma é que as atividades STEM contribuem para as aprendizagens dos alunos, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Matemática. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos participantes, duas entrevistas de grupo focado, uma a priori e outra após a implementação das atividades STEM e uma análise documental das produções dos alunos.
- Academia de jovens com necessidades educativas especiais: espaço de integração de todo o cidadãoPublication . Pires, Acácio da Cruz; Soares, JoséEste relatório é uma proposta, que resulta de um estudo sobre a inclusão social e o seu percurso histórico, para melhor corresponder à expectativa do projeto da Academia de Jovens com Necessidades Educativas Especiais. A Academia de Jovens com Necessidades Educativas Especiais, espaço de integração de todo o cidadão, propõe criar um impacto e, ao mesmo tempo, criar um retorno para os estudantes do Ensino Superior na sua interação com os jovens com Necessidades Educativas Especiais (Trissomia 21, T21). A interação entre esses jovens com T21 e os estudantes do Ensino Superior tem por objetivo incluir, interagir e estimular num espaço de ocupação lúdica, técnica, pedagógica e científica, no enquadramento do mundo do saber, ponto principal de toda a Academia. Contudo, a Academia deverá servir de alicerce para construir um projeto de continuidade onde a contribuição de todos será imprescindível e ao mesmo tempo um espaço de integração. Palavras-chave: Academia, Inclusão e Necessidades Educativas Especiais
- Acesso, permanência e êxito: perceções sobre os impactos da oferta de residência estudantil em uma instituição brasileira de educação profissional e tecnológicaPublication . Oliveira, Hênio Delfino Ferreira de; Dias, Paulo; Delgado, LuísaA educação, no Brasil, é um direito constitucional e a consolidação desse direito no contexto da educação profissional e tecnológica implica promover a democratização do acesso e condições objetivas para a permanência e o êxito dos estudantes. Para isso, algumas condições objetivas têm sido criadas por meio da assistência estudantil, sendo a residência estudantil uma dessas formas de assistência. O objetivo geral dessa Dissertação é identificar os impactos da oferta de residência estudantil para os estudantes contemplados no período de 2015 a 2018 no Campus Planaltina e para isso, faz-se necessário contextualizar e caracterizar as estruturas física e organizacional envolvidas. Para alcançar o objetivo proposto, foram adotadas as pesquisas bibliográfica e exploratória, que permitiram a realização da fundamentação teórica e a compreensão do problema da pesquisa. No Instituto Federal de Brasília, no Campus Planaltina, em 2017, foi observado um fato que motivou está pesquisa de Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional, onde observouse que do total de alunos do último ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, 50% eram residentes, isto é, uma das turmas poderia ser formada unicamente por alunos residentes — e, na ausência desses alunos, esta turma não existiria. Para identificar os impactos gerados pela oferta da residência estudantil duas técnicas de coleta dados foram utilizadas, a primeira, uma entrevista coletiva com 28 estudantes, e a segunda, questionários de pesquisa para dois perfis, 12 gestores e 98 residentes ou ex-residentes. Na condição de residente estudantil os alunos indicaram vantagens e desvantagens e amadureceram a análise para posteriormente indicar os impactos acadêmicos e sociais. Os impactos acadêmicos destacados foram: estar inserido no mundo da pesquisa; ser monitor; participar de projetos de extensão e aprender a ter disciplina e organização com os estudos. Já os impactos sociais indicados foram: desenvolver habilidades sociais, como ser mais paciente, saber respeitar as diferenças culturas, religiosas e de gênero; ter empatia; aprender a respeitar normas institucionais e vivenciar um intercâmbio cultural. As principais dificuldades elencadas pelos residentes foram a saudade de sentem dos familiares e a dificuldade no convívio com os colegas, para isso, propõe-se o projeto interventivo chamado “apadrinhamento pedagógico”, onde um servidor técnico ou docente do campus se coloca como referência para um grupo de estudantes, para que estes sintam–se mais acolhidos, valorizados, seguros e felizes, contribuindo, assim, para a melhoria de seu rendimento escolar, para desenvolvimento de habilidades sociais, bem como para diminuir os índices de evasão e prevenção do surgimento ou agravamento de transtornos emocionais, como estresse, ansiedade, fobias e depressão. Após análise dos impactos elencados pelos alunos, a residência estudantil se mostrou, neste contexto, capaz de promover a garantia do direito à educação, além de fazer parte de uma rede de ações para a promoção da permanência e do êxito dos alunos do Campus Planaltina.
- Ações para inclusão de pessoas idosas no Instituto Federal de Brasília: políticas públicas para qualidade de vidaPublication . Carvalho, Valdinéa Maria Silva; Galinha, Sónia; Costa, Conceição de Maria CardosoNos dias de hoje, não há uma política nítida de inclusão de pessoas de terceira idade nos espaços escolares. Somente alguns raros Institutos Federais – IF e algumas universidades, na sua maioria privadas, possuem turmas de cursos que se adaptaram para alunos idosos, indicando a necessidade de criação de cursos direcionados para essa faixa etária, tais como de alfabetização e letramento, artesanato, costura, crochê, tecnologia da informação, entre outros, além de adaptações relacionados à mobilidade e acessibilidade, além da necessidade da capacitação, conscientização e sensibilização do corpo docente e dos colaboradores para a adequada recepção de idosos. Desse modo, o problema da pesquisa aqui apresentado foi identificar quais políticas públicas têm sido implementadas nos IF com a meta de incluir a população idosa em sua oferta de cursos e formações. É conspícua a preocupação do poder público para achar uma forma efetiva de atender a essa nova comunidade, que necessita de carinho e de atenção diferenciadas e que de forma lenta vem conquistando seu espaço na procura de saúde, qualidade de vida e, essencialmente, respeito aos seus direitos e a sua experiência acumulada por toda uma existência. Após a pesquisa que entrevistou estudantes, professores e gestores envolvidos com ações desenvolvidas em três Campus do Instituto Federal de Brasília – IFB, observou-se visível sucesso em relação ao interesse por parte dos idosos em estarem aprendendo e tento acesso à educação, além dos aspectos positivos da sociabilidade com colegas de turma e com os professores e gestores.
- Acolhimento em períodos de transiçãoPublication . Dias, Sara Isabel Fonseca Costa; Seixas, SóniaEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, para obtenção do grau de mestre. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: a caracterização dos estágios realizados e o exercício investigativo sobre o tema “Acolhimento em períodos de transição – do pré-escolar para o 1º Ciclo”. Sabe-se que o papel do educador na creche e no Jardim de Infância (JI) e do professor no 1.º Ciclo, é fundamental no quotidiano das crianças, pois constituem uma figura de referência relevante no momento do acolhimento. Com este estudo procurou-se analisar as estratégias utilizadas por educadores e professores, assim como as vivências e sentimentos das crianças aquando desta transição. Da mesma forma, investigaram-se as perceções dos pais relativamente aos seus filhos. Esta investigação é um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, sendo o instrumento de recolha de dados utilizado, a entrevista. A amostra foi constituída por vinte participantes: educadoras, professoras, alunos do 1.º Ciclo e Encarregados de Educação. Através deste estudo, concluiu-se que as docentes valorizam o momento da transição e desenvolvem estratégias para o facilitar. Por outro lado, alguns pais mencionam não sentir esforço por parte dos contextos educativos para auxiliar neste processo e as crianças referem sentir algum receio, ansiedade e nervosismo ao saber que vão frequentar a escola.
- Acompanhamento de equipa de competição na natação pura desportiva. Planeamento, intervenção e controlo do processo de treino e competiçãoPublication . Loureiro, Joana Margarida Simões; Louro, Hugo; Marinho, DanielEste relatório surge no âmbito do estágio para a obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realizado numa equipa de natação absoluta. A auto - análise do planeamento, realização do treino e controlo constituíram os grandes objetivos deste relatório de estágio desenvolvido na equipa absoluta da Entidade Acolhedora durante a época 2019-2020.Na primeira parte do relatório será descrito o planeamento, intervenção e controlo do processo de treino e competição durante a época desportiva, dividida em três macrociclos. A segunda parte apresenta o estudo caso do estágio que consiste na análise da prova dos 200 livres do atleta A no Meeting Arena Lisbon (2020), e da comparação com a média dos tempos da final da prova dos 200 livres nos Campeonatos Europeus de Juniores Kazan 2019, permitindo com a análise a obtenção de dados mais concisos para objetivar a progressão do atleta A. A análise realizada neste relatório foi uma mais valia permitindo a auto reflexão do trabalho desenvolvido e possibilidades de alterações futuras.