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Advisor(s)
Abstract(s)
O contexto, ambiente e percurso académicos do ensino superior representam um significativo
desafio relativamente às vivências e práticas anteriores do ensino secundário e levanta
pertinentes questões no âmbito da adaptação e desenvolvimento psicossocial dos próprios
estudantes. Para a maioria destes, vivendo a primeira saída de casa, o impacto deste processo
de socialização e vivência da cultura académica e/ou associativa é potenciado pela
participação em jantares, festas e tradições nas quais se inclui a praxe académica. É, muitas
vezes, no quadro destas práticas iniciáticas de integração que pequenos desvios ou exageros
mínimos transformam situações comuns de lazer e convívio positivo em momentos de
adversidade e intenso stress para os “caloiros”. Perante a afirmação de poder e do estatuto de
superioridade, por parte de hierarquias bem definidas e legitimadas num código que os
precede, os “caloiros” veem-se obrigados a desenvolver e/ou mobilizar recursos pessoais e
psicossociais para lhes fazer face, num processo em que o apoio e suporte social de terceiros
tem um papel facilitador e optimizador (Pais Ribeiro, 2000). Este estudo visa avaliar razões e
emoções associadas a uma prática comum recolhida nas vivências académicas e a importância
da qualidade de relacionamento interpessoal com o grupo turma de pertença. Na recolha de
dados foi utilizado um questionário desenhado a partir de um episódio de jantar / festa
académica, com uma situação de coação / agressão, vitimização e suporte como estrutura
narrativa e o convite à tomada de perspetiva empática (cognitiva e emocional) de um dos três
atores (veterano, caloiro e padrinho ou madrinha). Para avaliar a qualidade das relações
interpessoais com a turma foi utilizado o Inventário da Qualidade dos Relacionamentos
Interpessoais (IQRI) (Pierce, 1994; Neves & Pinheiro, 2006). Os resultados apurados numa
amostra de 105 estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior são discutidos em
função das variáveis sociodemográficas consideradas e sugerem uma relação significativa
entre a tomada de perspetiva empática e a perceção de suporte no relacionamento com a
turma.
Description
Keywords
praxe académica vivências académicas suporte social qualidade das relações interpessoais.
Citation
Gonzaga,L.; Pinto, D.; Salvado, D. & Brás,P.(2014). Praxe académica: razões, emoções e relações. Trabalho apresentado em Congresso UIIPS “Investigação, Inovação e Tecnologia: Novos Desafios”, In Revista da UIIPS - "Investigação, Inovação e Tecnologia: Novos Desafios”,1 (2).
Publisher
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém -UIIPS