Mestrado em Enfermagem Comunitária
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Browsing Mestrado em Enfermagem Comunitária by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
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- Capacitação dos profissionis de saúde pra implementação do estatuto de cuidador informalPublication . Neves, Marta LagartoO envelhecimento populacional e o aumento da dependência física exigem cuidados prolongados, frequentemente assumidos por cuidadores informais, o que releva a sua importância. No contexto de Unidades de Cuidados na Comunidade, identificou-se uma fraca divulgação do Estatuto do Cuidador Informal, legitimada com a realização de um Focus Group, que permitiu compreender o domínio e perspetiva dos enfermeiros acerca do tema, validando as respetivas competências e identificando as principais dificuldades e obstáculos. Foi desenvolvida uma Scoping Review que fundamentou teoricamente o projeto de intervenção, cujo principal objetivo consistiu em capacitar os enfermeiros para a implementação e divulgação do referido estatuto. Foram concretizadas estratégias e instrumentos de apoio, nomeadamente sessões educativas e materiais didáticos, tais como e-books e manuais. O projeto teve impacto positivo, realçando o papel do enfermeiro na promoção da literacia e na coordenação de iniciativas que valorizem os cuidadores informais e melhorem a equidade nos cuidados
- O Papel do Enfermeiro na Capacitação do Cuidador Informal em Contexto DomiciliárioPublication . Caraça, Vera Mónica Charneca Figueiras; Rosa, MartaPortugal enfrenta desafios decorrentes de uma população idosa crescente, marcada por doenças e dependência. Destaca-se assim a importância de avaliar os cuidados oferecidos a estas pessoas. Quando um familiar necessita de cuidados por dependência, geralmente um membro próximo torna-se Cuidador Informal (CI), enfrentando os desafios físicos e psicológicos daí decorrentes. Este projeto de intervenção em enfermagem comunitária foi desenvolvido para capacitar os CIs da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). O objetivo é fornecer-lhes conhecimentos sobre estratégias para lidar com a sobrecarga, visando melhorar a qualidade de vida. Com base na metodologia do Planeamento em Saúde e teoria das Transições de Affaf Meleis, o diagnóstico de situação de saúde foi realizado através de questionário, entrevistas e aplicação da escala de Sobrecarga de Zarit adaptada, identificando-se fatores de sobrecarga. Estratégias foram elaboradas para capacitar os CIs, com foco em em Educação para a Saúde (EpS).
- Prevenção das infecções associadas aos cuidados de saúde em equipas de Cuidados continuados Iintegrados.Publication . Beatriz Simões LopesEste relatório de estágio descreve o trabalho desenvolvido para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Na prestação de cuidados identifica-se a problemática das infeções do trato urinário (ITUs) numa comunidade alvo de cuidados domiciliários em cuidados continuados integrados. Tem como objetivos: aplicar e refletir sobre o projeto de prevenção e controlo das ITU e desenvolver competências específicas. Utilizou-se a metodologia do Planeamento em Saúde e o Modelo Sistémico de Neuman, com análise de dados pelo SPSS®. Através de uma «Scoping Review», emergiram estratégias como entrevistas a enfermeiros, consultas de processos e sessões formativas. O projeto aumentou o conhecimento dos enfermeiros sobre fatores e estratégias de prevenção e controlo de ITUs. O enfermeiro especialista contribuiu significativamente na educação e sensibilização, implementação de protocolos, vigilância, monitorização, investigação e colaboração interdisciplinar.
- Promoção da literacia dos jovens sobre infecções sexualmente transmissiveis em saude escolarPublication . PAPAI DA SILVA; Godinho, CelesteOs jovens são um grupo onde a prevalência e a incidência das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) é cada vez maior. Este facto parece dever-se a um grupo de fatores determinantes, entre os quais se destaca a literacia em saúde. Foi definido como objetivo geral promover o aumento da literacia sobre infeções sexualmente transmissíveis, em saúde escolar, através da implementação de um projeto de intervenção comunitária numa unidade, durante o período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. Teve como fio condutor a Metodologia do Planeamento em Saúde, sustentado no referencial teórico de Nola Pender, o Modelo de Promoção da Saúde. A avaliação do projeto demonstrou um impacto positivo na literacia em saúde dos jovens da amostra estudada. A implementação deste projeto, juntamente com as atividades desenvolvidas ao longo do estágio final, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública