Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativasPublication . Rebelo, Ana Cláudia Madeiras; Cardona, Maria JoãoPartindo das questões vivenciadas durante os estágios, optei por estudar a (in)disciplina nas primeiras idades e o significado e implicações que esta tem nas práticas educativas. Esta pesquisa teve como objetivos identificar algumas das causas subjacentes aos comportamentos de (in)disciplina assim como a representação que docentes do 1ºciclo do ensino básico e educadoras de infância apresentam sobre estes comportamentos. Foi também preocupação deste estudo analisar a forma como estes comportamentos afetam o processo de aprendizagem das crianças e o desempenho dos docentes. O estudo foi feito com duas docentes de 1ºciclo e duas educadoras de infância. Os resultados indicam, segundo as educadoras e professoras que já existem comportamentos de indisciplina, quer na educação pré-escolar, quer no 1ºciclo do Ensino Básico. Para além disso, os resultados também revelam que este tipo de comportamentos interferem no processo de aprendizagem das crianças.
- Projeto CLIK2GET - sistema agregador de tecnologias que facilitem a integração de aplicativos gamificadosPublication . Martins, Paulo Miguel da Silva Leitão; Soares, JoséOs vídeo-jogos foram, desde sempre, uma forte presença na minha vida. A memória traz de volta experiências vividas nos primeiros jogos de computador que, de certo modo, foram alguns dos principais impulsionadores do caminho que tem sido percorrido desde então. Como todas as crianças, também eu tinha o sonho de um dia crescer e ter uma ocupação em determinada área. Depois da fase comum de desejar ser bombeiro ou astronauta, o sonho fixou-se em algo relacionado com os vídeo-jogos. Assim, a decisão de estudar Informática foi óbvia e foi nesta área que concluí o Ensino Secundário, num grau profissionalizante, com grande foco prático. Abordara, pela primeira vez academicamente, a programação, que ensinava, indirectamente, a base lógica por detrás dos vídeo-jogos. Após o término deste nível, a Internet era já um conceito bastante popular em Portugal e grande parte das pessoas possuía acesso à mesma1. Aqui surgiu o meu gosto pelas áreas criativas, nomeadamente o design e as suas subcategorias. Nasciam novos medium multimédia, que iriam substituir o VHS2. Fascinado por este movimento, optei por me licenciar na área da Multimédia, mais concretamente no curso de Educação e Comunicação Multimédia. O objectivo foi desenvolver competências não só a nível comunicacional, mas principalmente em ferramentas que permitissem a transcrição para a realidade de parte da criatividade conceptual que habitava o mundo imaginário. O próximo passo evolutivo a nível académico era o Mestrado. Aqui pressuponha-se a criação de um projecto inovador, e esse desafio foi visto como a oportunidade de colocar em prática algumas ideias com base nos vídeo-jogos mas, ao mesmo tempo, que mantivesse a realidade como palco principal.
- Do currículo organizado ao currículo integrado: um potencial de aprendizagem vindo das dinâmicas transversais “Como desenvolver um processo de ensino e aprendizagem assente em dinâmicas transversais?”Publication . Carriço, Vilma; Novo, CristinaO presente relatório representa uma síntese do trabalho desenvolvido ao longo da frequência ao Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se subdividido em três partes. Desta forma, a primeira parte, é constituída pela apresentação dos contextos de estágio frequentados, todos em instituições escolares de Santarém. Na segunda parte é apresenta a questão de pesquisa que emergiu da nossa prática, “Como desenvolver um processo de ensino-aprendizagem assente em dinâmicas transversais?”, assim como a metodologia que utilizámos para dar resposta à mesma e fundamentação teórica que nos põe a par do estado da arte relativamente à temática. Concomitantemente, são também apresentados os dados recolhidos, a sua análise e as principais conclusões. Na terceira parte, incluímos uma reflexão final, o trabalho encerra com as referências bibliográficas/legislativas utilizadas e as considerações finais.
- Academia de jovens com necessidades educativas especiais: espaço de integração de todo o cidadãoPublication . Pires, Acácio da Cruz; Soares, JoséEste relatório é uma proposta, que resulta de um estudo sobre a inclusão social e o seu percurso histórico, para melhor corresponder à expectativa do projeto da Academia de Jovens com Necessidades Educativas Especiais. A Academia de Jovens com Necessidades Educativas Especiais, espaço de integração de todo o cidadão, propõe criar um impacto e, ao mesmo tempo, criar um retorno para os estudantes do Ensino Superior na sua interação com os jovens com Necessidades Educativas Especiais (Trissomia 21, T21). A interação entre esses jovens com T21 e os estudantes do Ensino Superior tem por objetivo incluir, interagir e estimular num espaço de ocupação lúdica, técnica, pedagógica e científica, no enquadramento do mundo do saber, ponto principal de toda a Academia. Contudo, a Academia deverá servir de alicerce para construir um projeto de continuidade onde a contribuição de todos será imprescindível e ao mesmo tempo um espaço de integração. Palavras-chave: Academia, Inclusão e Necessidades Educativas Especiais