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- Ciência e tecnologia no diagnóstico de doenças de plantas: avanços para uma agricultura sustentávelPublication . Varanda, Carla; Belbute, Diogo; Magrinho, Beatriz; Materatski, Patrick
- Treinador-Adjunto e analista na 1ª Divisão Nacional Sub-15. A influência do número e posicionamento das balizas em jogos reduzidos condicionadosPublication . Freitas, Rafael Lanceiro Bernardes; Miguel, MauroO presente relatório descreve o estágio realizado no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo – Especialização em Futebol, desenvolvido na Associação Académica de Santarém. A prática dividiu-se entre a função de treinador-adjunto e analista da equipa Sub-15 (1ª Divisão Nacional de Iniciados) e a de treinador principal da equipa Sub-9 (Traquinas). O estágio teve como objetivos principais aplicar conhecimentos teórico-práticos, desenvolver competências técnico-profissionais e realizar investigação científica. A componente prática do estágio permitiu a integração plena na dinâmica dos treinos e competições, com responsabilidades que incluíram o planeamento, operacionalização e análise do treino, elaboração de relatórios de jogo, observação de adversários e aplicação de princípios de treino ajustados aos diferentes escalões etários. Paralelamente, foi conduzido um estudo centrado na influência do número e do posicionamento das balizas em Jogos Reduzidos Condicionados (JRC), com o objetivo de perceber de que forma esses elementos condicionam as ações técnico-táticas dos jogadores, havendo também resultados comparativos entre dois grupos distintos (mais e menos utilizados). Os resultados revelaram que menos balizas potenciam maior número de dribles, enquanto mais balizas favorecem maior frequência de passes progressivos. Verificou-se também uma superioridade quantitativa do grupo 1 em relação ao grupo 2, na maioria das várias tipologias de passe. Conclui-se que a manipulação das balizas influencia o comportamento técnico-tático dos jogadores, destacando a importância do design dos JRC na formação desportiva. O relatório aborda ainda os principais desafios, aprendizagens e reflexões do percurso desenvolvido ao longo da época.
- A função de observador e analista em contexto de Sub-17 feminino & estudo dos pontapés de canto no futebol de formação femininoPublication . Severiano, Nelson Sebastião Paulo; Teixeira, EduardoEste documento é desenvolvido no âmbito do 2º ano do 2º Ciclo do Mestrado em Treino Desportivo, especialização em futebol decorrente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Consiste num relatório de estágio e um estudo que visam a obtenção do grau de mestre em Treino Desportivo pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O relatório está dividido em duas partes. Uma primeira parte acerca da questão prática, o estágio, onde o estagiário colocou em teste os conhecimentos e práticas adquiridos ao longo da sua formação académica. Uma segunda parte, relativa ao estudo referente às bolas paradas defensivas no Campeonato Distrital Feminino da AF Lisboa em sub-17. Na primeira fase o estagiário fez uma reflexão da sua época de estágio, aprofundando as áreas da observação e análise, departamento onde esteve inserido, do planeamento e operacionalização, área onde teve bastante intervenção e também da área da gestão de equipas e pessoas. Na segunda fase o estagiário fez a análise de todas as bolas paradas defensivas dos adversários que defrontaram a sua equipa durante o período competitivo.
- The professional careers of former portuguese football players: a sociodemographic and professional approachPublication . António Vicente; Teixeira, Eduardo Filipe; de Lima e Cunha Hopffer Romero, Félix Luís; da Conceição Miguel, Mauro; Silva, Carlos; FerreiraIntroduction: The study is aimed to identify sociodemographic and professional characteristics related to the careers of former Portuguese football players. Methodology: The sample consisted of 84 Portuguese former players (48.8 ± 8.2 years old) with at least 8 years of professional experience, who finished their careers between 1988 and 2018. Quantitative data was collected from a validated semi-structure interview guide. Results and Discussion: Former Portuguese players had a career of 15.2 ± 3.1 years with more 6.4 ± 2.2 years of youth federated formation. Significant statistical differences were seen between former players with different competitive levels (t(71)=3.843; p=0.001) and international status (t(82)=-2.740; p=0.008). During their careers, 36% accomplish academic formation and 61.9% pursued technical education. Academic habilitation was statistically significant relationships with competitive level (χ2(1)=9.655; ρ=0.002) and international status (χ2(1)=6.930; ρ=0.008), unlike what happened with technical qualification (p>0.05). The majority of former players marry (83.3%) and have children during the career (82.2%). The divorce rate is 15%. Residential mobility is high (8.1 ± 5.55 years). The professional incomes were considered high or very high and 16.7% of former players developed addictions during their career. Conclusion: Former players with higher competitive levels and international status tend to have longer careers. Conversely, they tend to invest less in academic formation. The results reveals that the football career is brief and presents stress and risk factors, mainly at higher competitive levels. The findings contribute to a better understanding and discussion of the professional careers of former Portuguese football players.
- Intervenção do treinador-adjunto/analista no processo de treino e competição de uma equipa sénior B femininaPublication . Ferreira, João Gonçalo Carvalho; Teixeira, EduardoO presente Relatório de Estágio descreve a intervenção do Estagiário na função de Treinador-adjunto/Analista da Equipa Sénior B Feminina do Sport Lisboa e Benfica, que participou no Campeonato Nacional Feminino – II Divisão, durante a época desportiva 2023/2024, sagrando-se campeã nacional. Estruturado em três Capítulos distintos, mas complementares, o relatório aborda: Capítulo I – O Estágio, que descreve detalhadamente as funções e tarefas desempenhadas pelo Estagiário no contexto futebolístico em que esteve inserido, com especial foco na área da observação e análise, sendo complementado por uma abordagem multidisciplinar que integra diversas áreas fundamentais para o treino e para o jogo de Futebol; Capítulo II – Estudo “Social support, network, and relationships among coaches in different sports: a systematic review”, que analisa os diferentes tipos e níveis de suporte social fornecidos a treinadores de diferentes modalidades, investigando o impacto desse suporte no seu bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, o desempenho e a eficácia no trabalho; Capítulo III – Balanço Final do Estágio, no qual são analisados os principais desafios e aprendizagens da experiência, tanto no contexto futebolístico como nas atividades extrafutebol, que contribuíram para a evolução do Estagiário enquanto Treinador. Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém, o Estágio permitiu aplicar, avaliar e aprofundar diversas competências teórico-práticas, promovendo a capacidade analítica, pedagógica e de adaptação a diferentes desafios, reforçando a integração de estratégias multidisciplinares no Futebol de Formação.
- Correlating diurnal variations in peak athleticism with buccalgene expression in youth football playersPublication . Thomas, A.; Wheeler, J.; Bishop, R.; Prato, M.F.G.; Karakuş, O.; Cain, E.; Kana-Ah, A.; Nisbet, D.; Morgans, Ryland; Oliveira, RafaelHourly variations in athletic performance are a well-documentedphysiological phenomenon in individual and team sports includingfootball. Measuring the timing of maximal performance couldpotentially improve performance. Evidence suggests that buccalgene expression correlates with athletic performance, yet this hasnot been studied in sport-specific participants. Therefore, the studyaimed to (A) examine the expression of Per2 and Bmal1 genes in 45youth football players and correlate with countermovement jump(CMJ) performance; (B) investigate the fluctuations in Per2 andBmal1 expression levels and CMJ performance at various timepointsduring a regular training day. CMJ metrics (Reactive Strength Index-Modified, Force at Peak Power, Eccentric Duration, and Peak Power)and gene expression levels were measured in 45 youth footballplayers at 08:30 and 17:30. Exercise timing made a significant dif-ference in each measured performance metric at the individual andsquad level. Thirty-four participants displayed increases in RSI-mod(p < 0.001) over the morning measurements. This contributed to an8% increase in overall squad performance (p = 0.0009), which sig-nificantly correlated to buccal gene expression (R2 = 0.94). Profilingplayer buccal gene expression could inform the timing of trainingand rehabilitation protocols to coincide with maximal athletic per-formance in football, other team sports, and individual sports.
- Intervenção técnico pedagógica numa equipa sub 19. A instrução do treinador e a sua influência no desempenho dos futebolistasPublication . Pascoal, Rodrigo Miguel Mendes; Miguel, MauroO presente trabalho desenvolveu se em três fases: pré estágio, estágio e estu- do. Na fase de pré estágio foram definidos os objetivos específicos e elaborado um plano de atuação adaptado ao contexto da Associação Académica de Santarém (AAS). Durante o estágio (época 2023/2024), foram desempenhadas as funções de treinador adjunto nos Juniores Sub 19 e de treinador principal nos Benjamins Sub 10. No escalão Sub 19, as tarefas incluíram a preparação de exercícios específicos, análi- se de desempenho e participação na defin ição do modelo de jogo. Já nos Sub 10, foi desenvolvida uma metodologia de treino progressiva, orientada para o desenvolvimen- to técnico cognitivo e a evolução da equipa. A experiência de estágio permitiu consolidar conhecimentos adquiridos ao lon- go do curs o e desenvolver competências práticas fundamentais para a intervenção em contexto real. A atuação nos dois escalões distintos proporcionou uma visão abran- gente das exigências técnicas, táticas e pedagógicas inerentes a diferentes etapas de formação desport iva. Nos Sub 19, aprofundei a capacidade de análise do jogo e de planeamento estratégico, enquanto nos Sub 10 refinei as competências de comunica- ção, gestão de grupo e adaptação de conteúdos ao nível etário. Esta vivência contribu- iu significativamente para o meu crescimento pessoal e profissional, reforçando a im- portância da flexibilidade, da reflexão crítica e do trabalho em equipa no desempenho das funções de treinador. Na fase de estudo, foi investigada a eficácia da instrução do treinador no ensi- no dos princípios defensivos, através de métodos quantitativos que analisaram a re- tenção e execução após diferentes tipos de instrução. Os resultados demonstraram que instruções claras e específicas contribuem significativamente para a assimilação dos conceitos d efensivos e para a melhoria do desempenho individual e coletivo. O relatório final destaca a importância da articulação entre prática e investiga- ção para o crescimento profissional, bem como a ambição de evoluir para contextos de alto rendimento, aprofundando competências na área do treino e da análise de jo- go.
- Gestão e avaliação de custos das intervenções assistidas por cães:um estudo esploratório com crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Santos, Sónia Teresa Charrua de Oliveira; Oliveira, SandraObjetivo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo, acerca do impacto das intervenções assistidas com cães (TAC), em crianças com necessidades educativas especiais e verificar que medida a realização de Intervenções assistidas com cães (TAC) em crianças com necessidades educativas especiais tem impacto na redução significativa dos sintomas associados às patologias diagnosticadas nas mesmas, bem como nos custos anuais existentes com o conjunto de terapias realizados no mesmo grupo, após a realização das referida terapias. Métodos: Foi realizado um estudo, tendo por base aa análise dos dados recolhidos dos relatórios efetuados por terapeutas e professores após a realização das Intervenções Assistidas com Cães. Resultados: A evidência dos dados aponta para uma redução significativa dos sintomas associados às patologias diagnosticadas nas mesmas, bem como nos custos anuais existentes com o conjunto de terapias realizados no mesmo grupo, após a realização das referidas terapias. Conclusões: Estes resultados sublinham a importância de continuar a integrar e a avaliar intervenções assistidas com animais em contextos terapêuticos e educacionais. Palavras-chave: Necessidades educativas especiais (NEE), Intervenções Assistidas com Cães (TAC), patologias, custos.
- Competência digital dos profissionais de saúde na formação contínua obrigatória em ambiente e-learningPublication . Leitão, Ângela Márcia Cardoso; Oliveira, Sandra; Loureiro, AnaNa adaptação ao contexto formativo atual, o Centro Hospitalar de Setúbal procurou responder às necessidades formativas dos colaboradores, combinando métodos assentes nas tecnologias da informação e comunicação, exigindo dos profissionais um nível adequado de competência digital, fator determinante para o sucesso da formação O presente estudo tem como objetivo analisar a perceção dos profissionais de saúde sobre a sua competência digital na formação contínua em ambiente e-learning de acordo com variáveis sociodemográficas e conhecer se existem diferenças entre grupos profissionais. Além disso, pretende-se avaliar o impacto da competência digital no sucesso formativo. Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado entre abril e junho de 2024 no Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. Foi aplicado o questionário de autoavaliação de competência digital, baseado no modelo DigComp (Lucas et al., 2022b), a uma amostra de 191 profissionais de saúde e realizada entrevista com focus group, que contou com a participação de 7 profissionais de saúde. A maioria dos profissionais apresenta um nível intermédio de competência digital. No entanto, 35% dos inquiridos classificam-se abaixo do nível esperado, enquanto menos de 2% alcançam níveis avançados. A formação académica demonstrou ser um fator determinante na proficiência digital, ao contrário do tempo de serviço. Médicos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e Enfermeiros apresentam pontuações mais elevadas de competência digital em comparação com outros grupos profissionais. Os resultados sugerem que a idade e o nível de escolaridade influenciam significativamente a competência digital. Profissionais mais jovens e com formação académica mais avançada apresentam melhores níveis de proficiência digital, evidenciando a necessidade de estratégias formativas específicas para diferentes perfis profissionais. A implementação de programas de capacitação digital adaptados às diversas realidades profissionais poderá contribuir para uma melhoria substancial da competência digital no setor da saúde.
- Active and sham transcranial direct-current stimulation (tDCS) plus core stability on the knee kinematic and performance of the lower limb of the soccer players with dynamic knee valgus; two armed randomized clinical trialPublication . Samakosh, H.M.N; Maktoubian, M.; Doost, S.P.R.; Oliveira, Rafael; Badicu, G.; Al-Mhanna, S.B.; Hassanzadeh, M.; Amadekhiar, P.; Vaskasi, R.R.; Oliveira, RafaelDynamic knee valgus (DKV) is a prevalent risk factor for anterior cruciate ligament (ACL) injuries in soccer players, particularly during noncontact mechanisms. Transcranial direct-current stimulation (tDCS) and core stability exercises have shown promise in enhancing motor control and biomechanical alignment, but their combined effects on DKV remain unexplored. This study aimed to evaluate the efficacy of active versus sham tDCS combined with core stability exercises on knee kinematic alignment and lower limb performance in young male soccer players with DKV. In this double-blind, randomized controlled trial, 42 male soccer players (aged 18–25 years) with DKV were randomly assigned to either an active tDCS group (n = 21) or a sham tDCS group (n = 21). Both groups underwent 8 weeks of core stability exercises (3 sessions/week, 30 minutes/session) preceded by 15 minutes of active (2 mA) or sham tDCS targeting the primary motor cortex (M1). The primary outcome was the frontal plane projection angle (FPPA) during a single-leg landing task, measured using 2D video analysis. Secondary outcomes included vertical jump height and 8-hop test time. Outcomes were assessed at baseline and post-intervention. A 2 × 2 mixed-model ANOVA with Bonferroni-corrected post hoc tests was used for statistical analysis via SPSS27. The active tDCS group showed significantly greater improvements in FPPA (+5.65% vs. +2.26%, p < 0.001, 𝜂p² = 0.82), vertical jump height (+25.30% vs. +10.45%, p < 0.001, 𝜂p² = 0.75), and 8-hop test time (−21.05% vs. −14.27%, p < 0.001, � �p² = 0.68) compared to the sham group. Both groups improved from baseline, but the active tDCS group exhibited larger effect sizes across all outcomes. Active tDCS combined with core stability exercises significantly enhanced knee kinematic alignment and lower limb performance in soccer players with DKV compared to sham tDCS. These findings suggest that neuromodulation, when paired with targeted exercise, is a promising strategy for injury prevention and performance enhancement in athletes. Further research is needed to explore long-term effects and applicability to diverse populations.