Publicações de eventos científicos - ESDRM
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- Avaliação das Boas Práticas de Universitários Brasileiros e Portugueses a partir do IBPEESPublication . Gonzaga, Luís; Mascarenhas, Suely; Pinheiro, Mª. RosárioEste estudo avalia as boas práticas realizadas por estudantes universitários de Portugal e do Brasil averiguando como tais práticas se diferenciam. Para avaliação das boas práticas escolares recorremos ao Inventário de Boas Práticas dos Estudantes no Ensino Superior (Chickering & Schlossberg, 1995; Pinheiro, 2007) e a uma amostra de 237 estudantes do ensino superior da Universidade Federal do Amazonas (Brasil) (65,8%) e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal) (34,2%), sendo 55,3% do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino, e idade média de 23,08 + 5,57. Da análise dos dados apurados constatam-se diferenças entre os estilos de boas práticas nos grupos do Brasil e de Portugal em praticamente todas as dimensões que caracterizam o instrumento: trabalho cooperativo, aprendizagem activa, procura de feedback, optimização do tempo, manutenção de expectativas positivas, respeito pelas diferenças, e gestão de recursos (gestão do ambiente, desafios e oportunidades académicas e gestão dos recursos pessoais e sociais). Os dois grupos não se diferenciam significativamente quanto à interacção com os professores.
- Growth of Children from Rio Maior, Portugal. Comparision with Lisbon References and The World Health Organisation Standards.Publication . Seabra, Ana Paula; Fragoso, I.; Varela-Silva, M.I.
- Avaliação das boas práticas de universitários brasileiros e portugueses a partir do IBPEESPublication . Gonzaga, Luís; Mascarenhas, Suely; Pinheiro, Mª. RosárioEste estudo avalia as boas práticas realizadas por estudantes universitários de Portugal e do Brasil averiguando como tais práticas se diferenciam. Para avaliação das boas práticas escolares recorremos ao Inventário de Boas Práticas dos Estudantes no Ensino Superior (Chickering & Schlossberg, 1995; Pinheiro, 2007) e a uma amostra de 237 estudantes do ensino superior da Universidade Federal do Amazonas (Brasil) (65,8%) e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal) (34,2%), sendo 55,3% do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino, e idade média de 23,08 + 5,57. Da análise dos dados apurados constatam-se diferenças entre os estilos de boas práticas nos grupos do Brasil e de Portugal em praticamente todas as dimensões que caracterizam o instrumento: trabalho cooperativo, aprendizagem activa, procura de feedback, optimização do tempo, manutenção de expectativas positivas, respeito pelas diferenças, e gestão de recursos (gestão do ambiente, desafios e oportunidades académicas e gestão dos recursos pessoais e sociais). Os dois grupos não se diferenciam significativamente quanto à interacção com os professores.
- Análise das características ondulatórias da técnica de bruços com snorkelPublication . Conceição, Ana; Silva, António; Boaventura, José; Freitas, João; Matos, Telmo; Batalha, Nuno; Milheiro, Vitor; Louro, HugoResumo: O objectivo do estudo consistiu em analisar em que medida é que a utilização do snorkel influencia a eficiência da onda céfalo-caudal, assim como as componentes do movimento ondulatório na técnica de bruços, pela análise de fourier e do número de strouhal. A amostra foi constituída por 8 nadadores portugueses do género masculino (21.25±6.73 anos de idade, 1.77±0.03 m de estatura; 71.14±12.39 kg; 14.89±6.41 %MG; 1.84±0.03 m de envergadura), especialistas na técnica de bruços, com elevado nível competitivo. O protocolo consistiu em realizar dois percursos máximos de 25m em nado global com snorkel ou válvula especifica para natação AQUATRAINER® . Foi efectuada a análise cinemática (Ariel Performance Analysis System, Ariel Dynamics Inc., Califórnia, EUA) de um ciclo gestual completo, com uma frequência de 50 Hz. Recorreu-se ao método de digitalização em planos separados (aéreo e subaquático) e subsequente reconstrução pela aplicação do algoritmo 2D DLT. A velocidade do deslocamento do centro de massa (CM) apresenta um valor médio de 0.91 m.s.-1 (DP= 0.30), no que diz respeito à distância que o nadador percorre, durante um ciclo completo de membros superiores, é em média de 1.22 m.c-1 (DP=0.44), a frequência gestual foi de 45.34 ciclos por unidade de tempo (DP= 9.21). Em média o número de Strouhal foi igual a 0.53 com uma amplitude média de 0.12 m variando entre 0.08 m e 0.18 m . Na análise de Fourier (H1), o valor da frequência apresenta valores próximos de 0.78 Hz e em H2, a frequência apresenta valores médios de 1.56 Hz.
- Programa de treino de competências psicológicas na melhoria da performance da viragem de crol na natação pura desportivaPublication . Nogueira, Eliana; Louro, Hugo; Silva, Carlos Manuel MarquesExiste atualmente grande preocupação por parte da comunidade científica em compreender os fenómenos e comportamentos associados à prática desportiva de competição. Na área da Psicologia do Desporto muitos têm sido os esforços no sentido de, determinar e demonstrar os efeitos positivos do Treino de Competências Psicológicas. O propósito deste estudo é verificar os efeitos da aplicação de um Programa de Treino de Competências Psicológicas, com vista à melhoria da Performance da Viragem de Crol, e ao desenvolvimento de variadas Competências Psicológicas. Para alcançar os objetivos propostos à realização deste estudo, foram constituídos dois grupos de atletas (Experimental e Controlo), com idades entre os 11 e os 13 anos, avaliados em duas fases, inicio e fim do Programa de Treino de Competências Psicológicas. O método utilizado para a avaliação dos resultados foi, a Escala de Avaliação de Competências Psicológicas, (OMSAT-3) e uma Ficha de Avaliação/Observação da Viragem de Crol. Da análise dos resultados obtidos, conclui se que o Treino de Competências Psicológicas pode melhorar a Performance da Viragem de Crol, podemos concluir que os atletas sujeitos ao Programa de Treino de Competências Psicológicas melhoraram no pós-teste as pontuações obtidas na avaliação da qualidade de execução da Viragem, bem como diminuiram a velocidade de execução da mesma, apresentando maior percentagem de melhoria no pós-teste. Ao nível das Competências Psicológicas, é possível concluir que os atletas do Grupo Experimental apresentam melhorias comparativemente com o Grupo de Controlo.
- Propiedades psicométricas de la versión española del inventario de buenas prácticas en estudiantes universitariosPublication . Gozalo Delgado, Margarita; Gonzaga, Luís; Pinheiro, Maria do Rosário; León del Barco, BenitoEl contexto del Espacio Europeo de Educación Superior plantea nuevos retos para el sistema educativo Universitario que deben ser asumidos por el profesorado. El alumno se convierte en protagonista de su propio proceso de aprendizaje, abandonando para ello el rol pasivo y el profesor, pasa a ser un facilitador y orientador de este proceso. Como consecuencias, las estrategias de aprendizaje y sus hábitos a la hora de enfrentarse a este proceso, adquieren un nuevo interés. En este trabajo nos proponemos evaluar las buenas prácticas de los Estudiantes de la Universidad de Extremadura, para ello recurriremos a la adaptación del Inventario de Buenas Prácticas en Estudiantes Universitarios, original de Chickering y Schlossberg, 1995; Dentro del contexto del Espacio Europeo de Educación Superior, este cuestionario ha sido traducido al portugués y adaptado para su uso con alumnos Universitarios por Pinheiro (2007, 2008). De la misma forma, se ha empleado para establecer estudios interculturales, estableciéndose las semejanzas y diferencias en la buenas prácticas asociadas con el aprendizaje alumnos portugueses y brasileños (Gonzaga, Mascarenhas y Pinheiro, 2009) y entre alumnos portugueses y españoles (Gonzaga, Gozalo y Pinheiro, 2011). El objetivo del presente estudio es estimar las propiedades psicométricas de la versión española del Inventario de Buenas Prácticas en Estudiantes Universitarios. Para ello contamos con un grupo de 286 participantes, alumnos de las facultades de Ciencias del Deporte y de Formación del Profesorado de la Universidad de Extremadura y la relación que se establece entre las dimensiones evaluadas (Interactuar con los profesores; Trabajar en cooperación con los colegas; Aprender de forma activa; Buscar feedback; Optimización del tiempo en las tareas; Mantener las expectativas positivas; Respeto por las diferentes capacidades, Antecedentes y Estilos de aprendizaje) y el rendimiento académico de los alumnos Universitarios.
- Auto-determinação e percepção de sucesso no futebol - comparação entre formação e rendimentoPublication . Ferreira, Dora; Borrego, Carla Chicau
- Praxe académica: razões, emoções e relaçõesPublication . Gonzaga, Luís; Pinto, Daniela; Salvado, Daniela; Brás, PatríciaO contexto, ambiente e percurso académicos do ensino superior representam um significativo desafio relativamente às vivências e práticas anteriores do ensino secundário e levanta pertinentes questões no âmbito da adaptação e desenvolvimento psicossocial dos próprios estudantes. Para a maioria destes, vivendo a primeira saída de casa, o impacto deste processo de socialização e vivência da cultura académica e/ou associativa é potenciado pela participação em jantares, festas e tradições nas quais se inclui a praxe académica. É, muitas vezes, no quadro destas práticas iniciáticas de integração que pequenos desvios ou exageros mínimos transformam situações comuns de lazer e convívio positivo em momentos de adversidade e intenso stress para os “caloiros”. Perante a afirmação de poder e do estatuto de superioridade, por parte de hierarquias bem definidas e legitimadas num código que os precede, os “caloiros” veem-se obrigados a desenvolver e/ou mobilizar recursos pessoais e psicossociais para lhes fazer face, num processo em que o apoio e suporte social de terceiros tem um papel facilitador e optimizador (Pais Ribeiro, 2000). Este estudo visa avaliar razões e emoções associadas a uma prática comum recolhida nas vivências académicas e a importância da qualidade de relacionamento interpessoal com o grupo turma de pertença. Na recolha de dados foi utilizado um questionário desenhado a partir de um episódio de jantar / festa académica, com uma situação de coação / agressão, vitimização e suporte como estrutura narrativa e o convite à tomada de perspetiva empática (cognitiva e emocional) de um dos três atores (veterano, caloiro e padrinho ou madrinha). Para avaliar a qualidade das relações interpessoais com a turma foi utilizado o Inventário da Qualidade dos Relacionamentos Interpessoais (IQRI) (Pierce, 1994; Neves & Pinheiro, 2006). Os resultados apurados numa amostra de 105 estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior são discutidos em função das variáveis sociodemográficas consideradas e sugerem uma relação significativa entre a tomada de perspetiva empática e a perceção de suporte no relacionamento com a turma.
- O trabalho que antecede o desporto: cultura organizacional e satisfação profissional de agentes desportivosPublication . Gonzaga, Luís; Jorge, Ricardo; Almeida, SaraA competitividade do desporto nacional encontra-se cada vez mais relativa, ou cativa, no discurso dos seus agentes, dos constrangimentos da competitividade da respetiva economia com manifesto impacto na produtividade interna das associações desportivas e dos clubes. O seu capital humano, dominantemente em acumulação e/ou de participação voluntária, é igualmente fator e reflexo de um mercado de concorrência muito desigual. Este estudo empírico procurou identificar o tipo de cultura organizacional predominantemente percecionada no contexto laboral onde os sujeitos exercem a sua atividade principal e avaliar a sua influência sobre a satisfação no trabalho e ainda as eventuais diferenças em função das variáveis sociodemográficas numa amostra de 83 agentes desportivos (dirigentes, treinadores e praticantes) com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos (média de 31,10 +- 10,40), sendo 52 (62,7%) do sexo masculino e 31 (37,3%) do sexo feminino. Na sua atividade profissional, a maioria (48; isto é, 57,8%) encontra-se ligada ao setor dos Serviços e os restantes ao Comércio, Indústria e Agricultura. Do total dos participantes neste estudo, 18 (21,7%) exercem funções de chefia. Recorrendo a uma metodologia quantitativa, a cultura organizacional foi medida com o First Organizational Culture Unified Search (FOCUS) (Neves, 1994) construído a partir de um modelo tipológico de quatro quadrantes (cultura de apoio, cultura de inovação, cultura de objetivos e cultura de regras) e a satisfação no trabalho com a Escala de Satisfação no Trabalho (Locke, 1976; Lima, Vala, & Monteiro, 1994) composta por oito parâmetros: perspetiva de promoção, organização e funcionamento do departamento, colaboração e clima de relação com os colegas de trabalho, remuneração, competência e funcionamento do superior imediato, trabalho que desempenha, competência dos subordinados, e satisfação geral. Os resultados apurados sugerem contextos laborais dominantemente caraterizados por uma cultura de regras. Por outro lado, a perceção de uma cultura de objetivos apresenta um elevado valor preditivo da insatisfação profissional com a remuneração com que se correlaciona significativamente.
- Psychological wellbeing, satisfaction with life and optimism in sports managersPublication . Gonzaga, Luís; Morgado, Sónia; Matias, JoanaIn the discourse of its managers, the competitiveness of national sport is increasingly relative, or captive, to the constraints of competitiveness of the respective national economy with an obvious impact on productivity of sports associations and clubs, reflecting a market of very unequal competition. Now, if in the modern conception of happiness, the material aspect plays a major character, the positive subjective experience, usually linked to performance and sports productivity, should result therefore from immaterial and intangible capital consisting in human potential and virtues that interests to study.